Glauber Rocha

João Ubaldo Ribeiro, um dos maiores escritores de nosso idioma, conheceu Glauber Rocha nas locações para filmagem do clássico “Terra em Transe”.
Tornou-se amigo do cineasta de imediato, afinal duas cabeças tão brilhantes tinham mesmo que se afinar.
Em várias entrevistas Ubaldo tece grandes elogios ao amigo, tanto na parte profissional quanto na pessoal.
-Apenas uma mania sua me era muito desagradável... – dizia o escritor – -É a maldita mania dele de coçar os quibas (saco) e limpar a mão batendo em nossas costas...

Outra história curiosa e engraçada sobre Glauber dá conta do dia em que foi apresentado à maconha. Vale lembrar que nos anos sessenta as descobertas da juventude em relação às drogas eram vista de forma diferente.
Acreditava-se que alguns tipos de entorpecentes ajudavam no processo criativo e a maconha em especial alterava a percepção fazendo com que as cabeças mais iluminadas, se expostas a seus efeitos, criassem coisas fantásticas.
Assim, segundo a lenda, Dylan teria apresentado a diamba aos Beatles para que a revolução começasse.
Da mesma forma, Luiz Carlos Barreto, o Barretão, fotografo do filme “Terra em Transe” foi o Dylan de Glauber, apresentando ao cineasta “as maravilhas da canabis”.
Tendo João Ubaldo como testemunha, lhe ofereceu o cigarro com a “alface do capeta”, pediu-lhe para que o fumasse.
Glauber pegou o cigarro, acendeu e foi fumar atrás do set de filmagem...
Barretão, ansioso, dizia a Ubaldo que achava que coisas maravilhosas sairiam da cabeça de Glauber. Que livre de certas amarras por conta da maconha, a imaginação do cineasta ganharia asas.
-Que coisas maravilhosas sairão de lá, João? Que coisas sairão?
Minutos depois Glauber volta e encontra os dois ainda no mesmo lugar.
-E ai Glauber? Como foi? – pergunta o escritor se adiantando ao fotografo.
-Rapaz... – começa ele com os olhos perdidos no horizonte.
-O que aconteceu? Fale! – apressa o fotografo que não se agüentava mais.
-Bati uma punheta...

Uma pequena homenagem a Glauber Rocha, genial cineasta baiano que a quarenta e um anos atrás em seu filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” já previa que um dia a briga pelo poder seria feita entre iguais, ao menos na ruindade de suas propostas, separados apenas por um singelo lenço preso a boca.

Comentários

Paulo Levi disse…
Kkkkk... mais uma ótima! E bem dentro do espírito de porralouquice daqueles tempos.
O Glauber poderia aparentar ser louco nos bastidores, mas com "UMA CÂMERA NA MÃO E UMA IDÉIA NA CABEÇA"fazia longas viagens, muitas delas introspectivas, ou não, à nossa sociedade, muitos dos temas abordados em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, ainda persistem no nordeste brasileiro, já a cena escolhida por você Groo, se encaixa perfeitamente a um duelo, cujo o segundo "Round" vai acontecer dia 31!..pena que não possa dizer que vença o melhor,porque o melhor está bem distante de ambos os concorrentes!

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"
Marcelonso disse…
Groo,

Glauber Rocha era um sujeito muito "doido", a canabis não fez diferença...
Era um visionário...


abs
Marcelonso disse…
Groo,
Não sei o que acontece, mas desde ontem, o post que vc coloca por ultimo não fica disponivel,aparece a mensagem:

"Página não encontrada
Desculpe, a página que você está procurando no blog Blig Groo não existe"

abs
Marcos Antonio disse…
ótima história!

Glauber realmente fez filmes q até hoje soam atuais, principalmente essa video q vc postou. Nesse caso q menos pior vença
Anônimo disse…
...e M.C., sempre do contra: Glauber ? Um saco ! Aliás dois sacões ! HA ! Quero ver por no circuito os filmes dele hoje... fracasso no ato ! Só o ingresso custando cinco reais e em lonas culturais. a matemática da coisa: 25 reais é o precinho do fracasso: Povão-Governo banca e ganha apoio ; malandros que vivem nas tetas do governo ficam com 20 e o "lucro"; de 5 reais ! esquerdóides... se pinçar, umzinho só deve ser cineasta medíocre... O melhor de todos ainda é o galã da Atlântida: Anselmo Duarte ! Diiiiispaaaarado ! Todos os filmes do Glaber, juntos, não chegam aos pés do " O Pagador de Promessas ", Palma de Ouro em Cannes 1962. Ubaldo, fera, fera e fera ! Amigo de Glauber ? Ué, bacana. Ubaldo, cariano ou baioca, no "O Globo" de domingo, anos atrás, foi o primeiro a abrir minha mente para algo que suspeitava: O Brasil socialista e populista não tem jeito ! Poderá ter agora se a Dilma não entrar ! Se achar, trago o Ipojuca Pontes para "falar" sobre Glauber.
Anônimo disse…
... e, Balo, não é "UMA CÂMERA NA MÃO E UMA IDÉIA NA CABEÇA" e sim: "UMA CÂMERA NA MÃO E UMA MER.. NA CABEÇA"
HA !
Ron Groo disse…
MC... Eu gosto do Anselmo, O Cangaceiro é genial. Mas o Glauber tem seu valor.
Anônimo disse…
....e M.C., chegando em casa: tá... Mas O Cangaceiro, se não me engano, e os vinhos me permitirem, é de Lima Barreto. E se voce quer dizer que o filme ganhou em Cannes, ha ! O Cagaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora ! Olê muié rendeira... Já o Pagador de Promessas foi O melhor filme de Cannes ! Derrotou TODOS ! Palma de Ouro, repito ! E único do do país, brazil, até agora ! E beêbado sempre fala a pravda... ic ! E anda coladinho no muro... ic ! Vou dormir, tchau ! Palma de Ouro de 1953... The Wages Of Fears... Peguei essa no Wikepedia... zzzzzz Empate técnico da Dilma e Sezzzzzz ! Isso quer dizer que o Serra tá na frenzzzzzzz
Anônimo disse…
e M.C., acordado pois vampiro é - igual ao Serra, O Vamp do Morumba - manda: ... http://www.midiasemmascara.org/arquivos/4745-cinema-novo-rico-comunista.html ... Essa vale a pena ler.
Ron Groo disse…
Deus meu, desculpe MC, tem razão total. O Cangaceiro é do Cabotino Lima Barreto, nada a ver com o Anselmo. Mil perdões.