Dois tempos

1º tempo
Um dia ele ganha.
Não importa quantas vezes briguem com ele e nem quantas vezes consigam vencê-lo. Um dia ele vai ganhar.
O natural do avião é cair. Os que chegam no destino é que são a exceção, mesmo que as estatísticas digam o contrário.
E quando o avião ganha geralmente é de forma definitiva.
Aviões são particularmente uma idéia de jerico.
Um cilindro de aço muito, mas muito mais pesado que o ar. Com as asas cheias de combustível e que funciona com motores a explosão e turbinas.
Não pode dar certo. Tenho total e irrestrita desconfiança de que só voam porque ninguém ainda conseguiu convence-los de que não podem. De que não é possível. E temo o dia em que todas as aeronaves tomarem consciência disto nunca mais decolarão, ou cairão como chuva.
Porém o ocorrido em Nova Yorque foi algo memorável, fantástico e porque não usar uma palavra surrada por toda a imprensa mundial desde então: miraculoso!
Uma conjunção de fatores interligados – sorte, sangue frio, condições favoráveis e mais sorte – fizeram com que o piloto/comandante da U.S. Airways, Chelsey Sullenberger se tornasse o mais novo herói norte americano.
E seu feito não é pouca coisa não!.
Pousar um avião de grande porte dentro das águas de um rio no perímetro urbano de uma das maiores cidades do mundo, com relativa segurança a ponto de não haver um só ferido é realmente fantástico.
Os passageiros saíram de dentro do avião ficando de pé sobre as asas à espera do socorro que não tardou chegar.
Nas fotos que foram veiculadas tem-se a impressão de que podem andar sob as águas, tal qual um bando de modernos messias.
Por isto prefiro manter meus pés bem fixos ao chão. E se preciso for viajar, não abro mão de manter a bunda num acento de ônibus.

2º tempo
Agora sim começou a temporada de 2009 de Formula 1.
Com o lançamento oficial do McLaren MP4-24 que veio se juntar ao Ferrari F60 e trambolho da Toyota já se desenha o campeonato.

Duas grandes forças e uma coadjuvante que promete – faz tempo! – incomodar os lideres.
A nota baixa é que Ron Dennis não mais comandará o time de Woking no pitwall.
Segundo ele próprio, se concentrará no trabalho burocrático.
Até quando aguentará? O futuro dirá.
Que venham os testes e as corridas, que já estamos prontos.
E com uma bruta saudade do ronco dos motores....

Comentários

Felipão disse…
Ainda bem que elas não se convenceram que não podem voar no ano passado. Andei mais de avião do que de ônibus no ano passado. Agora, que é seguro, isso é. Vc jpa está convidado a fazer um bate volta comigo ao Rio, viagem curtinha, só pra perder o medo de avião. HAUHAUHAHAUAHA Agora, se nos basearmos por outros meios de transporte, veja o acidente rodoviário, ontem mesmo, que matou um pessoal do time de Pelotas...
Daniel Médici disse…
Também tá dando saudade aqui das corridas, Groo... Já faz 2 meses e meio que não tem F1, e vamos ter que esperar mais 2 meses e meio.

E quanto ao avião, sem comentários. Foi duca. O melhor piloto de todos os tempos não é Senna nem Schumacher nem Fangio; é esse tal e Sullenberger.
Anônimo disse…
Mestre Groo, se a unanimidade fosse obrigatória nem mister Nelsom Rodrigues sobreviveria às decolagens. Portanto aviões voam e jericos ñ tem idéias. Tive 04 acidentes aéreos (voo na suiça AirVolare)e sobrevivi. Uma dica aos q acham q jericos, e ñ aviões, podem voar: façam igual radiografia, encha os pulmões e ñ respire mais. Outra dica é conhecer a Suiça por cima dos Alpes, ou o Rio. É inolvidável!!Mas uma coisa é certa mestre Groo, quando o Barbudo toca o telefone lá de cima, até cair da cama dá óbito. Parabéns, excelente texto. Saudações belgo-monarquistas, carlo paolucci.
Daniel Médici disse…
Ah sim, já ia esquecendo... Aceito prontamente ser entrevistado pela rádio onboard assim que receber um convite oficial.
Mauricio Morais disse…
Ron, vamos falar dos carros apresentados...humm...hã, é o seguinte, porque são tão iguais na aparência? A FIA devia proibir isso! O charme está nas soluções criativas que cada um acha para os problemas aerodinâmicos ou de qualquer natureza, encontrados durante o desenvolvimento dos bólidos, ora bolas.
Não me convence dizer que o estágio atual do trabalho nos túneis de vento levou as equipes aos mesmos resultados, ou bem parecidos, ou as limitações impostas pelas regras, etc, etc, etc.
Independente disso que citei, os projetistas tem cada um sua própria cabeça, com visões de mundo e formações diferentes, com maneiras diferentes de se expressar.
Tá faltando o que para esses bundões criarem algo realmente original???
Marcos Antonio disse…
Tb estu ansioso pelo o ronco de motores,e pelo o carro da Williams na segunda!

E Esse piloto fez algo memorável,digno de condecoração.Evitou que mais uma tragédia se abatesse na ainda frágil nova york.
Ingryd disse…
o McLarren 'e sem duvida o menos feio.....
'e o maximo q eu me arrisco a comentar po enquanto...
uhauauaauahua merda!


bjooos
Speeder76 disse…
Cada um tem os seus medos, Groo. Normal. Tou a ver que se quiser conhecer-te ao vivo, tem que ser eu a atravessar o Atlântico. Nada que não seteja habituado. Com seis anos, tinha atravessado o Atlântico por três vezes...


Quanto ao Sr. Sullenberger, dedico-lhe esta musica, que cabe que nem uma luva:

http://www.youtube.com/watch?v=zQFuNHCMF2Y


Quanto aos carros... ouvi dizer que a Ferrari não ia a Portugal, mas tenho outro amigo meu que jura a pés juntos ter visto dois camiões da Scuderia a caminho do Algarve... Bluff?
Fábio Andrade disse…
O Jô Soares conta anedotas muito parecidas com as suas, só que ele sempre se refere às motos. Segundo "o gordo", um veículo com apenas duas rodas foi feito para cair. Um dia a moto vence.

Enfim, o cara foi de uma perícia sensacional!
SAVIOMACHADO disse…
O Fábio Andrade falou bem. O piloto foi mesmo de uma perícia sensacional. Mas falando de medos. Eu não gosto de viajar de avião. Não gosto de sentir vertigem. Se for dentro do carro, até aceito, mas dentro de um avião, a milhares de metros de distância da Terra, putz! Ninguém merece.
Ainda bem que não precisamos atravessar o Atlântico como Speeder para nos encontrar. Ahahahaha!!!
Bom post Groo.
Abraço.
Anônimo disse…
Eu também não vejo a hora de tudo começar!!!

Larissa
Loucos por F-1 disse…
Grande Ron Groo!!

Essa tal Sullenberger é bom mesmo, conseguiu pousar essa maquina gigantesca na água. Gostei dessa parte "Tenho total e irrestrita desconfiança de que só voam porque ninguém ainda conseguiu convence-los de que não podem." hahahhahaa

Valeu pela visita lá no Loucos por F-1. Estou colocando seu link lá no "Eu Recomendo".

Abração!

Leandro Montianele
Felipe Maciel disse…
Esse sim é um piloto de verdade, estavam citando os tópicos do currículo dele na TV e é de se tirar o chapéu. O cara teve habilidade imensa e muito profissionalismo. Americano já adora história com heróis, então aí está uma com um herói de verdade.

Quanto a F-1, já já pinta o carro do Williams pra você se exaltar um pouco mais Ron...

Abs
Unknown disse…
Porque você foi tocar no assunto de avião!pois este ano vou passar mais tempo em aeroportos do que em casa não sei não...
Bom posts ótimos os F1 no meu gosto ficaram mais bonito mas só que parece que foi o mesmo projetista para todos os carros até agora apresentados.

ABS.

NOTA: Seu sonho escolhido,já está publicado no sportprototipos.

ABS
Anônimo disse…
Virgem Maria...Nem me fale de avioes...Eu até viajo, mas passo um "cagasso" na 1ª turbulência...hahaha

Sobre os F1 - Essa semana já poderemos saber algo mais sobre os carros, já que mais da metade do grid já terá feito sua "estréia".

Bjs
Ron Groo disse…
Felipe, o acidente matou três, se fosse de avião seriam todos. E quanto ao convite, eu declino hehehehe. Valeu.

Quanto ao piloto eu concordo Daniel, e quanto a F1, nós sofremos de Depressão pós Temporada.
Já quanto a rádio, vamos acertar os detalhes, ok?

Mas amigo Carlo, aqui a unanimidade tá contra mim. Só eu acho avião perigoso.
Já quanto ao que você disse... Deve ser lindo ver os Alpes por cima, ou mesmo o Rio... Brigado e volte sempre. Sua visão é sempre bem vindo.

É Mauricio, você não foi o único a reclamar disto e eu concordo. Apenas alguns pontos são diferentes. Mas nem se percebe.

Tem razão Marcão, Não sei se NY aguentaria outra tragédia
com aviões...

Ingrid, a Maclata só é a menos feia até agora porque a Williams não mostrou sua jóia ainda. hehehe.

Bela canção Speeder, mas eu iria visitar você em Portugal sim... Mas iria de navio. Como Cabral.

O Jô conta? Fabio, eu não consigo assistir o Jô, eu durmo muito antes.

Pra gente um busão basta né Sávio. Se depender de mim o avião pode ir sozinho... hehehehe.

Estamos todos ansiosos né Larissa?

Valeu Leandro, volte sempre. E o piloto foi realmente muito bom... Melhor que o Rubinho! hehehe

É Maciel, to esperando o carro pra fazer um post tipo samba-exaltação... heheheh.
Agora é que não voo mesmo.

Faltou criatividade mesmo Joel, ah e adorei o painel com os possantes do seu blog. Copiei pra mim tá?

Priscila, eu não quero nem saber de turbulência... E vamos aguardar né? Quem sabe a Williams não nos surpreende.
Ah, Groo, esse acidente em Nova IOrque aconteceu dois dias antes de eu entrar num avião pela primeira vez depois que tive síndrome de pânico. Eu, que já estava lutando contra o medo, quase cancelei a viagem. Mas tinha prometido a minha mãe e foi por ela que não desisti. Só os uso porque são necessários e essenciais em certos casos, mas torço desesperadamente para que o teletransporte apareça o mais rápido possível!