Futurologia F1: Mercedes


O blog do amigo Marcelonso diz que a Mercedes estuda fazer uma reengenharia em sua equipe de F1.
Quando uma montadora diz: “fazer reengenharia” ela quer dizer mesmo é “sair da categoria.”, e na Mercedes a coisa parece mesmo caminhar pra este lado.
Três anos após comprar uma equipe campeã – ainda que naquelas... – o saldo é negativismo: uma vitória apenas.
Fala-se pelos lados da equipe germânica que, a principio, eles ficariam apenas fornecendo motores e sua equipe ficaria a cargo apenas da AMG, que é responsável pelos veículos de alta performance da marca, ou seja, deixaria de ser um time oficial.

Em um exercício de futurologia digno de Pai Tião, o e-macumbeiro, oficial do blog, apresentamos as manchetes que aparecerão em sites, jornais, blogs, facebook e twiter do fim do ano de 2013 até o fim do ano de 2014.


17 de Novembro de 2013: Mercedes deixa a categoria.
Agora é oficial. Após temporada extremamente ruim e sem marcar um ponto sequer, A Mercedes AMG Petronas anuncia que deixará a categoria, permanecendo apenas como fornecedora de motores às equipes clientes.

18 de Novembro de 2013: Mercedes não sabe ainda o que fará com espólio da equipe.
Mercedes estuda forma de não fechar a equipe e preservar empregos. Uma das hipóteses é deixar a fábrica e os funcionários sob o controle da AMG, preparadora de veículos oficial da marca.
O alto escalão da empresa não se pronunciou sobre o assunto.

25 de Novembro de 2013: Sem acordo.
AMG não aceita condições da Mercedes para gerir equipe de F1. O diretor da AMG responsável por dar andamento nas negociações não quer ficar obrigado a manter staff técnico do time: “-Porque vou insistir com gente que não deu resultado por três anos seguintes?”.
A incógnita sobre o futuro da equipe continua.

16 de Dezembro de 2013: E fica tudo para o ano que vem.
A Mercedes deu férias coletivas a todos os funcionários da equipe de F1 e o mais provável é que quando voltem ao trabalho não encontrem mais os logotipos da equipe tedesca. Comenta-se na Europa que apenas um Management buyout nos moldes do caso Honda/Brawn salvará o time e os empregos. Inclusive dos pilotos.

20 de Dezembro de 2013: Schumacher joga a toalha.
Em face da indefinição do futuro da equipe, Michael Schumacher anuncia sua retirada oficial da F1. O hepta campeão do mundo disse em entrevista que não quer mais comprometer sua credibilidade. “-Anos e anos de bons resultados seguidos por um retorno em que, muito por conta do carro, não consegui uma vitória sequer, acho melhor me aposentar de vez. Não estou mais a fim de aventuras e nem quero ficar na F1 apenas por ficar...” – disse o alemão que arrematou: “-Não sou o Barrichello!”

Com a proximidade das festas de fim de ano, não houve novas noticias até um mês antes do inicio do campeonato de 2014.

1 de Março de 2014: Uma luz no fim do túnel.
Ao que parece a vaga da Mercedes está salva na F1 em 2014.
Ross Brawn tenta uma parceria com a Hyundai para executar novo Management buyout e salvar o espólio da Mercedes.
“-Não, a nova equipe não será uma repetição da Brawn, não esperamos os mesmos resultados.”

3 de Março de 2014: Negócio fechado.
A montadora Hyndai e Ross Brawn fecham negócio e ficam com o espólio da equipe de F1 da Mercedes. A nova equipe contará com todos os profissionais – Brawn inclusive – da antiga equipe e com Nico Rosberg como piloto. A segunda vaga ainda não foi decidida.

5 de Março de 2014: Barrichello se oferece.
Após declarações e mais declarações de que gostaria de voltar para a F1, o veterano Rubens Barrichello joga novamente suas cartas e diz a Brawn que está no melhor de sua forma e aceitaria – mesmo sem ter sido convidado – pilotar para a nova equipe ainda sem nome: “-Eu não sou como aquele outro lá, que por conta de três anos ruins resolve se aposentar... Eu estou aqui pra vencer!” – declarou.


10 de Março de 2014: E nasce a Fênix F1 Team.
Finalmente a equipe de Ross Brawn é incluída oficialmente no campeonato deste ano sob o nome de Fênix F1 Team e contará com motores Hyundai, Nico Rosberg e – incrivelmente – Rubens Barrichello nos cockpits.
-Aqui não teremos primeiro e segundo pilotos!– diz o brasileiro – Todos estão interessados é no sucesso do time.

O campeonato começa em 16 de Março na Austrália e a etapa é vencida por Nico Rosberg, que aliás, vencerá 11 das 20 etapas do ano ficando com o título.
As outras etapas são dividas entre Fernando Alonso (Ferrari), Sebastian Vettel (Ferrari) e Jenson Button (McLaren), A ausência de Lewis Hamilton se dá pelo fato de ter preferido assinar com a Nascar.

20 de Janeiro de 2015: E a história se repete.
A Hyundai, montadora coreana compra a Fênix F1 Team e entrará no campeonato de 2015 com uma equipe própria.
Manterá Nico Rosberg como primeiro piloto, agradece Rubens Barrichello e – sutilmente – sugere que se aposente.
“-Obrigado ao Rubens por ter ajudado Nico a se firmar como grande piloto. Esperamos que não tenha problemas com o INSS de seu país...”.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom. Só faltou uma entrevista do Rubinho no final dizendo algo sobre algum outro órgão sangrando.
Anônimo disse…
... Pai Tião, e-macumbeiro... Sou mais o NosChattamus, O Vate Catar Da Bloguesfera ! E com o seu piniquinho de pirita ! E ele diz que nada disto aí irá acontecer ! Mercedoca campeã em 2014-15 ( com ajuda da máFIA ) E não adianta levantar a bola do Marcelonso porque, na altura do campeonato, fechar a zona de comentários do bloguinho para aprovação do bobloguista, ha ! Caminho da cova está o blog ! E Noschattamus diz que um certo bloguista Gron Roo... será VSF na Copa do Mundo ! Voluntário Sem Folga ! Cadê o Htolas Has...



M.C.
Marcelonso disse…
Groo,


Sensacional o texto. Pai Tião sabe das coisas. Essa da Fenix F1 Team capitaneada pelo Gonçalves matou a pau.


abs

Anônimo disse…
... Marcelonso, meu sobrinho/
Quando voce vai abrir o seu bloguinho ?/ Entrarei, agora, de mansinho...

Senhor Groo, o que é Jornalismo Declaratório ? Por favor, ajude-me ! Tô quase chegando lá na conclusiva mas ainda não me sinto totalmente na acertiva ! E tô com medo de ficar na errativa. Brigaduuuu ! Fábio Jr, agora ? Eu, hein ? fiukei-me todo.


M.C.
Net Esportes disse…
ahhaahahha se o Barrichello visse isso era capaz de botar uma fé e ver finalmente como a verdadeira grande chance da vida dele. Supondo é claro que Pai Tião não estaria 100% correto ......
Anônimo disse…
http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=3123


Já entendi, senhor Groo ! Não preciso mais de sua ajuda, mesmo assim, obrigado. Coisa antiga com Imprensa marrom e Chapa branca. Jormaulistas fazem isso a torto e a direito ! Ou seria "a torta e a esquerdo " ?


Net Esportes, inimigo meu. Não dá para entrar no sou bloguinho. Uma pena pois adoro a Sharapova é totosa demais e o comedor de cachorros quente Babe Ruth é o meu ídolo n° 1 no Beisibóu ! Pena... Yaaaaaaannnnkeeeees !


M.C.
Rafael Schelb disse…
Só faltou o Barrica dizendo que "esse ano é meu"... hehehehehehehehe
Paulo Levi disse…
Groo,
Sem querer jogar confete, essa é uma das melhores crônicas que já li no seu blog. Ou em qualquer outro blog sobre automobilismo, para ser mais exato.
Ron Groo disse…
Puxa, Paulo, obrigado!
Net Esportes disse…
M.C.

a bolinha do anônimo está lá. Os comentários são moderados para que eu tenha mais facilidade em lê-los .....
Anônimo disse…
aaaaaah, tá....


Confetes e mais confetes ! Ô du Volante ! E os Lancias ? Senhor Groo, esqueceu-se do genial imortal tricolor, torcedor do Tricolor Imortal ? Aquele, time do laranjal carioca ! Não escreverás uma linha sequer sobre Nelson Rodrigues ? Tá mauzes...tá mauzes... O Sobrenatural de Almeida vai fazer cafuné no teu pé ! Uma da manhã.... Tô pesquisando sobre o Htolas Has. Hto, pode ser Hot. Sei lá por que razão trocam as letras. Mas também pode ser Hospital... Também não entendi a abreviação. Deve ser coisa, lá, dos mano americanos. " HospiTÔ( RRospitôô !)"! HTO ! Essa é quente. Pode ser HTO Las ... "Vegas" e o Has, ora bolas, "Tem", "possui" ! Então pode ser um jogador falido de Las Vegas que possui... polla nenhuma enchendo o meu saquinho ! Mas ele andou por Pingapura, cidade da corrida noturna... com hotel maneiro... HOTel.. HTO ?, sei não ? Um hoteleiro com raiva de mim ? Mas, f e falando de Hospital pois foi o que eu achei. Então, será o Htolas Has um enfermeiro e jogador inveterado de Las Vegas - roleta( sei lá, russa também), carteado( Poquêr ! Blajack ! Buraco(êpa !)! Paciência...) - que possui polla nenhuma ! Falidão ! Tô descobrindo as coisas...
NET Esportes. Sou um conservador com viés liberal. Sem moderação ! Anonimato puro, tradicional ! Sou o Moleque Chatto. Tem que aturar ou então apaga ! Democradura, criatura ! Siga o exemplo do senhor Groo. Um Democrador ! Veja o caso do Marcelonso. Está no caminho errado... caminhando numa praia onde o mar recuou quilômetros ! Um deserto de idéias ficou... com um peixinho pulando ali... outro acolá... e uma Tburrami gigantesca crescendfo no horrorizonte ! Que atingirá o coitado em minutos... Tome cuidado... abra o bloguinho... HA ! Sem moderação. Beba, sim, com moderação. Sou tão dissimulado... Minha vodka, James ! Kimi ? Que "Kimi" ! Tá pensano que eu sou boiola ? Sem o "i", no final ! Isso mermo, mermão ! Kim... Kardashian Vodka, por favor.... Copão grandão ! Demorô !


M.C.
Ron Groo disse…
Eu escrevi sobre ele MC... Mas não no Blog porque não deu tempo e não quis usar o mesmo texto.... Olha aqui:

(...)
Mas o objeto desta crônica é Nelson Rodrigues.
Ainda em vida, foi chamado de tudo.
Desde alienado, imoral, reacionário, até depravado e tarado. E na mesma proporção foi chamado de gênio.
Nelson foi quem melhor descreveu e escreveu sobre a classe média brasileira. Mostrou o homem comum em sua vida. Suas angustias, suas taras, seus pecados escondidos e inconfessos. Criou uma das peças mais importantes do teatro brasileiro “Vestido de Noiva”. Um marco que revelou ao país o genial Ziembinski. Foi também um cronista esportivo dos mais divertidos. Assistia futebol nas arquibancadas do Maracanã (que leva o nome de seu irmão Mario Filho) sem enxergar o que se passava em campo (era vaidoso e se recusava a usar óculos) sendo muitas vezes alertado pelos filhos de que estava torcendo pelo time errado (era Fluminense). Soube como poucos retratar sua época mostrando ao Brasil personagens que eram comuns e corriqueiros em tempos de ditadura militar, mas que cobertos de uma aura heroica - ainda que todos ingênuos e populistas - passavam despercebidos: O ‘padre de passeata’ a ‘freira de minissaia’ o ‘revolucionário de botequim’. Só a esquerda via e se aborrecia. O chamava de ‘escritor de direita’ e mal sabia o quanto ele trabalhava nas cochias (para usar um termo de teatro) para liberar amigos e até desconhecidos das arbitrárias prisões militares. Mas a verdade é que Nelson é o principal e maior dramaturgo brasileiro e um dos maiores escritores de nossa língua e que soube como poucos garimpar o que existe de universal e grandioso no cotidiano banal. E como diz sua filha Sonia Rodrigues sua obra sempre foi e continuará sempre atual, pois “O ser humano se apaixona, o ser humano se corrompe, o ser humano é violento e ainda procura realizar seu desejo por cima do desejo dos outros...”.
Nelson faria cem anos se estivesse entre nós, o que não quer dizer, de forma alguma, que morreu... Procure nos livros, está mais vivo que nunca.
Net Esportes disse…
M.C.

Uma das coisas mais legais do meu blog é entrar e ver se tem comentários aguardando moderação. É como entrar no email e ver se tem novas mensagens .......
Anônimo disse…
... hum... Belo texto, senhor Groo. Parabéns ! Mas essa de que torcia pelo time errado pois não enxergava nada... Não "compro", não. Ele era saaaaadio ! Sadio ! Torcedor sadio. Sacaneando o irmão framenguista, o Mário filho, que certa vez disse ser torcedor doente( e a moda pegou ! O erro do Mário Filho era ser... framenguista. Era uma fera mas não gênio. Gênio só tricolor carioca e o Lewis Hamilton... HA !), saiu-se com esta, quando perguntado por um repórter: " o senhor é um torcedor daqueles, doente, pelo Fluminense ?""Meu filho... eu sou torcedor do Fluminense - pausa- e sadio !" HAAAA ! Como a imprensa é urubulina, essa eles não contam... passam por cima. Era conservador e de direita mesmo. Daí o perigo. O conservador é um cara chato, feio. Antiquado ! Reacionário ! vai a missa aos domingos de manhã, 7 horas. Só escuta Clássicos e música ambiente. É o nerd da turma ! O cara de esquerda é bonitinho de cabelo encaracolado. Ama tudo e todos ! Boa praça, divertido, cheio de gatas. É revolucionário ! Tudo mentira ! Se eu fosse o esteriotipado conservador de direita. Falaria feito o Rubs Cascata ! Êpa... pensando bem... como um conservador de direita pode ser ... revolucionário ? Nelson Rodrigues, daqui a 500 anos, falarão dele. Já topou com uma dama do lotação alguma vez, senhor Groo ? Dama do Busão prá voce... Ha ! Uma bonitinha... mais ordinária ? Já ? Uma que Nelson, acho não contou, aconteceu comigo em Minas. 7 da matina. Os sinos tocam em Ouro preto. Domingo. Um frio dos cacildis. Sabia da existência das mulheres que vão com roupas bem safadas, coladas mesmo, ao corpo para as missas. Mulheres geralmente lindas e gostosas... Dizem até que algumas são "contratadas" para atiçar os homens( padres, inclusive ) e as mulheres( ficarem com raiva e ciúme dos maridos, namorados...) durante a missa. Coisa do capeta e não acreditava neste papo, digamos, bem nelsonrodriguiano. Resolvi tirar a limpa naquele dia. Fiquei ouvindo os toques dos sinos, lindos ! Fazem música com os sinos ! E o povo chegando... Eu, da sacada do meu quarto de hotel, olhando. Poucos jovens, homens e mulheres maduros... senhoras, muitas. Senhores, poucos. Estava quase voltando pro meu soninho quando avisto uma mulher morena, LINDA ! Meu amigo... Morena mineira daquelas ! Seios fartos numa blusa de cor creme, usava um colete estampado. Saia apertadíssima e salto alto ! Roupa puxada pro verrrrmelho ! Nada a ver com missa. E, sozinha... Última a entrar ! Fica a pergunta: vi o capeta ou uma mulher ? Minha J.Lo. dormia tranquila. Taras... Falando em mineiricês, vou perguntar pro Candreva se, realmente, o mineiro só é solidário no câncer...


NET Esportes. Legal prá voce. Moderação é um tipo de censura. Olha, estou pensando em montar o meu bloguinho... O problema é que "ele falará" de tudo. Voces darão de cara com uma adnub enorme um dia e no outro, uma foto de um sujeito escalando o Everest. Falarei sobre astrônomia e depois de El Fofodon ! Sou abusado porém conservador. Então farei campanha para o Romney ! Falarei dos beatles mas terá um lugarzinho para o Emerson, Lake and Palmer ! Cinema... detareio o sarrafo no nosso, atual ! No francês, atual ! Defenderei o cinema americano e japonês ! Falarei bem da nossa comida e meterei o pau na comida americana ! Livros ! Disco Voadores ! Mensalão ! Jormaulistas ! Artistas ! Ivete ! Leãozinho ! Uma salada ! Um desafio será ! O K2 ! Ida à Marte ! Enfrentar o Htolas Has ! A Ira de Marcelonso que é pior que a de Khan ! Kirk sofreu e eu sofro com o bloguista ! SSenhor groo apagando os meus comentários geniais ! Não... nenhum destes chegam perto deste desafio que é montar um bloguinho... Já vi que voces estão felizes com a minha idéia...

OBS: idÉia por que é antiga. Se fosse nova seria ideia.


M.C.
Marcelonso disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelonso disse…
Groo,

Se me permite vou responder ao M.C...

- O blog não está fechado, apenas moderado. Qualquer pessoa pode comentar - O detalhe é que comentários ofensivos são excluidos.
Após essa medida,as pessoas estão mais a vontade para comentar, e agradecem. Deveria ter feito isso há muito tempo.

Daniel Machado disse…
Mercedes esta ainda precisando se organizar melhor, achar algo que de o rendimento esperado para eles. Os pneus sempre foram os principais problemas, pois o carro da equipe desgasta demais. Eles conseguem bons treinos e um ritmo forte nas primeiras voltas de corridas, mas depois a coisa desanda. O proprio ross falou que precisa de tempo pra equipe se firmar como top junto a red bull, ferrari e mclaren atualmente. E creio que Rubinho não verá nem sombra de um volante de f1 perto dele, porque por mais que se respeite todo o tempo, tem gente nova ali que merece um lugar.