Ô ô, Obama é melhor que o Etô (texto sério)

Foi um dia histórico? Sim.
Para toda a humanidade? Talvez.
O fato de um negro assumir a presidência de um país, mesmo sendo os E.U.A deveria ser menos importante do que saber se ele é de bem, honesto, digno, sincero e bem intencionado.
Se tiver estas qualidades e mais inteligência; bom senso; capacidade de administrar; ser capaz de manter o dialogo nacional e internacional em níveis altos e prósperos então ele poderia até ser verde ou azul calcinha que não faria diferença alguma.
Mas a verdade é que as palavras de Barack Hussein Obama ditas em vinte minutos de discurso ontem à frente de cerca de dois milhões de pessoas foi um discurso para americanos. E o 'oba oba' da imprensa mundial que acabou por contagiar os povos do mundo tem um ‘q’ de exagero. Preste atenção nestes trechos:
"-Nossa economia está bastante enfraquecida em conseqüência da ganância e irresponsabilidade por parte de alguns."
"-(Nossos desafios) não serão vencidos facilmente, mas saiba disso América: eles serão vencidos."
"-Nós permaneceremos a mais próspera e poderosa nação da Terra."
"-Para todos os povos e governos; Saibam que a América é amiga de cada nação e de cada homem que procure um futuro de paz e dignidade"
E o trecho mais contundente:
"-Não vamos pedir desculpas por nosso modo de vida, nem vamos vacilar em sua defesa e, para aqueles que procurarem avançar em seus objetivos produzindo terror e matando inocentes, diremos a eles que nosso espirito é mais forte e não pode ser quebrado. Ele não poderão prevalecer e nós os derrotaremos.".
Vejo nestes trechos o claro recado de que Obama foi eleito pelos americanos para governar para os americanos. Como não poderia ser diferente.
Então encaremos o momento com esperanças sim, mas com reservas. Afinal Obama foi eleito para tentar resolver os problemas dos E.U.A e, mesmo estando todos os outros povos com seus problemas atrelados em maior ou menor grau, não é ele ou nenhum outro governante que não os próprios de cada nação que os resolverão.
Assistimos uma pagina da história sendo escrita? Sim.
Mas agora é melhor que comecemos a escrever outra.
A nossa própria.

Ps. para quem quiser ler o discurso na integra: Discurso.

Comentários

Gustavo disse…
De acordo, cada um tem que cuidar da sua própria história. Mas com certeza se os EUA estiverem bem, ajuda muito. Acredite.
Daniel Médici disse…
Serm messianismo, a eleição de Obama tem um valor simbólico muito forte, principalmente por ele er negro.

Por exemplo: os EUA nunca teve um presidente negro antes. 80% dos presidentes da história daquele país tinham olhos azuis ou verdes. 20% da população americana tem olhos azuis ou verdes... Só para ilustrar.
Felipão disse…
Vc vê que aí ele falou como presidente mesmo, já mandando recado pra terroristas e tal... Espero que ele consia cumprir seus objetivos, pois toda ação terá epercusão por aqui e em todo mundo...
Fábio Andrade disse…
"Sim, ele pode."

Essa é a verdade. O "Yes, we can" alardeado por Obama meses atrás era nada menos do que um refrão de campanha. A histeria generalizada espalhada pelo mundo começa a se tornar injustificável. Obama não é Deus, não vai alterar radicalmente a dinâmica planetária, não vai deixar de ser conivente com o que acontece entre Israel e Palestina nem vai abrir a fronteira com o México como uma mãe que recebe um filho.

Não vai.
Loucos por F-1 disse…
Concordo contigo Groo. Ele vai lutar pelos ideais de seu país, é um democrata apaixonado pelo EUA no poder.

O mundo tem que parar um pouco com essa empolgação toda.

Abraços!

Leandro Montianele
Anônimo disse…
Concordo que talvez o "resto do mundo" esteja muito exaltado, fazendo do homem quase um Deus, havendo, com certeza, um exagero, já que ele vai ser presidente do EUA, e nao dono e senhor do mundo, porém, é como disse o Gustavo aí acima: Se ele acertar com suas deisoes nos EUA, vai ajudar e muito ao "resto do mundo" e sinceramente: A gente agradece...
Marcos Antonio disse…
acredito que ele esteja fadado a governar pra o progresso do EUA.E vai passar por cima de quem puder por isso.Com muita fineza e educação, é claro.
Unknown disse…
que escreveu uma página na história foi o povo americano, renunciando a sua histórica caretice politica e escolhendo um preseidente que mais que negro, é importante por ter um curriculo de trabalho social, muito diferente dos anteriores que vinham do ámbito empresarial.

coincido com você, cada nacão é a primeira responsável pelo própio destino
E aí Groo, beleza? estou voltando as paradas de sucesso... teve alguém aqui que comentou que estão comparando o Obama um deus, é verdade, mas também é verdade que a humanidade clama por um deus a muito tempo. E por mais "politicamente incorreto" que o sujeito possa ser tem que se curvar a realidade, hoje o mundo vai para os EUA forem, sou contra isso. Acho honestamente que os sistemas são estanques, se bem que o Titanic também era, né? mas brincadeiras à parte boa parte da crise mundial é fruto de especulação e o fato do mundo usar aquele papel pintado americano como moeda universal é por isso que sou contra isso, mas os líderes mundiais são um bando de tolos míopes e obtusos e não me descobriram aind acomo conselheiro para resolver os problemas da humanidade, isso não tardará garanto a vocês,quem em garantiu foram napoleão , jesus cristo e deus. Encontrei eles pulando um muro alto e branco aonde estava escrito uma palavra inintelígivel porque faltavam algumas letras, estava escrito assim: hos_ic_o, ainda não entendi bem que lugar era aquele.... mas acreditei piamente nas declarações deles, afinal não é todo dia que se cruza com pessoas tão importantes pela rua.....

PS. Groo, voltando um pouco a seriedade que não tem sido o meu forte, espero honestamente um vento favorável no mundo, não é porque quem domina ficou bonzinho, não!!! é por necessidade estratégica, se não forem bonzinhos agora vão sifu....todos eles... a intolerancia chegou a um ponto que não dá para tolerar mais, se é que vocês me entendem... as primeiras medidas do Obama parecem apontar neste sentido, mas não devemos esperar milagres imediatos, o Lula no inicio do mandato mandou bem quando afirmou que manobrar um país é como manobrar um transatlantico,você começa a fazer a curva agora e s´po vê a resposta depois de uma boa distância... é por aí....
Anônimo disse…
Muita gente fala em euforia exagerada, obamania e frenesi sem sentido, mas a verdade é que 20 de Janeiro de 2009 foi disparado um dos dias mais históricos da história da humanidade, um negro chegar ao poder nos EUA tem um significado muito maior do que podemos imaginar, a luta pelos direitos iguais, não ao racismo e tudo mais vem de muito longe... Luther King, Malcom X, Nelson Mandela... só pra citar alguns, e eu não acho que Obama seja uma pessoa comum, pra mim ele é bem convincente em seus discursos......

Com relação a governar apenas para os americanos, é meio óbvio que assim seja, mas a crise começou nos EUA e afetou o Mundo inteiro, então se os EUA ficarem bem, naturalmente eles contagiam o Mundo.... mesmo assim acredito que ele dê uma atenção a determindos lugares como o Oriente Médio e a África.
Mauricio Morais disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse…
Sim Gustavo Se os Eua estiverem bem as coisas andam melhor, mas só até certo ponto. Afinal os EUA sempre andaram bem e só agora é que estavamos tirando o pé da lama em nossa economia... Não é?

Nem tanto Daniel, aqui no Brasil também não tivemos nenhum presidente negro. E olha que nos orgulhamos de nossa missigenação.

É Felipão, o minimo que se esperava. Só que ele é presidente dos EUA não do mundo. Vai resolver os problemas deles lá. Se o resto do mundo tiver que se estrepar por isto. Não tenha duvidas. Ele vai fazer.

Boa Fábio, vai fazer o que for conveniente pro País dele. Normal isto. Só que o resto do mundo não quer enxergar.

E não é Leandro?

Em termos Priscila, como respondi lá em cima. Os Eua sempre esiveram bem antes desta crise, e o Brasil só melhorou há pouco tempo. E eu pergunto. Se os EUA quebrarem? O mundo acaba?

Exato Marcão, é exatamente o que ele diz nos trechos que tirei do discurso. Repare que ele usa "Nós, nossos"...

Valeu F11ALC. Na mosca.

Já tava sentindo sua falta Ruben, eu acho que vim do mesmo local que você, no que se refere a esta placa ai...

Então Net, tem sua parcela de histórica sim... Mas ainda é pouco. Destes que você citou, apenas dois eram americanos. Mandela queria uma Africa do Sul livre e até onde seus discursos iam era apenas isto.
Comum, Obama não é. Afinal chegou a presidencia, não?
E quanto a ser óbvio. Claro! Então que todos enxerguem isto. Estão esperando que ele pacifique o oriente médio. Que acabe com o terrorismo mundial. Que descubra a cura do cancer e por ai vai.
O homem é apenas - com tudo que a palavra encerra - presidente de um Pais. Por mais poderoso que este pais seja. Então, se ele consertar a vida do povo americano já vai estar de bom tamanho para eles.
O resto do mundo que arrume seus Obamas, ou messias... vai saber.
Gustavo disse…
Também é verdade.
E espero que um dia não seja mais necessário fazer menção à cor da pele de alguém pra destacar que ele ou ela são os primeiros a.