Um romance sobre a velocidade das mudanças

Não sou de assistir muito a TV. Dificilmente respondo positivamente quando alguém pergunta sobre ter visto este ou aquele programa, logo não sei recomendar nenhum.
Porém, me saltou aos sentidos saber que entrará no ar uma nova versão (re filmada) de Gabriela, texto sublime de um dos maiores escritores da língua portuguesa em todo o mundo: Jorge Amado.

O livro, concluído e lançado em 1958, teve entre junho (mês de lançamento) e dezembro do mesmo ano seis edições lançadas. Hoje já passa das oitenta e foi traduzido para dezenas de idiomas, já foi novela na extinta rede Tupi e filme com Marcelo Mastroianni imterpretando Nacib.
As primeiras tinham capa do artista Clóvis Graciano e ilustrações de nada menos que Di Cavalcante.

A história é um retorno ao ciclo do cacau na obra de Jorge, e se passa na cidade de Ilhéus que vive um momento de iminente progresso financeiro, mas que guarda costumes do tempo em que se faziam tocaias na luta pela posse das terras.
Narrativa graciosa do confronto entre o tradicionalismo dos coronéis contra as modernas idéias para a manutenção do progresso da zona cacaueira.
Têm seus pólos opostos no coronel Ramiro Bastos, líder político da cidade e Mundinho Falcão, jovem que vê na cidade uma chance de provar a sua família que não é um bom vivant e sim um homem com idéias próprias e de muito futuro.

Jorge mostra sua veia política numa critica velada e sutil à modernidade política das novas gerações quando em cena memorável coloca Amâncio Leal, um dos mais leais aliados de Ramiro Bastos – após a morte do coronel – frente a frente com Mundinho Falcão.
“-Seu Mundinho, esse tempo todo combati o senhor. Fui eu quem mandou tocar fogo no seu jornal (...). Fiz pelo compadre Ramiro, que me ajudou no tempo dos barulhos. Não porque não concordava com seu jeito de ver o mundo, mas pelo amigo que era. E o senhor sabe: amigo a gente não abandona. Tinha um homem preparado para lhe dar um tiro no momento em que Ramiro me pedisse.” – diz o coronel com toda calma e sinceridade.
“-Eu entendo. – diz Mundinho – Eu também combati vocês, mas não era inimigo. No fundo admirava o coronel (...). Também eu tinha um homem preparado para o senhor...” – mente o exportador com o sangue gelado pelo medo da revelação.

O entorno da história também é sensacional: crescente apaixonante dos sentimentos de Nacib, um sírio (-Turco é a mãe!) radicado na região e dono do tradicional bar Vesúvio por sua nova cozinheira Gabriela.
De como por amor e medo de perder a cozinheira que elevara seus lucros se casa passando pela experiência – frustrada – de ser um pigmalião moderno, tentando transformar uma criatura de compleição simples e nenhuma maldade em dama da sociedade ilheense.
O romance proibido entre o poeta Josué e Glória, concubina mantida por um coronel, que apesar de escondido é de conhecimento de todos e teme-se por outro final trágico como o caso de Sinhazinha Mendonça e o médico Osmundo. Assassinato passional que dá inicio ao livro e o fecha confirmando que os tempos realmente mudaram.

A novela que se inicia hoje parece – não posso garantir – que segue fielmente o texto de Jorge, ficando apenas a dúvida se vão esticar o caso amoroso de Sinhazinha Mendonça com o médico Osmundo pela trama.
Se for o caso, esqueça as restrições aos atores e acompanhe, porque vale muito à pena.

Comentários

Anônimo disse…
Tá. Faltou dizer que Jorge Amado era comunista. Vale a pena assistir Gabriela e, melhor ainda, ler o livro. Mas sabendo que Jorge Amado era comunista. E riquíssimo. Assim como o amigo Dias Gomes. Até.


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Essa obra de Jorge Amado é muito interessante, daquelas que prendem o sujeito ao livro.

Acredito que os globais consiguirão fazer um bom trabalho, é só não inventar...

abs
Anônimo disse…
... e, no livro, assim como na novela, tentará fazer as cabeçinhas papalvas... HA ! Então cuidaaaado.


M.C.
Anônimo disse…
...voces entendem muuuuito de interpretação. HA ! Temos bons atores mas como os jornalistas, BLOGUISTAS e muitos "istas" atuais aqueles fazem parte do politicamente correto nosso de cada dia senão dança ! Alcançar o máximo possível de gente para ser reconhecido e/ou poder vender ! Midiota de massa é isso aí ! O texto politicamente correto do senhor Groo, vazio mas extremamente bem escrito, "esconde" o que realmente Amado queria alcançar ( hoje não terá o mínimo efeito... povo anda burro pacas )quando lançado o livro. Ilhéus ferveu ! A Bahia também. Não é unanimidade nem aqui nem na... Muito menos em Ilhéus. Gabriela é de 1958... Algo sugere aos senhores ? " Cuba foi em 1959..." 1° de janeiro ! O pau comia desde 1956 ! A Cubanização do país ! Por favor... estou nervoso. Estaríamos fú se algo tão devastador, de tal magnitude, pior que mil furacões !, abatesse sobre nós ! Não estaria acá a blábláblázar com voces, LIVRE ! Mas Jorge, como Dias e Érico( e até Chic !) estariam na revolucionária Paris pois teriam brigado com o regime ! Mas, voltando aos atores. Vivemos o pior dos momentos pois o famoso quadro do Rei, Nobre e Bobo da Corte está atualíssimo ! Só isso posso dizer. Como "Bobo da Corte", hoje, leiam toda midiota com 99% dos bloguistas junto ).A volta ada novela nos mostra isso mas não surtirá efeito algum. Não surtiuy em 1961, 1975 não será agora. Nem o filme com Marchello como o "turco", surtiu ! HA ! Pessoal está no Oi! Oi ! Oi ! Boa novela, senhor Groo... deveria assistir essa... Carminha show ! Os mais humildes não entendem... Os mais dissimulados explodem de raiva !



HA !, quer dizer, M.C.
Anônimo disse…
" Mundinho vem de uma família de políticos do Rio de Janeiro. Solteiro e cheio de ideias novas, o jovem representa a ascensão de um novo tipo de burguesia, de espírito progressista ". Texto de um esquerdóide que peguei. Progressista... burguesia... Era liberal ou Conservador naquela época, aqui, no Rio de Janeiro. Distorcem tudo ! Mas pode, Mundinho, sim, admirar um "conservador" daqueles tempos como era o Coronel. Qual o problema ? o que era Ilhéus em 1920 ? Belém ? Manaus ? Riqueza ! Nas mãos de poucos mas, hoje, com o PT, soncialismo no poder... como anda a coisa ? Isso aí tá no livro ? Ipsis litteris ? O diálogo do Amâncio Leal com Mundinho Falcão ? Li faz muito tento o livro... No tempo de escola mas meu pai me botou prá ler ! Depois melhorou um pouco... 1984. Na época que Gabriela era uma gostosa Dona Flor ! Ai, ai... Tantos livros... Mais um procês, seus jecas ! "Como Viver"! Montaigne. Temos que voltar aos anos 1920 ! História, mesmo se tratando de uma ficção, é se deslocar até lá. Máquina do tempo mesmo usando a mente. Ver com os olhos de 2012 é complicado ! Hoje o Mundinho Falcão seria um debilóide esquerdóide delirante e hilariante pois "melancia gls" seria ! Verde por fora, vermelho por dentro ! E Amado mataria a figura( personagem...) logo no 2° capítulo ! Para virar mártir do GreenRedPeace ! Últimas palavras de Little World Fashion: " - Eu entendo. – diz Little World Fashion – Eu também combati vocês, mas não era inimigo pois todos somos iguais. No fundo admirava o poder másculo do Senador (...). Também eu tinha um homem preparado para o senhor, era bonitão...” HA !


M.C.
Groo,

uma excelente obra literária de Jorge Amado.

vale a pena acompanhar.

abs...
Anônimo disse…
.. a chave para o livro está na música ! Descobri isso zoando o Marcelonso sobre MotoGP ! Com a voz sensual e linda de Gal Costa ! Modinha Para Gabriela ! De Dorival...


M.C.
Ron Groo disse…
Então MC, eu não sei se os atores são bons ou são ruins... Me falta estofo pra fazer um julgamento sobre o trabalho dos caras. Nada entendo de artes cênicas dramáticas.

O pedido era mais referenciado ao que tenho ouvido por ai.
"-A história é legal, mas escolheram mal os atores..." (com voz de gente cricri)

Eu não sei, para mim, ator é tudo igual, diferente, só queijos...
Anônimo disse…
.... bom, deixemos de lado Gabriela. Até hoje não entendo muito bem o tesão pela moça. É só notar em voce mesmo quando vai a rua passear. Uma mulher maltrapilha e a mesma que uma mulher bem vestida ? Uma raivosa de esquerda com o suvaco cabeludo é igual a uma panicat ? Não está aqui o gosto de uma minoria e sim da maioria ! Desde desde( Egito, Grécia... desde desde...) elas se maquilam por quê ? E, na literatura, outras são bem mais gostosas e sensuais mas... Aos atores ! Uma pergunta que te deixará doido pois vou usar o seu argumento " ator é tudo igual ". Bandas de Rock, são todas iguais. Principalmente de Heavy Metal. Estas, então, dá prá trocar o baterista, um pelo outro, o cantor, um pelo outro, tudo igual. Qual a diferença do Sepultura para o Iron Maiden ? Qual a diferença de um Tom Hanks para Christoph Waltz ? Qual a diferença de um... Black Sabbath e um Megadeth ? De um Napalm Death para o Extreme Noise Terror ? Tudo igual... do Tom Cruise pro Brad Pitt ? Wagner Moura para o Marcelo Serrado ? Atrizes da mesma idade... Qual a diferença da Meryl Streep para a Glenn Close ? Aqui... Fernanda Montenegro de uma Marilia Pera ? Mas numa coisa está correto. Para Gabriela, se compararmos os atores que fizeram a segunda novela com esta terceira, os de 1975 são melhores. Mas... tô achando que a Gabriela da Juliana Paes mais "fera", mais " femea" que a de Sônia Braga... Jorge Amado aprovaria... Muitos especialistas acham que o Daniel Craig é o melhor 007 de todos os tempos incluindo Sean Connery ! Ian Fleming, vivo fosse, aprovaria ! O mais perverso (psicopata) dos 007. Eu gostava do Roger Moore... o mais M.C. dos 007. Sarcástico... HA ! Agora, falemos de queijo. Preferes Cheddar ou Emmental ? O Stilton é delicioso...



M.C.
Anônimo disse…
... se come com vinho do Porto. Qual a diferença de um M.C. para um Politicamente Incorreto ! Eu respondo as perguntas ! Ele, não ! Perguntarei mais uma vez ! Politicamente Correto, você é mãe ? Sim ou não... Pô, tão fácil...


M.C.
Marcelonso disse…
errata - conseguirão...
Anônimo disse…
Gostei da Maria Machadão. Boazuda e ainda sabe cantar !


M.C.