S.E.P. - Você precisa conhecer para evitar

As causas, bem como as origens, são desconhecidas.
Porém não se engane.
A Síndrome do Emputecimento Progressivo é real e afeta a todos - em maior ou menor escala - em algum período da vida.
Manifesta-se de forma completamente aleatória e sem avisos prévios.
Não há sintomas que facilitem sua identificação e só é possível detectar sua presença quando se manifesta. Então já é tarde demais. Salve-se quem puder.
Veja um exemplo:
Suspeito de portar a síndrome, observado em seu cotidiano teve reações estranhas a fatos rotineiros. Acompanhe.
Pela manhã o rapaz passa por um simpático vendedor de zona azul que lhe pergunta sempre a mesma coisa:
-Será que chove hoje?
E quase sempre a resposta é:
-É possível... O tempo anda meio louco.
Já sob a influencia da síndrome a resposta foi:
-E eu vou saber c**lho! Eu lá tenho cara de repórter do tempo?
Atitude que é vista apenas como falta de educação, mas demonstra o inicio do distúrbio de humor.
Tende-se a pensar que a grosserias se dão por conta de algum problema pessoal.
A falta de divulgação de informações sobre a síndrome gera reações e frases que só contribuem para a progressão do mal.
“-Deve ter dormido com a bunda descoberta...”.
Ao embarcar no transporte coletivo, o individuo tende sempre a fantasiar que o condutor está de marcação com ele. Costuma exteriorizar isto de forma pouco lisonjeira:
-Pqp, de novo ce parou o busão onde o degrau de embarque fica mais alto... Ce tá de sacanagem, quando não é isto é poça de água. Ce ta sempre querendo me ferrar!
Geralmente o condutor releva, como mandam os manuais de bom comportamento no exercício da função. Na pratica equivale a fingir que nem ouve.
Porém quando as reclamações passam a ser mais acintosas o profissional do volante geralmente acelera para logo em seguida frear bruscamente fazendo com que o individuo perca o equilíbrio.
-Pqp, ta pensando que tua mãe ta aqui dentro?
Há quem pense que rompantes como os do motorista sejam de vingança. Mas artigos publicados recentemente dizem que a SEP é altamente transmissível à curtas distancias e em pouco tempo de contato.
Geralmente o condutor também tem uma frase maldosa para a ocasião.
-A esposa deve ter dormido de calça jeans!

Ao descer do coletivo o ser sempre tem que disputar o espaço com pessoas que aguardam outro coletivo e quase sempre com alguns camelôs. O que faz o desembarque do ônibus parecer um suplicio.
O ser salta do degrau; esbarra em duas ou três pessoas; acerta a barraca de balas do camelo.
-Ca***ho! Só em país subdesenvolvido mesmo pra nego colocar barraca numa calçada onde mal cabem os pedestres...
E mais:
-P**ra! Não ta vendo que aqui é o espaço da porta de desembarque? Tão fazendo o que ai parados?
Geralmente os camelôs são os que respondem mais alto, claro, ignorando a causa do mau humor:
-Tá de TPM , santa?
Antes de chegar ao escritório o sujeito ainda passa em uma lanchonete para um rápido desjejum. Já que ao sair de casa estava atrasado e não teve tempo para comer.
Já dentro do pequeno bar o sujeito ouve:
-Café preto?
E responde já completamente tomado pela síndrome:
-Se tiver branco, com pontinhos verdes ou rosados eu prefiro!
Os balconistas são daquelas classes que nunca respondem em viva voz, mas com certeza fazem misérias com o café e o pãozinho na chapa do sujeito.
Adentra o escritório ouvindo perguntas do tipo: “-Já chegou?”. Que nem se digna a responder, apenas bufa.
Ao acomodar-se em sua mesa verifica a quantidade de processos pendentes e num ato mecânico apóia o rosto nas palmas das mãos.
Entra o chefe e nem lhe dá bom dia:
-Está atrasado!
-Estou, estou atrasado, com fome, dolorido e muito puto... Por quê?
O chefe acha melhor deixa a entidade quieta até se acalmar.
Mal sabe ele que daqui pra frente a tendência é só piorar...
E muito.
Porém esta síndrome não está descrita nos manuais e nem é coberta por nenhum plano de saúde do mercado.
O que se for dito em voz alta perto do emputecido pode causar reações de consequências inimagináveis.
Gostou do texto?
NÃO? AH VÁ PRA...

Comentários

Estas são apenas algumas da série "Respostas Cretinas para Perguntas Idiotas", de um programa humorístico de uma rádio daqui do Rio Grande do Sul.
Unknown disse…
cara. o sindrome tem uma prevalência altíssima atualmente. quem diz que a depressão é p mal do século tá errado. o SEP é o mal do século
Nicholas disse…
Boa Groo.....

denominando a P*** do dia de trabalho f*** da p*** do profissional brasileiro (ou só paulistano?!)....rs

SEP é o mal do seculo, mas a frase “-Deve ter dormido com a bunda descoberta...”. eu nunca tinha ouvido!!!!..rs
Unknown disse…
passa pelo blog Ron dexei um presente pra ti
Unknown disse…
passa pelo blog Ron dexei um presente pra ti
Loucos por F-1 disse…
SEP é sinistro, a pessoa fica "p" da vida por qualquer coisa. Eu não me atrevo a ficar perto desses sujeitos assim.

Se for mulher, não pergunte se ela está nervosa porque pode acontecer um assassinato.

Abraço!

Leandro Montianele
Anônimo disse…
Sir Ron Groo:

A leitura desses textos tem se tornado cada vez mais prazerosa.

Há aproximadamente dois anos deixei um comentário que tratava do constante aprimoramento que nos ofererece a prática.

As "puxadas-de-saco" entre bloggers, podem em determinadas ocasiões soarem falsas. Tenha, porém, a absoluta certeza de que este não é meu atributo.

Estou convencido de sua maturidade na redação. As comparações que fazia com Walcir Carrasco e Ivan Angelo encontram total fundamento.

No métier de bloggers há também um novo Diogo Mainardi, com total liberdade de expressão - visite quanto tiver um tempinho a página de Ricardo Rayol (há um banner em meu blog). É outro que mereceria espaço no Manhattan Connection.

Ron Groo, ontem recebi o comentário de uma moça, Magui, que testemunhou na Índia o que você destacou naquele seu primeiro comentário sobre o país. Você está 100% certo em sua opinião! Aqui também, se tiver disposição e tempo, dê uma olhada.

Ontem escutei pela primeira vez a Radio On Board. Que show!!! Não tinha a mínima idéia de que se tratava de uma iniciativa sua e de Felipe. Parabéns!!! Acho que vocês a lançaram enquanto estive fora e pouco pude visitar os blogs. Foi uma excelente surpresa ouvir as vozes de tão estimados colegas de blog.

Forte abraço.
Brun@ disse…
Hoho, SEP. Rende os piores e mais non-sense momentos possíveis.

Achei legal você ter abordado o assunto, mais uma boa leitura pra conta ^^
Análise F1 disse…
Olá Groo, tudo bom?Vou estar ligado na rádio sim para o GP da Austrália. Bacana a iniciativa!

Gostaria de pedir licença para dar um recado no seu espaço...

Este ano o Análise F1 vai estar fazendo um bolão e vai dar um Playstation 3 para o primeiro lugar e um MP3 para o segundo e terceiro colocado. Para participar basta acessar:

http://analisef1.blogspot.com/2009/03/casa-de-apostas-af-1-gp-da-australia.html

O prazo para apostar para o GP da Austrália é de até 23:59h desta sexta-feira.

Abração e obrigado pelo espaço!
Marcos Antonio disse…
Eu sofro mto de SEP nos GPs quando o nico e o Kazuki fazem lambança, as mães deles que sofrem...rsrsrs

ótimo texto groo, vc é expecional sempre com texto afiadíssimo!
Anônimo disse…
(MODE Premonição_ON). Mal do Século msm, e em qq grande cidade, logo avança pelo interior... os matagais... vai ser pior que Bomba Atômica isso

(MODE Premonição_OFF). Melhor tomarmos cuidado com isso...
Felipe Maciel disse…
Esse é o Ron...
O texto é cômico do início ao fim e te prende a cada palavra.

Muito boa a abordagem, tenho uma pequena sensação de que foi motivado por fatos reais próximos.

A vida moderna é um teste de nervos...
Daniel Médici disse…
Acho que vi algo sobre a SEP na Nature do mês passado... Tão inclusive dizendo que os atentados de Bombaim estão relacionados a ela.
Anônimo disse…
E aproveita que eu tô calo.....hi, hi

Júlio Cezar, esse negócio de respostas imbecis para perguntas idiotas tinha na revista MAD, há 30 anos atrás.
Felipão disse…
huheuuehuhe

tinhamos conversado sobre isso...

eu andava assim também... inclusive, peguei o onibus sozinho outro dia e briguei com o motorista, dizendo que ele tava muito lento e bla bla bla
Bruno Aleixo disse…
Oi Groo, sou o Bruno Aleixo, do Grid GP. Estou colocando seu link no meu novo blog velocidadecia@blogspot.com, ok? Vê se passa lá depois...

Abração!
Anônimo disse…
Graças a Deus, essa síndrome eu não tenho, nem TPM. Acho que sou calma até demais. E olha que meu trabalho não é lá dos mais tranquilos, é pepino todo dia.

Eu ri da parte do cara fazendo miséria no pãozinho, só que agora não vou fazer mais lanchinho fora, vai que o balconista está com SEP. :)

Larissa
Anônimo disse…
Achei outro Groo na blogosfera???

Pensei que só tinha um! uhauhauhauha!

E ainda por cima manda bem no blog! Essa história de SEP eu preciso evitar meus momentos também...mas tem situações que não dá certo. Se bem que o SEP às vezes com "com educação e afeto"...uhauhauha!

Abs, xará!
GROO, imagina aqui com a gente: TERÇA FEIRA O BARRICHELLO DESEMBARCA EM GUARULHOS COMO VENCEDOR DO GP DA AUSTRALIA !