De ratos e piranhas


A comitiva ia atravessando o planalto.
Dias e dias de uma viagem nas entranhas da região com um cortejo diferente. Ao invés de bois: ratos.

Mas nem eram só por serem de ratos o présito é que chamava a atenção, mais por serem também ratos os peões e condutores que lhe ditavam os destinos.
Ratos graúdos e graduados, representantes de uma classe de roedores que infelizmente se bastam.
A eles, ninguém controla. Até se tem a frágil ilusão, mas na realidade...

Eis que estes ratos seguiam pelo planalto a fora fazendo de suas ratices (sic) em sua algazarra velada e semi escondida.
Semi sim, porque todos os outros animais sabem o que fazem os ratos. Apenas lhes fazem vista grossa enquanto podem. Enquanto não é impossível que se ignore.

Então chegam a uma paragem inóspita.
Um lago formado e alimentado por águas vindas de uma queda d’água (e que senhora queda!) habitado por piranhas tão grandes quanto antigas.
Piranhas que se alvoroçam ao sentir o cheiro de algo que lhes possa parecer sinal de alimento.
Havia a possibilidade, e elas sabiam disto, de que um daqueles ratos lhe caísse às presas, coisa rara. Rato é bicho esperto e não cai em lago de piranha assim.
Na história, ao que parece, apenas um caso.

Os ratos, ao se depararem com a possibilidade pensaram: “-Como passar sem ficarmos todos nas presas destes bichos?”
A resposta simples, porém, não tão fácil veio dos mais velhos.
Daqueles que guiavam o bando já há muito tempo.
“-Mandamos um, o mais fraco ou que estiver mais arranhado para as piranhas e enquanto elas estiverem se deliciando com a presa, passamos os outros incólumes mesmo estando tão esfolados quanto...”
“Perfeito!” – pensaram os outros ratos.
Então mandaram o rato mais esfolado, com mais machucados aparentes às águas e as piranhas fizeram seu trabalho.
Tão rato quanto os que o cassaram, foi o banquete para as piranhas

A comitiva de ratos atravessou o lago alimentado pela queda d’água (e que senhora queda!) na esperança que o tempo, que é senhor e juiz de tudo, fizesse com que tanto as piranhas quanto os outros animais esquecessem sua ruidosa algazarra rumo à próxima parada, um lugar ermo chamado Pleito, onde mais ratos nascem e se criam...

Comentários

Eduardo Miler disse…
The Best of the Best...
Marcelonso disse…
Groo,

Disse tudo - boi de piranha. Sinto vergonha desses politicos, em todas as esferas diga-se.


abs
Anônimo disse…
... quem são as piranhas do texto ? Não... a perguntinha parece tola mas todos sabemos quem são os ratos. Queria ver escrever se o rato tivesse ficado, senhor Groo. Aliás, escreva sobre Sirney e Cagalheiros. Que tal ? Lendo o seu texto fico com pena do Debóchenes... Pessoal, fica entendido assim. Qualquer um, se for candidato a qualquer cargo eletivo, será com eles ! Virará um deles ! Não se iludam ! Ou leiam Maquiavel. E VOTO NÃO OBRIGATÓRIO ! Nossa salvação. Tem um rato... ratazana daquelas bem gordas... que um idiota músico fez uma canão ára a molecada inocente dos anos 1990... 300 picaretas... Agora, a tal ratazana, malufou ! Senhor Groo, o seu amigo está precisando de fosfosol. A memória anda fraca... Ratazana chefe do mensalão e, dizem por aí, envolvido com a "força" Delta ! O senhor poderia dar o nome d'o Cara, por favor ?



M.C.
Rato disse…
Estou profundamente ofendido com as comparações. =(
Ron Groo disse…
MC, os ratos são todos, as piranhas, pode entender como imprensa.
o povo, este não entra em nada. Só no pleito.
Rubs disse…
Antes de tudo, esta crônica deveria fazer parte de uma antologia do Groo - que pode até não saber a diferença entre um cavalo e uma égua, mas sabe que uma história bem contada é melhor do que qualquer filosofia.

Este processo se repete desde os hititas, hebreus, gregos e romanos. No dia do Yom Kippur dois bodes são capturados da comunidade e entregues ao sumo sacerdote, como sacrifício. Um dos bodes é normalmente sacrificado a Javeh em um rito de purificação pelo sangue derramado. O outro, destinado a Azazel, é colocado diante do Templo e o sumo sacerdote coloca as duas mãos sobre a cabeça do bode e confessa todos os pecados do povo, transferindo-os para a cabeça do bode. Em seguida, o bode é levado para o deserto até que morra de inanição.
Os gregos escolhiam o cidadão mãos feio da comunidade, adornavam-no com vestimentas de púrpura, colocavam-no para fora dos muros da cidade e perseguiam-no com pedradas até a fronteira, onde os inimigos o matavam.
É curioso como estes truques de livramento das culpas através dos ritos de purificação são, ao mesmo tempo, tão primitivos e tão atuais.
Mas nenhuma análise antropológica pode ser tão poderosa como um conto bem contado.
Este conto me lembrou "A mulher que comeu o amante" de Bernardo Élis.
Tudo isso é muito triste. Eu até confessei para uma velhinha, contista de 80 anos: - Esse Cachoeira é a ovelha negra da família Cascata...
Anônimo disse…
...Tá, senhor Groo. Adoraria conversar pessoalmente com nobre figura. Nos mataríamos ou nos tornaríamos irmãos. Puxei melhor que o Rubs ! Sifú, Cascata ! Só duas coisinhas. O Veberson tá chateado, 12/7/12 às 14:39, e " o povo, este não entra em nada...". E não sabe de nada, senhor Groo ! Temos que mandar para o Vaticano a reconhecimento da primeira santa cibernética do século XXI ! Santa Internet ! Melhor, canonizar os novos ricos que fizeram a deusa Internet prosperar e salvar o povo do congelamento mental e da escuridão intelectual ! Santo Gates e Santo Jobs ! E muito mais ! Os caras do google e do facebook( tem brasileiro..) e até os militares americanos que inventaram a Arpanet ! Uma espécie de Titã já que feita na Guerra fria ! Façamos a 1ª Igreja Cibernética dos Bilhões de Anos Vindouros ! Eu de Papa, papando todas e o senhor de CibernéticBispo ! Rubs, de coroinha. Mas estou gostando de ler o que o senhor Odorico Paraguaçu do Blog escreveu... hititas, hebreus... gregos... só não falou dos espartanos, que jogavam os bebês "defeituosos"( para eles. Quantos Stephens Hawkings se deram mal, hein ? ) num valão... Mas eram os espartanos. Povo guerreiro ! Mulher espartana, se desse 5, voce era considerado bro... mas tudo bem... Mas, sobre o os hebreus, precisamente o povo do Reino de Judá ! Pô ! Isso era no antigo Templo ! Hoje, os judeus batem cabeça no Muro das Lamentações que é o que sobrou do templo ! Os muçulmanos meteram a Mesquita lá em cima ! E aí, começou a porradaria de milênios que teve até o Templários no meio. E ainda não acabou... Quem queimou e destruiu, pela ultima vez, foram os romanos. Mas, continuemos... Essa do bode ser mandado pro deserto eu não sabia... Para mim era imolado no Templo mesmo. E queimado depois. Não sei se faziam churrasco... Gregos... Peraí, Rubs ! Ostracismo ! Esta é a palavra. Foi, mais ou menos, o que vimos ontem com o Debóchenes ! Significava a expulsão política e o exílio por um tempo de 10 anos. Vai até 2030 ! Na realidade 2027. Um acréscimo de 5 anos em milênios... muito pouco. E tem mais sobre o assunto mas ocês aí vão prá internet, manés ! Essa daí, do mais feio, deve ser quando os gregos antigos estavam, digamos, meio pindoramenses... Burros de mente e bonitos de corpo tipo Big Brother e Pedro Miau. Não existia a democracia corintia... a democracia ateniense ! Atenas ! A Grande Azeitona ! Vi no filme do Hércules e morri de rir... Peraí, truque pros teus negos ! Eu quero o cara na cadeia e mofando lá uns 50 anos ! E isso eles não vão colocar não porque são... ratos ! E os ratos não estão só no Legislativo... Ih ! Sacanagi ! "A mulher que comeu o amante" ! Canibalismo... Sacanagi nada... Piranha é gostosa, já comeu Rubs ? Tem piranha jornalista... Quem comeu foi o Cagalheiros e se deu mal...


M.C.