F1 2012 - GP do Japão, a sorte é volúvel.


O amigo Marcio Kohara diz que Suzuka é uma ótima pista para tomada de tempo e não para corridas.
Tendo a concordar.
Mas há algo de mítico, de heroico que nos faz ficar acordado para ver a corrida.
Talvez seja a luta contra o sono que nos faz ter esta ideia, mas...

Nos últimos anos Suzuka tem proporcionado corridas monótonas, sonolentas.
Este ano não foi diferente.
E nem o fato do líder do campeonato abandonar (ou ser abandonado pela sorte) na primeira curva deu molho à corrida.
O salto de Vettel na ponta e sua posterior sumida na frente já era motivo suficiente para deixar de prestar atenção à corrida e ir se entregando aos poucos ao sono.
Não foi o caso, mas se acontecesse não seria nada absurdo.

Não que não teve bons lances, sim... Mas isolados.
O bom mesmo acabou ficando para o final, como naqueles velhos seriados japoneses em que robôs ou seres de outros planetas enfrentavam monstros, apanhavam no começo da luta, mas com um golpe redentor ganhavam a luta.
No caso, a boa luta, ainda que sem golpes mais fortes, de Jenson Button com Kobayashi.
Jenson não passou e Kamui caiu nos braços de sua torcida que gritava seu nome.
Foi como se ele tivesse vencido a corrida.
Foi emocionante.

Como também foi bonito ver Felipe Massa de volta ao pódio após uma corrida consistente em um ritmo de vencedor.
Infelizmente – para ele – Vettel e seu carro de boi vermelho estavam infernais.

Mas uma coisa em Suzuka parece se manter intacta no decorrer dos anos: sua vocação para decidir campeonatos.
Ainda que esta corrida não tenha decidido literalmente, foi como se tivesse...
Pena para os fãs de Alonso, bom para o resto do mundo em geral.
Temos uma disputa em aberto e com ligeira vantagem para o alemão.
A sorte está lançada, só resta saber agora para que lado.
Se bem que em se tratando de sorte...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Realmente as corridas em Suzuka estão monótonas, e olha que a pista é fantástica.
Alonso viu sua vantagem ser reduzida a pó,e tudo indica que deu adeus ao campeonato.

Peço desculpas a você, fiquei dois dias sem acessar o blog, e não tinha visto os comentários ofensivos do MC. Pra não dar mais pano pra manga, exclui tudo, inclusive o seu.
Infelizmente serei obrigado a moderar.

abs
Rubs disse…
Ron Groo, este GP me levou à conclusão de que a McLaren realmente tomou uma decisão precipitada. Nada é mais contrário ao método do que a precipitação e a prevenção. O piloto mais consistente é, disparadamente, Raikkonen. Kobayashi me parece mais talentoso e mais maduro do que Perez. Até Massa seria uma opção mais racional. Sempre duvidei da capacidade de recuperação de Massa, baseado no que li num livro de Michael Gazzaniga. Mas parece que Massa está recuperando o ritmo de corrida. Lamentavelmente, não poderá incomodar Alonso.
Eu assisti ao VT no Sport TV e gostei das disputas intermediárias. A corrida não me pareceu monótona, talvez em função do horário.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
Uma pena o que aconteceu com o Alonso. Ele só não precisava dar uma de babaca e culpar o Kimi. Até parece não saber que existem centenas de dizendo e mostrando o contrário.

Não sou alonsista, todos o sabem, mas as vitórias dele são conquistadas com inteligência e braço, com um carro que é meia-boca. Eu valorizo isso.

Quanto ao ganhador de hoje, como sempre, foi o Newey, pessoa que tem a minha admiração, mas só até a página 3. Eu acho que ele devia, pessoalmente, guiar os carros que constrói e assim levar os louros que realmente merece, porque esse negócio de segurar cabrita para os outros mamarem não condiz com um craque como ele.

Abs.
Paulo Levi disse…
Pelo jeito, a bronca do Dietrich Mateschitz na Magneti Marelli (via Renault) resolveu os problemas de confiabilidade da Red Bull.
Hamilton disse…
Como o próprio Groo diz, a McLaren vendeu a vaga ao Perez, tal como a Williams vem tendo que fazer. Pode ser o começo do declínio, pois Button vence somente nas CNTP, para ele. E o mexicano ainda vai fazer muita cagada, como Maldonado.

Vamos ver o que acontece, preferia outro campeão que não fosse Alonso ou Vettel, mas pelo jeito o jovem alemão está obstinado em bater TODOS os record do velho alemão.

Gostei da corrida, sou sofredor mas não assistí ao vivo, esperei pelo VIDEO TAIPE (kkkk) no SportV e assistí sem saber o resultado...a fórmula Um deste ano é isto que está aí, nada de muito emocionante...o Kamui mandou bem na frente do seu público..o Massa fez uma boa corrida e me parece que a presença do Alonso na pista faz com que a equipe toda trabalhe só por ele inclusive o Massa, com o espanhol fora o miojo se transforma em outro piloto. Corrida na Coréia é dose, mas sobreviveremos.
Rubs disse…
No Twitter, Maldonado agradece ao povo venezuelano e a Deus pela quarta vitória de Chaves. Isso é que eu chamo de segurar a cabrita...
Manu disse…
É uma pena que uma pista tão boa ficasse tão sem sal assim. Porém teve boas coisas, de fato. O campeonato agora está com um pouco mais de possibilidades.

=*
Rafael Schelb disse…
Não sei... Não achei a corrida tão chata assim quanto todo mundo tem dito. Pode ter sido pelo finalzinho, com a pressão que o Button colocou no Koba, e pelo pódio do japa. Eu gostei do resultado, deu uma sacudida legal no campeonato.
O título ficando entre Alonso e Vettel, vai ficar em boas mãos. E vai criar uma situação interessante: vai ser a primeira vez em 11 anos que um piloto chega ao tri. Posso prever viúvas arrancando os cabelos... hehehehe
Mas se fosse pra escolher um piloto pra levar o título, eu bem que gostaria de ver o Kimi campeão...