F1 2013 - Alemanha: Enfim, uma corrida (quase) normal

E não teve vexame nenhum.
Parece que a “reprimenda severa” de Jean Todt nos pneus (não na fábrica) surtiu efeito.
Se foi por conta do kevlar, da falta de uma quina viva, da proibição da inversão dos pneus ou dos limites de cambagem e pressão que fizeram a diferença tanto faz.
Fato é que foi uma corrida muito boa, como há tempos não se tinha.
Boas brigas – de fato, com defesa de posição – belas manobras e braços fazendo diferença sobre maquinas.

A corrida foi tão retro que houve até estouro de motor igualzinho aos do passado: fumaceira ao ar e fogo no motor.
Para piorar, o carro ainda volta de ré – sozinho – atravessando a pista.
Nota baixa para o pneu de Mark Webber que, solto, acerta cinegrafista nos pits.
A melhor definição da corrida feita por Bruno Mantovani
E a boa corrida trouxe à tona algumas questões:
O que catzo aconteceu com Felipe Massa?
Impossível que seja só ruindade. Porém, também não dá para acreditar na versão de Pat Fry de que não havia nada errado com o carro antes da rodada.

Seria a inversão dos pneus o grande trunfo da Mercedes?
Grande beneficiaria dos testes secretos, foi só proibir a tal da inversão, limitar pressão e cambagem e que os carros da equipe alemã voltaram a ser o coelho de maratona de sempre.
Manda bem na classificação e mal para caramba na corrida.
Lewis ainda se salvou, mas Rosberg...

Webber não sente mais pressão ou a equipe já não tá nem ai com ele?
Foi só anunciar que vai sair da categoria e do nada começou a fazer corridas ótimas.
Ainda que ótimas para o padrão Webber.
Depois do incidente lamentável nos boxes, caiu para último e ainda terminou nos pontos.

E Kimi? Por que catzo não gosta de brigar para vencer corridas?
Ok que aparentemente a Lotus errou novamente na estratégia, mas, de qualquer forma, não conseguiu chegar em Vettel para brigar, mesmo estando com um pneu mais novo e macio.
Seria a volta do Kimi burocrático ou daquele cara que sempre acha que é melhor um segundo lugar na mão do que uma briga pelo primeiro que possa dar caca?

Mas enfim, que grande corrida na Alemanha.

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

A corrida foi bacana, é verdade. No entanto, nada do que se esperava aconteceu nas últimas cinco voltas. Kimi e Alonso não conseguiram superar Vettel e Grosjean...

A explicação para Kimi, apesar de calçar pneus macios, é que eles não eram novos, eram usados. Os pneus tinham 6 voltas ...

Já Alonso usava a borracha zero bala...

Quanto a Mercedes, não tinha pensado nisso. Inversão de pneus, cambagem, pressão...faz sentido.

abs

Rubs disse…
''Judges disqualify Little Hamilton in last minute rumpus'.

A conjectura em relação ao Kimi, com muito mais razão, se aplica a Alonso. Como este não é um piloto que prefere garantir um na mão, o argumento é absurdo.
C.Q.D.
Anselmo Coyote disse…
Primeiramente, ficou mais do que provado que aquela crucificação ridícula da Pirelli pelos pneus estourados foi só ridícula mesmo. As equipes estavam tratando pneus de F1 como se fosse pneus de máquina agrícola. E os pilotos que estouraram os pneus foram somente os que subiram na quina de dentro da zebra. A mudança que a Pirelli fez nos pneus foi excelente, mas (let's see the next).

Segundo, a Pirelli usou uma cinta de kevlar em vez da cinta de aço. Mas essa mudança ela mesmo já havia proposto como um aviso à FIA, muito antes de estourar um único pneu, pois sabia que ia estourar a qualquer momento. Só não a fez porque as equipes Lotus, Ferrari e Force India haviam vetado. Deu no que deu: estouraram.

Terceiro, em suma, a Pirelli não teve qualquer culpa no que aconteceu. Mas ainda existem burros ventríloquos negando o óbvio. Comportamento de manada - fazer o quê?

Por ora é só.

Mas, com certeza absoluta não foi nada do que está no post o responsável pelas emoções da corrida hoje.

Abs.
Anselmo Coyote disse…
Seguinte, vou ser curto e grosso. Essa corrida ia ser ganha pelo Adrian Newey de novo, mas entrou o safety-car quando ele estava a milhas do vice-líder. Aí deu no que deu.

Quanto ao Kimi:
Só mesmo um roncolho para querer que o Kimi ganhasse do Red Bull do Newey correndo com um tijolo-preto de rodas, pondo pneus usados no último pit stop. Sem comentários.

Não houve disputa nenhuma. Cada um dos que disputam alguma coisa (Kimi, Alonso, Hamilton e Rosberg) ficou na sua e pronto.

A surpresa foi o Grosjean aparecer perto do Kimi na corrida.

Falei demais.

Abs.
Anônimo disse…
... realmente, foi uma boa corrida. Só não gostei o que fizeram com o Groosjean. Mas vida de segundão é dura e o super comentarista e rei dos segundões travou uma batalha doida com o "rei" das narrações, o primeirão, sendo que o nosso querido homenageado(duas vitórias na terra de Wagner, Mann, Einstein, Zeppelin( não a banda... por favor, Namuuuu !), Diesel, Freud, Jung, Nietzche, Schopenhauer, Beeeeeee.... Beeee.... voces sabem quem, Daimler e Benz mais sua filha Mercedes. essa é a história que contaram prá ôces, seus jecas torcedores de Fofonso ! A verdadeira história agora M.C. contará. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek porque o Aique da época falou pros dois geniais construtores de bibis para colocarem o nome do motor em homenagem à filha dele e, sendo assim feito, compraria 36 carrões da DMG. Pronto. Falei. Tem um tarado maluco, aliás, dois tarados malucos e só falo de um só para encher o saquinho do vermelho Rubs Cascata para deixá-lo vermelhinho de raiva e assim pegar uma corzinha... Karl, que fez todo esta merda de socialismo e comunismo prá fazer a cabeça de vento dos jovens rebeldes sem causa até hoje só porque torrava o dinheiro do papai com teatro, putas e bebidas. Como era péssimo ator, mulherengo e porrista daqueles, deu no que deu. Mas tem tudo a ver( menos com a puxassaquista blogo ). Um jovem, com boa lábia socialista, numa noite , com duas garrafas de vinho, ouvindo tango... a mulherada cai ! Mas tem que saber beber( o Marx de voces não sabia), tem que saber "cantar" a mulherada( o Marx não era lá muito bom ...só ia com putas e putas, sabemos, se paga...) e ser excelente ator( ele era péssimo !). Só soube escrever esta porcariada toda que só atrasa tudo e todos. Por isso, sou um socialista de primeira quando quero pegar uma gata mais jovem ! As balzaquianas e lobas não caem nessa, não. O outro diabo é austríaco de nascença mas alemão é. o H ! Dizem ser de direita mas, no partido dele tá lá na sigla Socialista ! ). Mas falava de quê ? Corrida ! Boa. Vetelho será tetra ! É tetra ! É tetra ! Mas como anda esse motor Renô !

OBS: Zaca Lentinho e azarado. Fica mais 1 ano na Ferrada ? Ouvir o narra a dor passar por cima do "ocorrido" como se tivesse acontecido pouca coisa jogando a culpa prá da Ferrada... Más tér car di ! Foi o único teatrinho detectado... de resto, a corrida foi boa.


M.C.

HA !
Papa Judas VI disse…
Mesmo em situação muito , mas muito pior , Vettel segurou de forma " mágica " a " pressão " do piloto cachaceiro ... será mesmo que podemos chamar isso de pressão ? O Groo classificou muito bem essa questão e Vettel venceu mais uma .

A verdade é essa: O carro do piloto cachaceiro chamado de Lotus ,por desgastar menos o pneu , era o carro mais rápido , tanto que um outro piloto da mesma " marcar " chegou em terceiro ... ôpa ôpa ... para tudo ! Chegou em terceiro porque mais uma vez ... isso mesmo , mais uma vez pediram para o pobre coitado ceder a posição para o cachaceiro , porque senão o beberão seria terceirinho ... e aí , ia ficar muito mal , pois assim , ainda continua na briga pelo campeonato ... se é que tem alguma chance .

Rubs disse…
Coyote: 'thick as a brick".

M.C.: Jung era suíço. Wagner, Heiddeger, Albert Speer, etc., alemães.
Manu disse…
Posso estar enganada qt ao Kimi, mas além do erro da Lotus, ele realmente queria chegar no Vettel pois ele estava (como sempre) com uma cara muito feia na coletiva.
Acho que se não tivesse parado nas últimas voltas e o Grosjean tivesse dado a passagem antes, poderíamos ter visto uma briga entre ele e Vettel...
Só não consigo projetar se teria sido uma coisa boa ou ruim em termos práticos...

Abs!
Anônimo disse…
... era para ver se você estava ligado, seu Cascata... HA ! Entrei pelo cano nessa. Jurava ser alemão, o doidão. Pô, Manu. Erro da Lotus ? Sei lá o que andam dizendo por aí mas vi só um "prejudicado" com a estratégia lotusiana. Grosjean. Acreditem, é bom piloto mas segundo os décimos de segundos que regem as secundárias mentes de certas equipes( Ferrari principalmente mas temos Red Bull e, pelo visto, a Lotus também ), a segunda parada, sim, do segundo piloto da Lotus, adiantada em 2 voltas, serviu ao lindinho e mau humorado, porém baita piloto, Kimi. Nenhum François Cevert mas é bonitinho o finlanda. Suéllen acha ele, o Kimi, bonitinho mas gosta de homens com rosto mais másculos como o Pérez. Aliás, falando na jovem fera, McLaren é fantástica ! Nada de segundos pilotos. Mercedes também. E a Ruim... Williams, temos o nosso Piquet que enfrentou um leão inglês e levou o título para contar que não é mentira. Difícil, os caras quase deram uma de latinos mas deixaram a coisa correr na pista.
E a porrada que o Anderson levou, hein ? Não gosto desta luta, prefiro ver o boxe, mesmo assim... vendo na internet, beeeeemmmmmm feeeiiito !



Qual a próxima passeata, manisfestação, senhor Groo ?
Vi um cartaz de " Fora M.C. ! Os blogs estão cheios de você " !
E quatro gatos pingados - dois segurando o maldito cartaz e duas moças atrás do precito gritando com, todos, com os punhos serrados e os braços erguidos!Vi um com um luvinha preta. Seriam o senhor, Manu, aquela moça com cara de ptelha que aparece aqui de vez em quando e o Rubs ?
Maldade ! Sou tão bonzinho...



M.C.
Anselmo Coyote disse…
2007 - Ferrari segurou Massa p/Kimi passar e ganhar o campeonato.
2008 - Kimi estacionou o carro na China p/Massa passar.

Alguém já viu o cachaceiro reclamando disso? NÃO!

Com o cachaceiro é assim: a vez é minha? saia que eu vou; a vez é sua? eu saio e vc vai.

E o FODA-SE continua para o resto que, de resto, é só resto mesmo.

E, de quebra, levem esse presente do Coyote: FODAM-SE.

Abs.
Papa Judas VI disse…
Amigo Au-au da qual tenho profunda e grande admiração mesmo conhecendo por tão pouco tempo .

Não fique de mau humor contra os outros e contra o mundo . Devemos aprender a amar , aprender a ser bom , senão , essa sua paixão inexplicável acaba lhe matando ao poucos .

Forte abraço amigo .

Manu disse…
M.C. Não disse que Grosjean não foi prejudicado. Porém é preciso ser pragmático: ele tem feito por merecer?
Nessa, estou com o Coyote.
Rubs disse…
Eu não falei? Estoura como um Pirellão.