F1 2013 - Canadá: uma verdade inconveniente

Curiosamente não se pode reclamar dos pneus de esperma seco da Pirelli nesta edição da corrida canadense. Ponto bom.
Mas...
Houve um momento em que achei estar vendo F-Indy de oval, tal a facilidade de se ultrapassar nas áreas de DRS.
Não que seja a favor da asa que abre e fecha deixando a ultrapassagem algo tão banal quando virar o volante na curva, mas ainda assim é mais aceitável que a porcaria do pneu que não permite que o piloto tire do carro tudo que ele pode dar.

A corrida do Canadá mostrou um pouco de verdade que foi impossível ver em outras provas.
Se infelizmente Vettel se arrancou na frente e ninguém mais o viu, paciência.
Viu-se também a boa forma de Alonso brigando pelo pódio, a ruindade de Felipe Massa que nos seus melhores momentos brigou pelos fantásticos sétimos e sextos lugares.
Pode-se ver também que a Lotus não é esta maravilha toda, apesar de Kimi – o único piloto da equipe – ter feito a corrida toda com apenas uma parada.
E também deu para ter a exata ideia do quanto o tal teste privado da Mercedes fez bem ao carro.
Se não fosse o problema do DRS – ao menos Lewis disse que tinha – Alonso teria penado para ganhar o (merecido) segundo lugar.

No fim acabou sendo uma corrida boa, agradável de ver e fácil de ler.
Sem as invencionices e artificialidades – além do DRS que, se melhor organizado seu uso vai equivaler ao push to pass de outras equipes – ganhou o melhor carro com um dos melhores pilotos.
E Vettel ganha um belo ralador de queijo com design da Ferrari
Mas corrida de carro deveria ser sempre assim mesmo: uns imbecis fazem seus carros para ver com outros imbecis quem é o mais rápido. Disse rápido e não mais economizador seja lá do que for...
Chorem, mordam-se, mas o carro dos imbecis da Red Bull é mais rápido.
Só não digo para correrem atrás porque nas próximas corridas, provavelmente, o pneus de sêmen seco voltarão a dar as cartas.
Triste perspectiva.

Comentários

Rubs disse…
Um autorama de sofisticadíssimos Fórmulas. DRS é um truque aerodinâmico para agradar o povão. Eu preferia um blower acionado nas retas: exigiria mais do imbecil.
A prova foi reveladora, também, pelo que vai acontecer com a Mercedes: porra nenhuma. Os SS alemães ameaçaram executar a "cláusula de corrupção" e pular fora da categoria sem ônus contratuais. Chantagem, tráfico de influência, extorsão, privilégio, cartel. É assim que caminha a humanidade.
Vou torcer para a Lotus concentrar o orçamento no seu único carro, como já faz a Ferrari.
Manu disse…
Mesmo concordando, não achei a corrida tão boa. De fato, não teve a chatice dos pneus, mas fiquei pouco a vontade e prendeu pouco minha atenção em alguns momentos.

Abs!


Anselmo Coyote disse…
Sobre a corrida só tenho uma consideração e uma pergunta.

Consideração: os pneus de esperma-seco foram adotados em 2013 e foram desculpa para todo o mimi da Red Bull.

Mas todos sabem que desde 2010, passando por 2011, 2012 e agora 2013, esta equipe faz foguetes de 1 a 1,5s mais rápidos do que todos (eu disse TODOS) os demais carros. O motorista principal dela está lá há 3 anos e mais 7 GPs. Isso dá mais ou menos e por baixo 60 GPs.

Pergunta: Então, por quê não foi o motorista da Red Bull quem quebrou o record do Schumacher e sim um beberrão ex-aposentado, guiando um tijolo preto de rodinhas, sendo ultrapassado inclusive pelo Massa?

Que o ilustre dono do blog, do post, da verdade e todo o resto da bagaça responda a isso sem "mais-mais".

Abs.
Ron Groo disse…
Bem... Recordes de regularidade quase sempre é sinônimo de piloto ruim... Mas...

Agora para com esta implicância com o Vettel.

E assim. Corrida de carro é isto mesmo. O carro melhor vence.
Se quer vencer com carro ruim, arrume um piloto muito bom. E não artificialidades bestas como pneu e drs.

Se quer que os pneus façam com que um carro ruim vença um carro bom, então tá no esporte errado.
Vá ver wwe.
Lá é armado, todo mundo sabe e ainda assim adora...
Uma boa corrida, anda na frente quem tem conjunto melhor, o resto é figuração (desta vez foi o Bottas)..o circuito é legal e num local bonito demais..apenas como nota negativa o falecimento do sujeito que ajudava a recolher o carro do Gutierrez.
Daniel Machado disse…
Parece que a Ferrari mandou fazer esse troféu ralador de queijo pra machucar a boca do alemão.
:p
Anselmo Coyote disse…
"Recordes de regularidade quase sempre é sinônimo de piloto ruim... Mas..."

Schumacher e Fangio devem ser os piores pilotos da F1, pois não há regularidade maior do que ganhar 5 campeonatos seguidos.

Mas, mesmo com muitos "mais mais" e tentando se safar, mesmo querendo sair pela tangente, a resposta foi dada e está aqui:

"Se quer vencer com carro ruim, arrume um piloto muito bom." Foi o que a Lótus fez.

De minha parte, em vez de ver o Kimi na Red Bull, correndo como segundão, preferia ver o alemãozinho tri-arrogante com ele na Lótus, ambos com liberdade de ganharem corridas e com o mesmo equipamento.

Não, não sou sádico, mas muito de vez em quando gosto de ver um massacre real. Os forjados como esse da Red Bull me dão engulhos, principalmente agora, depois do MIMIMI dos pneus.

Abs.
Rubs disse…
Massarico tem sido um piloto muito regular: consistentemente chega atrás do companheiro. Não censuro. O homem ganha US$ 15 mi para fazer isso. O grande Barrica dava muito mais canseira no primeiro piloto. Mas é um gênio da retórica e do marketing.
Schumacher só sabia andar no limite e nessa Fórmula Regularidade foi apenas um piloto medíocre. Os únicos que se adaptam em qualquer tipo de carro são Kimi e Alonso. E já que o brutalhudo Coyote anda a delirar, eu queria mesmo é ver o Loeb na Ferrari!
Marcelonso disse…
Groo,

Não achei a corrida tão boa assim mas também não foi ruim. Diria que foi meia boca...

Tiãozinho guiou muito. O moleque além de guiar um foguete, tem talento, sorte e tem mostrado que usa a cabeça...

Não sei como tem gente que vive a criticar o alemão.

abs