12 de mai de 2013

F1 2013 Espanha: Coxinização (termo registrado e sujeito a cobrança de royalt)


O assunto acaba por ficar chato e batido, mas não tem como fugir dele: pneus.
Fica muito estranho ler e discutir corridas com base em paradas e não em velocidade.
Mudança dos tempos? Pode ser... Mas não sou obrigado a gostar. Sou?

Para alguns grandes prêmios é interessante ter esta opção para tentar dar alguma emoção – ainda que fake em termos – como na Espanha e quiçá na Hungria.
Mas e nas outras? E onde não havia este tipo de problema? Como é que fica?

Mas a corrida da Espanha foi emocionante, não?
Não!
Uma largada muito boa, um meio de corrida esfarrapado (ou esfarelado, fica por sua conta) e um fim chato.
Tão chato que os comentadores do twiter passaram a fazer piada com a narração imbecilizada de Galvão Bueno e esqueceram a pista.

Não se ultrapassou sem kers, não se ultrapassou sem vantagem de pneu novo sobre velho. Não houve tentativa de defesa.
É emoção isto?
Então é emocionante ficar em uma ponte sobre a Anhanguera vendo carros se ultrapassar.

Somando isto as punições sem sentido e temos uma categoria que vai se coxinizando (termo novo) a cada ano que passa.
E para o ano que vem promete ser o ápice.
Oremos...

Quanto ao vencedor, nada a dizer além de que foi justo.
Seu salto na largada foi impressionante.
Só precisamos descontar da quantidade de ultrapassagens (rárárá) dos três primeiros as que foram feitas sobre as Mercedes, que como já venho dizendo há algum tempo, são os coelhos de prova da F1.
Largam na frente e abrem caminho no meio da prova para quem vai realmente ganhar.

Para uma corrida na chatérrima pista espanhola, tá bom...
Vira a página.

13 comentários:

Anselmo Coyote disse...

Uai... e 2010, 2011 e 2012 que o Adrian Newey ganhou com os dois pés amarrados atrás da cabeça, sem ultrapassar ninguém, ganhando de ponta a ponta: Era bom?

E nos anos anteriores, exceto 2007, quando a F1 era uma procissão: Era bom?

A única coisa com a qual concordo com você, Groo, é quanto ao kers: totalmente desnecessário e impede covardemente a disputa.

Pneus novos contra pneus velhos também impedem a disputa covardemente? Não! Acontece de dois carros estarem com pneus em igualdade e haver disputa real, o que não acontece por causa do desnecessário e covarde kers.

Se antes era o império da genialidade de Newey, agora é a vez dos pneus farofa da das estratégias.

Sobre outra discordância que devo explicitar: o que determinou o resultado hoje foi exatamente o que você nega ter havido sob disputa - ultrapassagens do Alonso na largada, sem vantagem de pneus e de kers. E também a burrice da Lótus em atrasar em 4 voltas a última parada do Kimi.

That's all folk.

Ron Groo disse...

Eu não vi Newey em nenhum dos carros, nem tendo que poupar pneu ruim, nem acelerando...

Jeová disse...

Muita ultrapassagem, mas pouca disputa.

É necessário lembrar essa distinção.

No mais, discordo da questão do KERS: ele nunca é determinante nas ultrapassagens - a não ser que um piloto tenha problema no KERS.

Justamente por isso Eu acho que deveriam abolir o DRS e colocar um sistema em que o piloto com menos de 1s possa utilizar o KERS enquanto o outro não pode - ou, então, que possa utilizar por mais tempo.

O mais legal disso é que seria desnecessário ter uma ZONA KERS, de modo que nós veríamos ultrapassagens mais surpreendentes.

Isso seria especialmente interessante quando tivesse um piloto a menos de 1s de um piloto que também está a menos de 1s de outro. Hoje em dia, com o DRS, a coisa é completamente anulada, mas, nesse outro cenário, talvez o piloto em terceiro guardasse seu KERS para utilizá-lo depois que o segundo desperdiçasse o seu em uma tentativa de ultrapassagem infrutífera.

Anselmo Coyote disse...

Jeová, me desculpe. Eu quis dizer DRS e disse kers.
Obrigado.
Abs.

Jofreee disse...

Putz...falar o q?
Saber q os carros da Mercedez andam muito bem não está sendo novidade nenhuma nos últimos treinos. O q salvou nessa última corrida da Espanha foi somente a largada, pq o restante da corrida vimos como foi, chata para DÉDÉU, ultrapassagens sem defesas como foi dito e muito insosso, o Kiko (Alonso) dando muita sorte pq os pneus aguentaram mais q os do Ice e o Zacarias fazendo uma largada boa e tb dando sorte pq o Vettel não conseguia chegar perto dele no final tb por causa dos pneus, pneus, pneus e mais pneus. Tá sem graça demais, cadê aquela emoção de ver os pilotos se tocando e brigando de verdade na pista?
Agora pq os pneus estão esfarelando muito rápido eles abrem passagem e nem se quer reagem para tentar defender a posição.
Realmente mais uma vez está ficando muito chato.
Assistimos pq gostamos mesmo, a velocidade, adrenalina de ver um carro passando dos 250, 300Km/h já vem desde pequeno e mesmo assim não perdemos uma corrida, no meu caso independente da categoria eu gosto de assistir.
Mas fazer o q?
É o q há no momento, né?
Abçs a todos e FELIZ DIA DAS MÃES !!!

Anônimo disse...

... tá. E o "superCoxinha" do Reinaldo ?

Justo ? Justo ? Tá, se redimiu da última corrida quando levou dois olés brabos mas o Ótimuzinho Comentarisquello achou muuuuuito estranha a entrada de Vettelho para a 2ª parada. Parei de assistir quando Gagálvão começou a pentelhice fofonsiana.


" Massa fica em 3º e vai ao pódio pela 1ª vez no ano; Alonso vence prova
Seixas: Alonso, o 4º mais vitorioso da história
Téo José: Alonso é grande favorito ao título
Espanha tem GP menos equilibrado do ano".

Só faltou " Framengo campeão brasileiro e da Copa Terrapapagaiense " e " Cocorinthians bi mundial " ! E
E " mãe Dilmá será reeleita " e " PeTê desgoverna Sun Paulo por 4 anos " !


Olha, só. Não aguento ! Equilibrado ? Quando, onde ? Quando o presidente do SantoAndré apareceu já era para desconfiar.
E eu já pensando que o laço máFIA - Ferrada tinha afrouxado ! Sou uma besta mesmo... Best A !


Esse coxinha astuciano está com tudo mesmo para ser tri !
Como um sujeito que voa na última corrida parece com o freio de mão puxado na outra ? É prá você mesmo, Vetelho ! E tinha que ser no país onde está a maior concentração de desempregados nas Zoropa ! Assim não dá. Tudo coxinha ! Coxinhas !

Ouso dizer que a Indi está mais interessante...



M.C.

Anônimo disse...

... coxinhas ! Coxinhas !

Hoje, somos todos dominados por coxinhas !

Um coxinha domina a mídia for mula única ! Aliás, dois ! Da mesma equipe e que é uma grande coxinha vermelha ! Amarela e com queitixupe !
Um coxinha entra na cabine de um avião cujo o piloto é um.... coxinha ! Se sou piloto, jogava - se não houvesse a pressão... - só bsiminuir a velocidade, empinar o nariz e baixar para menos de 2000 metros - o Latrino pela porta de entrada ! Já enche o saquinho há mais de 20 anos ! Só sentaria na minha cadeira de cãomandante a Blondie... tá coroa ! Não ! Deixa eu ver... Rubs escreveu no tuíter... Gal Costa ? Tá maluco, Rubs ? Bota na tua a Ana Carol Lina ! A Rihanna... E, qual é o nome daquela morena cantora sertaneja, poa prá carvalho, senhor Groo ? A filha da Pimentinha é demais ! Já viu o dunbão dela ? Ninguém mais sabe quem é a "Pimentinha"... Ah, serve a Ivete ! Com muito cuidado, se não for lua cheia...

M.C.

Rubs Cascata disse...

Essa corrida entra para o gênero fantástico e grotesco. Os pilotos se distinguiram claramente dos motoristas e isso, apesar dos DRS, é fantástico. Mesmo com a varada n'água da Lotus, Kimi humilhou os motoristas. Discordo do rutuba Coyote pelo prazer de discordar e porque se fossem peneus Michelin, os pilotos seriam muito mais pilotos, pois não teriam de se preocupar em andar 60% do que poderiam. A corrida foi grotesca pela lambança (mais uma vez) desses pneus. O marketing maluco dos celulares chegou aos pneus: quanto mais rápido eles ficarem velhos, melhor, ou seja, o pior é melhor. E o pior ainda pode ser pior, pq parece que isso está se estendendo para o vínculo entre pessoas: quanto mais velhos, é melhor trocar por um novo. E isso é grotesco.
Abs.

Marcelonso disse...

Groo,

Realmente não foi "a corrida", mas por ser em Barcelona, deu pro gasto.
abs

Manu disse...

Eu já sabia que daria Alonso, então a corrida ficou meio sem sal pra mim.
As ultrapassagens e pneus, são mesmo chatos assuntos, porém eu ainda consigo encontrar mais que isso nos caras que chamo de piloto.

Groo, esses dias tive a ideia de montar uma lista de "coxinhas". Algo do tipo, mandar um nome de um "coxinha" p/ o blog, e dizer o porque.
Pela sua postagem podemos montar juntos a ideia hehehe... Que tal?

Abs!

Anônimo disse...

...lembram-se do HAL ? O primeiro computadô-coxinha maléfico do cinema ? Pois é, era um IBM. Abcdefg...

H-I, A-B, L-M !

Claro que vocês sabiam, não ?
O Rubs, O Neo-Bonitão, sabia. Então, chamarei de TNK uma certa empresa. A tal TNK só fala de um coxinha magrinho, um certo jogador do Prantos ! É todo santo dia com esse coxinha prá Erpânia de chato ! Tomara o Porcelana de lá, O Tanalona da Erpânia, time da região onde a corrida coxinha foi disputada, em MichelTeló( outro coxinha irritante), leve esse coxinha diet ! Não aguento mais ! Brasil, um pais de coxinhas !



M.C.

Manu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TW disse...

A diferença desta prova para a de Melbourne foi que a da Espanha passou de manhã aqui, etão não ficamos tão p... assistindo-a.