As árvores alemãs

Enfim... Alemanha.
Vem chegando o fim de semana e com ele mais uma corrida na Alemanha.
Terra da Auto Union, do Caracciola, do Rosemeyer, da Mercedes, do Schumacher e mais recentemente do Vettel, do Sutil e do Rosberg, só para ver como as coisas vão se deteriorando...
E mesmo a F1 tendo apenas um campeão alemão após 1950 é impossível negar a importância que o país tem na história da categoria e do próprio automobilismo.
É muito difícil pensam em corridas de carros e não pensar em Alemanha.

Este ano o grande prêmio alemão será corrido em Hockenheim – ou no que sobrou dele - que já a Alemanha divide seus grandes prêmios regularmente e entre esta pista e Nurburgring.

Só que para mim vai faltar algo além das grandes retas do traçado antigo. Da velocidade plena, dos carros com pouca asa e dos pilotos com mais coragem...
Falta uma das marcas mais fortes em minha memória quando penso em uma corrida na Alemanha.

Faltam aquelas que fizeram a fama do “inferno verde” e que serviam de moldura para a velocidade plena nas infindáveis retas que cortavam Floresta Negra em Hockenheim.
Antes de o traçado ser tilkeado com as bênçãos dos ecologistas alemães, claro.

Faltam as árvores...

Comentários

Anônimo disse…
Groo!

Em primeiro lugar, meu velho, obrigado pelas boas vindas. Senti falta disso tudo aqui. "Fugi" por motivos pessoais, mas felizmente voltei e vi que perdi bastante coisa, mas foi por uma justa causa.

Agora sobre o post, realmente, como esquecer aquelas retas fantásicas onde todos os tipos de ultrapassagens aconteciam e onde só os motores "machos" sobreviviam?

Mataram Hockenheim. Infelizmente. Espero que jamais façam o mesmo com Spa e Monza...

Abração, véio!
Daniel Consorti disse…
É Groo.

Infelizmente essa Febre Tilke está matando a maioria dos traçados clássicos da F1. Primeiro foi esquartejar um dos traçados mais belos da F1, Hockenheim, e depois tirar do calendário várias outras provas (como Kyalamy, Imola, Estoril, Jerez, etc, agora modificaram outro templo, Silverstone e o pereba do Bernie agora ameaça Mônaco???

O que falta? colocar os pilotos para andarem em kartódromos?

Apesar de não ter visto, adoraria ver esse pessoal de hoje (apesar de serem ótimos pilotos), guiando no Nordschleife, sem ajuda eletrônica nenhuma!!! Será que alguem terminaria a prova? Ou então enfrentando o velho circuito de Hockenheim, ou mesmo de Interlagos (apesar de achar o traçado "novo" um dos melhores, junto com Spa, do atual Circo).

Sinto falta de ver aquela camera interna de 1988, onde vc via o coitado do piloto trabalhando mais que estivador de porto... de ver os pilotos chegando ao final da prova exaustos, (como Senna em 1991 ou Mansell em 1984).

Amo a F1, assito a todas as corridas, mas o charme e o "heroísmo" dos pilotos a muito se foi!

Grande abraço

Daniel
Daniel Médici disse…
Fico pensando, se deixassem a pista como estava, se não teriam poupado mais árvores... Hipocrisia europeia, fardo do homem branco, pois o mesmo país que posa de amigo das árvores poupa as suas e compra o mogno brasileiro para o mobiliário de sua casa.

Mas enfim, não quero acusar ninguém.
Marcelonso disse…
Groo,

Infelizmente essa pista perdeu toda sua identidade,não passa de mais uma "pistinha" que o Tilke destroçou!
Aliás esse arquiteto é um Midas ao contrário tudo que ele toca,como diria a Rita Lee:"Tudo vira bosta!"

abraço