Fórmula elétrica? Vai dar apagão


Veja ai se consegue se lembrar.
Aquela junção (ridícula) do automobilismo com futebol da Superleague formula, lembra?
E a A1GP?  Em que os carros eram pintados com cores de países, lembra?
Era de propriedade de um parente do Speeder...
Ou ainda aquela ideia meio maluca de colocar ex-pilotos de F1 para andar a mais de 200 por hora, mesmo os que já passavam dos cinquenta anos de idade? Grand Prix Masters, se não me engano.
Pois é... Nada vingou.

E não vai ser esta nova categoria oficializada pela FIA, a tal Formula E, que chega erguendo a bandeira de “categoria verde” que vai vingar.

Primeiro: O treco é movido por eletricidade.
E para gerar eletricidade é necessário construir usinas.
Sejam elas hidrelétricas monstruosas ou os cataventos das usinas eólicas, de qualquer forma vai se mexer com ecossistemas, seja desviando cursos de rio, inundando áreas inteiras ou influindo na rota migratória de pássaros.
Isto sem falar nas usinas nucleares e seu lixo que tem de ser enterrado e quando dá merda...
Limpa, limpa, não é não...
Então, verde é o cacete!

Segundo: O barulho do motor.
Vamos comprar uma destas e montar um carro
Aquelas jostas - como se pode ouvir nos vídeos - usam motor que tem som de furadeira ou parafusadeira, ou seja, apenas um ruído irritante que em vez de nos transportar a um mundo de potência vai nos lembrar das coisas que nossas mulheres querem que penduremos nas paredes e ficamos protelando por anos...

Terceiro: O cheiro...
O cheiro da borracha queimada dos pneus em largada é algo que marca para sempre quem vai ver uma corrida... Isto pode até estar lá nesta nova categoria, mas o doce aroma da gasolina não.
E fã de automobilismo é louco por este cheiro.

E haverá a questão dos pilotos...
Ou serão manetas no calibre daqueles que pilotavam na Superleague, que sequer conseguiam fazer a chicane no fim da reta de largada de Monza, ou entulhos e rejeitos de outras categorias como Narain Indiano, Kazuki, Ho Ping Tung...
Isto sem falar em ex-pilotos em atividade como o boquirroto do 1B.
Mais uma categoria pra ele mendigar lugar.

Como se vê tudo joga contra.
Será um fiasco... Com FIA maiúsculo.

Comentários

Anônimo disse…
... então tá, senhor Groo. Meu lado liberal, já que sou um conservador nato, falou mais alto." Uma moderaçãozinha tola, M.C.. É o seu amigo, senhor Groo e não é o fraquinho do Marcelonso... nem o inimigo do NET Esportes... aqueles chatos !". Aceitarei, só do senhor, a censura para provar que Htolas Has é prejudicial ao bloguinho mas a "moderação" é muuuuito pior ! E acho de suma importância alertar o público que frequenta o seu bloguinho já que a sua "fala mansa " é mais prejudicial do que as dos outros bloguistas que considero fraquinhos. Me diga, senhor Groo. Qual será a energia que moverá o mundo se o petróleo acabar, não construírmos hidrelétricas eeeee não usarmos a futurística energia nuclear ? O exemplo veio, de um ano e meio prá cá, com o nipão Japônico. " Vamu acabá com as Usina Nucleááá ! No ? ", glitou um japonico velde ! " Mas nem lio caudaloooosu nói temo prá tê hibloelétlica ! No ?", disse uma otoridade cebolinha da ilha do Jaspion. Então, por favor, como tirar um 747 cargo do chão sem as hidroelétricas dos rios e petróleo vindos do mar e a terra de Alah ! E de usinas nucleares também... Como este monte de carro , onibus caminhões, motos, trens, metrôs, navios... "Conforto" nas ruas( iluminação pública), nos lares... Pão e Circo nos estádios... Hoje tem Fluzão X Cocorintia ! Nosso alimento de todo dia...o pãozinho quentinho da padaria... Sabe aquela cervejinha do bar dos tteus amigos ? Como ela chegará ? De bicicleta laranja do Utaí ? Com uma espécie de caminhão da era dos Flintstones ? Então, como mover isto tudo ? Energia Eólica, solar... Das marés ! PUMnergia ! Cada um gerando sua própria energia ! Me diga, qual a energia verde que moverá tudo isso aí ! HA ! Rota migratória dos pássaros... O único problema da Fórmula E, o único perigo... Ruimzinho Barrobello ! Dança robótica elétrica será o fim da picada ! Aliás, a picada, acabava em uma campina ou numa selvagem floresta. Todas as cidades que tem "Campina", "Campinas", "Campos" na frente( ou atrás)dos nomes são antigas florestas arrasadas por índios ! Adoravam um verdinho. Os doutrinadores não ensinam assim as criançadas. Bom, os malandros-bobos dos indios acabaram arrasados pelos portugues e bandeirantes... E vamos a "moderação"... urrrrghh !

OBS: Carros elétricos é esquerdoidice tola ! Onibus e Caminhões e as motecos 125cc - extremamente poluidoras -, sim, ELÉTRICOS !


Moleque Chatto.
Daniel Médici disse…
Acho que depende de como a FIA vai encarar as coisas. É costume dela fazer coisas sem estudo, sem profundidade, só porque precisa. Mas uma categoria séria de monopostos eletricos, com participação das fábricas, não seria má ideia.

Mas, quanto ao carro que eles apresentaram, também achei seu barulho irritante....
Marcos Antonio disse…
Vão por um alto falante potente no carro com um barulho de um motor V12, pra ver se ilude o pessoal.

Eu imaginei no reabestecimento uma grande tomada, punha o carro lá e esperava a barrinha encher, estilo celular...rs
Anônimo disse…
... viu ? Todos os comentários devidamente desconectados já que ninguém leu o que o outro escreveu e não vai ficar esperando o senhor postá-lo. Só depois de um tempinho. Veja o homem de Florença. 4 papas e e um comentarista aquiiii ! sinta-se honrado senhor Groo mas ele falou caquinha. Desde quando a máFIA não pensa ? Blogo, Bandeidantes e até a do ex-homem do Baú, agora, homem da Jetiqui tão de olho nesta modalidade autoimobilística. E tem a Ré cordi. É ecocológica e polititicamente correta a parada, quer dizer, a corrida ! A Blogo então... adora isso... Dizem que o lixão da Carminha é o mais limpo e ecológico do mundo ! Tudo armado pela mãe Lucinda ! O Nilo vai fazer uma ONG... com o Max ! Antes do Max morrer e quem vai dar o dinheiro será o Ciclone Tropical. O Tufão ! o leleco é contra. Aquele velho sem vergonha ! Já mandei esta pro autor da novela mas não obtive resposta. O barulho eu não ouvi mas a gente se acostuma. Deve ser "Zizizizizizi" ! Ou "Zzzzzzzz "!" Póinque Póinque " é que não deve ser ! Tesla deve estar feliz no túmulo. Mas o genial general romano saiu-se com esta... Auto-falantes ! Uma coisa estaremos livres: desta coisa de reabestacimento ! Chatice do final dos anos 1980 ! Antes era uma coisa livre ! Fazia quem queria ou precisasse fazer. Esta besteira( mais um show para as tvs e pro Gagálvão aqui) que só não é maior que asinha que abre e asinha que fecha prá facilitar ultrapastagem.
Senhor Groo. Tô gostando da ideia elétrica... Já mandei pro Toddynho, lá, na Place de La concorde N°6, outra ideia que só poderia ter surgido de uma cabeça fenomenal que é a minha. Ganharei, de uma tacada só, o reconhecimento das Oiquetetas Reicingui, da Priscila Bar e da Manu. E do Marcelonso ! Aquele ingrato ! Estão meio chateadas comigo porque vivo metendo pau( quequeíçu...) no Kimi Vodka e no El Fofodón de Las Astúcias. Peço que me ajudem pois, se o Toddynho for que nem o Zé Mané do autor de Ave Nida, Brazil !, estarei fú !

Mulheres na pilotagem !
Isso, mesmo. Só PilotAs ! Bólidos elétricos e só mulheres lá, na pista ! Na pista, a verdadeira... Bom... poderíamos ter mecânicas eeee engenheiras... mas não passei essa pro baixinho francês. Só pilotagem. Passe a idéia adiante e tire a moderação. Tô de saquinho cheio de ver Fofonsos, Dáobutãos, Zacas, Sobrinhos, Geniais, Xucrutes velozes pilotando e rilotando ! HA ! E olha que pode vir a Danica... Katherine Legge, Simona de Silvestro, hein ? hein ? hein ? Bia Figueiredo... Carmen Jordá... Nathalie Sather... só gata, mermão !

Babou ?

E vamos a moderação. 17:07.


Moleque Chatto


Rubs disse…
MC, sou mais os motores a hidrogênio da BMW: tem ronco e o produto da reação é H2O.
A taxa interna de retorno da exploração do pré-sal não exige o barril a US$ 120,00?
Se os carros de rua forem elétricos, quem ganha?
O sistema da Porsche já é um princípio de possível nudança no futuro...as multis ainda vão mandar bastante no mundo todo.

PS: fora do contexto (ce viu como abriram as pernas rápidinho prá GM ?)

Assunto delicado discutir um "possível futuro" sem conhecermos realmente as reservas de material fóssil no mundo.

Na Islandia o hidrogenio é amplamente utilizado.
Groo, assunto delicado este de novas tecnologias...todas as automobilisticas tem um Plano B, resta prá gente tentar saber quanto tempo teremos ainda de combustível fóssil barato....
Marcelonso disse…
Groo,

Vamos ver no que vai dar isso, Acho que morrerá na casca.

abs
Rafael Schelb disse…
Pode até ser viável essa coisa de motor elétrico e tal, mas na boa: essa tal de Formula E, é coisa pra ecochato ver. Quem gosta de automobilismo de verdade, não vai dar a mínima pra isso. Pode me chamar de reacionário, inimigo da natureza e o caralho a 4, mas esse discursinho verde é uma babaquice gigantesca, puro alarmismo barato...
Anônimo disse…
... viu ? Óh só o tempo de resposta do Rubs ! E eu fui ver o empate sofrível do jogo no La Roubonera De Los Maias - Engenhón ! E roubaram o Flu ! Um penalti. Mas o Flu roubou o Vascão no domingo passado e futebol, prá quem entende, não exige muito das cabeças brilhantes entender as "jogadas extracampo" daquelas cabecinhas pavorosas do pénabola... Já esperava. Aliás, El Fofodon de Las astúcias tri-campéon de for mula hummm ! Já digo há dois meses isto.

Rubs ! Voce é bem melhor que o Htolas Has. Hidrogênio seria uma boa mas a F1 é política( como tudo no mundo) e todo político - profissional - não é burro, no máximo palhaço( perigoso o tal do Titiririca ). A indústria do petróleo aceita carros elétricos. Não. Nada a ver lembrar da figura mas, o Huguito Xaveco de Cadeia, da Chavezuela, tá de teto baixo por quê ? Rubs, o préssauro, hoje, só a mais de 180 doletas o barril. Por isso está caladinha há anos a Peidobrás ( que está sendo sucateada...) ! E 6 anos para uma peidolífera é ano pacas ! Não se fala mais do pré-sal. O aeroporto de Maricá, que servirá pro lulático projeto, uns teco-tecos de propaganda anda subindo... Dilmarqueting está agora por onde na polititica energética? Fazer o povo andar de magrela ? E os problemas do Golfo do México foram enormes em águas "rasas", imagine em águas profundas. Não que a indústria deixará de ir lá, mais cara ficará. Óbvio ! Aí, os ecologistas de verdade farão a diferença exigindo segurança na extração. Nada de Coletinho moderninho do PeTê e Kirsis, ambos carioquinos. Esquerda ecocológica festiva, daqui, os niu iorquis kariks ! Os caras que morrem pela natureza mesmo. Compram briga forte. E o custo de extração aumentará. Seu Camaro ! Islândia... Ha... ATinham que usar aquela águas quentinhas da falha geológica que passa debaixo da ilha... usam aquelas águas nas casas para aquecimento. Nome daquele vulcãozão mesmo ? Kejhlwyzlivazla... Mas, a população, pliiiisi ? Acho que deveriam usar os elétricos ( e "hidrogênizados" ) nos transportes públicos. E no transporte de cargas. E motecos que poluem. 2 tempos. E 4 tempos também. 50cc até 125cc. Lambretas... Burgman... estas coisinhas já que só ando em 800cc prá cima... HA ! Vi uma Burgman de 650cc ! E outra "lambretinha" de 800cc ! Quequí era aquilú ?
Não entendi o que houve com a GM. Talvez esteja por fora. Algo com o Volt ? 320km de autonomia. Mas, continua achando que, como sempre, estamos no caminho errado. Mas os governos vergam as gigantes. O final daquele filme, JFK, ainda mexe comigo. Não gosto do esquerdóide e vinhático Coppola mas acha que ele acertou ali. A conversa do Sutherland com o Costner. Desgovernos, então, compradíssimos. Nem malha ferroviária decente, num país continental como o nosso, temos. Porquá ? Bingo ! Nossos netos irão morrer e carros movidos à gasolina estarão por aí, no mundo. 1.0 VVVTT 4 válvulas !!!! 4 cilindros continuarão mas poderá, numa reta, tirar dois ! Isso já existe... Zero a 100 em 8 seg ! Retomada fantástica graças a energia armazenada na freada do bibi do futuro ! Isso já existe não sei onde... 7 lugares ! 40 km por litro. Isso aí, no final, é mentira. A 4 Fodas( Ô revistinha comprada, sô !) dirá que ele só faz 36,4 litros.


Moleque Chatto.
Marcelonso disse…
Groo,

Na certa o glorioso Gonçalves vai tentar cavar uma vaga...vai que...


abs
Rubs disse…
Falou, então, MC. Eu preferia que dissesse que sou pior que Alberto Bernabé ou W. Burkert.
Pago-lhe na mesma moeda: eu penso que vc é bem melhor do que o Lulinha da Silva.