Hungria 2010 - E lá vem o race control encher o saco

“-Corridas na Hungria tem esta vantagem: são chatas de verdade.”.
Disse isto na edição ao vivo da RoB, e me fiava no fato de que não me lembrava de uma intervenção do race control em uma corrida húngara.
Agora... No ano que vem - se ainda estivermos por aqui - vamos nos lembrar.

Em um final de semana onde sobraram – e muito – os carros de boi vermelhos a pergunta era: Quem poderá - e se poderá - chegar à frente de pelo menos um dos caros da Red Bull?
Não havia resposta à vista, ou melhor, se convencionou dizer que eles só poderiam perder a corrida para erros próprios e não por méritos de outros.
Mas o mundo esqueceu do mais temível adversário de todos.
Não.. Não! Não estou falando do piloto Safado e nem da equipe Pilantra, muito menos dos profissionais da McLata e sim dele, o terrível: Race Control!
Note que em todas as corridas onde há alguma equipe abrindo muito das outras aparece um safety qualquer pra juntar a turma. Sempre baseado em questões de “segurança” com pedaços – grandes, pequenos, fáceis ou não de tirar da pista.
Ok! Havia um pedaço – e dos grandes – de carro na pista, mas, e por isto mesmo, não dava para tirar sem colocar o safety na pista?

Nem vou discutir a punição a Vettel, se foi justa ou não, ela foi conseqüência do esquisito safety.
É ou não coisa de race control?
E com isto põe-se abaixo minha frase de abertura, a corrida deixou de ser verdadeiramente chata para ser artificialmente animada.

Depois de uma largada limpa, onde o piloto Safado ganhou a posição de Webber.
Enquanto isto Vettel ia abrindo com a facilidade de quem corre contra carros parados.
Webber nem precisa defender a terceira posição já que o piloto Capacho sequer fez força para atacar. Daí em diante teríamos a normal chatice de um GP húngaro, mas a situação relatada acima fez com que as paradas nos boxes invertessem as coisas, jogando o coala que fala para primeiro – para não mais sair de lá – Vettel em segundo, Safado em terceiro e Capacho em quarto.
Bacana foi ver Webber subverter as certezas de que o pneu macio não duraria muitas voltas.
Durou tantas quantas foram necessárias para abrir uma vantagem segura para a troca de pneus.
Bacana também ver a confusão em que a Renault de Kubica bate na Force Índia de Sutil dentro dos boxes.
Mais curioso ainda foi ter a confirmação de que Nico Rosberg é realmente um “roda frouxa”. E ver sua roda pulando nos pits foi no mínimo engraçado.

A punição – por conta da re-largada, diga-se – colocou o Safado em segundo e Vettel em terceiro. Pensava-se que com a tremenda superioridade do carro 5, uma briga ou mesmo uma bela ultrapassagem seria questão de tempo.
Ledo engano, Vettel bundamolizou-se e pensou nos pontos, incomodando muito pouco o Safado.
Na quarta posição ficou o Capacho com sua resignação irritante.
No fim, como coisa emocionante restou ver Schumacher espremendo Barrichello no muro. Se Michael está se divertindo com esta situação é pouco provável, mas que a gente riu muito com o “FDP” dito pelo 1B ao conseguir – de pneu novo contra um extremamente lixado – foi hilário.
Agora as férias da F1 que ninguém é de ferro.
Até a volta, quem dá as cartas é a Red Bull e Mark Webber, o coala que fala.
E acelera.

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Toda torcida pro WEBBER e vai acontecer como em 1959 e 1980 qdo. prá espanto de todo mundo um Aussie se transformou em campeão na única chance que teve. Tem seus méritos.
Anônimo disse…
e M.C., escreve: Isso mesmo ! " ... com sua resignação irritante ... ". "Capacho" é demais, Ron. O que acontece, na realidade, é que nós, brasileiros, estamos mal acostumados. Digamos, os mais " velhos " masrecomendo, pros mais jovens, o ou Tube para umas aulinhas de grande pilotos. Até o Pintacuda voce acha. Emerson, Nelson, Ayrton( poderia ser Ayrson...). Quase 25 anos - 1970 até 1994 - de primeiros pilotíssimos. Sem contar com uma equipe brasileira no meio que fizemos questão de fazer graça com ela mas que a mesma chegava lá ! Marcava os seus pontinhos. Nenhum vexame como essas que estão a aprontar por aí. Hispânia ? Lotus paraguaia ? Bom, o " Segundão dos segundões ", com ultrapassagem histórica( presente do Dick pois era prá ficar quietinho deixando o ex- capa... ex - segundão passar ) fez bela corrida mas o segundo maior Segundão da história do Brasil, com sua resignação irritante, como bem disse, irritando os gatos pingados que assistiram a chatérrima corrida. Na minha opinião, a mais chata também ! 2ª mais chata, Mônaco. a 3ª, Interlagos ! Já tinha avisado aqui... Tio Bernie já anda mandando recados, já que teremos dindin governamental para Copa e Olimpíadas, quer novo circuito( Jacarepaguá, viram Gagálvão falando de Jacarepaguá ? Coincidências, coincidências... não são coincidências ). E todos nós sabemos: povo gentil e distraído, populismo a " la Lullalá " eeee dirigentes como Bernie, um novo circuito pode surgir ! Voltando aos companheiros de equipe que ajudam mas dizendo pros idiotas aqui que não são o segundo cockipt da equipe: 2º piloto sempre existiu e sempre existirá ! Jogo de equipe sempre existiu e sempre existirá ! Piquet e Mansell, na Williams, brigaram em 1986. Jogo de equipe da McLaren fez com que Prost ganhasse ! Hoje, ainda aposto em genial Hamilton. Ou Alonso. Jogo de equipe. No caso da McLaren, me parece mais dificil mas os dois são ingleses e Button pode ajudar Hamilton... Sei lá... Clara está a situação da ferrari. O que Gagalvão e seus Buenos precisam falar prá todos é o seguinte: " fulano de tal, brasileiro, casado e milionário, com clásula para ser isso aí mesmo é... 2º piloto "!
Anônimo disse…
e M.C., escreve: Isso mesmo ! " ... com sua resignação irritante ... ". "Capacho" é demais, Ron. O que acontece, na realidade, é que nós, brasileiros, estamos mal acostumados. Digamos, os mais " velhos " masrecomendo, pros mais jovens, o ou Tube para umas aulinhas de grande pilotos. Até o Pintacuda voce acha. Emerson, Nelson, Ayrton( poderia ser Ayrson...). Quase 25 anos - 1970 até 1994 - de primeiros pilotíssimos. Sem contar com uma equipe brasileira no meio que fizemos questão de fazer graça com ela mas que a mesma chegava lá ! Marcava os seus pontinhos. Nenhum vexame como essas que estão a aprontar por aí. Hispânia ? Lotus paraguaia ? Bom, o " Segundão dos segundões ", com ultrapassagem histórica( presente do Dick pois era prá ficar quietinho deixando o ex- capa... ex - segundão passar ) fez bela corrida mas o segundo maior Segundão da história do Brasil, com sua resignação irritante, como bem disse, irritando os gatos pingados que assistiram a chatérrima corrida. Na minha opinião, a mais chata também ! 2ª mais chata, Mônaco. a 3ª, Interlagos ! Já tinha avisado aqui... Tio Bernie já anda mandando recados, já que teremos dindin governamental para Copa e Olimpíadas, quer novo circuito( Jacarepaguá, viram Gagálvão falando de Jacarepaguá ? Coincidências, coincidências... não são coincidências ). E todos nós sabemos: povo gentil e distraído, populismo a " la Lullalá " eeee dirigentes como Bernie, um novo circuito pode surgir ! Voltando aos companheiros de equipe que ajudam mas dizendo pros idiotas aqui que não são o segundo cockipt da equipe: 2º piloto sempre existiu e sempre existirá ! Jogo de equipe sempre existiu e sempre existirá ! Piquet e Mansell, na Williams, brigaram em 1986. Jogo de equipe da McLaren fez com que Prost ganhasse ! Hoje, ainda aposto em genial Hamilton. Ou Alonso. Jogo de equipe. No caso da McLaren, me parece mais dificil mas os dois são ingleses e Button pode ajudar Hamilton... Sei lá... Clara está a situação da ferrari. O que Gagalvão e seus Buenos precisam falar prá todos é o seguinte: " fulano de tal, brasileiro, casado e milionário, com clásula para ser isso aí mesmo é... 2º piloto "!
Sei lá Groo... chamar o Alonso de safado porque deu piripaque quando levou fechada é um pouco demais. Capacho... ok, vá lá, pois Massa poderia ficar na dela e dizer que o rádio quebrou, como em 2002, mas não vamos tachar para sempre os dois assim.
Ron Groo disse…
João.. O Asturiano é Safado pelo conjunto da obra...
kimi_cris disse…
Realmente as intervenção do SC foi um pouco suspeita.

Abraço!

Kimi_Cris
Fábio Andrade disse…
Depois do GP da China, o Safety Car se institucionalizou como o instrumento do dono da bola pra deixar o jogo mais maneiro.

E fica tranquilo, o mundo só acava em 2012. Ano que vem estaremos aqui pro próximo GP húngaro.

Quanto ao Vettel: certamente ele pensou nos pontos, mas também é preciso levar em conta que é muito complicado ultrapassar em Hungaroring. Muito mesmo. Para se ter o exemplo, taí o Barrichello que ficou muitas voltas pressionando o Schumacher, mesmo estando com rendimento claramente melhor.

O alemãozinho se "bundamolizou" como vc disse, mas bundamolizar-se, as vezes, é necessário.
Daniel Machado disse…
Nem vi nada napista para a entrada do SC. Só se mostraram na tv e eu não olhei na hora. Engraçado foi antes da largada uma turma de crentes vir na porta da minha casa me chamando pra ir ver um culto deles. Voltando a corrida, o Rosberg realmente assumiu que queria da a rodinha pro mundo todo. O Vettel poderia ter tentando passar o piloto safado, mas se acomodou e quando tentava errava mostrando imaturidade. Agora é esperar a F1 voltas dessas férias e ver quem volta melhor. Abraço Groo
Net Esportes disse…
Acho muito melhor agitada pelo safety do que a procissão que se previa .... e o Schumacher se danou, foi punido também !!!!!

O pulo do Webber no pódio lembra o pulo do Schumacher ... só que esse pulo do Webber é bizarro !!!!!!!!
Tohmé disse…
Pra mim, Webber é um LIXO...
A F-1 acabou faz tempo Groo, eu vc e mais alguns milhões de idiotas espalhados pelo mundo é que achava o contrário. A "nascarização" da categoria iniciada com ese ridículo, desnecessário e aborrecido race control, o semafóro dos boxes e coroada agora com essa pontuação ridícula - daqui a pouco vão distribuir pontos até para a pintura mais bonita, coisa de americano que confunde competição com gincana - tudo isso é a tentativa do duende verde ( tio bernie) de tentar a todo o custo entrar no mercado americano, para isso venderam a escência da categoria, só está faltando uns "divertidissimos" ovais, mas eles virão com certeza......

Da corrida que não assisti sugiro que de hoje em diante seguindo a moda criada pela RGT de transformar tudo em siglas vamos chamar os pilotos assim tambem, dessa forma o felipe passa a ser o PBM - piloto bunda mole, o alonso vira PMC - piloto mau carater e a ferrari passa a ser MRT - máfia racing team, o resto nada a acrescentar, a não ser um dado tecnico que não foi lembrado em nenhum momento na disputa entre o Barrichello e o Schumacher e que dá a falsa impressão que o 1B passaria fácil por ser 3s. mais rápido por volta: o motor do schummy é um dos melhores e mais potentes da categoria enquanto o do Barrica é notadamente o mais fraco da F-1 , daí aonde chegar era fácil e passar muito dificil, porisso o 1B está de parabéns.
muraldebrusque disse…
chupa MC
chupa Groo
fim do ano vão ter que engolir o safado.
bonzinho não ganhar campeonato, só voces dois não sabem ainda.
kkkkkkkkk
Marcelonso disse…
Groo,

Aquele pedaço de carro na pista(que até agora não vi)salvou a corrida certamente.

Até pode ter sido artificial,ainda assim prefiro esse tipo de artificialismo que o natural marasmo hungaro.

Vettel pilotou bem hoje,a punição foi bem estranha,eu nunca tinha visto ninguém ser punido por isso.


Quanto a manobra de Schumacher,uma coisa é vender caro,mas tudo tem limite,o alemão passou do ponto.
Naquela velocidade um enrosco daria uma m.. gigantesca.

No fim temos que saudar o SC,foi providencial sua entrada,ainda que tenha sido artifial.

abraço
celso gomes disse…
Aquele pedaço de carro (bem grandinho, por sinal) não poderia ser retirado da pista por nenhum marshall sem que se colocasse em risco a vida dele. Alem do mais a peça estava em um ponto cego da pista (entre uma subida e uma descida). Eis um snapshot da peça no link abaixo, com um carro passando ao lado. A cautela do Race Control foi perfeitamente justificável, pois ninguem quer ver, nunca mais, uma repetição do famoso acidente envolvendo o piloto Tom Pryce e um marshall, em Kyalamy, África do Sul em 1977 onde ambos vieram a falecer. Dessa vez o SC não foi a pista para dar mais "emoção" à corrida.

http://a.imageshack.us/img44/1341/hungaryhungaroring01.jpg

sds
Manu disse…
Bom, eu já previa um SC ali desde a largada. É como vc disse Groo, com corrida chata, qq coisa é motivo de SC e punições reais ou imaginárias para dar um "up". Digo imaginárias pq pode estar errado, mas eles buscam perfeições que só um robô é capaz. Não sei se foi o caso, mas de qq forma eu fico solidária ao Vettel. Ele faz beicinho e fica "p" da vida como qq humano. As vezes eu me perguntava como o Kimi conseguia ficar com cara de "tudo bem" qd a bomba estourava do lado dele.

Nem falo da Ferrari - aquilo lá é incômodo de comentar desde 2008.

Mas devo comentar que essa "comemoração" do Webber dá medo. Muito medo.

Abs!
Anônimo disse…
...e M.C. volta: Pô... que preparo físico... Lembro do Senna, tortinho no podium; do Piquet, desmaiando ! E o Webber dá um pulo daqueles ! Pulo de jeca tatu, daqueles do interiô da Austrália, mas depois de 70 voltas ?Realmente, estão os pilotos, mais do que nunca, a mercê das equipes e engenheiros. Téquinolojia, mermão ! Mesmo assim, caramba ... Digo e repito: quem ajudou o Ruimbens a fazer uma ultrapassagem espetacular foi o próprio Mikoel ! Se fica quietinho, no lado esquerdo da pista, ninguém estaria falando desta ultrapassagem. Se bate no muro, o chucrute teria que sair preso de Hungahorroring por homicídio qualificado ! Premeditado ! Segundão dos segundões deveria dizer obrigado ao Dick Vigarista, pelo menos, por ter feito uma das mais corajosas, arriscadas e belas ultrapassagens da história da F1 ! E depois ter dado um soco na cara dele. A tática do novo segundão será SEMPRE ficar atrás do primeirão da Ferrada. Se der o "azar" de sair na frente, alguma coisa surgirá na corrida. Única chance de ver o segundão da Ferrada se dar bem é com Fofonso fora da corrida. Por isso sugiro à todos que começem a torcer pelo Di Grassi ou Senna sobrinho. Ou pelo Segundão dos segundões.
FilipeJMS disse…
Bela ultrapassagem do Rubinho no Shumacher, mostrou coragem e competência. Sempre criticamos o Rubinho, mas dessa vez ele merece nossos sinceros PARABÉNS!
Chupa alemão... ahahahah!
Anselmo Coyote disse…
Groo,

Eu não sei como, mas o Kobayashi, o japinha-voador, largou em 23o, passou 7 carros na 1a volta e chegou em 9o.

Um mistério.

Abs.
Fernando Kesnault disse…
Isso sobre a ultrapassagem do Rubens sobre o Schumacher e dizer "chupa alemão" é um despeito do tamanho do mundo. O Barrichello sempre foi KGÃO e se dizia amigo do chucrute. O Schumy nunca aliviou nem mesmo pro irmão Ralf que quase o jogou no muro durante a largada do GP Europa 2001 em Nurburgring, baasta conferir.
Salve Salve amigo blogueiro! Beleza?

Quanto tempo hein?

Achei sensacional a ultrapassagem do Rubinhu pé de chinel em cima do Alemão, meio q foi uma vingança por ele sempre ter sido vice... rsrsrsrsrs

Agora, palhaçada foi o Massa com o Alonso, dando uma de Rubinho...

F1 desanima de vez em quando acontece esse tipo de coisa...

PALHAÇADA!!!!!!!!!

Abraçosssssss