F1 2013: Mônaco. A corrida em que não se correu.


Costuma-se dizer que Mônaco é a cereja do bolo da F1. 
É. 
Para o bem e para o mal.
O que se viu nesta edição da corrida foi exatamente para o mal. O anticlímax desta coisa de acelerar e fazer curva. 
Ninguém se preocupou em correr, e sim em andar devagar para economizar pneus.
Economizar. 

Indo contra tudo aquilo que se aprendeu e se tem como base para amar corridas de F1, a velocidade foi colocada de escanteio.
Não se vence corridas tendo o carro mais rápido, como deveria ser. Mas carros que gastam menos borracha.
E para gastar menos borracha, anda-se mais devagar.
Até quando?

Sendo assim, que importa quem ganhou?
Ganhou o cara que andou menos, que poupou mais.
Houve até quem arriscasse. Que tentasse algo em algum ponto.
Mas foi pouco.
Pouco até para Mônaco que, geralmente, já é um tanto aborrecida.
A bizarrice foi tanta, que as melhores ultrapassagens, das poucas que aconteceram, foram nos pontos mais lentos do circuito: no grampo da Loews e na Virage Antony Nogues, antes da reta de chegada.

Foi pouco, muito pouco.
Repito, até para os padrões de Mônaco.

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Foi uma merda. Podia ter chovido.
Foi uma merda.Podia ter acontecido um terremoto.Ou tsunami...
Rubs disse…
Só vi merda, mas o show não foi mostrado: seis carros ultrapassados em sete voltas. Três carros, nas duas últimas. Grosso Jean, Perex, e Shit On, merecem um post à parte.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Pra não dizer merda mais uma vez, diria que foi uma bosta de corrida.
Foi duro de aguentar, daquelas que mal merecem um post a respeito.


abs
Irapuã disse…
Que domingo...
Não bastasse Mônaco com o locutor oficial "salvando" pneus, o "imenso Kanaan" vence as 500 milhas de Indianápolis sob os gritos do 'pachecão do vale' e a emissora corta o pódio pra mostrar a importantíssima partida decisiva Ponte X São Paulo pela primeira rodada do campeonato de todos os pachecos.
TV aberta...
Anônimo disse…
... Lu Do Vali consegue o impossível: ser mais chato que o Gagálvão , o Jéo Tosé e o Créber Maischato juntos ! O tal do "bom baiano" todo minuto e o " nós ganhamos ! " no final é de um puxa saquismo com os "baianos"( paulistano sabe do que eu estou falando...) e de um nacionalismo babaca que irrita mas o Café mandou bem. Ganhar as 500 milhas, show ! E o Lulu Nãovale mandar aquela que todos no autódromo estavam torcendo pelo Café e o Homem Aranha... E na disputa, no final da prova, entre o Café e o piloto americano, num autódromo americano, em terras americanas... com 99% de americanos na arquibancada... Me chamou de palhaço débil mental o narrador tãtã ! A turma da Bandeidantes é pior que a da Blogo ! Duro de ouvir...

Mas... senhor Groo ! Boa noite.

Cereja do bolo ? Quem diz tal basbaquice ? Circuito de baixa com uma única curva de alta. Quem diz que o GP de Mônaco é cereja, nunca comeu cereja ou não entende de corridas. Cereja, para o mal ? Nunca vi mas tem caroço. As que vendem lá ou aqui em supermercados mais chiques. Vem do Chile. Então, pode se engasgar com uma cereja mas é difícil. Tive dar um tapão nas costas de um amigo por uma azeitona que veio com caroço numa empadinha. Tava bebum e fez besteira... cara de peixe fora d'água e vermelhinho como a cor da ferrada do Zaca olhando prá mim e apontando para a garganta. Fui rápido ! Pá !
Pô, tá repetindo o Gagálvão, senhor Groo. Na boa. Deixa eu escrever. Mônaco é um saco. Foi bacana até quando dava para ultrapassar mesmo ! Anos 1980 ? Fofonso desistiu da prova. Aliás, Vettelho e GH-1 também. Até o Kimi Cachaça estava lentinho. Só o PereréxMex e o Sutil estavam voando pois precisam aparecer. Groojean e Zaca precisam ir para um turismo qualquer. Mundial de Turismo. DáoButão estava dormindo. Precisa sair e ir cuidar da banda. Lançar um novo cd. Cair na estrada ! A Penélope Charmosa ficou em 1° e, de lá, não saiu mais. Taí ! É melhor que o pai ! Tentaram, a Mercedoca, salvar a dobradinha mas não deu. Canalha Braum sentiu o perigo, mandou os dois pro boxes com a amarela mas só deu para salvar o Niquinho. Se o Vettelho passa com o Carburadores Webber , dobradinha da Rédibú. Circuito chato ! Olha, pelo público, acho que só de turistas mesmo. E estava mais vazio mas a Indi com seus 500000 mas parecendo 250000 também estava meio cheio. Crise das brabas, não, senhor Rubs ? Imagine um socialismozinho nessas horas ! Socialismo só aparece quando o capitalismo está bombando, Amantes da F1 estão summindo. Eu poderia estar lá mas estaria turistiando e, por acaso, um GP por lá. Muito pelo contrário Monza. Vou para lá e depois vou turistiar. Ou não. Por ser tradicional, acho que deveriam criar um carro só para a corrida monegas... monechata. Custos ? Qualé ! Manda a princesa abrir os cofres ! mandem os ricos do mais antigo paraíso fiscal contribuírem ! Mais o lava jato funcionar e gastar mais um pouquinho ! Abram uma ação em bolsa ! MonacoGP S.A. ! Pede dinheiro prá Caixa Gastadora Federau, BêêNiDêÉéS ou para réufeitura do Rio ! Cê acha que tudo é "pacote aerodinâmico "? Tem o pacote aeroDINDINnâmico também...
Um carro com menos recursos tecnológicos e com a segurança de hoje( viu o Zaca ? Estava morrendo de vergonha no Hospital, isso sim...) que os dos anos 1960.
Outra corrida chatérrima é Hungahorroring. Saudoso Tiozão tentou segurar PiquêPiquê pai lá. Um gênio contra outro gênio deu no que deu. Umas das ultrapassagens mais sensacionais da história. Talvez a Mercedoca vença lá se continuarem com a incompetente borracharia botaliana que fornece pneus. Que seja GH-1. Pedradefogo mandou bem na Indi ! Antes dava prá ver umas boazudas nos Iatões. Nem isso mais. Mas estava frio, não ?

OBS:

momento hilário de Regi Nau Da Proa: confundiu David Couqueard com David Hasselhoffhoffhoffhoff ! Gostava da SuperMáquina ou de Baywatch, senhor Groo ? O carro falava com ele, o Kitt ! E não comia ninguém em BayWatch ! Chego a terrível conclusão, anos depois, que o carro...


M.C.
Jofreee disse…
GP de Mônaco = Insosso e Sonolento, só salvo por Sutil e Kimi no final da chatíssima corrida de Mônaco...o q não nos foi mostrado..."infelizmente"...Salvando o nosso Domuingo, o mais narigudo de todos os pilotos brazucas...Tonny Kanaan q venceu a corrida mais importante da Fórmula Indy as 500 Milhas de Indianápolis...Parabéns Tonny por sua vitória...e ótima semana a todos !!!
Manu disse…
Preciso mesmo comentar que foi ruim? Pq foi mesmo... E pra mim, um pouco triste.

Abs!
Anônimo disse…
Só o Sutil e Pérez que, apesar de tudo,salvaram a corrida.