Rock in Rio - Decadence avec elegance

E nesta sexta feira começa a quarta edição nacional do Rock in Rio.
Nacional? É... Tivemos dois “Rock in Rio na Europa”, a saber: Lisboa e Madrid e o que isto tem haver com o “Rio” do nome do festival eu não sei, porém...
Muito se falou sobre e contra a escalação das atrações, da quantidade de “lixo” que vem, mas infelizmente o line up de cada edição diz apenas sobre o momento da musica no mundo. De como a coisa vai decaindo de qualidade através dos anos e das edições.

No primeiro Rock In Rio, no longínquo 1985, também vieram coisas horríveis como as GoGo´s, o B52, Nina Haggen. Para cada show do Queen, Yes, Scorpions, AC/DC que, aliás, eram dos anos 70, houve um do Al Jarreu, George Benson, James Taylor.
Não eram atrações ruins, mas não eram de rock propriamente dito.
A ala nacional, ainda pobre em grandes nomes de rock levou ao palco Alceu Valença, Moraes Moreira, Baby Consuelo e seu então marido Pepeu Gomes, Ney Matogrosso e até Ivan Lins, que convenhamos, a despeito de todo seu talento, nunca tocou rock na vida...
Do ainda claudicante rock brasileiro havia Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Erasmo Carlos, que sim, fazia e faz rock.
Tinha também “lixos” com a Blitz e Eduardo Dusek, mas era coisa da época e se entende suas escalações.

No segundo, 1991, as atrações não eram do mesmo nível, óbvio, mas a musica também não era mais a mesma. Guns´n´Roses no auge, Megadeth, Inxs, Santana, Judas Priest, Faith no More mostram que mesmo os grupos mais badalados não eram lá estas maravilhas...
O Megadeth fazia o mesmo som que o Metallica, porém o próprio grupo de James Hatfield era relativamente novidade, o que limpa a barra dos dois.
Guns – tirando o vocalista com voz de pato Donald - não lembra Led Zeppelin?
Judas Priest não encarna o que havia de mais clichê no heavy metal?
Faith No More, guardadas as proporções de peso a favor e de swing contra, não fazia a mesma mistura que Sly and Family Stone nos anos 60/70?
Inxs não é um pastiche de Stones com Doors e pop music barata?
E o Prince? O Pince que se foda, cara chato com musica chata.
Os “lixos” da vez vieram na forma de Dee Lite, Information Society, Debbie Gibbson, Happy Mondays, Lisa Stansfield... Coisas que hoje, graças a Deus, pouquíssima gente lembra que existiu.
Apesar de bons shows dos Titãs e dos Engenheiros do Hawai e Hanói Hanói e um desrespeitado Lobão a música brasileira mandou ao palco os mesmos Moraes, Pepeu, Alceu, da primeira edição. Junto de “porcarias” como Supla, Léo Jaime e Capital Inicial que vivia e viveu das sobras da obra de Renato Russo e hoje pensam que são – apesar de já terem cinquenta anos de idade – adolescentes cheios de espinhas.
Sem contar Inimigos do Rei, Laura Finokiaro, Vid e Sangue Azul e Serguei, que ninguém soube dizer de onde vieram e nem para onde foram.

No terceiro no não tão distante 2001 os shows maravilhosos do REM, Foo Fighters, Guns´n´Roses renovado e reestreando em palco e do eterno Neil Young conviveram com os “meia boca” total de Oasis, Red Hot Chilli Peppers. E ainda houve em uma só noite “aberrações” do porte de Aaron Carter (who?), Sandy e Junior, Five, Britney Spears e N´Sync. Coitado do bravo Moraes Moreira- de novo - a quem coube a abertura daquela noite.
A edição foi tão estranha que ironicamente Carlinhos Brown – vaiado e atingido por garrafas plásticas e copos de água – saltou no meio da platéia e apanhou, paradoxalmente, com uma placa onde se lia: paz.
Como se vê, cada edição representou o que havia na música à época, a decadência da própria música e do mercado, que dá voz e importância a coisas cada vez menos relevantes.

Assim também é nesta edição que aproxima.

Nesta linha de raciocínio entende-se que no lugar de Moraes, Alceu, Elba e Pepeu tenha-se Ivete Sangalo e Claudia Leite.
Só não se entende a posição de cada qual na grade de apresentação.
Como deixar lixos como o Capital Inicial no palco principal e mandar revelações como Marcelo Jeneci para um secundário?
Como colocar Sepultura neste mesmo palco secundário e deixar ilustres desconhecidos como Coheed and Cambria no principal?
E suprema heresia! Os Mutantes - que se existe rock brasileiro respeitado no mundo é por causa deles – tocando às duas da tarde no segundo palco enquanto Detonautas tocam no principal já à noite?
Decadência não tem jeito, mas montagem de grade deveria ter.

Comentários

Daniel Consorti disse…
Groo.. apesar de ter tido vontade de te esganar em algumas partes (rsrsrs) concordo com uma boa parte do que você disse. O "rock in Rio que de rock não tem nada!!!

Como foi dito, o que importa hoje em dia é o $$$ não a ideologia dos festivais. VEndo o que toca(va) em festivais como o Monsters of Rock, o Hollywood Rock ou mesmo alguns grincos como o Lolapalooza, Ozzfest, etc, logo se vê que por aqui nem mesmo chance para algumas revelações os caras dão.

Infelizmente....

(ps: megadeth e metallica tocavam o mesmo som no inicio porque o Mustaine saiu brigado do Metallica... e tinha escrito muitas musicas...rs podemos dizer que são bandas "meio irmãs...rs)

(pps: comparar o imortal Led com o Guns foi dificil hein!!!!)

Grande abraço e um ótimo Fim de semana
Marcos Antonio disse…
Ooooo Ooooo oooo POP IN RIO! =P
Net Esportes disse…
Uma pena que o $$$ importa mais do que o rock e uma pena o novo cenário da música. Acho que poderia ser até pior pois muitos devem recusar o contrato ....

Nas outras edições eu ainda destacaria além dos citados, o Iron Maiden .... e nessa de agora os dois dias menos piores são os domingos ....
Daniel Médici disse…
Estou longe do Rio, muito longe, e nem me interessa muito esse festival. Pelo que você colocou sobre o line-up das bandas brasileiras, vejo que estou certo em não ligar.

Só coloco aqui uma opinião dissonante: adoro B52's. Eles co-criaram o new wave, depois fagocitado por tantas outras bandas. Sem eles, nem Nirvana nem ninguém teria salvado o rock. Mas repito: é a minha opinião.
Unknown disse…
Foi o papo do almoço aqui na firma. Tentando me vacinar do clima de oba oba, eu lembrei que há pouco tempo paguei R$ 7,50 num show do Móveis Coloniais de Acaju, meia entrada porque não tinha mais lugar sentado. Não que alguém tenha ficado sentado durante o show. As melhores atrações estão no palco secundário, tomara que conquistem um público maior, eles merecem.
Anônimo disse…
Tirando uma ou outra diferença de gosto musical, a análise é perfeita. Clap, clap, clap.
Marcelonso disse…
Groo,

Atualmente o que vale para esse povo é apenas o quanto vão ganhar.

Claudia Leite no Rock in Rio, só pode ser piada


abs
Groo, vc falou tudo o Rock in Droga Rio....
Manu disse…
Concordo em gênero, número e grau, principalmente no que se refere à Sepultura fora do palco principal.
Mas queria repetir a dose de comparecer num show do Metallica e ver como Slipknot soa ao vivo. Deve ser empolgante. Porém nada paga o fato de eu ser um pigmeu e ser sumariamente pisada num local como esse.
Infelizmente, fico em casa.

Abs!
andreh disse…
Hummm... concordo com a maior parte do q vc escreveu nesse post, o primeiro foi memorável, acho q pq foi o primeiro, mas mesmo na época eu já pensava isso q vc escreveu, muita coisa nada a ver! Mas tb sou obrigado a concordar com o Daniel o B52s apesar de não ser uma banda de rock, fazia um som muito legal pra época, outras bandas q vc citou e q eu gosto tb: Information Society e Red Hot Chilli Peppers(por favor Ron, escute: Venice Queen, é uma das minhas músicas favoritas). De resto concordo com o q foi escrito, e copiando o Daniel de novo, é só a minha opinião!!!
Abs!
Ron Groo disse…
Daniel e Andreh, quando falo a respeito do B52, me refiro a eles ao vivo, que eram fraquissimos, bem frouxos mesmo... Roam é uma música legal.
Não tem jeito, eu confesso: pode passar o tempo que for, enquanto viva eu for e o Rock in Rio existir eu sempre vou comparar a edição mais recente àquela de 85. Pra mim, nada nunca vai poder ser comparada à apresentação do Queen no RIR daquele ano. Nada. Nem ninguém. Nem o Queen, se o Freddie ainda estivesse vivo, repetiria algo tão mágico como aquilo que vi chorando pela TV perto de completar meus 11 anos.

Por isso, eu não só não entendo como também não aceito axé music no Rock in Rio. Vá lá Pop, Metal, Blues e qualquer outro ritmo com o mínimo de ligação com o rock, mas axé não. N-Ã-O!

Eu sei que o Rock in Rio nada mais é que um festival de música e que a marca Rock in Rio tem força e por isso eles vão sempre levar pedrada quando anunciarem gente que de rock não tem nada, mas eu me reservo o direito de botar o nome desse pessoal todo na boca do sapo.

É quase uma heresia!
Anônimo disse…
...e M.C. escreve( sem ler nenhum cocomentário): Decadence avec elegance... Lobão ! Foi a algum Pop in Rio ? Não me lembro... No 1°, lembro do... do... Du caráio, véio ! Barão Vermelho ! Do Paralama dos 302 lulist... picaretas ! Dinho arrebentou ! Que País é Este ? Porra ! Rock é isto ! Ahhhh, o erro ! O nome, desde, desde, 1985, deveria ser POP in Rio ! Uma marca registrada que é respeitada, mais justa seria ! Rio ? Tá, prá voce, senhor Groo, meljor seria... Pop In Sampa ! Não ? Ficaria bonito... James Taylor e Queen( Uí ar de Xampioms é rock pesadííííssimo !) tem a ver com AC/DC e Capital Inicial ? Tem ! Todos gostam de grana e são ricos pacas, véio ! Du caráio ! Essa mania do Dinho pega... E o festival, como uma copa de Mundo , serve para os novos... e os mais velhos que já não vendem tanto mas são bons... e como o Sir, mãe do ano 2010, GENIAL ! Sir Elton John enfrentou platéia MAL educada e burra que não o aplaudiu, no mínimo, por 10 minutos este que é um dos montros do rock-pop ! Acelerou o Rock do Crocodilo deu tchauzinho e já deve estar em Londres cuidando do filho. Ora, tirando os erros que sempre acontecem como colocarem Carlinhos Brown - Que a roqueira mais certinha do Blog, Namu, adooooora - com aquela gente esquisita, tá cheio deles por aqui, mas estão cheirozinhos ! Andam usando One million... te garanto ! Tenho um ! O cara da frente da fila, camisa preta do Motorhead, dragão tatuado no braço, mais limpinho e com One Million ! Atrá de mim, uma gatinha bundudinha roqueira, branquinha paulistana, garanto, estava me paquerando na fila do Servi-Servi( self-service). Ela, camisa preta también, com uma caveira do Iron a frente e nas costas, as turnes da coisa mais rídicula que já vi num palco ! E eu com a camisa de 40 anos da Walt Disney ! 1971 ! O Papa é Pop ! Walt Disney e Iron Maiden também, véio do caráio ! O tiozinho, eu, mandou bem, meu ! - como ia dizendo... Carlinos Brown... no mesmo dia, com quem mesmo, o próprio Iron Maiden, todos tocam no festival.... idéia maneira, meus ! Namu, voce é uma Natasha, do Capital Inicial ? Aí eu te pergunto: Por que o Sepultura aceitou isso ? Será que anda vendendo pouquinho e ficar fora do ROCK IN RIO iria, LITERALMENTE, para a sepultura ? Du caráio ! O tempo não pára, véio ! E atrás vem gente e os gostos mudam ! Mesmo serve para os Mutantes.. pena... mas é a vida... Se sujeitaram para, no caso deles, saírem da sepultura.... Música Urbana... legal ! Erro foi não collar Capital Inicial e Red Hot Chili Peppers ! Snow Patrol no meio serviu como bombeiro apagando uma transa daquelas, de queimar a cama... Bola fora do perssoá do Pop in Rio. Fátima ! Baixaaaaando... Lixo ? Olha, se fossem ameiricanos ou ingleses, voce, senhor Groo, estaria de bundinha virada prá eles ! O senhor é um cego ! Todos aceitaram ir ao ROCK IN RIO ! Traduza uma música destes daí que voce e a Namu gostam ! Coloque para a gente ler.... Gosto de "Fátima" ! Múscia Urbana... Vamulá, Omi ! Bota uma do Iron Maiden ou do Sepultura ! Até ! ahhhh... prá todos terem um orgasmo roquístico: .... http://www.youtube.com/watch?v=8gRYOZmNLsc .... Marcelo Jeneci no palco Mundo ! E o senhor Groo segurando o público irado querendo matar o pobre artista que deveria estar em Bichinho no Rock In Roça....
Anônimo disse…
Veraneio Vascaína ! Du Caráio, véio ! Namu gosta... O Iron Maiden quer gravar... The Clash quis...


M.C.
Paulo Levi disse…
A mesma coisa acontece com os auto-intitulados festivais de jazz. Começam razoavelmente bem, mas em pouco tempo se transformam em abrigos pra tudo quanto é tipo de porcaria. Principalmente as que não têm nada a ver com o jazz.
Ron Groo disse…
MC das que vcoê citou, todas são do Renato Russo, por isto eu prefiro a Legião.
Cover pra mim não tem vez... Fora Capital.
E não, eu prefiro Rock In Rio mesmo, legal seria um Soul in Sampa, com muito nego bom de balanço: Cee Lo Green, Stevie Wonder, Max de Castro, Leo Maia, Simoninha, Funk Como le Gusta...


Paulo, matou a pau. É uma droga quando disvirtuam, por isto nem vou mais a festivais de jazz, pra não passar raiva. Ouço tudo em casa.
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: Tá. Uma boa ! Ô do volante... Agora mesmo baixei no meu aipodi( perdi todas as minhas músicas... trágédia quase equacionada...) Nina simone ! Sinnermann Todinha ! O Jazz está feito o Samba anos atrás... agoniza mas não morre. Mas, por enquanto, é necessário aceitar uns manés... Infelizmente, esse "por enquanto" dura uns 20 anos, cacildis ! Lembrei-me do Chick Corea... anotar, anotar... mas vai ser duro baixar... Senhor Groo ! Soul ! Mandou bem ! Mas fugiu da real discussão ! Prá que serve o Rock In Rio... Soul In Sampa seria o máximo ! Mas outros ritmos precisariam aparecer ! Chamaria a turma do... R&B ? Earth, Wind and Fiiiiiiiiire ? Eu chamaria... Caberia Sandra de Sá a falar um monte de palavrão ? Um sambinha canção bem cantado caíria bem... Alcione ? Um Fundo de Quintal, num palco Conexão Brasil - EUA - Africa, daria certo... soul, man ! E o Blues ? A HA ! Não os noroegueses, por favor... Gostaria de ver o deus deles,( meu não é por ser o Mark Knopfler), o da guitarra: Eric Clapton ! Já tá virando uma salada meio Rock In Rio o Soul In Sampa, não acha ? A finalidade do Rock In Rio é grana ! Tô doido prá ver a Shakira... Pô, das três, qual a mais boazuda ? ô do Volante, ajuda aí ! Claudinha, Katyzinha o Rihaninha ? Fico com a nossa... Cada pernão ! Apesar que as duas ameircanas são boas prá caráio, véio ? Lá vem o Dinho... A Claudia Leite tá de sacanagem ! Um bando de bailarino e ela e só ? Qualé ? Antigamente as desculpá era a qualidade de som das bandas de fora... Mas, montar uim cenário, com a dona Dere Blogo ali, do ladin ? ESe não conseguissem com a Venus Pratianda, fossem pedir aos Bispos ! Que também é perto e miontassem um cenário digno e com figurinos bacanas ! Quem vai vender mais devido a baita show e presença de palco( a moça é atriz também... Guerra Nas Estrelas 15°, ela será uma rainha de um planeta qualquer... A Rihanna de outro planeta em outro quadrante... o Beta ) foi a tal da Katy Perry. GRANA ! Senhor Groo, grrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaannnna ! Vou baixar Tias Fofinhas... Tchau !
Ron Groo disse…
Bom...Eu sei que é grana, mas dá pra fazer grana com alguma qualidade...

Não disvirtua o Soul in Sampa não... Mas eu chamaria o EWandF... Ah chamaria.