Paralelismos - Senna, Karl e Groucho

Karl Marx, aquele cara que escreveu – e provavelmente o único que entendeu – O capital disse um dia: “-A história acontece como tragédia e se repete como farsa.”.Criando um paralelismo com a F1 temos a confirmação de sua veracidade e a seguinte situação.
Em 1994, naquele domingo pela manhã um certo Senna largou para aquela que seria sua ultima corrida.
Após algumas voltas e uma relargada encontrou seu trágico destino no muro da curva Tamburello, em Imola.
E como Getúlio Vargas – só que sem a intenção – saiu da vida para entrar para a história.
Não que não tivesse lugar cativo nela, mas aquele acidente antecipou – provavelmente – em alguns anos o fato.
Fez-se a história por meio da tragédia e temos meio Karl Marx já.

Agora em 2010, às vésperas de uma corrida importante, que marcará a nova fase – e configuração – da pista, e porque não do autódromo de Silverstone, outro Senna encontra o fim de sua carreira na F1. Ou não...
Sem acidente, sem luto, mas também sem glória.
Também não teve uma Tamburello para lhe marcar a saída, ou melhor, teve um Collin Colles a guisa de curva fatal.
Fez-se a história por meio da farsa e agora também completa-se a frase de Marx.
E para completar o paralelismo, parafrasearemos novamente Getúlio, mas coerentemente em tom de farsa: saiu da mídia para possivelmente entrar no esquecimento.

Por outro lado a F1 não é a única forma de se viver e vencer no automobilismo. Há vida fora dela e Bruno Senna pode sim – porque não? – vir a ser um ídolo, não tão grande quanto o tio, em alguma categoria.
E que tal, para marcar uma possível virada de jogo, fazer para Bruno outro exercício de paralelismo com outra frase de um outro Marx, o Grouxo: “-Porque eu deveria me preocupar com a posteridade? Ela nunca fez nada por mim!”. E nem a F1...

Comentários

Falou e disse...Talvez o Bruno não tenha outra chance na F1.Por isso mesmo arriscou suas fichas nessa pseudo-equipe.
Para aqueles que vislumbravam um encontro/embate/duelo Senna-Piquet, que desfecho, heim!?!?
Anselmo Coyote disse…
Sublime!!!
Anônimo disse…
...e M.C., aparece: http://www.youtube.com/watch?v=Xwg2lY-3qGo&feature=related ... A quem interessar possa. Men At Work... que adoro. Down Under é plágio de uma música folk australiana dos anos 1930. " Kookaburra sits in the old gum tree ". Tristeza... Mas isso é comum. Beach Boys plagiaram Little Richards, Tim Maia, se me lembro bem, "Sossego" é toda americana... E por aí vai. Roroberto Cacarlos... Karl Marx, Getúlio Vargas ? Tô fora. Aliás, Sobre a logomarca da Copa do Mundo de 2014: por favor, mãos verdes e amarelas. Abraçando um globo azul, aliás, o lindíssimo azul da nossa bandeira( que já viu uma bandeira oficial de perto comprova ) e o 2014 EM BRANCO ! Da paz. Vermelho ? Por quê ? Lembra Socialismo... Bruno Senna. Silvastone ! Sobrinho do "Cara" que deu à Silverstone o novo mas já quase esquecido apelido. Deve ter cobrado mais e a Tartaruga Team não aceitou. O japa vai sofrer no lugar dele. Parece que Senna Sobrinho correrá as próximas... Haverá "clima" ? Dos irmãos Marx, o melhor, disparado, é o Groucho. Tem Harpo e o Chico ! Geniais ! Mas o Grouxo... Então, adoro o Groucho Marxismo ! Marx, o Karl, é... deprimente... HA ! Olha o BRUUUUUNO !
Daniel Médici disse…
Muito bom, Groo! Os paralelos são super pertinentes! Ainda mais para mim, um grouxo-marxista ferrenho.

Isso me faz lembrar uma outra frase do Marx, o Karl: o homem faz a história, mas não do jeito que ele quer.

Mas pelo que ouvi (e não tenho ouvido muito), é bem capaz do Bruno voltar em Hockenheim. Pena ele ter negada a chance de correr justamente num autódromo que um dia já foi chamado de 'Silvastone'.
FilipeJMS disse…
Concordo que as corridas do Bruno foram até agora decepcionantes, mas o que se pode esperar de uma equipe estreante e sem Ross Brawn no comando? Acho que um melhor preparo das novas equipes e uma melhor inspeção da FIA aumentaria o nível das corridas!