TV aberta, sessenta anos

Muito diferente do que disse Belchior em “Balada de Madame Frigidaire”, a TV nunca teve de enfrentar a geladeira como nossa amante. Ela é a rainha absoluta do lar.
A TV é dona da casa e a geladeira no máximo uma escrava branca.
E por conta disso a família estava toda reunida em torno dela em uma noite chuvosa de segunda-feira. -Sessenta anos de TV no Brasil... – diz a mãe.
-Pois é... Mais de meio século... – diz o pai.
-Vocês viram a TV quando inaugurou? – perguntou a filha do meio.
-Não, não... TV era coisa de rico. Em São Paulo, maior metrópole do país só tinha no máximo uns duzentos aparelhos... E foi Assis Chateaubriand que mandou trazer de fora do país... Meio que por maracutaia... Já que veio como contrabando. – conta o pai.
-E ninguém pegou ele? Perguntou a mais velha.
-Pegar Chateaubriand? Que isto... Era o homem mais importante daquela época. Influenciava presidentes, até mudava ou pedia leis para que levasse vantagem... Getúlio Vargas era muito seu amigo.
-E como ele fez pra que ninguém o acusasse de contrabando? – quis saber a do meio.
-Porque ele mandou uma TV para a funcionária que poderia acatar a denuncia... Ai já viu... – disse o pai.
-Eu queria saber o que foi que passou na TV no primeiro dia.... – diz o filho mais novo.
-Ah... Eu li que foram uns discursos, e depois um show de musica...

Então o avô, que até ali se mantivera calado resolve falar.
-Mentira! Não foi nada disto... Ou melhor, quase nada disto...
Espantados todos tiram os olhos da TV e começam a prestar atenção ao velho sentado em uma poltrona reclinável.
-Foi uma noite esquisita... Eu estava no trabalho, no ministério da Saúde, e lá tinha uma TV. Cortesia do Chatô...
-Chatô? – pergunta a filha do meio.
-Era como chamavam - pelas costas, claro - o Assis Chateaubriand... E eu vi tudo...
-Conta, como foi? – diz o menino caçula.
-Atrasou... Atrasou muito a primeira exibição... Na TV aparecia apenas uma imagem parada de um indiozinho... A gente ficou olhando o indiozinho... E ele não se mexia...-TV Tupi! – esclareceu o pai.
-Isto... E de um minuto para o outro apareceram na tela um monte de gente. Uma imagem esquisita, luminosa em branco e preto. Umas autoridades discursaram, o Chatô discursou... Uma mulher feia cantou alguma coisa e então tivemos uma visão terrível... Uma visão do inferno. A sorte era que existiam menos de trezentos aparelhos espalhados pela cidade, se não muita gente morreria de infarto. Eu mesmo só consegui encarar uma TV novamente muito tempo depois...
-Então foi filme de terror! – comemorou o caçula.
-Isto... – disse o avô encerrando o assunto.
Então todos se voltam novamente apara o aparelho de TV e continuam a assistir seus programas prediletos.
“-E agora com vocês a primeira dama da TV brasileira: Hebe Camargo!” – diz a voz da TV. Espantado, o avô olha para todos na sala e diz:
-Olha ai... A gente falando da primeira transmissão e não é que eles vão reprisar o tal filme de terror que passou aquele dia?

Comentários

Anônimo disse…
...e M.C, mais lucido, volta: O Dedois, o meu chapa... Não me lembro de nada. Só sei que o Flu anda fazendo o dever de casa certinho - time mais forte e mais lesionado do campeonato. Canelas de vidro, antigamente, os chamados politicamente incorretos... bichados ! Mas estes "bichados" de hoje parecem coisa de televisão... - para o Corinthians ser campeão e a TV lucrar mais ! Epa ! Falei besteira ? F1... segudinhos que juram que não são segundinhos mas não mostram o contrato ! A tv é maquiavélica. Chatô, brilhante em sua época, um empresário com todos os nossos do passado, e de agora, com os governos populistas de sempre metidos a amigos do povo( socialistas... ), fez a festa. Tabelinha perfeita que só propéra em países onde o estado é inchado e corruPTo. Capitalista-estatal !Opportunitys, baby. Aique o diga ! Acho a TV uma das invenções mais maquiavélicas da sociedade. Antes dela, depois dela. Revolucionária ! A capacidade de um sujeito - ou grupo - que fique bem nela, de persuadir milhões e milhões de pessoas é INCRÍVEL ! Começou com Kennedy e não parou mais... Notaram que a crise do Barraco Civil está mais nas revistas, um pouco nas rádios, do que na TV ? Jormaulistas e seus joguinhos... AH ! Ia me esquecendo ! A TV tem uma inimiga de peso, agora ! Uma invenção mais maquiavélica que ela que permite ver o jogo sujo de tentar fazer a cabeça de milhões se fazendo de amigo sorridente na telinha. Pessoas se comunicando. A informação, pela 1ª na história, não é privilégio de poucos. O jogo de jornalistas dissimulados, apaniguados.França: Sarkozy, populista ? Terror ? De mulçumanos contra o não uso da burka ou franceses contra mexer na previdência social, monstro deles e ... nosso ? - "TELEguiados" como diz o irmão do Millor Fernandes, Hélio. Vemos eles nos esportes, na politica mais perigosos são... Frankstein Martins ! Era da Blogo ! Quem diria ! E os nossos queridos artistas que não aparecem ? Ora um mes que o Juiz do Supremo dexou meter apu nos politicos ! Cadê os bufões ? Covardes...e " todo o artista tem de ir onde o dindin estatal estaááá " ! Quer, dizer, povo. A inimiga da TV é a INTERNET ! Por isso eles vivem a falar mal daqui... Falam de pedófilos mas o intuito é calar a nossa boca( minha, modéstia a parte, e de feras muita mais feras do que eu, que incomodam mesmo. Porque "a voz" do Marcelonso, eles adoram ! Milhões de Marcelonsos eles estariam felizes feito pinto no lixo ! Feicibúquis e Tuíteres da vida... escrever pouco ou nada mesmo...) Bom, não vou escrever muito. Escrevi ? É isso aí ! Queda de um gigante, viva o outro gigante ! Foda-se a TV, Viva a Internet !
Anselmo Coyote disse…
Groo,
Vc vai pro inferno. Onde já se viu?!
Por falar em Chatô, o livro Chatô. o Rei do Brasil, do Fernando Morais é primoroso e desvela esse mito que foi o Assis chateaubriand.
É preciso admitir: o cara, apesar de tudo, era fera.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
Groo,
Vc vai pro inferno. Onde já se viu?!
Por falar em Chatô, o livro Chatô. o Rei do Brasil, do Fernando Morais é primoroso e desvela esse mito que foi o Assis chateaubriand.
É preciso admitir: o cara, apesar de tudo, era fera.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Como bem colocou nosso ilustre camarada Coyote, Chatô tem seus méritos é verdade,ainda que por meios tortuosos.

Se não me engano,tem um ator Guilherme sei lá do que,que embolsou uma bela grana para fazer um longa sobre Chatô,e o tal filme nunca saiu.

Maldade sua com a primeira dama hein!
Com mais uma plástica vai ficar de cavanhaque.

Mc,um Marcelonso já é o suficiente meu bom!

abs
Unknown disse…
diz que a Hebe foi escolhida pela sua ampla "esperiênsia", já naquela época
FilipeJMS disse…
Ahahahahaha e hoje em dia a gente ainda reclama das opções que temos para assistir na TV aberta aos domingos!
Tohmé disse…
pegou pesado....he, he . coitada da Tia.
Te conto uma do Chateau um dia desses...
Marcos Antonio disse…
Vc ofendeu o Mark Webber cara, então nem pense em zoar com a cara da Ana Maria Braga... :P