Caetano, 70 e ainda corajoso.


Só pelo fato de ter sido um dos responsáveis direto pelo último movimento cultural original brasileiro, a Tropicália, já teria garantido um lugar na galeria da fama dos melhores artistas brasileiros.
Ame ou odeie, fato é que não se fica impassível ante a figura e a obra de Caetano Emmanuel Viana Telles Veloso que nesta semana completou setenta anos de vida.

Caetano é corajoso, lançou discos geniais enquanto ainda no exílio e de volta ao país ataca com uma obra tão experimental (Araçá Azul) que liderou por muito tempo a lista dos discos mais devolvidos no país.
Coragem que mostrou ao formar uma banda de rock para acompanhá-lo na gravação e na turnê de divulgação do álbum Zii e Zie.
Coragem que outro ícone da canção brasileira nunca teve e prefere seguir cantando seus detalhes com orquestra em especiais globais.

Também mostrou coragem ao defender coisas que o “bom gosto” geralmente execra.
Flertou com o rock e as guitarras elétricas quando a ordem era ser “purista”
Flertou com a latinidade – desde sempre é verdade – quando a onda era ser americano ou inglês.
Enxertou trechos de funk carioca em seus shows, cita kudurus e quetais ao mesmo tempo em que ergue bandeira pela bossa nova.
Sempre se disse discípulo de João Gilberto, mas apoiou e cantou Roberto e Erasmo causando a ira dos bossanovistas.
Sem contar a coragem gravar um disco inteiro com Maria Gadú, coisa que fosse outro não mereceria perdão...

Ousa escrever música popular com letras complexas em um país que consome – forçado ou não – lixo populista que trata o ouvinte como retardado mental.  
O Quereres, Rapte-me Camaleoa, Jeito de Corpo, Outras Palavras, Fora de Ordem ou O Estrangeiro são bons exemplos.
Coragem de ser narcisista e dizer a quem quiser ouvir que o que é seu é melhor.
Quem leu Verdade Tropical, um catatau bem escrito, porém muito chato, sabe bem.

Mas nada e nem ninguém define melhor o que é Caetano do que sua própria obra:
“Toda essa gente se engana/Ou finge que não vê que eu nasci para ser o Superbacana”
Vai contrariar? Eu não...
Até faço coro.

Comentários

Anônimo disse…
respeito e admiro o Caetano justamente por isso, por fazer música inteligente e no estilo que der na telha... mas não tenho saco pra ouvir não hehehe
Anônimo disse…
... acho o Leãozinho um chato de galochas. Frases do corajoso.

Eu votaria no Lula, no Ciro, votaria no Serra. Obs.: Nas eleições presidenciais de 2002.

Agora, é votar no Lula. Obs.: Abandonando o barco de FHC depois que teve um caminhão de equipamentos roubados no Rio.

Eu merecia esse prêmio. Obs.: Melhor cantor, sem modéstia.

Um dia fui cantar uma música e meu filho disse: '‘Pô, pai, ela não é muito longa não, né?'


O nome da solução do problema Brasil é São Paulo feliz. Obs.: Falando ao público que compareceu ao show no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João em homenagem aos 450 anos de São Paulo.
" E mora no Rio ! Aliás, que música triste para a cidade que precisa ser feliz pro brasil crescer... Berto Gil berto, pelo menos, fez uma música alegre pro Rio. Aquele abraço ! ".

Fui à praia usando uma sunga de jérsei azul-rei, da marca Blue Man, com etiqueta na parte interna e um bordado da marca no lado esquerdo da parte da frente. É um sungão, não é uma cueca. Obs.: Negando que tenha ido à praia de cueca e revelando seu figurino praiano. E EU ESCREVO: Vi Leãozinho numa linda Mercedes Benz coupê, uns 10 anos atrás, na Niemeyer. Esquerda festiva é isso. Blue man...

Osama Bin Laden é um homem bonito e se parece com algumas pessoas da minha família.

Chorei duas horas seguidas depois de assistir ao show 'Gal Tropical' só por causa do 'Balancê'. ... HA !

Nunca entendi desse negócio de dinheiro. Nem sei quanto eu ganho. Obs.: Sobre a declaração de Gilberto Gil de que era impossível viver recebendo o salário de R$ 8 mil como ministro da Cultura. " Nossa, prá lá de humildes ! Mas adoram as tetas do desgoverno..."

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. " Ai ! "

como é bom poder tocar um instrumento " Ai ! Ai ! Ai ! "


Sou um subintelectual de miolo mole... " Pô ! Acertou !"


Leãozinho é um chato de galochas !

Deixa eu contar nos dedos aqui. Tem uns 12 na frente dele. Claro que, destes 12, uns dos que contei t~em parceiros. João Bosco e Aldir Blanc, por exemplo. Ivan Lins e Vitor Martins... Mas o Cazuza e o Renato Russo matam o chatinho do Leãozinho numa boa....


HA !


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Caetano é genial, e ainda assim muitos o criticam. São inúmeras suas belas canções...


abs
Rubs disse…
Ron Groo, na boa: todos os integrantes da tropicália são inteligentíssimos. Afinal, estão todos ricos e até hoje são celebrados pelo glamour intelectual francês.
Mas, segundo estudos estatísticos, ouvir isso em casa aumenta a probabilidade de ser corno em 40%.
Além disso, trata-se de um produto diferente da mesma indústria cultural que produz um Reginaldo Rossi.
O que não faz parte da indústria cultural é Stravinski.
Mas ouvir isso aumentaria a probabilidade de ser corno em 90%.
Então, use um fone de ouvidos.
Abs.
Anônimo disse…
... Marcelonso ! Quanto tempo ! Como vai Itajaí ? Muita chuva ? O El Niño deste ano tá forte, muito forte... aí, as frentes frias chegam à Santa mas aqui não chegam... desviam para o mar lá pelos lados do Paraná ! Mas, pego 5 músicas do Guilherme Arantes e mostro que são melhores que as 5 melhores do Leãozinho. Letras bem feitas ! "Amanhã", " Meu Mundo e Nada Mais ", "Planeta Água", "Cuide-se Bem", "Aprendendo A Jogar"... xi... Já foram e falta uma que todas as crianças amam( e adultos também). Bom, "Lindo Balão Azul". 6 ! Mandem do Leãozinho ! Aliás, Amanhã, Cae canta...

" ... Amanhã!
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro rei vai brilhar
Amanhã!
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar!
Há de imperar! ...

Matou a pau ! "Deixa chover "! HA !

Leãozinho...

M.C.
Anônimo disse…
... senhor Rubs ! Como vai ! Igor Stravinsky e Leãozinho ? Quááááá Quááááá Quá Quá ! Mas, o grande compositor, como na minha lista dos 10 mais da MPB, não barra Beethoven, muito menos Chopin. Tchaikovsky... Richard Wagner ! Baaaaach ! Vivaldi, vivaldino ! Vivaldi ! As Quatro Estações... Richard Clayderman ... ôpa, de onde surgiu isto ? Strauss ! Johann Strauss II ! Não confunda o ùc com a bun...quer dizer, alhos com bugalhos !

... Parafins, gatins, alphaluz, sexonhei da guerrapaz
Ouraxé, palávoras, driz, okê, cris, espacial
Projeitinho, imanso, ciumortevida, vivavid
Lambetelho, frúturo, orgasmaravalha-me Logun
Homenina nel paraís de felicidadania:
Outras palavras, Rubs ! Outras palavras, lambetelho ! Escute isto num fone de ouvidos 3X e o senhor Groo se mata !

Eu quero tchúúú, eu quero tcháá...


M.C.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
... senhor Groo. Dá um pulo no IG( (dos PTelhos) para votar no que poderá ser o novo téquinicu da Çelessão Pindorameira de Futibóu. Vota no zangado Dunga ! Eu votei... Que tal pedir para o COI coi coi - que tosse estranha - a medalha de platina ? Senhor Rubs, não me xingue. Pensem, por favor. BMX pode ficar com ouro mas não tem o mesmo peso de 100 m rasos ! Prova nobre a do chato do Bolt ! Fica fazendo pose... Volei, Basquete podem ficar com ouro mas não têm o mesmo peso que Medley na natação e Argolas do nosso Zanetti ! Taekwondo tem o mesmo peso que a milenar Grego Romana ? Medalha de Platina jáááááá ! Todos as modalidades criadas por gregos há dois mil anos e mais algumas modalidades como as Argolas ( e nado sincronizado pois as moças são totosas pacas ), os atletas disputarão a medalha de Platina, Ouro, Prata e Cinza, quer dizer, Bronze. 4 serão as medalhas para as modalidades ditas nobres ! O resto fica com Ouro, Prata e Bronze. Futebol, BMX, Volei, Basquete, Tenis, Canoagem... Vela... Ping-Pong... Cuspe à distância... Arremesso de Gagálvão...


M.C.


M.C.
Anônimo disse…
... pô ! Assim não dá. Saio para o meu cuperfeito matinal, o Bronzil tá ganhando de 2 a zero. Volto e vejo o levantador pindoramense chorando na tv da portaria( o Méier é chique ). Penso: " é o blábláblá sentimentalista babaca blogal mais uma vez, aquele treco de "Familia"....atleta falandop com o pai no Bronzil. Já viram o "Esquenta" ? Tudo famiiiilia. Já viram a novela Ave.. nida Brazil ? Tudo famiiilia ! Das boas. Ligo a tv e vejo um baita russo, mão no peito, bandeira russa subindo... medalha de ouro pros estrogonofes... Mais uma amarelada, senhor Groo ? Assim não dá... Bronzil, um país de frouxos...


M.C.