F1 nos EUA? They don't care


A F1 não atrai muito a atenção dos americanos e ao que parece nem os carros de fórmula de uma maneira geral.
Tentando imitar Mônaco?
Tanto que a F-Indy, categoria local com fumaças internacionais (uma corrida no Brasil e outra no Japão) perde em popularidade para o futebol americano (aquele dos armários que se chocam), basquete (o melhor esporte do mundo), Nascar (stock car com pilotos velhos, gordos ou simplesmente ruins de braço) e até do hóquei no gelo (que de tão bizarro, nem parece esporte).
Ainda mais depois do vexame de 2005, com uma largada de apenas seis carros no grid. Na verdade: quatro, já que dois não podem ser considerados carros ainda hoje.
E o mais impressionante: apenas um piloto de verdade. Os outros cinco eram – com muito boa vontade - apenas motoristas que às vezes excedem a velocidade.

Recentemente, na tentativa de criar algum interesse no povo do Tio Sam – ou atrair a audiência de hispânicos e estrangeiros em geral – os donos da categoria máxima do automobilismo resolveram tentar – de novo - se arranjar na América.
Primeiro incentivando a construção do “Circuito das Américas” em Austin, Texas, que quase furou por diversas vezes, mas parece que agora o tilkão vai mesmo ficar pronto para sediar o GP dos EUA do ano que vem.
E logo depois começou a se falar em uma corrida de rua em New Jersey, uma espécie de Osasco ou Niterói de Nova York.
Ciclistas nem ai...

Agora a Red Bull, uma das principais equipes da F1 na atualidade, engendrou uma campanha publicitária que visa não só divulgar a marca, mas também chamar a atenção para a corrida do ano que vem.

Porém o que se vê nas fotos da campanha (aqui espalhadas pelo texto) é a mais pura tradução do sentimento americano pela F1: desprezo.
O carro dos bois vermelhos passam por avenidas, túnel e nada.
Em uma delas – a mais emblemática, um aposentado prefere muito mais ficar olhando as calmas águas do rio Hudson a virar o pescoço para ver bólido passando.
Nem sei se tem peixe no Husdon, mas o F1 não chama a atenção mais que o rio.

A impressão que dá é que a cada vez que se fala em corrida de F1 por lá o pessoal canta em coro uma velha canção dos Ramones: “-I don’t care about this world/ I don’t care!”.


Comentários

Unknown disse…
Ótima música! Infelizmente a f1 também em Brasil esta de baixa, e agora com a crisse eterna na Europa... Sei nao, vamos a ter que nos conformar com motorzinho próton ou cosworth e chassi feito por criança em paint.

O titio Bernie está errando na estratégia de marketing acho. Devia é de fazer a GP2 entrar em umas duas cidades pelo menos, para chamar a atenção do povo. Ou usar drons para publicitar o assunto, é disso que gringo gosta!
Net Esportes disse…
Eu diria que a audiência por lá além dos citados é grande também no beisebol, golf e tênis.

Mas em geral eu gosto da idéia da F-1 em Nova York, o marketing deve ajudar, a corrida com o Empire States de fundo .... tem tudo para dar certo .... quem sabe !!!!!
Humberto Corradi disse…
Perfeita escolha do fundo musical com Ramones!

Valeu
Anônimo disse…
...senhor Groo. Veja os comentários acima. Não dá. Se tu escreve que pular do décimo andar é duca, com fundo musical dos Pet Shop Boys, os caras: "Boa pedida, Groo " ! Então, eu existo. Na vida, tomamos nossos caminhos. Cada um na sua. A maioria, medíocre, faz a mesma coisa. Uns arriscam. A minoria. Poucos se dão bem. Surfista de trem ! Não. E é assim com os empreendimentos( todos). A F1 leva tecnologia para a pista. Tá no "DNA" dela. E agora tá se dando mal. Abrir asinha na reta e o da frente não para passar e permitir ultrapassagem só é joióla prá quem não entende de disputa. A F-Indy seguiu outro caminho, mais recentemente, o do entretenimento. Agora é que tá se dando ao luxo de ter motores diferentes novamente mas a chassi é Dallara. Indy Dallara. Para todos. Tá se dando mal também. Quando Veberson corria era o máximo ! Mas haja grana em tecnologia ! Entraram e rota de colisão com Tio Bernie e a máFIA em uma disputa que arregaram como a garota da vara nas Olimpíadas. Pegou mal nos EUA. Americano gritou: " looosers !". Aqui, a gente aceita. Fica com peninha. Põe a culpa no vento. Apesar que, no item segurança, a Indy SEMPRE deu banho na F1. Aliás, a F1 copiou a Indy. Tecnologia em segurança sempre foi como os estadu... americanos.
Futebol Americano. Desconfio dos que falam mal de um esporte que enche estádios e é extremamente organizado. Tem o "que" de ideologia aí já que Rugby americanizado. Mais de século. 1892... 120 anos ! Tá parecendo agora os esquerdóides contra a Coca zero. Que ela mata. O Ciclamato de sódio é o problema. E não aqui, em Pindorama, porque Anvisa deixa todos tomarem o treco numa boa. Mas esquerdóide debilóide delirante é flórida ! " Guaraná zero, com ciclamato de sódio, pode, querido esquerda ? "" Aaahh ! É brasileiro, isso pode..." HA ! Mas, prefiro o bom e velho Rugby inglês . Os yankees da antiga chamam o futebol "jogo de meninas". Basquete, o melhor esporte do mundo... Qual é o melhor esporte do mundo ? Por favor ! Taí... boa pergunta. NASCAR pilotos velhos, gordos... o senhor está por fora da maior modalidade automobilística americana faz tempo, hein ? Hóquei no gelo. Os caras adoram ! E o canadenses amam ! Lá tem neve... Aqui, fariam a mesma pergunta para o... para o... não temos esporte semelhante. Os argentinos tem ! Na grama. O Futebol toma toda a cabecinha medíocre do povão pindoramense. Engraçado, tão dando a corrida estaduni... americana para este ano. Dia 18 de novembro de 2012. New Jersey - já disse isso antes - não chega nada próximo à Osasco até por quê São Paulo está muuuuito longe de ser Nova York. Niquiti = Niu Jérsei ? Nada a ver pelo mesmo motivo que Rio nem chega aos pés de Miami hoje em dia. Quanto mais Nova York ! Tem algum miaminense aqui que queira as Olimpíadas 2016 ? Tá em promoção... Leva a final da Copa do Mundo em 2014 ! Quando o senhor for a Nova York( todo mundo vai um dia) verá que o amigo M.C. está com a razão. New Jersey é duca ! No Hudson tem uns marrecos lindos ! Se eles estão por lá, peixe tem. E o rio não fede como o Tiête ! Aquele azul esgoto lindo ! Aliás, dá prá mergulhar nele ! No Hudson ! Mas é geladinho. Senhor Groo... um senhor que olha prá ver um F1 é um sujeito que não viu nada na vida. Ele está mais interessado no pôr- do- sol ali, que é lindo ! Até eu ficaria olhando a "nossa" estrela descer no horizonte... E o carro sem fazer nenhum barulho bicauzi, se fizesse, porrada no riloto ! Respeitem a natureza ! Viu o touro que pegou o toureiro na Espanha ? Era irmão do Fofonso... Joaquim Fofonso...


M.C.
Anônimo disse…
http://tazio.uol.com.br/f1/nelson-piquet-a-trajetoria-dos-60-anos-do-tricampeao-decada-a-decada


M.C.
Rubs disse…
Muita gente pensa que Filosofia só existe na Europa. Mas os americanos possuem uma rica Filosofia e é por causa dela que desprezam a F1:

bit.ly/TKR0L4
Rafael Schelb disse…
Sei lá, eu acho que se o Bernie quer fazer corrida de F1 lá nos States, ele deveria, então, esquecer a ideia de fazer pensando nos americanos, e fazer pensando em fãs da Fórmula 1. Eu não me importaria nem um pouco em ver corridas em Laguna seca, ou Road America, ou Watkins Glen, mesmo com as arquibancadas vazias (embora fosse inviável do ponto de vista financeiro, mas eu em ligo... hehehe).
Anônimo disse…
... corrida NASCAR( "dos velhos gordos" do senhor Groo), agora, na Raposa Esportiva ! Conferir a " stock car com pilotos velhos, gordos ou simplesmente ruins de braço...". HA ! Continuo não entendendo o Rubs Cascata. Temos, nós, brasileiros, "rica filosofia", senhor Rubs ? Por favor, diga-me ! preciso urgentemente resgatar meu orgulho pindoramense perdido...





M.C.
Anônimo disse…
... como diria o Coelho Pernalonga: " 218 milhas por hora na reta do Oval de Michigan ! Vai com calma, velhinho... "


M.C.
Rubs disse…
MC, nenhum país do novo mundo teve idade média e nenhum tem uma filosofia própria. Mas temos uma literatura pesadamente filosófica e a melhor delas é regionalista. Melhor do que o pragmatismo americano e, você sabe, aquele positivismo do "ordem e progresso", mal ou bem, acabou sendo responsável pelo saudoso "milagre brasileiro".
Quem sabe você não o atualiza? Seria uma boa. Você tem cultura e energia sobrando. Afinal, é o Moleque Chatto.
Anônimo disse…
... snniiiffff ! Serei um Mark Twain de Copabacana ! Uma Toni Morrison de Jacarepaguá ! Um T.S. Elliot da Ilha do Governador ! Serei um James Baldwin do Divino ! Bairro que fica perto de Madureira... Serei um Hemingway de Ipanema ! Um John Steinbeck da Barra da Tijuca ! escreverei " As Cervejarias da Ira "! Serei prêmio Nobel também ! Aliás, são nove os laureados ! Duas mulheres... Quantos brasileiros, cheeeeios de literatura pesadamente filosófica e a melhor delas é regionalista, dizem..., ganharam o prêmio Nobel, senhor Cascata ? Mas li Jorge Amado. Releio, sempre, Gilberto Freyre. O melhor de todos.... Nelson Rodrigues ! Fluzão, Premio Nobel !Post mortem... Tem o Rubem Braga ! O Fernando Sabino... o João Ubaldo Ribeiro, leu " A casa dos budas ditosos " ?

Pragmatismo... gostei. Se ser pragmático dá Nobel, sejamos ,então, pragmáticos !



M.C.