Beleza, dificuldade, pouca esportividade no que tange as ultrapassagens, que até aconteceram, mas em numero reduzido e em posições sem muita importância. Erros em profusão – numa equipe só, diga-se e muito cansaço.
Este foi o GP de Cingapura a grosso modo e como foi o primeiro grande premio daquele país, naquela pista e naquelas condições – noturno - há de se perdoar as zebras mal projetadas e as partes do asfalto que mais pareciam batatas rufles. O saldo foi positivo. Menos para a Ferrari.
O fim de semana começou muito bem para a equipe de Maranello com um Felipe Massa endiabrado sempre a frente de Lewis Hamilton e dando a impressão que dominaria a corrida de forma segura e até chata.
Ledo engano, por mais que Massa tenha mostrado certa superioridade, Lewis ficava muito pouco atrás. Ou seja, estava tudo aberto, tanto que Felipe fez a pole, e com erro de Raikkonen ou não, com falha de alimentação na Renault de Alonso ou não, Lewis estava logo atrás.
A largada prometia.
Este foi o GP de Cingapura a grosso modo e como foi o primeiro grande premio daquele país, naquela pista e naquelas condições – noturno - há de se perdoar as zebras mal projetadas e as partes do asfalto que mais pareciam batatas rufles. O saldo foi positivo. Menos para a Ferrari.
O fim de semana começou muito bem para a equipe de Maranello com um Felipe Massa endiabrado sempre a frente de Lewis Hamilton e dando a impressão que dominaria a corrida de forma segura e até chata.
Ledo engano, por mais que Massa tenha mostrado certa superioridade, Lewis ficava muito pouco atrás. Ou seja, estava tudo aberto, tanto que Felipe fez a pole, e com erro de Raikkonen ou não, com falha de alimentação na Renault de Alonso ou não, Lewis estava logo atrás.
A largada prometia.
Largada limpa. Pista suja e ondulada como uma batata rufles.
Mas, surpreendentemente foi limpa e com uma vantagem considerável de Felipe Massa pulando na ponta e abrindo três segundos de Hamilton, que não sentiu nem cócegas nas estocadas de Kimi Raikkonen que vinha logo atrás e começava a fazer voltas rápidas.
Todos os outros passaram incólumes pela primeira curva e com honrosa exceção dos dois carros da Williams que tentavam ultrapassar forçando de todas as formas ninguém se arriscou muito.
Brincadeiras à parte Nico se mostrou muito macho em tentar retardar ao máximo as freadas correndo o risco de encontrar um muro pelo caminho a qualquer momento.
Só que quem encontrou o muro e começou a mudar toda a história da corrida foi outro piloto filho de campeão mundial: Nelson Ângelo Piquet.
Todos os outros passaram incólumes pela primeira curva e com honrosa exceção dos dois carros da Williams que tentavam ultrapassar forçando de todas as formas ninguém se arriscou muito.
Brincadeiras à parte Nico se mostrou muito macho em tentar retardar ao máximo as freadas correndo o risco de encontrar um muro pelo caminho a qualquer momento.
Só que quem encontrou o muro e começou a mudar toda a história da corrida foi outro piloto filho de campeão mundial: Nelson Ângelo Piquet.
Pitquetizinho no muro: pode lhe ter custado o lugar na equipe ano que vem.
O moleque errou numa saída de curva acertou o muro de um lado e outro da pista, sujando tudo e forçando a entrada do safety car.
Durante a bandeira amarela, Kubica e Rosberg têm de fazer um pitstop para evitar que ficassem sem gasolina e entram nos boxes com os mesmos fechados. Saem dos boxes cientes de que teriam de enfrentar uma punição regulamentar só que até ai tudo bem. Melhor ficar na pista e sofrer uma punição recuperável do que ficar de fora definitivamente.
Só isto já serviria para atrapalhar os planos da casa de Maranello porque juntaria todo mundo na pista limando as vantagens conseguidas naturalmente só que não era o bastante. A equipe gosta mesmo e de emoções fortes e quando os boxes são abertos para a rodada de pitstops e todos entram ao mesmo tempo, Massa, Lewis, Kimi e um porrilhão de outros tudo que poderia dar errado deu...
Durante a bandeira amarela, Kubica e Rosberg têm de fazer um pitstop para evitar que ficassem sem gasolina e entram nos boxes com os mesmos fechados. Saem dos boxes cientes de que teriam de enfrentar uma punição regulamentar só que até ai tudo bem. Melhor ficar na pista e sofrer uma punição recuperável do que ficar de fora definitivamente.
Só isto já serviria para atrapalhar os planos da casa de Maranello porque juntaria todo mundo na pista limando as vantagens conseguidas naturalmente só que não era o bastante. A equipe gosta mesmo e de emoções fortes e quando os boxes são abertos para a rodada de pitstops e todos entram ao mesmo tempo, Massa, Lewis, Kimi e um porrilhão de outros tudo que poderia dar errado deu...
Equipe Ferrari em Cingapura.
Como já disse várias vezes por ai. Italiano é um sujeito bacana, mas estabanado. Quem já se sentou à mesa de uma família italiana sabe. Eles falam alto, derrubam vinho e molho de macarrão na toalha de mesa, sujam tudo. Falam alto pra caramba e ninguém se entende. Os pits da equipe do cavalo empinado depois que os patrícios de Dante assumiram o controle esportivo têm sido exatamente assim.
Desta vez foi uma mangueira presa na boca do tanque do carro numero dois, somado a um equipamento eletrônico de funcionabilidade duvidosa e um mecânico de dedo leve e lá vai Massa para ter um dia de Albers.
Parado na saída dos boxes, graças à maravilhosa iluminação do circuito pudemos ver um Felipe Massa com a viseira do capacete aberta e um ar apalermado de quem sabia que tinham lhe ferrado a corrida e que não havia mais nada que ele pudesse fazer. Outro momento ridículo foi a corridinha dos mecânicos para tentar tirar a mangueira presa ao carro. Devem ter parado para dar uma respiradinha, ou voltaram para ver se o mecânico que tomou a chicotada ainda estava deitado no chão, provavelmente rindo da própria besteira de tentar segurar o carro pela mangueira. Fim de prova para Massa, que mesmo tendo voltado a corrida só conseguiu mesmo mais uma emoção: Escapar por um triz de uma pancada de uma Force Índia após ter errado uma freada.
Desta vez foi uma mangueira presa na boca do tanque do carro numero dois, somado a um equipamento eletrônico de funcionabilidade duvidosa e um mecânico de dedo leve e lá vai Massa para ter um dia de Albers.
Parado na saída dos boxes, graças à maravilhosa iluminação do circuito pudemos ver um Felipe Massa com a viseira do capacete aberta e um ar apalermado de quem sabia que tinham lhe ferrado a corrida e que não havia mais nada que ele pudesse fazer. Outro momento ridículo foi a corridinha dos mecânicos para tentar tirar a mangueira presa ao carro. Devem ter parado para dar uma respiradinha, ou voltaram para ver se o mecânico que tomou a chicotada ainda estava deitado no chão, provavelmente rindo da própria besteira de tentar segurar o carro pela mangueira. Fim de prova para Massa, que mesmo tendo voltado a corrida só conseguiu mesmo mais uma emoção: Escapar por um triz de uma pancada de uma Force Índia após ter errado uma freada.
É o Albers?
Voltando a pista, tudo ficou a caráter para que Hamilton mantivesse a ponta do campeonato até abrindo mais vantagem, já que os carros a sua frente teriam de fazer ainda seus pitstops ou cumprir penalidades como foi o caso de Kubica e Rosberg.
Maravilhosa a modernidade do circuito e seus milhares de spots de iluminação e execrável a mesma modernidade que trocou o velho e bom pirulito por um punhado de lampadinhas.
Chamou a atenção o estado físico em que terminaram a prova os pilotos, todos exauridos empapados de suor. Tanto que Trulli parecia muito mais morto que o carro e num sinal claro de que tinha chegado a seu limite fez o sinal de condenado – colocando o polegar para baixo – para as câmeras de televisão.
Um segundo lugar maravilhoso para Nico Rosberg com o carro mais bonito do grid, até de noite e que fez uma corrida muito boa.
Maravilhosa a modernidade do circuito e seus milhares de spots de iluminação e execrável a mesma modernidade que trocou o velho e bom pirulito por um punhado de lampadinhas.
Chamou a atenção o estado físico em que terminaram a prova os pilotos, todos exauridos empapados de suor. Tanto que Trulli parecia muito mais morto que o carro e num sinal claro de que tinha chegado a seu limite fez o sinal de condenado – colocando o polegar para baixo – para as câmeras de televisão.
Um segundo lugar maravilhoso para Nico Rosberg com o carro mais bonito do grid, até de noite e que fez uma corrida muito boa.
Segundo lugar para o carro mais bonito do grid.
Um terceiro lugar providencial do inglês da McLaren.
Ah sim! E Alonso ganhou, que coisa não?
A corrida até nem foi chata como se esperava, mas seu vencedor...
Alonso bateu no peito ao fim da prova como se fosse ele e não o acaso o grande responsável pela façanha... Tadinho!
Ah sim! E Alonso ganhou, que coisa não?
A corrida até nem foi chata como se esperava, mas seu vencedor...
Alonso bateu no peito ao fim da prova como se fosse ele e não o acaso o grande responsável pela façanha... Tadinho!
É tonto mesmo o sobrancelha!
Foi mais engraçado e interessante ver o Rubinho jogando a bala-clava dentro da baía de Cingapura do que ele levantando o troféu.
Comentários
Sobre o Alonso, quando ele saiu batendo no peito, eu pensei: ele deve tá dando uma de Ronaldinho Gaúcho nos aureos tempos ao fazer gol. Ou seja, ele deve ter dito: "Eu sou f...!"
E o carro da Williams é lindão mesmo, pena carecer de maior competitividade!:( Pra mim, quanto mais equipes brigando pelos primeiros lugares melhor.
E que venha o Japão, vamos ver quem vai dar uma de samurai e vencer a antepenúltima prova do campeonato, do qual já estou com saudades!
Bjs
Mas também gostei do pódio do Rosberguinho. Mais uma loira no pódio nunca é demais (ok, não faz meu tipo... mas quando vejo ele e o pai, fico imaginando como a mãe dele deve ser gostosa).
Tenho apenas uma coisa a dizer sobre esta corrida!!!
São nos momentos de maior Adversidade que conhecemos os verdadeiros campeões!!!
Ou melhor vou lançar uma enquete, pois atitude de bêbado não faltou esse ano... hehehe!!!
Groo, parafraseando nosso ídolo em comum , o Nelson Rodrigues , já escolhi o campeâo desse ano ele se chama Felipe Massa se a tábua de pontos e a realidade se mostrarem diferentes, danem-se as duas, é Felipe campeão!!!!!
P.S. Groo, assistindo a corrida nessa manhã fria e chuvosa me veio um retalho de lembrança de infância que nunca se concretizou, que era a vitória do Dick Vigarista, em que pesem os esforços de trapaças sempre colocadas a cabo pelo Mutley, na hora "h" algo dava errado, ao término do primeiro pit stop me veio a cabeça a figura do Alonso na pele do Dick e a do pobre Nelsinho no papel do Mutley, só que dessa vez com final feliz, isso sem nenhuma alusão a alguma desonestidade do marrentinho catalão, muito mais pela "cagada" promovida pelo seu assistente, se continuar nessa toada vai manter o cargo de Mutley na equipe.
O Couthard não bateu em ninguém na corrida, cara... ok, quase acertou o Alonso quando o espanhol fez a troca de penus, e por pouco não tirou o Hamilton da prova., mas você viu o que o Couthard fez no pit? Derrubou os mecânicos e você não fala nada, cara!!!
Ótima resenha sua, mas ficou faltando essa lembrança, ainda mais você que acompanha com afinco a carreira do DC... hahahaha!!!
Abraços!
alonso: esse ai tem certeza.
quando nelsinho fez o podio ele disse "sorte" Quando a sorte e dele.............
vamos lá, massa, ainda dá ......
emerson santos sp
Sobre a corrida, ótima análise Groo. Principalmente a comparação com a família italiana. Amanhã mesmo adicionarei no meu currículo que está cadastrado na Ferrari as habilidades de excelente "apertadora de botões, botoeiras e interruptores"... quem sabe assim garanto meu lugar lá, hein??
Olha, a corrida que tinha tudo para ser tranquila acabou sendo movimentadíssima e com pitaddas de drama. O erro da Ferrari foi brutal, o acaso deitou e rolou de novo, a Williams e BMW não sabem as regras direito, Alonso voltou a vencer e prometemos não duvidar mais da masculinidade de Nico, depois daquela altrapassagem sobre o Trulli...
Até mais!!!
O olhar de Felipe diz tudo:
http://youtube.com/watch?v=1-JuiJOOEI0
#86
GO HAMILTON, GO.
Falta pouco agora.
A McLaren até já tá pensando na festa.
Mas em vez de champagne, encomendou pirulito.
http://img407.imageshack.us/img407/9215/xeh1050925091024x768gm0.jpg
Larissa
Para a equipe do box deveria alguém quebrar os pirulitos ou placas e suas cabeças!Só espero que não fiquem cobrando o Felipe agora para tirar a diferença.
Porque Fernando Alonso não foi punido por cortar a chicane?
"time penalty by cut the chicane"
E eu pergunto:
Onde estará a imparcialidade da FIA?
Arrisco a dizer: no ódio messiânico a Lewis Hamilton!
Eles são de fato, imparciais com seu ódio e parciais nas suas tolerâncias.
http://blogdocapelli.blogspot.com/2008/09/alonso-cortou-chicane-mas-no-se.html
Groo, Batata Ruffles é bom! Pior será o dia em que o Tilke resolver fazer um circuito Fandangos. Coitado do Coulthard, vai travar a coluna do escocês...
Vc hein?!Deixa o "Sombrancelhinha", pô!
Olha, o Alonso deu sorte sim, mas se nao tivesse ritmo iria ser "engolido" por Rosberg e Hamilton que vinham em excelente ritmo também. Tanto que, apesar do 2º safety, em 3 voltas o Alonso já estava a 6 seg na frente do Rosberg. Assim que, vitória merecida. Nao caiu taaao no colo assim nao...
Sobre o Rubinho, realmente foi hilário!!!
Uma observaçao: pela primeira vez eu vi um pitstop feito fora de hora, render. Me explico: O Rosberg entrou com o pit fechado mas saiu na frente do safety-car, ou seja, andou como um louco, abriu vantagem e o stop & go nao fez efeito. Já o Kubica que ficou atrás do FI, quando fez o stop&go se ferrou...
Beijos
Que isto Daniel, ficar cobiçando a mãe do cara? Mas que deve ser gostosa ah deve!
Capo Felipão io capisco...
Concordo Cristiano, difícil esta sendo a quem aplicar a máxima neste momento. Os dois são muito bons.
Ruben, eu estou com você e com o Nelson Rodrigues nesta, não por ufanismo ou nacionalismo, mas por merecimento do Maffa.
É isto ai Marcão não se pune carro do Tio Frank sob circunstancia nenhuma! Aos tribunais!
Pois é Guilherme, mas na hora em que mais se precisava dele para que colocasse o Hamilton pra fora ele falhou... DC é imprestavel mesmo. Volte mais vezes!
Edson os definições que você deu aos pilotos são todas OK! E tomara que ainda dê mesmo para o Massa, até para o bem do campeonato.
Meninas eu nunca desconfiei da masculinidade do cara. Era uma espécie de certeza. E ele fez a melhor corrida de uma Williams no ano. Já vale como salvo-conduto.
Pois é 86 diz mesmo, diz o quanto estragaram a brincadeira dele. Volte mais vezes.
Mestre Oliver (ave!) ainda tem três corridas. E só sete pontos. muito cedo para cantar vitoria e espocar os pirulitos do campeonato! Valeu.
Que pena Larissa, não consegui ver a foto. Mas Valeu... e ele não se vestiu de homem. No máximo ele se travestiu. hehehehe
Joel se houver bom senso na Ferrari, não vai haver cobranças nenhuma. Valeu!
Magno, que bom que veio. Acho que o Maciel já lhe respondeu com muita precisão. Volte mais vezes.
Maciel, brigado pela ajuda. E pior seria se a pista fosse de baconzitos, né não?
Ah Prisicila foi sim... Se não fosse a lambança da Ferrari ele nem chegava no pódio. Sem contar o cheiro forte de armação na batida do Nelsinho... Vai saber? O Briatore e capaz de tudo.
Desculpem pela demora em responder, tava ocupadão!