A necessidade de criar mitos e fantasmas

Sempre me reservo o direito de não falar do que realmente não entendo, e futebol é uma destas coisas.
Se bem que o texto a seguir não é especificamente sobre o esporte bretão, mas sobre a imprensa que o cobre desde priscas eras...

Erigir mitos, criar monstros, forjar verdades absolutas usando a máxima de Goebels: uma mentira contada muitas vezes se torna verdade.
O time uruguaio de 1950 é exemplo claro, chegou à decisão em clara desvantagem por ter feito uma campanha pior que a brasileira.
Ganhou em duas falhas individuais de jogadores brasileiros e se tornou a partir dali um ícone de raça e garra inexpugnável, mesmo tendo na maioria das vezes times muito meia boca com alguns bons nomes.
Talvez a questão demográfica ajude a explicar isto, já que a população uruguaia não é maior que quatro milhões de habitantes, enquanto no Brasil, por exemplo, só o estado de Rio Grande do Sul tem mais de dez milhões.

E isto se repete ano após ano, evento após evento.
A bola da vez era a força da torcida africana, que por assistir o mundial em seu quintal levaria seu time, extremamente ruim, a lugares que nem se imaginava.
A derrota para um mediano Uruguai é mais que normal e não dá para entender a decepção do mundo com o resultado.
Espantoso seria o contrário, e nem é por conta da qualidade dos sul americanos, mas pelo simples fato de que às margens do Rio da Prata se joga futebol, bem ou mal, mas joga.
Gostar de futebol não basta.
Mais da metade da população mundial gosta, mas saber jogar são outros quinhentos...
É como os brasileiros com o futebol americano ou o baseball, até tem gente que gosta, mas ser bom e almejar algo maior nas competições... Vai fumaça viu!

Outro destes mitos criados pela imprensa esportiva é a seleção espanhola.
Um país em que seu futebol vive de importar craques dos mais variados países para seus principais times não pode ser realmente levado á serio.
Os melhores jogadores de cada posição são estrangeiros nos melhores times, e os melhores espanhóis ou são reservas nos grandes times, ou então jogam em times que não ganham nada nunca.
Se fossem melhores, os espanhóis, não seria preciso importar jogador de parte alguma.
Ai se faz a confusão entre time forte espanhol, como Real Madrid e Barcelona e seleção forte espanhola.
Os times são fortes, mas a seleção é comum, não assusta metade do que se escreve por ai.
Assustaria sim, se o técnico espanhol pudesse escalar os melhores jogadores de seus melhores times.
Então teríamos uma Espanha com Méssi, Kaká, Cristiano Ronaldo, etc, etc, etc... E não com Puyol, Xavi Alonso, Piquet, Senna (eu achando que era futebol, ó!) e outros menos cotados.
Como assim não é, temos uma Espanha com fama – justificada – de pipoqueira em copas e que perde para Suíças da vida...
Menos para a imprensa, que insiste - copa após copa - em classificá-la como favorita junto à Alemanha, Argentina, Itália e Brasil. Estes sim, sempre favoritos e com justiça.
No fundo o time espanhol tem muito mais de Hispânia Racing do que de Fernando Alonso.

E está no ar mais uma edição da Rádio Onboard, com o melhor do GP do Canadá.
Muita coisa boa foi discutida por Felipe Maciel, Fábio Campos e eu. Com aquele humor de sempre, ou a falta dele... Vai entender.
Aproveito para pedir desculpas pela falta de constância dos posts, mas postar meio doente é complicado. As vezes a febre não deixa pensar...

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Argentina 2 x 0 Coréia...

Uau!!!!!

Tri-campeã!!! Tri-campeã!!! Tri-campeã!!!
Anselmo Coyote disse…
ARGENTINA 4 X 1 CORÉIA

P*ta que p*riu...

É campeã, Tri-campeã!!!

Abs.
Anselmo Coyote disse…
Argentina 4 x 1 Coréia… é Tri-campeã, Tri-campeã, Tri-campeã!

O Caio, logo o Caio, de quem eu tanto gosto, fez tantos gols jogando pelo meu MENGÃO... Ele deu uma de Galvão pra cima de Schumacher e Hamilton.

Falou que o Higuaín era muito ruim e que o Maradona estava errado em mantê-lo.

O que tem a ver? Nada.

O cara, ele mesmo, o Higuaín, fez só 3 gols até agora…!!!

Depois dessa, o negócio é enfiar a língua no... é, no, ... no nariz ((vá lá), sair de fininho e voltar em 2014 fantasiado de esquimó albino.

Argentina 4 x 1 Coréia… é Tri-campeã, Tri-campeã, Tri-campeã!

Abs.
Fernando Kesnault disse…
Ron, vc. é muito espirituoso para escrever que tal fazer uma estória de uma 24 horas de Le Mans comm os atuais pilotos da f-1 e de outras categorias (IRL, TC2000, ALMS, GP2, etc.) como era na realidade até os idos dos anos 90. Seria curioso ver numa mesma corrida as Mercedes, as Ferraris, as Alfa-Romeos, as Matras, as Peugeots, as Audis, as Toyotas, as Nissans e por aí vai,...apenas uma sugestão. Qualquer dúvida sobre o circuito posso lhe ajudar. Ah! gostei do blog de sua amada, só aquela passagem da Clarice Linspector valeu demais. Um abraço de um diarista deste blog.
Net Esportes disse…
ô loko !!! aí vc falou bem do Alonso .... a Priscila do Guard Rail vai ficar feliz se ver !!!!!!

Acho que o favoritismo da Espanha foi colocado com justiça até, também sou quase sempre contra a opinião da imprensa em geral, mas os espanhóis ganharam a eurocopa, se classificaram invictos e vinham jogando um futebol bonito, nada está acabado para a Espanha ... o detalhe é realmente a história, os traumas espanhóis em Copas ... só superando isso para terem melhor sorte, e realmente terão que jogar muito mais mesmo se quiserem passar de um Brasil .... ou Itália e Alemanha .... a vida da Espanha está complicadíssima.
FilipeJMS disse…
Em relação aos Bafana Bafana concordo com você sim, o time é fraco e a única chance deles eram armar um forte sistema defensivo e ir na boa pro ataque, coisa que não aconteceu.

Em relação a seleção Espanhola me permita discordar de você, a base do Barcelona (atual bicampeão Espanhol e campeão Mundial) é repleta de jogadores Espanhóis, inclusive para a próxima temporada já contrataram David Villa (ataque da Espanha) e ainda querem levar Fábregas (meia do Arsenal, que também é Espanhol). Já o Real Madrid é o oposto, poucos jogadores Espanhóis e menos ainda jogadores das categorias de base. O favoritismo da Espanha é justo, ainda mais depois da conquista da Eurocopa, mas cabe a ela fazer valer esse favoritismo!
Marcos Antonio disse…
groo vc realmente não entende de futebol, a Espanha é sim tradicional e favorita: Tradicional em amarelar e favorita perder pro um timeco!rsrsrsrsrs

A supracitação é normal. Los Hemranos não acham que Maradona é Diós?
Anônimo disse…
... e M.C, maaanda: O Coyote é argentino ? Pô, me recuso a torcer numa Copa do Mundo pela a Argentina ! Luto ao lado deles pelas Malvinas mas Copa, NÃO ! Argentina, só gosto do Tango de Gardel e das gostosas milongueiras... do Fangio... Do Reutemann... Dos vinhos... Da carne macia( churrasco )... do tricolor portenho Vélez Sarsfield( hoje usa uma chiquérrima camisa com um "V" azul ) e... Tá, do Maradona ! Os caras tem uma presidenta gostosona ! Nós corremos um risco de ter um tribufú daqueles em 2011 ! Um , não ! DOIS ! E um vampiro... Mas quero que eles só sifúfú no futebol ! Copa e Libertadores ! Flu eliminar o Boca em 2008... Nem te conto ! Não dormi ! Ron, que modéstia ! Voce é brasileiro, está no nosso Brasil dos 190 milhões de técnicos de futebol ! Eu sou um deles e entendo pacas de futebol( assim como de F1 )! Não acredito no Hexa mas torço pelos canalhinhos. CLARO ! Gosto do Dunga, sabia ? Gosto do Uruguai porque tenho familiares lá. E eles foram raçudos no Brasil, em 1950. Os Bafona Bafona( bafo puro, não são de nada !) é puro média dos nossos queridos jornalistas populistas com os negros daqui... Pô, tu não entendeu isso ? Duvido ! Populismo ! Já a Espanha é fraquinha porque espanhol perde a cabeça fácil. Pouca kacentração( como diz o Didi)! Italianos são tetra campeões e os alemães são tricampeões com um mercado enorme de jogadores estrangeiros nos dois países. O que que acontece com Alonsinho quando pressionado ? Button que o diga ! HA ! "Cláusula Barrichello"... que humilhação !
Marcelonso disse…
Groo,

Os Bafana-Bafana mereciam melhor sorte,ainda que o time seja meia boca,assim como o Uruguai.

Quanto a Espanha,o time tem muita qualidade reunida e não é pouca coisa,nada está perdido.
O grande problema deles é amarelar quando se trata de Copa,mas que o time é muito bom,pode acreditar.

Groo,futebol é um esporte no qual a lógica nem sempre está presente,e no qual placares dilatados nem sempre traduzem a realidade do jogo.

abraço
Ron Groo disse…
Ok eu já entendi... Não entendo nada de futebol mesmo...
Tem mais gente que não entende...só torce!