Sonho número 9

Deitados na cama e olhando para o teto, cansados, ela puxa assunto...
 -Cê já pensou na morte?
-Não... Foi ruim assim? Para você emendar um assunto tão... Tão... Funesto?
-Não... É que eu quis fugir do: “foi bom pra você?”.
-Tá legal... Mas quando quiser fugir, fala de algo mais alegre.
-Como o que?
-Sei lá... Futebol... Mas: “cê já pensou na morte”? Ai não dá... Se fosse ter um segundo tempo, sinceramente já estaria comprometido o desempenho...
-Cê tem medo da morte?
-Não... Quer dizer, tenho... Ah sei lá... Devo ter. Muda de assunto.
-Tá... (silencio) Mas como você acha que é a morte? Tipo assim se fosse uma pessoa? Como cê acha?
-Ah quer saber?... Boa noite! – vira na cama e em poucos segundos já está dormindo. Tão pesado que ronca e pouco depois, já sonha.

-Boa noite!
-Boa noite? Mas você... Você é o...
-Meu “boa noite” não foi de início de conversa. Foi de fim.
-Cid Moreira! Você é o Cid Moreira! E me deu um "boa noite" igual àquele que você dá no fim do JN.
-Exatamente.
-Que legal... Quer dizer... Que lugar é este? E o que eu tô fazendo aqui?
-Aqui é o limbo... Você vai chegar ao céu em instantes.
-Limbo? Eu morri? Por isto o “boa noite”?
-U-hum.
-Então você é a morte?
-Não. Eu sou só o Cid Moreira... Agora entra. Boa noite.

Então ele ultrapassa um portão em forma de arco e se vê em um lugar muito azul...
-Ai mané? Cadê suas asas? – pergunta alguém.
-Asas? Eu vou ter asas?
-Vai... Ai você vira anjo. Ou uma galinha. Vai saber... (ouvem-se risos)
-É que eu ainda to meio assustado com tudo isto...
-A gente tá ligado. É a primeira vez que cê morre né? (mais risos)
-Como assim... Então é verdade que a gente reencarna?
-Ó o cara... A gente não sabe não. Só estamos te zoando.
-Ah tá... Eu pensei que só tinha gente boa no céu.
-Magina... Espírito de porco é o que mais tem aqui... Nego é bonzinho o tempo todo lá embaixo, ai quando sobe mermão... Quer mais é zoar!

-Entendi... Aqui é o prêmio né? Por ter uma vida regrada e correta...
-Nada! Isto aqui é castigo. A gente se priva de coisas boas e acaba aqui onde tudo é azul, tudo é tranqüilo, não tem futebol, nem mulher pelada... Não tem cerveja cara! É um absurdo! Pra que ser bom se não tem nada pra se divertir depois de um período de, às vezes, mais de oitenta anos de virtude? Nem uma cervejinha? Isto não é o paraíso... Isto tá mais para Barra Funda.
-Ah, saquei... Fez trocadilho com dois bairros paulistanos né?
-Aê rapaziada... Burro o cara não é... (risos) O que não adianta muito... Tá aqui! (mais risos)
-Mas ai... O cara que me trouxe até aqui era o Cid Moreira. E ele disse que não era a morte... Como é a morte?
-Te lembra ai de algo ruim da tua vida... A pior coisa da tua vida.
-Pô... Sei lá... Falta de grana? O gerente do meu banco me cobrando os empréstimos.
-Ai... Então esta é a cara da morte pra você.
-Hum... E Jesus? Ele aparece aqui?
-Todo ano. Em junho, aparece sim.
-Porque só em junho?
-Ele vem mostrar o que aconteceu... Reclamar que todo ano Deus o faz nascer em Dezembro e morrer por volta de Março ou Abril... Que nem pode ver a copa do mundo, quando tem...
-Sério? E vocês? Dizem o que?
-De proveitoso nada. Mas a gente aperreia ele também, cantando.
-O que? O que vocês cantam?
-“Luiz! Respeita Januário! Luiz... Respeita Januário! Tudo pode ser famoso mais teu pai é mais tinhoso e com ele ninguém vai... Luiz, Luiz... Olha respeita os oito baixos do teu pai.”.
-Hahahaha... Muito bom... Eu quero fazer parte desta turma. Cês são legais...
-Ih cara... Aqui não dá... Cê tem que morrer para entrar aqui. Tem que ter asas.
-Mas eu morri... Eu ouvi o “o boa noite” do Cid Moreira!
-Mas não viu a cara do gerente do banco te cobrando.
-Do gerente? Não vi... Até porque eu sempre pago os empréstimos. E... Ei? Aonde cês vão? Ei? Ei? (eco).

-Acorda... Acorda!
-O que foi? Cadê os anjos sacanas?
-Anjos... Cê tava tendo um pesadelo. Relaxa... Relaxa... Dorme.
-Tá... Tá... (e dorme de novo)

-Boa noite!
-Fátima Bernardes? Cadê o Cid Moreira?
-Ei mané... Cadê teu tridente?
-Uh! (...)

Comentários

Vander Romanini disse…
Putz, a Morte tem a cara do Gerente do Banco???
Aí Lascô foi tudo!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Daniel Consorti disse…
AHUAAUHAUHUA Muito bom!!! (melhor foi a imagem do Heaven and Hell! Nada melhor que Sabbath pra ilustrar essa!
Andrews Gonçalves disse…
Otimo texto!