Para começar a falar de Japão

A banda já estava estabelecida como um dos grandes nomes do hard rock/heavy metal na Inglaterra, com boas doses de reconhecimento também nos EUA, mas ainda faltava algo: a terra do sol nascente. Não se pode afirmar, mas parece que toda banda de rock só se sente realmente grande após tocar - e enlouquecer – os fãs do outro lado do planeta.
E assim, naquele longínquo 1972, mais precisamente no mês de agosto, o Deep Purple desembarcava pela primeira vez por lá, para uma série de quatro apresentaçoes em Tókio e Osaka. Duas em cada cidade.

Pela manhã do dia quinze a banda recebe no hotel alguns executivos da filial japonesa de sua gravadora que fazem um pedido até certo ponto simples: gravar as apresentações e lança-las em disco para os fãs locais.

Porém quando se tratava de Deep Purple e principalmente de sua prima dona guitarrista Ricthie Blackmore, nada era tão simples.
Em entrevista para o documentário Come Hell or High Water, Ian Gillan chega a dizer que Blackmore é tão insuportável que nem seu próprio cachorro gostava dele...
E sendo assim começam as implicações para que os shows sejam gravados.
Ritchie alega que um produto apenas para o Japão fomentaria a pirataria na Europa e na América.
A gravadora promete que dependendo da vendagem do disco, o lançaria também nestes mercados e conseguiu a aprovação do restante do grupo. Blackmore, porém, fez outra exigência: impõe que Martin Birch (hoje famoso produtor de bandas heavy, entre elas o Iron Maiden) fosse o coordenador da gravação.
Imposição aceita e parece que tudo está finalmente certo.
Tudo? Não... Primeiro um dos tambores da bateria de Ian Paice é destruído pelo caminhão de equipamento. Outro parecido mais próximo estava nos EUA.
A Ludwig, fabricante dos kits de bateria da qual era endorser, se prontificou a mandar outro de forma urgente e inacreditavelmente mandou!
Então é a vez do vocalista Ian Gillan fazer sua reclamação sobre a tal gravação.
Reclamação um tanto justa, diga-se.
Devido ao ritimo intenso de trabalho da banda, quase sem férias, sua garganta estava combalida e sofrendo de uma inflamação.
Faria os shows, mas não queria a gravação do disco por medo de não conseguir cantar bem o suficiente.
O bombeiro deste incêndio foi um improvável Ritchie Blackmore que surgiu com a fantástica idéia de que tocassem simplesmente o mais alto que pudessem, cobrindo assim algumas partes dos vocais de Gillan, que surpreendentemente aceitou!
E antes que tudo fosse dado como certo, Jon Lord resolveu fazer também sua exigência: nada de overdubs! Adição de partes ou correções na fita original, tudo tinha que sair conforme fosse gravado. Desesperada a gravadora deu seu OK e lá foram eles para shows em Osaka nos dias 15 e 16, e em Tókio nos dias 17 e 18.

Dos shows dos três primeiros dias surge um dos mais poderosos e impressionantes discos de rock de todos os tempos. Made in Japan trás a banda cuspindo fogo e tocando como nunca, apesar dos pesares. Até a garganta de Gillan ganha uma sobrevida e solta suas melhores notas.
Cada faixa do disco é um monolito sólido e com vida própria.
De Highway Star, que abre o disco com sua introdução nervosa que vai juntando instrumento por instrumento até explodir em cores e texturas de música clássica à serviço do rock pesado,


até Space Trukin com seus vinte e tantos minutos de duração, o ouvinte é envolvido por uma massa sonora bem definida, com cada instrumento conduzindo à um coletivo fantástico.
O próprio Paice disse em 1998 que aqueles números nunca foram tão bem executados, nem antes e nem depois de Made in Japan.
Que, aliás, virou clássico e foi vendido como água no deserto tanto no país de origem quanto nos mercados europeu e americano.

Eis minha sugestão para abrir os trabalhos para o GP do Japão de F1.

Comentários

Boa escolha na musica....os primeiros treinos foram bons......é uma daquelas pistas ainda interessantes que existem pelo mundo....desafiadora e não permite êrros....é das antigas, sem muita área de escape..o Luizinho já foi conhecer o muro niponico, eu gosto muito do GP japones....a coisa vai melhorar pois a previsão é de chuva.
Anônimo disse…
...e M.C., manda: Olá, amiguinhos ! Ron, me explica essa: Como um cara que manja pacas de rock e escreve sobre F1 - e foi criado a danoninho( ahhhh, foi ! Ou toddynho ) -, consegue votar no PT e na Dilma ? Rebelde sem causa ? Não, se voce não sabe, esses caras do rock pesadão são o supra sumo do Capitalismo e estão riquísssssssiiiiiimos ! Foram muitos pros Japão - Paul não foi o 1º ? Pegaram ele com maconha... O bagulho te dá wiiiiings ! - porque os japas estavam com a renda per capita nas alturas, graças ao Capitalismo selvagem, sabe ?, e os jovens - até hoje - precisando se livrar da tradição milenar moralista na verdadeira Ilha( a do EsteBan, voce não quer ir conhecer, né ? Cuba vai melhorar... ). Claro, só da tradição, nunca do Capitalismo pois eles não são bobos. Uns destes roqueiros sessentões, hoje, colecionam bibis como o Porsche do Francisco J.Pellegrino. Andam de jatinho prá lá e prá cá... Um, do Iron Maiden, o vocalista, tal de Bruce..., é piloto comercial tendo o próprio jatão ! Tem até programa no "chato e conservador " Discovery Channel ! Ou, estes dinossauros roqueiros, viajam de 1ª classe de linhas comerciais. Geralmente , a corcova do Jumbão , todinha prá eles... O Rush tá por aqui... F1 , nem precisamos explicar. Cheínho de socialistas selvagens ... HA ! Então por favor, explica aí ! Amigos do José Dirceu. Vão sempre lá na Place de La concorde Nº8 beber vinhos caros e fumar charutos cubanos com o petista...Ahhhh, o bom Socialismo, aquele que não gosta de democracia( contra a liberdade de expressão, que apóia as FARC no Foro de São Paulo, aliás, foro criado por Lula e PT), consegue conviver com milionários grupos de Rock e F1 ? Como ter, no Brasil, grupos de Rock como a Inglaterra e os EUA os têm de montão e, pelo menos, UMA equipe de F1 num socialismo tipo petista de PACs e "muuuuita ajuda" às populações carentes ? Fomes Zeros... Turismo e entretenimento estes caras fazem parte. Coisa que socialista tem mais hoooorror é turismo e entretenimento ! Como encaixar tudo isso com menos impostos e taxas ? 5 meses de salário para nos livramos do paquidérmico estado socialista ! Isso deve ser coisa de gente que come danoninho desde criança ou é rebelde sem calça ! Com mais 4 anos de socialistas no poder, Dilma lá !, nem terceiro piloto de F1 teremos.... Engraçado, olha como o bussiness da máFIA mostra como as coisas são: Fittipaldi, Piquet e Senna = Brasil à caminho do 1º mundo ! Segundão e Segundinho = Brasil, no abismo da carrasqueira populista-socialista ! Coincidência ?
Anônimo disse…
e M.C., novamente: Alguém aí poderia dar placar do jogaço de ontem, Irã X Brasil ? Não, por quê eu não assisti. Dei azar... Sou do tempo que os amistosos do Brasil eram contra a Itália, Alemanha... EUA foi interessante. É um mercado a ser sempre explorado. Mas o Irã ? Nada a ver com a politica do governo que aí está - e quer permanacer - mas, será que o próximo amistoso da nossa çelessão será contra a Líbia ou a República Iêmem ? Arguém disse "Ucrânia" ? Do peitinho de frango a Kiev ? Desossado virou Chernobyl ... Carammmmmba... Num possu perdê ! Pô, como a argentina conseguiu um amistoso contra a atual campeã mundial, hein ? Os caras tomaram uma goleada... Aliás, a seleção da máFIFA parece querer entrar de vez no Capitalismo selvagem ! Alonso... Seleção... E nós, direto pro socialismo amigão ! Votem na Dilma e o socialismo se perpetuará em terras pindaramenses ! Teremos Pink Floyd com Rogers Waters aos 80 anos ! Iú donti nide nou educaxion...
Iú donti nide nou toti controu ... Dá-lhe, Joel !
Ron Groo disse…
MC Meu caro, não votei na Dilma pelo projeto de governo, que é o mesmo do Molusco Supremo, mas por não aguentar somente a menção aos nomes do PSDB, FHC, Serra, Alkimin e este Aécio que cheira mal. Nos dois sentidos.
Me apresente a uma opção decente fora do maniqueísmo que rege nossa política e eu voto com o maior prazer, capaz até de vestir a camisa.
Anônimo disse…
Groo,
Deep purple ...Made in Japan... uns dos maiores shows da história...
Abraço do Giglio!!!!
Manu disse…
Highway Star é para começar uma sugestão e tanto!

Falei que voltava e voltei hehehe...
Vamos ver o que o fim de semana no Japão nos reserva.

Abs!
Anônimo disse…
...e M.C. escreve: Tá bem, Groo. Resposta estranha. Gosto de Rock( de qualidade... ) e F1 mas voto na Dilma e não apóio o projeto do governo do PT... ?????? A opção decente, hoje, é: não oPTar ! HA ! Ron Groo. Não para voce que é um caso perdido..., mas para quem "marinou" ! Só prá voces terem idéia da coisa: Sabem a Petrobras ? As oscilações dela ? Mente quem está dizendo ser a "commodity" e, sim, a pravda, como a empresa vem sendo GERENCIADA ! Vão lá ver quem anda pressionando a empresa ESTATAL... Orgulho( blábláblá) nacional ! A coisa é séria, Groo. Eu, se sou o cara que ganhou 115 milhões, dou 25% pro governo - a lei exige - e tiro a grana daqui ! Vou viver em Parrí ou Níu Iórqui... Pense bem, se voce, que ganhou a bolada, estiver lendo estas lindas palavrinhas minhas... Uma série 5 BMW 550i Gran Turismo, 400 cavalos, maneira, custa $66.200 ! R$ 119.100(B) ! Doleta a 1,80 o reau au ! E andará em estradas maravilhosas.. ruas sem buraco !Aqui, meu amigo, por menos de R$ 350.000(A), tú não leva ! Dindin pro governo, que o senhor Groo quer que continue, já embutido( A-B ), e o A-B não vai pros pobres, não ! Só o Groo acredita ! Vai para a burrocracia, para superfaturamentos e subfaturamentos véios de guerra ! "Lá, nos EUA , também tem isso, ô mané " ! Tá pensando nisso, né, ô boboca ! TEM ! Mas a comissão é menor, bem menor... E, se o cara é pego, veste laranja no ato ! Não fica rindo da gente como os Aloprados e Mensalõeszinhos do Correio ! Desse dinheiro( A- B ) só sobrará dos pogramas çossiais uns cinco mil paus pros pobres ! Prá milhões de pobres ! E vem aí a CPMF da Dilma ! Para salvar a Çaúde ! Vai embora, meu filho ! Se ficar, é burro.
Daniel Machado disse…
Muito bom o post. Suzuka é uma das minhas pistas preferidas, se bem que as vezes tem corridas sem graça por lá. Espero que esse ano seja bom. E muito bom ver o video do Deep Purple, uma lenda do rock aqui.
Ron Groo disse…
Ok... Votei na Dilma, e votaria no Padre Eustáquio, um viado aqui da região, se fosse contra a tucanalha. Coerente ou não com o que gosto e faço é o que fiz. E é o que faria mais mil vezes. E vem a CPMF da Dilma? Engraçado... De onde veio a CPMF mesmo?
Se eu ganhar na mega da próxima vez vou pra Brusque, e convido o Deep Purple para tocar lá.
Marcelonso disse…
Groo,

Suzuka é uma pista fabulosa,mas com a atual configuração dos carros, ultrapassar vai ser aquela história...

Por isso torço pela chuva, ainda que nivele por baixo,pode embaralhar o grid e obrigar muita gente a se recuperar.


abs
muraldebrusque disse…
faz isso não groo, deixa essas coisas ai pra os malucos de plantão.
rock pra mim é feito por gente que entende de sonoridade mesmo.
mas viva as diferenças.
O serra e o psdb são ruins mesmo, mas o pt e a dilma são bem piores.
credo, cruzes vamos ter que engoli-los de novo.
oh democracia. o poder:
do povo, para o povo.
em sintese, cada 100 de repente 51 que pensam diferente farao os outros 49 serem dirigidos igualmente pelo candidato dos primeiros 51. seja bom ou seja ruim. democracia, oh democracia.
aqui em Brusque e em santa catarina como um todo já expurgamos essa coisa de pt.
Mandamos eles pra p.... que partiu.
Em 2012, eleições municipais, as prefeituras que tem pt por aqui vão dar um recadinho ao partido dos trabalhadores (que de trabalhadores não tem nada)
AH! mas deixa pra lá isso. assunto chato.
Viva o alonso.
don fodon de las asturias vai patrolar esses pilotinhos, pode nem ganhar a corrida, mas hamilton e vettel (crash!!!!)
ficando cada vez mais um duelo
canguru x paella
muraldebrusque disse…
por sinal, o rãmiltu jah tah batendo ate nos treinos, nao tah nem esperando pelas corridas.
Ron Groo disse…
Ô de Brusque, pode escrever putaqueopariu, tem problema não...

E se tivéssemos alternativa aos petralhas e aos tucanalhas, eu votaria nela.

E viva a diferença, que vença o melhor.
Groo, o anônimo não tem idéia do tempo que estou levando para construir aquele negócio parecido com Porsche..aliás nem nome de Porsche terá...é um tributo...e será OUTLAW....vcs estão levando muito a sério este negócio de Dilma/Serra/Marina....a culpa é nossa mesmo, se tivessemos disposição de abraçar uma causa e se mobilizar indo as ruas na maior massa já vista CONTRA TUDO ISTO QUE ESTÁ AÍ !!!!!!!! quem irá ? a elite ?, a média alta que mantém o consumo das porcarias, sem deslumbra com os Hyundais da vida ????, a média baixa que quer ir passear em Orlando ???? ou os "MASSA manipulada da baixa" ....fala sério, é um país sem história de mobilização, é um país de idiotas que ainda idolatram os caras de 1917, é um país de imbecis sem opinião própria, um país de grandes pequenas idéias .....DEIXA PRÁ LÁ NÃO VOU PERDER MEU TEMPO COM ESTES IDIOTAS QUE ESTÃO AÍ....
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Eu só vi a foto. Para mim, um Porsche... E é um Porsche ! Errei ? Ora, ora. É um OUTLAW, é ? Que coisa ! Caramba ! Nossa, não dormirei esta noite. Sabe o que eu acho de mais engraçado sobre Porsches ? Não, nada contra os carros da marca - seria um louco já que gosto de automóveis - mas que, o carro mais famoso produzido pelo senhor Ferdinand Porsche se chama VOLKSWAGEN ! O FUUUUUUSCA ! Planejamento pro futuro: Comprar um Fusca 1996, cor Prata ! O senhor, de réplica do Pors... OUTLAW e eu com o meu FUSCA 96 ! Uma coisa o senhor errou feio ! E na sua idade... Politica tem a ver com economia ! Então, ambas, mexem com o nosso bolso ! Idiotas, eles ? Bom, prá quem está construindo um OUTLAW... O senhor é da média alta ? aliás, quem dera termos uma HYUNDAI( eu, pelo menos, gostaria de ter um I30 na garagem e "média alta" anda de Mercedes...)! Faando em montadoras... Lembra da GURGEL ? O BR- 800 ? Sabe da história do carrinho ? Deve saber... o senhor entende de automóveis... Groo, CPMF foi um erro. O Congresso( os idiotas do senhor que entende de carros ) foi lá, e, acabou com a CPMF. Lula ficou puto nas calças, lembra-se ? Quem quer voltar com a CPMF é o PT !
Anônimo disse…
Hi Groo!

Vim por meu comentário "oficial" sobre o Made in Japan, realmente um puta disco, como disse durante os comentários dos treinos de Suzuka o conheci em 88 e me apaixonei, quando Ian Paice ataca os pratos logo no início de Highway Star o show realmente começa, mas foi Child in Time que me pegou de verdade!

Ah, apesar de ser um clássico quase unânime, eu tenho um preferência maior pelo Deep Purple In Concert 72-73.

Abrazz e parabéns pela transmissão de ontem
Rapaz... tava meio fora de sintonia esse FDS. Que bela obra é o Made in Japan? Gostei dos detalhes q vc colocou aqui... realmente o Malmsteen aprendeu tudo com o Blackmore, desde tocar guitarra a ser um pé no saco, rs.

Adorei, abs!!