Andretti e o terceiro carro


Mario Andretti, o campeão da temporada de 1978 foi escolhido – com muita justiça – o embaixador para a prova americana da Formula 1 em Austin.
Foi lá no circuito, deu algumas voltas e aprovou o traçado, tudo nos conformes.

Agora - como era de se esperar - faltando poucos dias para os carros entrarem para valer na pista, o patriarca do clã Andretti é procurado pela imprensa mundial (ao menos a ligada ao automobilismo) para entrevistas.
E não negou fogo:
“-Eu adoraria ver voltar à regra que permitia as equipes colocar um terceiro carro com um piloto local convidado a cada GP. Foi assim que eu entrei". – disse.

Mario fez sua estreia na categoria pilotando um terceiro carro da Lotus em 1968 nos GP´s da Itália e dos EUA, países onde nasceu e foi naturalizado respectivamente.

“-Esta é uma grande chance da F1 se afirmar mais nos eventos fora da Europa, afinal o público local adoraria ver um ídolo local levando a bandeira de seu país.” – e completou – “-Isto chama muito a atenção e quanto mais barulho, melhor.”.

Andretti acredita que, mesmo sem um piloto americano e após um intervalo de cinco anos as chances da corrida no novíssimo circuito texano ser um sucesso são muito grandes.
“-Mesmo com vários circuitos com mais tradição, poucas pistas de traçado misto tem as instalações e a estrutura para abrigar um evento deste porte. Penso que em toda a América do Norte apenas Montreal não ficou defasado.”

Mesmo sabendo que sua sugestão sobre a regra do terceiro carro está muito longe de vir a ser uma realidade é uma interessante visão de marketing e que os mais pragmáticos poderiam enxergar como mais um cockpit a ser vendido. O que não é assim tão ruim, já que com um cockpit a mais para ser negociado, as vagas dos pilotos “fixos” poderiam ser preenchidas com base na qualidade e não no montante financeiro do piloto.
Just business, mas desta vez para o bem.

Comentários

Rafael Schelb disse…
Não só essa ideia me agrada. Há pouco tempo, o pessoal da HRT andou falando que se fosse permitida a venda de chassis pelas grandes, a coisa poderia melhorar. Concordo com isso também. Tudo o que for ideia pra facilitar e aumentar o grid é bem vinda, e deveria ser discutida. Nem que fosse discutido depois da morte do Bernie (que deve demorar)...
ANDRE DE ITU disse…
Minha opnião é:NÃO!!! Por 2 motivos:
1º A Ferrari ja faz esse maldito jogo de equipe tendo apenas 2 carros,imaginem com 3!!!Com certeza nenhum piloto de outra equipe se tormaria mais campeão(acredito que todos aqui conheçam o ``modus operandi´´ da equipe mafiosa)
2º Dar um carro a um piloto local para que este participe apenas de uma corrida:O cara não teria nada a perder e correriamos o risco do tal piloto querer aparecer para a sua torcida e se envolver em um acidente com algum piloto que estaria correndo as demais etapas e acabar atrapalhando a disputa do campeonato,oque não seria justo.
Daniel disse…
Hum, apesar da possível favorável exposição, não sei se compensaria para a equipe um 3º carro; tem toda a questão de estrutura e pessoal.

Acho mais interessante se as equipes pudessem mudar as cores e os patrocínios livremente, como ocorre na Indy. Imagino que seria mais "fácil" fechar um orçamento por períodos mais curtos (por "n" corridas) do que uma temporada inteira.

Ou, se uma determinada empresa tiver várias marcas sob seu "guarda-chuva", poderia expor a marca que for mais conveniente de acordo com o país que estiver.
Paulo Levi disse…
Bom, se a pista é em Austin o Perez é praticamente um piloto local. Vai lotar um monte de vôos charter com mexicanos querendo ver o guri correr.
Ron Groo disse…
Ai eu discordo Daniel, mudar cores e layout dos carros diversas vezes no ano, como faz a Indy, acaba com a pouco identidade visual que os carros ainda tem. Os números quase não são vistos e o expectador médio, aquele que liga a TV as vezes para ver as corridas, se perderia ao lembrar que por exemplo, a Red Bull é o carro azul escuro, mas naquela corrida esta correndo de verde.
Marcelonso disse…
Groo,

A idéia é interessante, mas como não saiu da caixola de Ecclestone não vai vingar.


abs