GP do Brasil: O torcedor que não gostava de F1 e ainda assim foi ao autódromo


Durante o GP de Mônaco me instalei em uma padaria para registrar as reações dos tais torcedores que apenas vêem pedaços da corrida lá dentro. Os famosos “torcedores de padaria”, aqueles que só viam corridas quando Senna era vivo.

Desta vez, quis conversar com alguém que mesmo não sendo fã já tivesse ido alguma vez a uma corrida.
Luis Carlos é esta pessoa. Nunca acompanhou a F1 ou o automobilismo. E nem passou a acompanhar depois.
Em 2010 ganhou ingressos de uma revendedora de pneus e resolveu se aventurar pelo maravilhoso mundo dos roncos de motor.
Quis saber dele o que sentiu. As coisas pelas quais passou naqueles dias e ele muito solícito, atendeu. Começou contando que saiu de casa no sábado pela manhã para acompanhar o treino de classificação só que começaria as 14.
“-Autódromo é longe de tudo...”.
Saltou do ônibus à porta do autódromo chovia muito e então resolveu que era melhor comprar uma capa já que assistir o que quer que fosse segurando um guarda chuva não era o melhor dos cenários, aliás, nem guarda chuva tinha trazido.
Um ambulante resolveu o problema.
Vendeu-lhe por quinze reais uma capa que em dias normais custaria cinco.
“-Coisa boa chefe, pode levar sem susto, está até lacrada ó...”.
Nem quis conferir, confiou no camelô.

Na porta do autódromo comprou um par de protetores auriculares, não porque soubesse que era necessário, mas por recomendação.
Também por recomendação – maldosa, diga-se – ficou um tempo sem os protetores para “se ambientar”.
“A dor de cabeça proveniente me acompanhou por alguns dias...” – disse.

Quando chegou ao setor G, composto de arquibancadas tubulares a chuva começava a cair caia com força, o que prejudicaria o andamento do treino.
Naquele dia a classificação durou mais de duas horas.
Tempo então de tirar da embalagem a capa de chuva e ter a desagradável surpresa de encontrar uma peça de tamanho infantil, cor-de-rosa e com uma estampa da Moranguinho às costas.
-Ainda assim achei melhor usar que ficar ensopado. – ponderou ainda que com uma capa infantil e nada fosse a mesma coisa. Ficou ensopado.

Contou que vibrou muito com a pole da Williams, que pensou sinceramente ser de Rubens Barrichello.
Quando foi avisado que aquele era o carro de Nico Hulkemberg, o companheiro de equipe do brasileiro ficou com um pouco de vergonha que só passou quando percebeu que ninguém ali esperava que Rubens fizesse algo de bom mesmo.

Quando lhe perguntei do que mais se lembrava além do que havia contado pensou um pouco e disse que havia ficado curioso para saber quem era um tal Rosberg.
Intrigado, perguntei por que e ele respondeu.
-É que ficavam se referindo a mim como: “o fã do Nico Rosberg”.
-Acho que era por conta da capa de chuva... – eu disse.
-Tá, mas o que tem a ver? – insistiu.
Achei melhor não explicar.
Em tempo: ele não foi assistir a corrida no domingo...

As fotos que ilustram este post me foram gentilmente cedias por Fábio Campos, que as fez durante os treinos classificatórios do GP do Brasil de 2008.

Comentários

Anônimo disse…
...e M.C., escreve: nome da padaria e os precinhos do caputinho e de um croaçã ! Da agua sem gás também para apurar o paladar antes do cafévinho... Por favor... Não é fácil ter uma padaria perto de um autódromo com vista para a pista. Preciso conhecê-la e nada melhor que Mônaco, um dos piores circuitos hoje em dia. Eu, se sou Bernie Éclistonnn ne, mandaria o lava jato criar uma fórmula SÓ para esta corrida chatérrima em lugar lindo. Encontrou a loba Caroline ? Analisaremos as fotos começando pela primeira. Gagálvanistas, torcedores otários da Ferrada, que acreditam em Felipe Amassa( royalties para o Zé Simão). A entrevista dele, ontem, para a Rede de Pescar Otários Blogo foi ridícula. No final da mesma, queria apoio do otariado nacional que varia bovinamente as arquibas do autódromo. Perguntava um ao outro: " Quem é o baixote que tão filmando ali na... na... estrada ? O praga da Xuxa ? " " Não... o zacarias dos trapalhões... Gente, ele não morreu... milagre ! Corintía ! Corintía ! "" Mengo ! ". Bom... Braços levantados, mãos soncialistas mas os dedos não enganam com o famoso sinal americano para Genial Hamilton o " Lewis Maravilha " ! Indicamos dedinhos o respeito do pindoramense mediano pelo jovem piloto ingles e pela equipe que deu 4 títulos dos 8 para o agora autoimobilismo de Pindorama. Todos, repito, teleguiados por Gagálvão, BurIti e Regi Nau da Popa ! Todos brancos e jecas, representantes da classe merdiana paulista que adoram festa kauntrí ... Segunda foto: Me parece que Rubens Barriquebra( royalties para José simão) está parado na pista. Sim, não é o instante fotográfico de um F1 rasgando a reta oposta e sim um pobrema mecânico na... como era o nome da equipa dele mesmo ? Honda ! Os bonézinhos vermelhos estão todos quietos ! Lembram das palarvas çábias do grão mestre Gagalgão O Bão ! " Rubinho é um dos nosso... Rubinho é um dos nossos.... Respeidem " ! Todos quietos menos um que fala na maravilha capitalista da verdadeirA comunicação entre massas( êpa!). Tratar-se do verdadeiro Rubs Cascata cascateando com senhor Groo ao celulare: " Groo, daqui dá prá ver o Gagá... tenho olhos de águia... Òh, lá ! Cê viu o Grão Mestre daí, da padaria ? Ele acabou de levantar o braço e acenar na minha direção... prá gente ! Não ? Não é ele ? Quem ? Tom Cavalgaecanti ? Berluscome ? Da Antena ? Não ? Uuuu... não... Uuuuu... não... NÃO ! Não pode ser ele ! %$#&*! da @#!¨&*% ! M.C. ? Na area VIP ? Com a J.Lo ? É ele acenando... prá mim ? Qual o dedo eu levanto mesmo " ? OBS: Usar pompom no ouvido é coisa de... Gama Lambida Sigma...
Net Esportes disse…
hahahhaha mas acho que além de ver as corridas para entender porque 'fã do Rosberg', o cara tem que ler o Blig Groo também !!!!!!!
Quando vi a primeira foto lembrei da Mariana Espada, do Papaya Orange...ela não ia gostar do "carinho" da torcida com o Hamilton, ídolo-mor dela...
Marcelonso disse…
Groo,

Uma capa de chuva dessa é pra acabar - derruba qualquer mortal...

abs
Anônimo disse…
... e M.C., volta: Lanço a campanha, " APOSENTA, SR. RUBENS ! Pela renovação na Éfê Hum ". Engraçado... surgiu aqui um dúvida atroz - e não atrás - que só o erudito irrestrito e maldito Rubs Cascata, o cabrito das letras baineiras, poderá responder -me. O paulistano, este ser pedante da locomotiva 1955, fala " Éfê Um " ou " Êfê Um " ? Porque, aqui, no sorRio é CÉT ! Lá, em terras de enchentes veranistas, é "CÊT " ! Veremos o treino claçifiktório... Genial Hamilton na Pole ! Amassa pole ...dance na dança do Gastão. " APOSENTA, SR. RUBENS " !
Rubs disse…
Uai, Ron Groo,
A excelência de um país é a justiça; a de um homem, o caráter; a do duscurso, a verdade; a de um piloto, a performance.
Censurar o elogiável e elogiar o censurável, injustiça.

Rosberg pode ser gay. Freddie Mercury, era. Um e outro são excelentes.
Recorrer ao ridículo e ao ataque pessoal é o pior dos erros de lógica não formal, porque não só baseia-se no preconceito, mas o estimula mediante a recompensa do riso.

O mesmo resultado pode ser obtido seja pela violênci, seja pelo recurso da adesão voluntária suscitada pela argumentação razoável.
É fato que se pode agredir e atacar pelo discurso. Mas, por princípio, 'argumentar' já implica a renúncia ao emprego da violência.
Quem argumenta já passa a mensagem de que renunciou à agressão e que demonstra apreço e respeito à adesão autônoma do interlocutor. Significa levar em conta as crenças do interlocutor e não pretender impor as próprias pela força.

O ridículo é uma forma de agressão que desconsidera o mérito do objeto de discussão, como forma de desqualificar quem argumenta. Os adversários de Sócrates, não sendo capazes de refutá-lo, usavam destes expedientes, como alegar que seu nariz estava catarrento, que passar o tempo a discutir com jovens era coisa de efeminado e muitos outros ataques do gênero.
Não podendo mais ridicularizar, apelaram para a violência factual.
Próprio dos espíritos mais baixos, intolerantes e preconceituosos, o ridículo é a ante sala da agressão física.

Por essa razão, não se deve argumentar com qualquer um. Pois, argumentar já é demonstrar respeito às crenças e ao caráter do interlocutor. Ocorre que certas elucuções estão muito abaixo do direito de resposta.
Um verme pode consultar dicionários de citações latinas, pode aludir ao imperador Adriano, pode proferir imprecações e agressões, mas não pode discutir as Tusculanas ou as Cartas a Lucílio e, sobretudo, não pode deixar de ser um verme, ainda que decore frases latinas.

Por essa razão, Winston Churchill proibiu os diplomatas ingleses de sequer responder aos diplomatas alemães. Como grande orador, sabia que ouvir já implica demonstração de respeito. Como o principal atributo de um orador é o caráter, é indigno argumentar com quem está abaixo da dignidade.

Não é o seu caso, Ron Groo.
Mas, veja: Rosberg, a despeito de sua aparência metrosexual, é consistentemente mais rápido do que Schumacher e, quem sabe, ele nao será tão excelente quanto Freddie Mercury.

Abs.
Ron Groo disse…
Sr. Rubs, não sei se Rosberg é gay, não acho que seja e se for, não me diz respeito.
Mas faz parte da piada.
E como me ensinou um amigo jornalista: Se a versão é melhor que o fato, publique-se a versão.
Anônimo disse…
"São Paulo assusta mundo da F-1 com seus preços nas alturas", que vergonha... que vergonha... melhor seria vir ao sorRio ! Tá cheio de turista aqui sendo enrolado e mais uma enrolação não seria tão ruim prá eles. E adoravam. E os pilotos ficaram chateadinhos com a mudança... Permita-me: qualquer centavo gasto por um turista, em qualquer parte do mundo, é considerado o "mané-money". Desde sua chegada às cvcs da vida, o sorridente agente de viagens já te vê assim:" lá vem mais um mané...". Não tem jeito. Ter, tem mas tú vai ter que aprender mandarim e ligar pro hotel em Pequim e reservar tudo se caso o seu destino enrolístico for a China. Falam ingrês na China... ha... pindoramense falando com um chines, ingles ! Um dos pobremas na India é o pouso da aeronave, pilotos e controladores de voo da torre de comando do aeroporto mais movimentado do país. Ingles é a lingua do ar, piloto fala ingles e indiano fala ingles ! E dá rolo ! Imagina pindoramense e chines falando em inglês... vai parar no Tibéti no colo do Dalai Lama com um bando de bundista querendo te papar ! O sorridente agente de viagens se faz necessário. Muito trabalho... Mas viajar é preciso, ser enrolado no seu destino turístico não é preciso... Pode ser muito ou pouco embromado. E eu e o senhor Groo( que assitiu um GP em Mônaco numa padaria ! UAL ! ) sabemos como a coisa é... Aqui, no sorRio Desdentado Maravilhoso, o turísta conhece um monte de lugar bonito, veria a corrida da asinha traseira que abre e fecha e saíria feliz. Já, em Sampa... um final de semana em Sampa.... baladas os caras tem de montão lá fora, restaurantes então, nem se fala ! Isso se for um reles turista argentino ou chileno. Vai sair puto da vida da cidade que nunca dorme( mentira que Niu Iorqui dorme ! Sampa, não, nuca tira uma sonequinha sequer !). Churrascarias e caipinhas é muito pouco para animar o enrolado turista formulaúnico e aqui tem também. Que vergonha, terra da Garoa... Legal foi o único comentário do feicibuquista irado com a situação: " BRASIL UM PAIS DE TROUXAS E GOVERNO LADRÃO ! " HA ! Num tá errado, não...
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Rubs Cascata, sou epicurista( e pecuarista ! Adoro umas vacas... ). Sendo assim, sou um adversário do ex-jogador bebum da democratura curintiana e não faço filosofia de elite e sim de botequim ! CêÊTê aí e CÉTI aqui ! Em Sampa deveria ser " ÊFÊ UM, meu "! Aqui é " ÉFI UM, mermão " ! Responda-me o escorregadio oráculo baineiro ! Não tenha medo, seu mal educado ! Falar assim com o Mestre Groo de Marcelonso... " APOSENTA, RUBENSZINHO ! " Piquet pai no lugar dele... Já mandou um "argentino viado( hoje governador na Argentina !) na tv blogo. Rubs, não meta o dedu no ùc e não se rasgue...
Anônimo disse…
... uma grande façanha... aí ! Não aguento mais isto ! B.S na frente do M.S., quer mais ? QUERO ! 3 títulos do Schummy... Nova era na F1, Era Vettel... meus sais, Rubs Cascata, meus sais... isso tudo num GP que tem uma curva tão perigosa quanto a Ôruji ! Laranjinha ? Laranja ... sei lá, Ôrange ! Ôrangezinha ! Não sabia deste detalhe ! Eu não sabia ! Prá mim era do cafévinho envenenado... Mística que envolve Interlagos... mão do céu... faz chover nesta porra amanhã, meu Deus, ou o Vattel leva fácil ! E dá-lhe sentimentalismo babaca ! Tio morreu... pai morreu... vamuxorá ! Lá vem a Xuxa... Tchau, que eu catar uma gostosas em Copabacana...


M.C.
Manu disse…
Boa história Groo. Hoje mesmo minha mãe, assistindo ao treino comigo, comentou que os som dos carros estava muito alto que mal podia-se ouvir os repórteres nos boxes. "Isso deve dar uma dor de cabeça se não usarem protetor" comentou.
Nunca fui, mas morro de vontade. Um amigo da minha irmã e um colega disse que jamais deixariam que eu fosse sozinha ou com um grupo de meninas. Os dois disseram que não era ambiente para mulher. As meninas do Octeto falaram que se ouve muita coisa, muita chacota... Mas acho que isso não aconteceria muito comigo. passo por criança numa boa hehehehehe... Tanto é que uma capa de chuva com estampa da moranguinho me ajudaria muito nisso, e devido minha baiza estatura, não ficaria ensopada. ^^

Abs! Boa corrida!!!
Paulo Abreu disse…
HAHAHAH...
Hilária a história dele...
Pior que todo santo ano alguns se ferram naquele setor G, que é o mais porra loca de todos os setores de Interlagos em época de GP.
Daniel Médici disse…
Hahaha, muito bom. Já é difícil acompanhar um GP do Brasil se vc for fã, imagina pra quem cai de paraquedas. Estive neste treino em 2008. Aliás, no fim de semana inteiro. Já peguei muita chuva em Interlagos, no setor A. Estou torcendo pra que caia mais ainda - afinal, vou assistir este ano do conforto do meu sofá!
Anônimo disse…
... VASCO ! Que sacaneada maneira na paulistada e em Gagálvão(flarintians de carteirinha) do grande carioca PIQUET ! Eu, um tricolor laranjal, fiquei feliz ! Em tem clássico, hoje, contra o time da Colina ! Estão, seus manés, torcendo por chuva, hein ? Mestre Gagálvão mandou bater tambor ! Seus indios ! Aqui, tá chovendo... deve ajudar a chuva vai demorar um pouquinho prá chegar...408 km.... HA ! Ridículo ! Que pista chatérrima ! Precisei ir pro Iútchubi ver Interlagos 1980 ! HA !


M.C.
Rubs disse…
Foi um concurso para eleger o sósia mais parecido com Ayrton Senna. O Bruno ficou em 17º.