Rubens e São Jorge (O retorno de Pai Tião, de novo)

Interessante que mesmo no centro de Londres é possível encontrar um terreiro de candomblé e Rubens, acompanhado de Felipe Massa, resolveu que se isto não ajudar, ao menos mal não vai fazer.
Ao entrar no recinto se depararam com muita gente disposta em roda.
Alguns sons de batuque e cantorias.
Os dois se aproximam do centro da roda para verificar o santo da noite. Quando tiveram a confirmação de que era noite de São Jorge sorriram confiantes.

-Não tem erro Felipe, eu desta vez ganho a corrida... Com a proteção de São Jorge, Ogum... Agora eu ganho a corrida da Inglaterra... Silverstone vai se despedir da F1 com uma vitória minha!
-Sei não Rubens. Eu tenho minhas crenças, tenho minhas superstições, meus rituais, mas não misturo com meu trabalho não... Se eu bater o carro a culpa e minha. Qualquer outro problema é culpa do Domenicalli.
-Eu sei Felipe, mas eu preciso tentar algo... Qualquer coisa... Vamos lá falar com o cara.
-Olha cara, eu até te acompanhei até aqui, mas falar com o cara ce vai sozinho...
-Vai dizer que você tá com medo?
-Não, não... Mas não se esqueça de que eu trabalho para a Ferrari, e até pai de santo particular eles têm...
-O Pai Tião? Mas ele foi demitido, estava trabalhando para a Mclaren no ano passado.
-Eu sei... Estava brincando. Agora nem sei onde ele está trabalhando e como disse não misturo uma coisa com outra... Mas vai lá, aproveita que São Jorge ou Saint George, como dizem os ingleses, além de ser padroeiro do Corinthians é também protetor da Inglaterra...
-É... Isto mesmo! E minha equipe é inglesa... Agora vai Felipe, agora não tem como dar errado...
-Bom cara, vai lá, eu fico por aqui. Quando sair me acha ai na Picadilly Circus.
-Ok.

Os batuques se elevam e no centro da roda o pai de santo observa as danças, recebe as oferendas e sorri.
Rubens chega de mansinho e toca o ombro do homem paramentado.
-Mister father of saint...
-Rubinho? - diz o homem enquanto vira-se para encarar o piloto.
-You know me?
-Mas é claro que eu know você… Não tá me reconhecendo?
-Hum... Não...
-Pai Tião pô! Já trabalhei na Ferrari e na Mclaren... Mas agora estou aqui fazendo um freelancer.
-Hum... Bem... Se está de freela então tá certo. Eu vim pedir uma ajudazinha aqui pro São Jorge...
-Pedir pro santo? O que? Nun vai dize que vai pedir pra ganhar a corrida em Silverstone?
-Bem... Era... Por quê?
-Bom... Ele costuma se meter nestas coisas...
-Mas espera ai... Ele tá sempre ajudando o timão, e eu sou corintiano...
-Bem, ce que sabe vai lá e faz sua oferta e tenta...

Então Rubens vai ao centro dançando com passos ritmados, imitando alguém que rema.
Oferece seu capacete e um cântico:
- Tem fé que Jorge é de ajudar, a todo Brasileiro. Brasileiro guerreiro. São Jorge cavaleiro da flor. São Jorge protetor, protetor, protetor.

Então Pai Tião finalmente recebe o santo guerreiro e põe-se falar com Rubens.
-Olá Rubens Barrichello.
-O senhor me conhece...
-Conheço, eu conheço tudo e todos, mas cavaleiro da flor é a pqp!
-Não tenho culpa não... A letra é do Jorge Ben...
-Eu conheço! Acontece que quando ele canta soa bem e sem contar que ele cantou primeiro. – disse com certa ironia na voz enfatizando o "primeiro"...
-Bem... Desculpa. Mas eu queria pedir uma ajudinha ai. Eu quero ganhar a corrida em Silverstone. O senhor sabe, é a ultima corrida de F1 lá e eu preciso ganhar uma pelo menos este ano. Então que seja na casa da minha equipe né? Pra fazer bonito...
-Ah Rubens... Infelizmente eu não vou poder te ajudar...
-Por que não? O senhor não é protetor dos guerreiros?
-Sim, sou.
-Eu sou guerreiro, tô nesta guerra da F1 há mais tempo que todo mundo lá.
O santo olha consternado e tenta argumentar, Rubens não deixa.
-O senhor não é protetor do Corinthians? Eu sou corintiano...
-Rubens... Eu... – E é cortado novamente...
-O senhor protege os brasileiros e eu sou um brasileirinho...
-Não é isto Rubens, entenda... Eu até posso dar uma forcinha pra sua equipe, afinal Ross também é meu devoto e ele é inglês, e como você sabe sou padroeiro da Inglaterra... Desculpe-me, e tem mais uma coisa...
Rubens ouve atentamente e quando o santo acaba de falar o espanto em seu rosto dá lugar a uma resignação a qual ele já vem se acostumando nos últimos anos.

Na saída reencontra Felipe Massa que comia fish and chips em um legitimo boteco londrino.
-E ai Rubens, conseguir falar com o santo?
-Uh hum... Ele até me conhecia
-E ele te atendeu?
-Não.
-Ele disse que estava ocupado com outras coisas?
-Também...
-Ele disse que não se mete em esportes? E que a principio é padroeiro da Inglaterra e não só do timão?
-Também...
-Também? E o que mais ele disse?
-Disse que o Jenson passou por aqui primeiro que eu... Chegou antes.
-Ah, normal!
-O que?
-Nada, nada... – Se engasga Massa com a própria maldade.
Quem quiser saber mais ou ler os outros textos do macumbeiro oficial da F1, ai estão os links.

Comentários

Caro Groo:

Com o Massa mandinga pode até resolver, mas com o Rubens...Esse nem com reza brava...
Christian Camilo disse…
hahaha..que dó..porra..
mas ele nao vai ganhar mesmo...vai sabotar nessa corrida.
Bruno disse…
Se o Rubinho ganhar em Silverstone na última edição, os organizaores promovem outra prova ano que vem...uahuaha.

Cada um só teve um pedido no ínicio da temporada, enquanto Button pediu para ser campeão, Barrichello pediu um lugar na F1.

Eu não conhecia a saga de pai Tião. Sensacional.
Abraço.
Christian Camilo disse…
o foda é que temos que torcer para o rubinho , porque senao a f-1 ja era esse ano...se ele não ganhar!
Cara, conheço Garotas Suecas! É bem legal mesmo!
vc chegou a escutar o som da minha banda?
abração!
Rodrigo Andreiuk disse…
engraçado foi este cara..que achou que era última volta e na verdade era a penultima. Estava em primeiro e saiu comemorando como se tivesse vencido!
hahaha
Anônimo disse…
Cara, Parabéns!

Simplesmente to rindo até agora!

Jorge (não o Pai de Santo)!
Daniel Médici disse…
Cara, tava lendo outro dia um livro muito bom que, ao menos em parte, se passa em Londres. Austerlitz, de WG Sebald. Menciono ele aqui nesse post por um motivo simples: depois de lê-lo, não desconfio nada de que haja mesmo um terreiro no centro da cidade...
Felipão disse…
Groo...

Vc não tem idéia do quanto fico contente de reencontrar o Pai Tião por aqui... hahahahaha
Ron Groo disse…
Eu sempre esqueço de dizer que o Pai Tião é originalmente uma criação do meu amigo Felipe Midea.
Eu só peguei emprestado e mantive ele na ativa.
Tohmé disse…
Ou seja, dois doidos: Felipão e Groo.
Mas se o Rubens vencer em Silverstone, até eu vou apelar pro véio.
Marcos Antonio disse…
O pai tião é criação do Felipão! Outro doido!rsrsrsrs
po morrendo de rir aqui, agora está tudo claro sobre o pq de Button estar bombando na temporada!rs
MSTeam Crew disse…
Até nas artes ocultas o Rubens vem em segundo....muito engraçado sem dúvida!
Anônimo disse…
hahahaha, vc é venenoso msm com o Barrica hein Groo. Mto engraçada a história, vlw.
Nicholas disse…
Mesmo o pei tião não sendo uma criação sua... a imaginação para continuar "os contos" são sem duvidas suas!!!..e ótimo ler essas ideias "balela" mas que não é de se duvidar que ele possa fazer algo para tentar ganhar...rs

abraços..
Rianov disse…
hauahuahuaha

Esse Groo é du caraio!!!

Foda de mais!!
belo texto hehehee

abraçO!
Pois é... Barrica é 2º, como de praxe.Nascem assim vivem assim...

abs!!
Marcelonso disse…
Mestre Groo,

Esse Pai Tião não é mole não!
Excelente!

abraço
caiçara disse…
o rubinho e seus mais de 50 macumbeiros vindos especialmente de sao paulo com seus carros importados estao fazendo trabalhos todos os sabados antes das corridas em paraty.
no bairro jabaquara na pousada atoba todos ficam hospedados.
Anônimo disse…
É verdade mesmo, se me falassem eu não acreditaria, mas eu já vi o rubinho saindo todo de branco de um Supermercado em Paraty junto com o irmão do Prefeito no Feriado de São Jorge. Compraram vela e foram para o Jabaquara em um carrão. Ai eu tive certeza que foram bater uma macumba!!!

Carlos