Sashimi de bagre

Canário... Arruma alguma coisa pra gente comer ai! Pra acompanhar a cerveja... – grita Dito, o ex-prefeito.
-Cuidado... O último que pediu desta forma pro Canário quase casa com ele... – ri Andrade, o professor aposentado.
-Eu ouvi! Eu ouvi... Vão à merda! – protesta Canário que desde que os dois chegaram ao bar não saiu da cozinha nem para cumprimentá-los.
-O que tem o botequeiro hoje?  - prossegue Andrade - Nem veio aqui pegar na nossa e balançar...
-Ô Andrade! Eu ouvi esta também...
-Na nossa mão pô... Seu botequeiro mente suja... Que sua cozinha era suja a gente sabia, mas a mente?
-Suja? Tem certeza? – se espanta Dito - Quando eu era prefeito o bar nunca foi nem notificado pela vigilância sanitária... Eu sempre achei que era por ser limpo.
-Deve ser porque tudo na sua administração era suspeito... – grita Canário.
-Porra, Canário! Quem tá te zuando é o Andrade...

Risos abafados dão lugar ao silêncio por alguns instantes até que Dito, realmente preocupado cochicha com Andrade.
-A cozinha é realmente suja?
-Não... Estava brincando... Mas a mente dele é.
-Sério?
-Pqp, Dito! Eu estava brincando...  O Canário é gente boa. – e voltando a falar com o dono do botequim – Ô Canário! Que cê ta fazendo que ainda não veio aqui falar com a gente?
-Tô fazendo sashimi! – devolve Canário com outro grito.

Andrade e Dito se entreolham confusos, os outros freqüentadores presentes também se espantam. Nunca souberam que o botequeiro soubesse fazer sashimi.
-Mas, ô Canário! Desde quando cê sabe fazer sashimi? Até teu miojo é ruim...
-Andrade, meu velho, me admira você... Homem estudado, mestre do idioma, conhecedor das culturas... Dizer uma besteira destas?
-Que besteira? Que as coxinhas que você serve aqui são ruins?
-Não... Que eu não sei fazer sashimi.
-E sabe?
-E quem não sabe? Rapaz... Sashimi é peixe cru, já vem pronto da água.
O silêncio traduz bem o constrangimento do velho mestre e até do ex-prefeito.

-Mas, ô Canário! Onde foi que cê arrumou o salmão? – pergunta Dito.
-Salmão? Que salmão?
-O salmão pra fazer o sashimi, ora....
-Tem salmão não... Vou usar bagre mesmo... O Geraldo trouxe. Ele foi pescar ontem.
-O Geraldo foi pescar? – o espanto dos dois foi maior ainda.
-E por que o espanto?
-O Geraldo não sabe pescar não... – diz Dito.
-Como não? Eu fui com ele até... No Ribeirão Euzébio. E ele manja tudo da arte, até me explicou que o melhor seria pescar embarcado, mas como não tinha barco, disse que ia entrar na água... Até a altura do peito e de lá lançava a linhada com o anzol...
-Pescar embarcado? – pergunta Andrade.
-É... – diz Canário balançando a cabeça afirmativamente.
-No Ribeirão Euzébio? – completa Dito.
-É! Ué? O que tem? Hein, Andrade?
-Mas aquele rio é um córrego, raso e ainda por cima recebe esgoto, ele só pode ter entrado na água até a altura do peito porque tem menos de um metro e sessenta! Que eu saiba, nem peixe tem lá...
-Mas tem... E ele pescou. Eu vi.
-Viu? – duvida Dito.
-Vi... Vi quando ele entrou na água com a linhada e eu até gritei pra ele que ele não tinha levado minhoca... E ele virou pra mim e apontava o canto da boca, mas eu estava longe e não entendi direito.
-Ah! Não entendeu? – pergunta Andrade com ironia.
-Não... Por quê?
-Ele apontava para a boca? E não dizia nada?
-É... Ele fazia uns sons... Com se apertasse os lábios segurando alguma coisa entre os lábios. Mas responde... Por quê?
-Nada... Nada... O Geraldo ainda sai com sua irmã?
-Sai sim Andrade, mas por quê?
-Nada não... Nada...   Tadinha dela... Faz o seguinte... Suspende a cerveja também... Perdemos a fome.

Comentários

Anônimo disse…
... Ha ! Boa história ! Dormiu bem hoje, tô certo, senhor Groo ? Maravilha... mas os caras são mesmo amigos deste tal de Canário ? Amigotários. Amizade é via de mão dupla. Pô, se tenho amigo cozinheiro assim não é meu amigo. No mínimo, conhecido. Não falarei mais do livro do Lobão mas é leitura seeeeennnnsacional ! A história dele indo para um garimpo mais de dois dias de viagem num daqueles barcos "amazônicos" e ele dormindo de rede... do tecnobrega nos ouvidos ! Dos crentes contra o tecnobrega... e contra ele com o violãozinho... pois ele e a Rita Lee são os diabos nos programas evangélicos. Do ceguinho e o crente ! HAAAA ! Mas depois fiquei deprimido. Tinha visto " Os Gigantes Da Indústria" com Carnegie( o do Hall... da casa de música em N.Y ), magnata do aço ! e fui ler o Lobão depois. Não é que parecia estar lendo algo de 189 e quáquáquá com o Lobão e acabara de ver o documentário de Andrew Carnegie que parecia ser em 2013 ? Estamos atrasadííííssimos !
AH ! E Lobão adora History Channel ! Faaanntástico ! Sou ainda mais fã do Grande Lobo da música brasileira ! Sabia que esquerdas não gostam de guitarras ? Prestem atenção na música brasileira... Outra sensacional ! Quando era ptelho, Lobão foi ao comício do Magadon Supla para prefeito e com o Olodum, cantou a música "Presidente Mauricinho" em ritmo baiânico( é "tirada" dele), com a batida olodúnica( é "tirada" minha). O assessor viu a platéia de 300 mil gostando sussurrou algo no ouvido do politítico, Magadon todo rebolativo na cadeira de repente se levanta e vai em direção ao Lobão. A música está na parte final onde o Lobão canta...
" Babaca ! Ba-ba-ca ! Sai daí, seu BA-BA-CA !" ! Coitado do Magadon... HAAAAA ! Pensou que fosse para ele... GENIAL ! E a platéia fez um OOOOHH ! Ih, sujô ! HAAAA !


Bom, quem quiser leia, é triste pacas a história recente do nosso país na visão dele ( que é de uma verdade pura !) pois lobão é viajado pacas ! Roqueiro de verdade e ótimo artista ! Mas dá prá dar boas gargalhadas... e ficar deprimido depois se perguntando: "Por que eu ri de chorar ? Era só para chorar " !



M.C.
Anônimo disse…
"No mínimo, conhecido". Errei , mister Roquenrou ! "No máximo, conhecido".
Seleçãozinha cocô esta, hein ?



M.C.
Rubs disse…
Ron Groo, vc já leu Bernardo Élis? Dizem que o acadêmico ia coçar o saco na cadeia de Goiás só para ouvir os casos cabeludos que depois escrevia. Esse seu conto é coisa de craque. Se não é cabeludo, ao menos é beiçudo.
Abs.
Ron Groo disse…
Puxa Sô Rubs, emocionou ler isto ai.
De verdade.