GP da Bélgica: Blue Sky

Corridas na Bélgica, mais particularmente em Spa-Francorchamps é igual a seu clima: imprevisível.
Tão imprevisível que pode até – pasme! – não chover... E ainda assim a corrida será sempre boa. E foi o que aconteceu neste domingo.
Mas elogiar a corrida é fácil, elogiar Spa é fácil... Peguemos a parte não tão boa da corrida deste ano: as artificialidades que, ao menos em Spa, não deveriam ter peso.
A pista por sua tradição, não merece...

A chuva, que permeou os treinos livres e de classificação resolveu não dar as caras, ou as gotas... Pista seca em todos os sete quilômetros durante o tempo todo.
Porém, ainda que de forma um tantinho artificial, teve a mesma quantidade de troca de pneus que teríamos se a chuva fosse intermitente.
Graças aos pneus de farinha e a “esperteza” da FIA em não permitir, mesmo com a reclamação da Red Bull e Mclata, a troca dos compostos que ao fim da classificação apresentaram bolhas.
Afinal algo era preciso ser feito para barrar a provável vitória de Vettel.
Mas como se viu, não deu certo.

Se os pneus de farinha não foram assim tão preponderantes, outra traquitana da FIA, pela primeira vez, se mostrou fundamental.
E logo em Spa-Francorchamps onde definitivamente não precisava.
O tal DRS fez a alegria dos torcedores da Mclata, que com a justiça divina em ação, ficou apenas com Button na prova após Lewis Hamilton não conseguir fazer de Kamui Kobayashi o Pastor Maldonado do dia... Jenson Button saiu da décima terceira posição e usando e abusando até fazer calo no dedo do DRS conseguiu chegar ao terceiro lugar.
Mas ninguém liga mesmo para ele, já que o piloto do dia foi Michael Schumacher que em sua corrida comemorativa de 20 anos de F1 saiu de último para quinto. Não costumo fazer isto por aqui, mas vou absolver Bruno Senna do acidente. Afinal, freios frios em uma curva que vem de sétima marcha para primeira com um monte de gente do lado tinha que dar caca mesmo... E ainda tinha o agravante de estar fazendo sua primeira largada do meio pra frente do pelotão na F1. Ainda bem que ao menos terminou a prova.
E a despeito disto, ótima prova, com boas ultrapassagens que valeram a liderança e vitória.
Mais um passo – largo – de Vettel rumo ao bi campeonato e o disparo da ansiedade pela chegada do GP da Itália, no não menos mítico circuito de Monza.

E a canção da corrida é Blue Sky, dos Allman Brothers, que os outros pilotos deveriam ter cantado para Vettel sob o – improvável – céu azul belga na tarde (lá) deste domingo: “-Don´t fly, mister blue bird. I´m just walking down de road. Early morning sunshine tell me all I need to know.

Comentários

Quando o 2B da Ferrari tomou a 2a.ultrapassagem eu capitulei e fui aproveitar o dia ensolarado. Não dá, Massa peça a aposentadoria precoce e vá correr na Stock, GT3, Fórmula Vee do Zullino (será ultrapassado com certeza)...o passeio dominical foi melhor.
GiglioF1 disse…
Groo,

Massa com a unica F1 que tem marcha a ré... triste corrida ...Hamilton tb decepcionou um pouco...

Acho que a RBR já setenciou 2011.

Abraço do Giglio!!
Unknown disse…
Acho a F1 atual um porcaria, com DRS, Kers, pneus de farinha e outras merdas.
Acordei só para zicar o Hamilton e fiquei satisfeito!!huauhauhahuauhauha
Virei fã do Koba!
Marcelonso disse…
Groo,


Corrida boa sem dúvida alguma, essa pista é muito bacana, chovendo ou não...

Massa tem cavado a própria cova, com atuações desse naipe...

E o Gonçalves agora fica atrás do Maldonado na corrida...


abs
Manu disse…
Achei uma corrida muito legal pelos mesmos motivos que os seus e mais outros.
Me diverti, e fiquei bem. Foi uma boa volta depois da pausa hehehehehe...

Abs!
Humberto Corradi disse…
Achei a corrida ótima e a Red Bull (a equipe com um todo) imbatível.
Rafael disse…
Spa é sempre assim.. corrida tumultuada e sempre na primeira curva tem acidente. A surpresa da classificação, Bruno Senna, mostrou que ainda precisa de algumas corridas para brigar por pontos. Felipe Massa mais uma vez com problemas pouco fez na corrida e, Rubens Barrichelo azarado como sempre prejudicado na classificação não conseguiu grande resultado na corrida.

Legal o blog, eu que sou fã de fórmula 1 vou sempre aparecer por aqui..

www.musicalsalad.blogspot.com

abraço