Comédias da vida real na F1 - #4

O homem faz a pole no sábado e é o maior favorito à vitória no GP da Itália de 1988 no domingo, larga bem, mantém a ponta e segue firme.
Até ai nada demais, isto era quase - depois viria a ser verdadeiramente - rotina na carreira de Ayrton Senna.

Totalmente focado na prova para que não acontecesse o mesmo que em Mônaco alguns meses antes, quando por um vacilo, deixou escapar a vitória mais certa de toda sua vida.
Vinha então com mais de um minuto de vantagem para Alain Prost e aumentando alucinadamente o ritmo perdeu o controle do Mclata e porrou o bico do carro no guard rail bem na entrada do túnel.
Ao sair do carro, visivelmente irritado, olhava como se quisesse fuzilar alguém ou algo, quando o grande culpado era ele mesmo.
Depois, perguntado sobre o porquê de acelerar tanto com a corrida praticamente ganha respondeu: “-Queria por uma volta em cima do Prost...”.
Mas a verdade é que deste acidente emergiu um novo Senna. Amadurecido e com um nível de concentração que não permitiu nunca mais perder uma corrida por erro bobo.

Uma pena este amadurecimento forçado não contagiar também o francês Jean-Louis Schlesser, que pilotando uma Williams em substituição ao doente Nigel Mansell - na verdade o francês substituía Martin Brundle, que comprometido com outra categoria, não pode fazer sua segunda corrida no lugar do Leão - na volta 49 enxergou pelos retrovisores o carro vermelho e branco do brasileiro.
Respeitosamente puxou o seu para a esquerda, abrindo espaço para a ultrapassagem simples.
Schlesser era apenas o décimo primeiro colocado, não tinha intenção nenhuma e nem motivos para atrapalhar a passagem do líder, mas quando tomou a segunda perna da chicane, se atrapalhou todo, meteu a roda na zebra e perdeu o controle do carro acertando pelo meio a maclata de Senna que já o havia ultrapassado e contornado a segunda perna da chicane.
Com a pancada o carro de Senna ficou em travado em cima de uma das altíssimas zebras do autódromo de Monza, impossibilitado de voltar a pista.

Assim a vitória cai no colo de Gehard Berger, com Michele Alboreto em segundo, ambos da Ferrari que não fazia uma dobradinha no GP de casa desde 1979 quando Scheketer e Gilles, o Villeneuve que prestava mesmo sem título deram a alegria suprema aos tifosi da máfia de Maranello...

Curiosamente, Jean-Louis Schlesser, que por conta deste incidente foi taxado de barbeiro, roda presa, afoito e grosso, ganhou por dois anos consecutivos (1999 e 2000) o Rali Paris-Dakar, competição que para muitos, apenas pilotos de verdade vencem...
Outra curiosidade é que Berger viria a ser companheiro de Ayrton na Mclata e herdaria outra vitória do brasileiro em circunstancias diferentes e com ordem da equipe para que Senna lhe cedesse a vitória.
Ordens que, aliás, naquela época não eram tão comuns, caso contrário, provavelmente o austríaco Berger teria cedido – à contra gosto – o lugar mais alto do pódio ao italiano Alboreto.



Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Como alguém disse tempos atrás : Merdas acontecem..."

Não fosse essa zebra monumental, a McLaren teria conseguido um feito histórico - vencer todas as corridas de uma temporada.


abs
Anônimo disse…
... e M.C, escreve: A HA ! Não o conjunto que a Namu tanto ama... sabiam que eu ia prá porta do xou dos norugas, no agora demolido Canecão, só prá pegar as gatas que saíam excitadas de lá ? Ééééé táticas molequechatteanas ! Contava com meu amigos Sapatão e Xumbinho. Lobas ? Xou do Wando na Lapa ! " Mas os norugas não vinham assim todos os dias ao Rio..." Zertíssimo, seu Cé ! Tinha o RPM que substituía os gringos numa boa ! Fazia o mesmo efeito( defeito ?) nas gatas... Aí era só lero lero nos ouvido ! Mas tudo tem o seu preço ! Precisava saber de cor as músicas e a vida dos caras e do Wando ! " Voce é luz ! "... como é mesmo ?... " um raio de estrela a brilhar... Manhã de sol .... meu IÁ IÁ, Meu Iô Iô !" E assim, a loba tava no meu laço ! Uma cervejinha ou um vinhozinho ajudavam.... ajudam ! A HA ! Eddie Cheever e Derek Warwick( não é primo da Dione Warwick, não ! " Do you believe in love at first sight ? Cause I believe that it happened tonight..." canta aí senhor Groo ! Tu amava o vozeirão da Dione ! Fala a verdade ! ) , ambos nos potentes Arrows Megastrons !, em 3° e 4° lugares ! Grande GePê ! vai aí o saudoso Agapê ? Fica para outra oportunidade... OBS, dizem que os Arrows Megatrons se tranformavam em robozões ! Por isso, a dificuldade dos dois grandes piloto, Cheever e Derek, de pilotá-los ! Eles que lançaram na mídia galvanica que os rilotos eram ruins de braço ! Maldade... Agora, são astros de Óliúdi ! Estão no filme ... o Marcelonso sabe qual é o filme já que assistiu 10 vezes a trilogia robofilmótica só por causa do camaro amarelo e por causa da... Megan Fox ! 1 a zero mas aí... um cheiro horroroso surgiu no estádio... comeram um urubu assado ? .... era arma do time da UPP gaveana ! Como o time adversário - e a torcida adversária - é dos gambás, não sentiram a grande FLAtulência... 2 a 1, Corinnnnnntia ! E um sono tranquilo por aqui....
Humberto Corradi disse…
Esses imprevistos fazem parte e deixam o esporte mais rico também!

Valeu
TW disse…
E essa foi a única etapa da temporada que a McLaren não venceu, com o melhor carro de corrida já projetado para um ano: o MP4-4.

Que bom que no final, não fez falta!

abs

ps: fico imaginando se fosse o Piquet no lugar de Senna. O francês teria levado uns cascudos.
Anônimo disse…
...e M.c., escreve: ele móóórréu ! ele móóórréu ! Monza a pleno vapor; Senna, uma grata surpresa com Gagalvão se descabelando pois os amigos da hora, Zaca Bundinha e Bundãobranquello, já eram e cadê o senhor Groo ?