GP da China: We can be heroes just for one day

Tá bom! Vamos nós de novo sair do cordão dos contentes e principalmente: dos puxa-sacos.
A despeito da prova ter sido a melhor já disputada em tempo seco no autódromo chinês – e foi mesmo – ficou um gosto de chocolate hidrogenado na boca...

Um parêntese para explicar.
Chocolate não hidrogenado é mais puro, tem mais cacau e menos gordura, enquanto o hidrogenado – com muito mais gordura vegetal em sua composição – tem forte gosto de margarina.

Claro, é bonito ver uma corrida em que as ultrapassagens estão espalhadas por toda a pista e por toda a prova. Inclusive na ponta, mas...
Fica fake, muito fake.
Agora é fácil encontrar, principalmente pelo lado dos torcedores de Hamilton e da Mclata, defensores da falcatrua da asa móvel, mas comparemos:

É igual a vendar o goleiro em uma cobrança de pênalti.
É igual a deixar que o jogador de basquete use escada para chegar à cesta.
É igual ao boxeador acertar o oponente com a guarda baixa.
É igual a tentar defender um saque do Pete Sampras com uma raquete furada.
É igual pegar moeda da caneca do cego cantador na porta de igreja.
Em suma: é uma covardia.

Duvide-ó-dó que sem o artifício da asa somado ao kers, o carro prata passava o azul de forma tão fácil.E muitos dirão, e eu não lhes tiro a razão, de que no momento da ultrapassagem em si não havia asa aberta.Ok!
Mas havia no conjunto da obra.
No aprouch final para que tivesse a condição ideal de tentar, se não no exato fim da reta onde ela era usada, nas curvas seguintes já se valendo de tê-la usado e encostado definitivamente.
E assim foi com Alonso e Schumacher e em quase todas as outras.“-Ah. Vá!” – vão dizer – “-Se não tem ultrapassagem, reclama e se tem reclama também?”.
É verdade... É uma contradição que passa também pela cabeça deste que escreve...
Ao mesmo tempo em que gosto de ver a ação que toma conta das corridas fico triste pela situação de não se poder se defender mais a posição. Não há mais brigas...

Mas há de se admitir ao menos que uma corrida em que um cidadão – ainda que com um canhão nas mãos – sai de décimo oitavo para a terceira posição tem que ser reconhecida como boa: Weber deu show.No fim a “vitória” de Hamilton dá a falsa sensação de que a Mclata realmente chegou ao nível da Red Bull, porém, basta uma olhada no segundo e terceiro lugar da prova para ter-se a certeza de que a coisa foi pontual e não uma verdade absoluta.
Bom para o campeonato, claro, mas péssimo para a categoria...

Musica da corrida: Heroes, de David Bowie, porque Hamilton pôde ser herói, nem que seja apenas por um dia...

Comentários

Anônimo disse…
chocolate hidrogenado é a melhor definição que eu já vi pra artificialidade da F1... sensacional
Olá Groo!!!

Hero!? Oh... my Hero!!!

De fato, Hamilton teve um dia daqueles, e a vitória coroou o que pode ser chamado de amadurecimento.

Como Hamilton é Hamilton, Massa é Massa e Ferrari é Ferrari!!!

Os prudentes - como eu - ficam com pé atrás de festejar algo.

Mas... sempre mas, Webber mostrou que pode dar trabalho, como ano passado.

Assim como o Massa... que lembrou o 'distante' 2008, quando guiou mais que o carro. Agora o sempre companheiro Alonso, pode ser superado mas não sei se o Massa pode superar o Santander!!!

Até mais...
Net Esportes disse…
De tudo que eu li hoje finalmente uma opinião igual a minha .... chega desse negócio de 'Acabou a hegemonia', 'desbancaram o vettel' ... fala sério, se o Vettel para três vezes ele ganhava com o pé nas costas ..... a Red Bull continua tão forte quanto na Austrália e na Malásia ....
Unknown disse…
primeiro: heroes é demais. toca na minha cabeça a cada teste na minha atribulada vida pessoal. é a música que vai tocar quando eu morrer e as luzes apagarem (tomara que não por cid moreira....)

segunda: tou imaginando que con tanta buchiganga no carro a ultrapassagem virou um caso de chutar no ponto de freiada, o que deixa a condução menos técnica, por assim dizer. e os tilkódromos são feitos pra isso!

me corrija se estiver errado... mais levar um bom ritmo por varias voltas já não é tãaao importante. um errorzinho o KERS disfarça

mais por outro lado defender virou o diabo! cé imagina vem o vettel com kerx e asa e tudo na tua traseira... tá bom, não imagina...

então, acho que 2011 explora pontos diferentes da habilidade do piloto, não que seja melhor, mais ainda há necesidade de vida inteligente dentro do cockpit
Marcos Antonio disse…
com certeza é artificial mas acho que a melhor sacada é que a menos falam, que é a dos pneus. Do jeito que a F1 estava algum elemento tinha que perder a durabilidade, que bom que foram os pneus, que foram o fator determinante pro hamilton passar o vettel. ou vocês acham que com pneus novos, ou na mesma situação, hamilton passaria?
oCaioDeSantos disse…
Fiquei frustrado com o desempenho, ou melhor, com a opção da Ferrari de uma troca a menos! Nem o desempenho do Massa, superior ao Alonso, foi o suficiente! Será que o J. Todd era o cara mesmo?
Marcelonso disse…
Groo,

Foi uma corrida bacana, movida a pneus que viram farofa, flap e Kers é verdade, ainda assim gostei.

Apesar de "hidrogenada", é melhor assim, ao invés daquelas corridas enfadonhas nos Tilkodromos, ou não?

Também sei que a Red Bull atirou no próprio pé.

No alto de seu pedestal, a equipe achou que duas paradas bastariam, que ninguém chegaria...

Foi pontual? Acredito que sim, mas os ingleses estão chegando... parafraseando a música do Jorge Ben(jor)

É preciso reconhecer que Hamilton fez por onde também , pilotou muito hoje!

Acho que estou abandonando meus ideiais puritanos, tô gostando dessa zona! Ao menos é divertido!

abs
Fábio Andrade disse…
Estou começando alinhar com o Marcelonso. Mas peço que vc não pare de estar insatisfeito, oposição e opiniões contrárias são saudáveis e necessárias.

Mas na China, e exclusivamente na China, achei que as ideias novas funcionaram. Ainda acho KERS e asa móvel meio dispensáveis, mas acho que o comportamento dos pneus, que eu mesmo demonizei, fez a corrida ficar divertida, imprevisível como eu disse no meu blog, até o fim. E isso já é uma grande coisa.

Tem uma frase célebre, do Pandini se a memória não falha, que diz algo como "prefiro corridas chatas de verdade do que emoção de mentira". É algo assim, não sei letra por letra, mas e ideia é essa. Eu também prefiro. Mas não consigo negar que gostei muito do que aconteceu na China.
andreh disse…
Concordo qdo se fala q: usando desses artifícios, as corridas ficam muito... artificiais! Masss... se formos levar em conta q são tilkódromos, temos q admitir: se não for assim, não há categoria q resista ao marasmo q estava sendo! Então acho q o negócio é o seguinte: divirta-se qdo forem corridas artificiais nos tilkódromos!(com letra minúscula mesmo) e delicie-se qdo forem corridas nos templos sagrados do automobilismo! Até pq, mesmo a gente esperneando, tio bernie(com letra minúscula mesmo) e a fia(idem), não vão mudar nada por causa de nós reles mortais q gostam de corridinha!!!
Boa corrida, estes artificios tb não me agradam, mas não mando nada e nem mudarei nada com minha opinião, asas móveis, kers...só está faltando motores TURBO,neon embaixo do carro na corrida noturna de Cingapura, aí teríamos o TUNNING instalado na fórmula Um...
Manu disse…
A sensação minha foi a mesma Groo, as coisas estão artificiais.
Tbm duvidaria que se não fossem pelos recursos, Hamilton ultrapassaria Vettel.
Ótimo texto! ^^

Abs!
Daniel Médici disse…
Concordo em gênero, número e grau, e digo mais, estou com um posto sobre o assunto na cabeça.

Webber foi para a corrida com a faca nos dentes, deu show, embora suas ultrapassagens tenham sido mais desajeitadas que as do Hamilton, elegante que só, até nas manobras fora da "área de ultrapassagem".

E putz, Heroes é a música que me valeria o ingresso, se eu pudesse ir a um show do Bowie. Pena que ele deu uma pausa nos palcos depois de algumas cirurgias cardiovasculares... Cheguei tarde nesse mundo, viu.
Ingryd disse…
Concordo que a McLata não passou a Red Bull ainda.
Concordo que as ultrapassagens tem sido ajudadas e artificiais.
Mas vocês, reclamões de carteirinha, tão me apurrinhando os pacová, já.
Vai curtir a corrida, que foi legal pacas, e para de reclamar, bando de gente chata.
Bem, pelo menos reclamando dos novos artifícios, cê esquece um pouco do Rubens, né...
Tudo tem um lado bom.
=D
hahahahah


beijos!