Ary Barroso, apenas porque eu quero

Para estar no panteão das grandes personalidades deste país não precisava mais nada além de ter escrito “Aquarela do Brasil”, que inaugurou o gênero samba exaltação.Durante muito tempo houve uma corrente que gostaria de colocar esta composição como Hino Nacional não oficial, posição que deveria ocupar mesmo devido à beleza de seus versos:
Abre a cortina do passado/Tira a mãe preta do cerrado/Bota o rei congo no congado/Canta de novo o trovador/A merencória à luz da lua/Toda canção do seu amor/Quero ver essa dona caminhando/Pelos salões arrastando/O seu vestido rendado...

Há quem implique com o verso que diz: “este coqueiro que dá cocos”, dizendo que não poderia dar outra coisa, pura maledicência de quem não entende licença poética.
Porém fez mais, deixou frases e atitudes das mais marcantes e folclóricas. Para não dizer: engraçadas.
Grande compositor, grande comunicador, apresentava programas de rádio e narrava futebol.
Algumas de suas histórias:

Quando perguntava a seus calouros o que iriam cantar, ficava fulo da vida com a resposta:
-Eu vou cantar um sambinha ai...
-Sambinha o senhor (ou senhora) não canta, por acaso quando vem aqui para cantar um jazz, um fox strot põe no diminutivo?

Ficava muito bravo quando o calouro não sabia o nome do compositor da canção que ia interpretar. Ele como compositor tinha suas razões.
-Vai cantar o que?
-Vou cantar “Água de beber”.
-De quem? Minha filha.
-De Vinicius de Moraes... – disse ela esquecendo de citar Tom Jobim.
-Mas e o Tom? – gritava ele já espumando.
-O tom é dó maior, seu Ary. Quando apresentou Elza Soares pela primeira vez em seu programa, se espantou com as roupas extremamente grandes para o corpo da cantora. Roupas emprestadas já que Elza vinha de um meio muito pobre.
-De que planeta você veio, minha filha?
-Do planeta fome, seu Ary...

Outra cantora iniciante, para fazer um afago na fera resolveu cantar “Risque”, de seu repertorio.
Ao terminar perguntou a Ary o que ele tinha achado da interpretação.
-A senhorita assassinou minha música, se quiser mesmo me homenagear, nunca mais cante “Risque”.

Protestou publicamente sobre o excesso de improvisações da turma da bossa nova em suas canções, principalmente Wilson Simonal.
-No que escrevo não tem nem sabadás e nem doins.

Quando narrava jogos de seu amado Flamengo usava uma gaitinha que assoprava insistentemente quando o tento era a favor do rubro-negro, porém quando seu time do coração era atacado virava-se de costas para o campo e dizia: “-Não quero nem ver!” deixando sua audiência literalmente às cegas. Fora do foco artístico também aprontou das suas.
Certa feita- muito bêbado - insistiu que iria dirigir pelas ruas do Rio de Janeiro, e teve de ouvir de um colega: “-Você não está em condições de dirigir nem filme nacional!”.

Por estas e outras é que a memória de Ary Barroso tem que ser preservada e sempre que possível – ou não – divulgada.
A benção seu Ary!

Comentários

Anônimo disse…
...e M.C., emocionado, escreve: Grande Rio de Janeiro e Ary Barroso ! Os dois não voltam mais.... sniiiiiifff. Escreve sobre tricolor Nelson Rodrigues já que escreveu sobre um flamenguista ! Depois, sobre o vascaíno Aldir Blanc ! Nelsão era demais apesar de não ter escrito Aquarela do Brasil e seu coqueiro que dá açaí ! A vida como ela é é braba. Prá quem tem estomago forte. E o viaduto do Aldir tá lá ! Num cai mais ! Mas a tarde continua caindo.. A Terra girando ! E minha vovó, que já tá no céu, ouviu a viaduto despencar ! Da Tijuca ouviu o estrondo do bicho no chão ! Em linha reta uns 3 km. Pensou que fosse explosão em pedreira mas não tinha uma próxima. Trovão mas o dia estava claro.. Não existia na época o Comando Vermelho... "Aquarela" tem esse nome por causa de um baita temporal, dos brabos, impedindo o Ary( tô intimo...) de sair de casa. Algo parecido com a noite de ontem na mesma cidade mas não no mesmo local. A canção só teve sucesso quando em filme de DISNEY ! Para socialistas dilmenses, que não gostam dos E.U.A.... uma lembrança irritante ! Aliás, Disney era amigo de Barroso( caramba... grande dupla assim como Sinatra e Jobim ! Penske-Homem Aranha, Pelé -Cosmos... Mas sismamos com ESTEBAN-Lullalá ! Mário Vargas Llosa está certo: " Queremos ser pobres !"). Acho que a canção merece ser criticada. Tudo na vida merece crítica. O Lullalá, com 85% de aprovação, é um erro enorme. Prova de povão boçal que não sabe criticar.Acha que é "inveja"... Elite maquiavélica nós temos. Inzoneiro - fofoqueiro. Mulato inzoneiro. Bacana ? trigueiro... Tá. No pai dos burros, individuo moreno. Trigo maduro ! Mas o país lindo e trigueiro parece que somos grande produtor de trigo e ... a Argentina é que é a bãbãbã da parada ! Assim como a Bolívia é da Coca. Merencória... " Manu ! Voce é uma merencória " ! O pau vai comer ! Tenha certeza, Groo. A luz da lua ? Cheia ? Triste ? É o cacildis ! Era Barroso um... deprimido de carteirinha ? O nascer da lua em Copacabana é um dos espetáculos mais lindos da natureza ! Mas ele fala bem da lua várias vezes... bipolar, seria ? Por quê tirar a mãe preta do SERRAdo e colocar o Rei Congo no congado ? Bota a nobre senhora onde ? Levar para a Africa o Rei ? Qualé ! Deixa os nobres aqui mesmo. Mais uma música racis... tá, não. Já basta a marchinha ... " Porque és mulata na cor, mas como a cor não pega, mulata ..." aí o cara quer pegar a mulata ! Só prá sacanji ! Amor o queeee ! Veja uma mulatona de carnaval.. Quer amor ou AMOR com ela, Groo ? Deixa a cor pegar ! Esses antigos... Acho que a letra é confusa mas a música poderia, sim, virar hino... do Flamengo ! Prefiro o Zuvirundum... Cantada, só com a Gal Costa mesmo. Feita prá ela. Flasil... meu Flasil flamengueiro... do mulato rizoneiro...
Anônimo disse…
Em editorial, o jornal britânico "Financial Times" defende nesta quarta-feira que o candidato do PSDB à presidência, José Serra, "é a melhor escolha para o Brasil".

No artigo, "Eleições Brasileiras - José Serra é a melhor escolha para presidente, por pouco", o jornal sustenta que os dois principais candidatos ao Planalto são bastante similares, mas a eleição de Serra afastaria uma possível influência de Lula no próximo governo.

"Ambos (Serra e a candidata do PT, Dilma Rousseff) são notavelmente similiares. São sociais-democratas que crêem em políticas pró-mercado com forte componente social. São tecnocratas inoportunos. E são também desprovidos de charme", diz o jornal.

"Onde as diferenças existem, são pequenas mas significativas. Serra é mais linha-dura em termos fiscais. Com boa vontade, ele poria um fim no uso de esquemas extraorçamentários recentemente aplicados para cumprir as metas fiscais." "Reduzir o gasto público, ainda ascendente apesar de uma economia em pleno vapor, também diminuiria as taxas de juros e assim limitaria a apreciação da moeda." Para o "FT", Serra também seria "menos indulgente" com o Irã, a Venezuela e Cuba.
Anônimo disse…
A Aquarela do Brasil tem todo o meu apoio como hino nacional extraoficial, ou mesmo oficial.

Aliás, o nosso hino nacional oficial tem um pequeno problema: a introdução instrumental é longa demais. Até começar o hino pra valer, as emissoras de TV já apertaram a tecla stop.
Marcelonso disse…
Groo,

Ary Barroso foi uma figura sensacional,seu legado é genial. Ele precisa ser lembrado e apresentado as novas gerações sempre...

abraço
Marcos Antonio disse…
genio e flamenguista, foi ums primeiros multimedia por assim dizer, compostior radialistas e locutor esportivo!

grande lembrança
Anônimo disse…
Apenas constatando a constatação que o PT nos oferece: o caminho mais curto entre a ideologia e o poder é a corrupção.


Millor.


OBS: Este também é fera. Do Rio. Do Méier.
M.C.
PH Miniaturas disse…
Grande Ary, sempre sinto a presença da "malandrage" dele quando vou ao RJ.

Também sou a favor de um hino nacional mais curto e mais bonito - como esse que o saudoso Ary escreveu.

Forte abraço Groo!
Concordo com o Marcos Antônio, o Ary era multimídia mesmo e tem uma grande contribuição nas transmissões esportivas radiofônicas, será que ele se daria bem narrando as corridas da F1?

Texto emocionante Groo, vc conseguiu captar muito da própria essência "mil e uma utiliadae" do Ary, que acima de tudo fez ótimos sambas, sobretudo os que retratavam a Bahia, como "Na baixa do Sapateiro" bem como suas composições para o filme "VOCÊ JÁ FOI A BAHIA?" com Aurora Miranda, e que apresentou o primeiro personagem brasileiro dos estúdios Disney o "Zé Carioca" na época da "Política de boa vizinhança"!

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"