Valência 2010 - A corrida do cagüeta espanhol

“-Era cagüete sim, era cagüete sim, a FIA pintou na procissão e dedão do safado apontava pro Lewis...”.
Em uma adaptação livre do sucesso de Bezerra da Silva podemos sintetizar toda – ou quase toda – corrida de Valência.

Não é novidade que o melhor desta corrida é o entorno do circuito.
Pródigo em imagens bonitas, mulheres de biquíni em piscinas nas coberturas de prédios este GP é daqueles que se forem extintos do campeonato ninguém vai sentir falta tal a previsibilidade de seus resultados. A edição deste ano não fugiu à regra. Foi chata, chata, chata e chata...
Porém tivemos dois momentos de rara emoção... Exatamente dois.
A decolagem de Mark Webber e o ataque kamikaze de Kobayashi sobre Caguetonso. Trataremos disto mais a frente...

A largada foi limpa e chata.Digno de nota apenas o canguru caindo lá para trás inexplicavelmente. Problema dele.
Com isto X9onso ganha uma posição e fica lá enchouriçando o mundo.
Em uma tentativa de mudar totalmente sua estratégia Mark Webber vai aos boxes trocar pneus e volta atrás de todo mundo na esperança de ganhar novamente as posições quando os outros fizessem suas paradas obrigatórias.
Só não contava com o slogan de sua principal patrocinadora agir de forma tão contundente.
Só que ao invés da Red Bull dar asas, quem deu efetivamente foi a Lótus de Kovalento, e lá foi o canguru para o espaço, literalmente. Imagens após o acidente mostravam o finlandês explicando o acontecido:
“-Eu estava lá na frente, e ele querendo passar, então eu disse se quiser, passa por cima, só não contava que ele acatasse a sugestão.”.
Procurado para dar sua versão o australiano voador disse apenas que ainda estava com a cabeça girando...

Safety car na pista e todos aproveitam para trocar pneus, quem se dá mal é equipe oficial da FIA que acaba com um carro em décimo e outro em décimo sexto.
Tem inicio então a saga do linguarudo. “-Avisem ai aos nossos amigos da direção de prova que o Lewis fez coisa errada.”
Em menos de três voltas aparecia na tela que o carro número dois estava sob investigação, e mais rápido ainda apareceu a punição ao piloto inglês.
Só que para azar do Dedoduronso, Lewis cumpriu sua punição e voltou na mesma posição em que estava: segundo lugar.
E lá ficou até o fim da procissão.

Não contente com a falha em sua estratégia Fofoqueironso ainda daria uma choradinha no rádio antes de atacar novamente.
“-Isto é injusto, como pode ele ficar na nossa frente?” – e arrematou – “-Fala ai com o Jean...”.

Mas o rato francês nada pode fazer contra o talento de Hamilton, então colocou na roda outros dez pilotos sob investigação com ao menos sete à frente do asturiano cagëta.
Até o momento em que este texto ficou pronto não há noticias se todos foram punidos ou não.
O fato é que Vettel venceu de ponta a ponta, de forma previsível e com as duas Mclatas atrás de si.
E – oh meu Deus – com a Williams do 1B em quarto lugar após herdar – de forma honrosa – a posição do japonês kamikaze que só fez sua parada obrigatória a poucas voltas do final. Mostrando o quão idiota é esta regra da obrigatoriedade do uso dos dois tipos de pneus.
Ainda sobrou tempo para ele aprontar das suas sobre carros da Toro Rosso e da FIArrari de Delatonso.
O que nos faz adaptar outro samba histórico – este dos Originais do Samba - para fechar o texto.
“-Falador passa mal, rapaz! Falador passa mal... Que malandro é você que não sabe o que diz. Cuidado com tanta cagüetagem, você pode perder o nariz...”.

Comentários

Fábio Andrade disse…
Honestamente, uma corridafail. A FIA se enrolou nas próprias regras confusas e aplicou punições a torto e a direito.
Daniel Médici disse…
Faço minhas as palavras do Fábio aí em cima. Fossem os dirigentes mais razoáveis, e essa corrida não devia nem ter valido pontos para o campeonato.
Unknown disse…
Amigo,concordo com você em relação às dificuldades do cicuito,porém observei um detalhe muito interessante em seu texto:você é totalmente parcial em relação ao F. Alonso e L. Hamilton,o que eu acho sem sentido,porque se você escreve em relação a algum assuno para outras pessoas lerem,você tem que ser em primeiro lugar imparcial!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Kesnault disse…
Groo, o correto é alcaguete com o verbo alcaquetar. Espero que não ache ruim, corrigí-lo. Um abraço.
Williams disse…
Sua torcida pelo espanhol cresce a cada dia heim? :D Faltou comentar a entrevista do Alonso Groo: "foi uma corrida manipulada". Tinha quase certeza que ir ler uma piada sobre o assunto, mas passou batido. Eu lamento de acordar cedo mais uma vez pra ver essa corrida de autorama com um trilho só. Prometo que ano que vem só quero ver o treino classificatório, já que é o mesmo resultado da corrida. Obs: essa foi a maior chance da vida do Barrica chegar no pódio, já que a Globo não transmitiu a premiação! Abs
Ron Groo disse…
Isis, quer imparcialidade? Procure um site especializado. Aqui é blog, e blog do Groo, logo exprime a opinião do Groo.

Fernando, tá correto. Eu sei que o correto na norma culta é alcagüete, porém estou seguindo a linha do samba que abre o texto, que convenhamos foge completamente à norma culta para promover uma maior popularização.
E eu não acho ruim não. Esta não foi falha, como te expliquei, mas estou longe de não falhar e fico agradecido quando corrigem. Afinal a vida é um eterno aprendizado, não?
Obrigado.
Net Esportes disse…
hahah que piada a revolta do leitor quanto a imparcialidade !!!!!!!!!

X9onso !!!! kkkkkkkkkkkkkkk essa foi demais !!!!!!!!!!!!

Só um detalhe com relação a essa troca obrigatória de penus: Se não fosse isso as corridas iriam ser mais chatas ainda, Muitas vezes como hoje o cara ia sair na pole e ia ganhar a corrida e ponto final. Basicamente até acontece isso já, mas um pneu macio desgastando um pouco mais talvez traga alguma mudança e tal.
Felipe Maciel disse…
Considerando todas as corridas que tivemos em Valência, essa foi a melhor delas. Mas que a FIA se atrapalhou toda, não há dúvidas. Nunca vi tanta punição traço numa mesma corrida. A maioria dos pilotos que foram punidos terminariam com o mesmo resultado se não tivessem sido. Curioso...
FilipeJMS disse…
Será que tem vaga pra mim naquela piscina? eheheheh
O acidente do Weber foi uma das coisas mais assustadoras que já vi na F1!
kimi_cris disse…
Realmente acho que ninguem vai sentir falta desta corrida, em 3 corridas foram todas muito chatas.

Grande Abraço!

Kimi_Cris
Anônimo disse…
...e M.C., volta: forevis iangui, Mussum ! Originais do Samba... Corrida chatta. Alguém falou isso aí ? Mas a decolagem do indeciso Webber( não sabe ultrapassar... outro é o Button ! ), voces podem dizer até que sou maluco mas tem piloto de F1 que não sabe ultrapassar ! Enganam quando tem um carro poderoso e ficam lá na frente mas, quando precisam fazer algo " mais audacioso " como uma simples ultrapassagem, protagonizam uma cena fantástica como aquela ! Um voo espetacular ! A lotus paraguaia ficou "parada", sambando um pouquinho, vá lá, esperando que o Coala assassino fosse para a esquerda e ultrapassasse por fora ! Dava ! Foi por dentro e se estrepou ! Bem feito ! Bem feito ! Bem feito ! Devodp a sacanagem com o Vettel, no GP do... Onde mesmo ? Me esqueci. Gatinhas gostosas aquelas mas, as nossas são muito mais gostosas. 3, daquelas bailarinas do Faustão... ou panicats ou narigudiscats...caldeicats( sei lá, do Hulk !), ninguém mais assistiria aquela corrida chatta, com ponte giratória no meio e com papagaio instinto a narrar o treco ! Pô, ele não tá na Copa ? Fominha... Isso é que dá fazer uma ESE( estratégia sacana errada ). Agora, o papagaio está famoso no mundo todo ! Tá se achando, mermão ! Tá que nem o Rosberg, quer dizer, Leornardo de Caprio no Titanic ! Rei do Mundo ! A Blogo quer o cara por mais 10 anos ! Rouco, com aquele gritinho de gol mais fraco que o do meu vizinho de 90 anos ! Ganhando o dobro ! Dedoduronso... Mas ele fez o certo. O Mansinha, nosso sonífero piloto brazuca, não faria isso, nunca ! A exemlo da Blogo, a Ferrada quer fazer um contrato de 10 anos com o Dedoduronso ! O cara é vivo pacas ! Pegou o erro do genial Hamilton( será bicampeão como ele no final da temporada ), que adora fazer essas malandragens..., e caguetou ! Tá certo só que ele memso sifú ! Bem feito ! Bem feito eee Bem feito ! Né, Marcelonso ? E lá vem as chattas das vuvuzelas ... Povão é muito infantil mesmo. E tem gente que acredita que povo pode revolucinar algo.... Tadinhos... A minha é verde amarela ! HA !
andreh disse…
Cara, por mais q se diga q os carros de f1 são realmente seguros, é impossível não ficar impressionado com o ocorrido, ver o Weber sair do carro andando normalmente, como se tivesse sido uma batidinha de nada, é de ficar de boca aberta, cair virado e depois a puta pancada na barreira de pneus! Tem q tirar o chapéu pros engenheiros q colaboraram pra q chegasse a esse ponto! Tô esperando as avacaliações do gp! Abraços!
Marcelonso disse…
Groo,

Essa corrida foi uma verdadeira merda mesmo.
Ontem em cada lance que envolvia o Alonso lembrava de vc,pensando:
O Groo vai deitar e rolar!!!

Que o Alonso é um baita piloto,é fato.
Mas essa de piloto apitar foi demais,isso é obrigação da direção de prova.
Se for o caso depois o time pode protestar contra determinado procedimento ou a falta de dele.

A meu ver foi involuntário a ação de Hamilton que no momento exitou se poderia passar ou não!No fim decidiu passar.

abraço
Anônimo disse…
... e M.C., volta: Portugal perdeu. Tão dando uma forcinha extra para a Espanha...
Anônimo disse…
I am really impressed together with your writing abilities and also with the structure in your
blog. Is that this a paid subject matter
or did you customize it yourself? Either way keep up
the nice quality writing, it is rare to see a nice
weblog like this one today..

Here is my weblog rooom
Anônimo disse…
Howdy! I could have sworn I've been to this website before but after reading through some of the post I realized it's new
to me. Nonetheless, I'm definitely happy I found it and I'll be book-marking and checking back frequently!


Here is my blog post ... marcha