One two three four... Hey, ho, let´s go!

Em 1977 quando alguns gigantes ainda passeavam pelo planeta, uma turma que não estava nem um pouco encantada com "contos de oceanos topográficos", dar boas vindas às maquinas, porcos que voavam e outras coisas pouco divertidas, resolveu que era hora de retomar o controle.

De posse de guitarras, baixos e baterias se enfurnaram em garagens ou estúdios baratos para produzir algo que fosse divertido e simples. Nada de ter de pensar muito para entender e gostar.
Sem contar o fato de estarem comprando discos – por muitas vezes duplos – com faixas cada vez mais longas e por consequência, em menor numero.
Assim quem aguenta?

Só havia um problema: não sabiam tocar muito bem.
Mas e daí? A idéia não era se divertir?
Primeiro tentaram tocar algumas covers, mas não se saíram muito bem.
O baixista não conseguia cantar e tocar ao mesmo tempo, o guitarrista só sabia alguns acordes básicos e o baterista apenas uma levada seca. Perdia-se quando era necessário fazer uma virada, um repique ou até mesmo atacar o set de pratos.
Melhor partir para as composições próprias.

Um amigo resolveu ajudar e em uma audição colocou o baterista para cantar, o baixista apenas para fazer backing vocal e o guitarrista sem obrigação nenhuma além de dar ritmo às canções. Nenhum solo.
Para a bateria testaram exaustivamente por vários dias um monte de gente.
Quando aparecia alguém este amigo se sentava no kit e mostrava como queria a levada.
Como nenhum dos testados correspondeu, a solução foi ele próprio se titularizar nas baquetas.
Assim ficava: Joey na voz, Dee Dee no contrabaixo, Johnny na guitarra e o amigo Tommy na bateria.
Faltava um nome para a banda, logo pensaram em homenagear um ídolo em comum de todos eles e decidiram por Paul McCartney e lembraram que quando vinha aos EUA, Paul costumava se registrar nos hotéis com o nome “Paul Ramon” para fugir do assédio.
Fechou! Seriam então os Ramones!
E adotaram todos eles o sobrenome Ramone.

Até resolveram o problema de não serem lá muito bons instrumentistas. Não muito, é verdade, mas o importante é que assim mesmo, nada é mais divertido que um som feito por eles.



Comentários

Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Yes ! Como acho o Joe Anderson & Vangelis. Deve ser... Jon & Vangelis ! Mas a história é deliciosa... Paul Ramon... Ramones... Senhor Groo, acho que vosmicê tem uma parada nas mãos que é duca ! Por quê não um "arquivo" de nome de bandas ? Por que YES ? Por que Alice In Chains ? Por que Secos e Molhados ? ACDC ? Corria o ano de 1972 e 5 manés estavam lá, no Autibéqui de Sidinei, com seus instrumentos... " som maneiro, hein, mermão ? " " Iééééé ! Ô, escocês ! Passa a garrafa de visqui aí que eu dou mais uma apertada daqui... boa... escuta essa, Angus. No futuro, um homem de ferro amarelo e vermelho, aparecerá voando e aterrisará num palco cheio de boazudas dançando... e nossa música tocando.... iééé !" " Pô, chapa, que bagulho tu fumô que quero tê o mermo efeito no cabeção, Evans !" " E voce aparecerá um menininho endiabrado no palco... e eu vô dançar do grupo... Passa mais bagulho aí... tu não é o líder da banda, então, o nome dela, pliiiize... " " Samba Aussie !" " O quê ? Que que isso ? " " Sei lá... li na revista de fofocas, lá, na casa de mamãe, em Scotland... me parece bem sonoro... Samba ! E Aussie." " Não, nem pensar." " Tango Aussie ?"" Melhorô mas mermo assim... Ih... olha o garoto ali... num é o teu sobrinho ? Mexendo na tomada... tira a mão daí, garoto ! tu vai tomá um choque, moleque, porra, qui moleque chatto dus capeta... bom nome para uma banda... Moleque Chatto Dus Capeta ! MC/DC ! Tu não sabe que passa Alternating Current na porra da tomada ? Ou será Direct Current ? Angus... qual é a corrente ? "" Sei lá, ô, chapadão ! Pergunta ao Scott que anda comendo a minha irmã, Scoooooott !"" Pô, meu, tô dormino... que qui é..." "Voce não vai vê minha mana costurá e se amarra na máquina dela ? Aí, AC ou DC ?"" Sei lá.. AC/DC... só me formo engenheiro elétrico ano qui vem..." " Ih, Angus, o garoto já era e o Scott vai em 1980 ! E Já temos um nome ! MC/DC ! " " Não, em homenagem ao moleque e a máquina de costurar da minha mana, AC/DC e, mercadologicamente falano, os marqueteiros vão ficar com AC/DC ! Todo O mundo conhece e vamo vender disco a rodo e o novo vocal da bvanda será piloto da V8 na Flórida... " " Boa, mermão... já tá prevendo... passa o bagulhão...". Eis a pravda, jecas amigos.
Marcos Antonio disse…
Quem não curte o Ramones, muito legal o som dos caras, mesmo sendo simples. porque eles se divertiam a musica deles tinha essa energia, de diversão que contagiava.

hey ho, let's go!
Daniel Médici disse…
O punk tem certos mitos de criação mais famosos que a realidade. Muitos pais e pouca verdade nessas histórias. Não acho que os Ramones inventaram o punk, mas fizeram do punk aquilo que ele de fato é.

E eu já fui empurrado pelo segurança do Mark Ramone!
Diego Maulana disse…
É muito legal ouvir Ramones. Energia e nada de frescura. Música em estado bruto. Pura diversão.
Thiago Wilvert disse…
Comecei a ouvir Ramones com meus 13 anos (hj tenho 25) e com essa idade comecei a tocar baixo para montar uma banda de garagem. O que começamos a tocar? Ramones, claro, com Blitzkrieg Bop. Primeiro porque todos na banda gostavam e, segundo, por ter músicas fáceis pra quem está ingressando no mundo musical. Dos tempos de moleque, botava o "Loco Live" pra tocar e acompanhava o CD inteiro quando não estava ensaiando com a banda. Sou viciado em Ramones até hoje, independente da formação e álbum. Uma coisa que me marcou bastante, foi que Joey Ramone faleceu justamente no dia do meu aniversário, em 15 de abril de 2001. Mas enfim, Ramones pra mim é aquela banda que posso ouvir a qualquer hora que não enjôo. Abraço a todos!

@thiagowil
Raphael disse…
Também adoro Ramones. É no mínimo divertido escutá-los. É música pronta para consumo imediato e satisfação garantida.
Marcelonso disse…
Groo,

Como disseram acima, o som dos caras é musica em estado puro...

Dificil encontrar um mortal que curta a boa música e não goste de Ramones.

abs
Rafael Schelb disse…
Ramones é das poucas, talvez a única mesmo, banda de punk rock que eu gosto. E é uma das coisas que eu mais me divirto tocando!
Humberto Corradi disse…
Groo

Gabba, gabba, hey!

A banda preferida de "11" entre 10 adolescentes.

E pensar que Johnny e Joey gravaram e fizeram shows sem se falar durante 18 anos... Tudo por conta de uma namorada roubada:

"KKK (Johnny) took my baby away..."

"I don´t care about this world..."

Valeu
Net Esportes disse…
Realmente os Ramones são ótimos ... e esse lance da origem do nome da banda eu nunca tinha ouvido falar !!!! sensacional !!!!!!
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: ... e mais uma vez, foi apagada a minha intervenção inteligentíssima devido ao alto grau de jequice tatuística daqui. Só porque eu disse que o Ramones pegaram o Mágico de Oz, a Babra Streisand e o Louis Armstrong e botaram em ritmo de pop-rock, ficou melindroso o blogueiro ? Eu tenho as músicas no meu Aipodi, senhor Groo ! Não disse que os caras eram ruins. Disse que os caras eram bregas e reverenciados por jecas tatus ! E, se tenho no meu aipodi tudo phodi nele ! Tenho Bob Carlos, Blondie , Katty Perry e o seu grupo favorito: Jota Quest ! Tenho Fagner ao lado do Foo Fighters ! INXS do lado de Bob Dylan e da Britinei Xpirrs... Penso nela, aquela vozinha de pata na hora da..., cantando 3 ! Toxic é demais... craro que do Bob Dylan tenho 15 músicas e da Britney tenho trê músicas ou o aipodi e meu cérebro queimam se colocar mais de ambos... Não tenho mais do Beatles pois tenho todas, e de graça, e o senhor não sabe como é dificil achá-las... Bezerra da Silva eu tenho um montão... Beethoven tá dificil... 2 clássicas ! Jecas ! Todos voces são jecas ! E digo mais ! Desde agosto digo que o Cocôrinthians será campeão e mais ainda por causa do doutô que se foi de madrugada ! E já pedino... senhor Groo, homenagem ao homi pois, canudado e alcoólatra( uma pena...), esquerda( coitado, errar é humano ), foi a favor da democracia( socialista e democrata, esquisito, jequice pura " om de róquis " )e merece um opúsculo bloguético da sua parte já que possuis um bloguinho, este. Ajudará a espantar a sua jequice congenial ! E mais ! VEJA ! Capa maravilhosa, jecas moderninhos detectados... comprem e leiam...
Anônimo disse…
HAAAAAAA ! Não disse ? Noschattamus acertou mais uma. Desde agosto digo que o Manipuladão pénabolino 2011 era do Cocôrinthians, este TIMECO ajudado por apitadores ! Meus pesâmes, sanpaulinos, palmeirense e santistas... durmam mal hoje. Pindorama em festa e eu vou dormir tranquilo em sorRio de Ramero ! HA! Uns gritinhos aqui, outros acolá de urubulinos sacaneando bacalhaus mas tudo bem. Daqui à pouco, a paz reina no mundo dos jecas selvagens sofredores. RUIZINHO PANIDECHINELLO, APROVEITA A FESTA POPULISTA PRETO E BRANCA E.... APOSENTA !



M.C.

OBS: Vascãozinho, novamente vice e Fluzão na fase de grupos das Libertas... tá bão. Pena a UPP- Gaveana Urubulina estar lá também mas querer abraçar o mundo não dá... Urubulinos estão em crise. dependendo do time que peguem, dança logo .