Dois lados

Parece que acabou.
O impasse e a ameaça de cisão na F1 acabaram e não com uma pizza como muita gente pensou, mas com uma vitória das montadoras.
Como foi veiculada, a associação de equipes - FOTA - resolveu se inscrever e participar do campeonato do ano que vem depois que Max Mosley desistiu da reeleição.

Isto é bom, mas é pouco creio eu.
O fato das montadoras conseguirem que o dirigente se afaste por meio de ameaças abre um precedente perigoso.

Este desfecho tira o poder da mão de um dirigente centralizador para colocá-lo nas mãos de uma associação que ao que parece defende os interesses das montadoras.
E como disse o próprio Max, montadoras entram e saem da categoria ao sabor das variações do mercado e de acordo com seus departamentos de marketing.
E seja lá qual for o nome que apareça nas próximas eleições da FIA, a tendência é de que esteja alinhado com a FOTA, logo... O perigo por hora se afasta, mas não está de todo descartado.

-Max, devo empacotar suas coisas e limpar suas gavetas.
-Não Jhonie, ainda não... O que aconteceu com o “senhor” antes de meu nome...
-Obrigado por finalmente acertar o meu... Mas vou jogar fora, junto com um monte de idéias de jerico suas que por ventura sobrarem aqui.
-Como assim Jhonie?
-Não foi uma pergunta, foi uma afirmação... Recebi ordens, em italiano, de que eu limpasse suas gavetas.
-Entendo. Então me deixe retirar algumas coisas daqui... Vou levar comigo este projeto de teto orçamentário... Kers obrigatório, fim do reabastecimento...
-É melhor levar mesmo estas coisas embora consigo Max. Não teriam mesmo utilidade para o novo presidente que virá.
-Tudo bem... Eu sei quando estou derrotado. Só espero que a “era das montadoras” que vem ai não signifique também trocar você meu caro Jhonie, por um funcionário que tenha MBA e outras qualificações.
-Trocar um reles secretário por alguém com MBA? Seria ridículo!
-Não se esqueça que são empresas, que visam lucro, tanto ou mais do que eu visava... E o custo benefício seria maior, entende?
-E o que quer dizer com isto?
-Que a palavra circo poderá se tornar definitivamente o termo apropriado para a F1
-Despeito.
-Tem certeza? Lembre-se que os egos que me derrubaram são tão grandes ou maiores que o meu...


É necessário criar mecanismos que assegurem a permanência das equipes e que proteja os interesses do esporte.
Bem como uma maior alternância de poder na federação de automobilismo.
Uma regulamentação que limite as reeleições e os poderes, tanto do presidente da FIA como das Associações de equipes.
E claro, dê uma parcela deste poder de decisão para uma associação de pilotos, que no fundo são quem fazem os espetáculos de verdade.

Ou vamos ter mais episódios lamentáveis como estes em que numa semana apresentam o fim do mundo e logo depois apresentam o produto deste apocalipse como um novo paraíso.
Com a boa noticia de que a serpente foi trocada por outro bicho qualquer...

E está no ar a edição pós GP da Rádio Onboard.
Falamos também sobre a crise que encheu o saco do mundo do automobilismo, mas também sobre coisas boas como o GP da Inglaterra, ou da Grã Bretanha - como queiram.
Novamente estmos juntos: Felipe Maciel , o Adriano Imperador; eu, o Kleber Pereira e Fábio Campos, o Richarlyson, damos uma panorâmica toda especial sobre o fim de semana de corrida.
Ouve ai.

Comentários

bruno mantovani disse…
Belo blog, Ron Groo! abs
Felipão disse…
Concordo, Groo. Eu não estou comemorando por conta disso. Um exemplo recente disso é a Honda...
Fábio Andrade disse…
Negócios, enfim. Apenas negócios.
Anselmo Coyote disse…
Grande Groo,
Vc foi na mosca, embora com boa dose de romantismo. Existem os bens que estão no mercado e os que não estão. Assim, seria impossível avaliar a vida, a felicidade, a paz, o que representaria um nó górdio para os negócios. Para resolver isso e se preservarem no comando os "mercadores" decidiram que o dinheiro é o denominador comum de todas as coisas, o que faz com que tudo se resolva em indenizações por perdas e danos. Correto. Com o que têm de sobra pagam o imponderável.
Por isso, amigo Groo, creio muito romântica a idéia de uma associação de pilotos com poderes decisórios. Mas é preciso alimentar as feras. Por isso, talvez algum poder "nanico" seja atribuído à uma entidade representante dos pilotos.

Epitáfio para um banqueiro:

Negócio
nego
ego
ócio
cio
io (em italiano)
--------
o

Abraço.

= 0)
A minha quero de 4 queijos (4 formaggio para os mais íntimos)...bom texto.
Unknown disse…
estimado Groo:

a FIA é uma conjunção de muitos intereses. acho que as outras partes interesadas rápidamente acharão um novo lider.

felizmente esta luta pode ser entablada fora da formula uno, no marco da eleição da FIA. isto vai ser favorável para nosso domingo de GP.
Tohmé disse…
É isso aí...

Quanto as coisas, o Max deve ter levado consigo, aqueles artefatos de couro e latex.
Brun@ disse…
♪ Para um pedaço tão pequeno de papel ele pesa muito
Aquele verde malvado ♪

For The Love of The Money do The O'Jays dá o tom do meu pensamento, já que eu também não comemorei esse desenrolar de fatos, mas enfim...
Remédios a bela disse…
Nada é tão linear quanto parece. Preto no Branco. De um lado temos a Honda que caiu fora, do outro temos a Ferrari que faz história na Fórmula 1. E o que dizer da Red Bull e Torro Rosso que, não sendo montadoras, se mostram mais "firmes" que a Renault? Longa vida à F1 e que venham os espetáculos.
Remédios a bela disse…
Marcelo,Desculpe-me é que deu um problema aqui na hora da postagem.
Abraços.
Ron Groo disse…
Tudo bem Remédios, mas meu nome é Ron Groo...
Bruno disse…
Nessa parte que entra o Bernie querendo assinar um contrato que as equipes permaneçam por mais cinco anos - seria a última arrecadação antes dele ir embora.
Abraço.

(O Fábio Campos sempre sobra nessas comparações...uaeuhaeuha)
MSTeam Crew disse…
Dêem o poder a alguem que se verá como realmente é...vamos ver como a FOTA vai se comportar no lugar daqueles que estao hoje no comando. Acho que na prática nada irá mudar
Net Esportes disse…
eu fui um dos que achou que ia acabar em pizza, aliás cheguei até achar que já tinha acabado há muito tempo ......... concordo com vc na visão da lado ruim da coisa, mas certamente o Max Mosley tinha que sair mesmo, já devia ter saíso no ano passado inclusive .... aí talvez nada disso teria acontecido.
Felipe Maciel disse…
Acho que essa briga é mais entre Mosley e Fota do que FIA e Fota. Com a saída do Mr. President, as coisas tendem a melhorar. Desde que a FIA continue exercendo suas funções sem o incômodo das equipes querendo controlar tudo. Tem muito caminho a ser percorrido antes de fazermos uma estimativa palpável, nem mesmo sabemos quem concorrerá à presidência.

Quando li "Adriano o Imperador" nem me animei muito não, mas quando vi o que sobrou pro Fábio fiquei satisfeito...
Loucos por F-1 disse…
É Groo, a Fórmula 1 está numa verdadeira encruzilhada. Confiar em Max Mosley seria loucura e daixar tudo a mercê das montadoras seria suicídio. Como a maioria mencionou, são negócios e nada mais.

Abraço!

Leandro Montianele
Daniel Médici disse…
Tem algo de shakesperiano aí nesse diálogo que eu não sei o que é. Talvez a impressão de que Mosley tomou uma punhalada nas costas. Mas ainda parece que a briga vai continuar, em versão soft, por mais algum tempo - briga que eu não sei se é de egos... Mas se Freud não explica, sempre poderemos recorrer a Jung.
Unknown disse…
Tudo pelo dinheiro e negócios, os fãs que se danem!É sempre assim.


abs