Pensando com meus botões

Alguém ainda liga para a GP2?
Qual foi a última vez que um campeão da GP2 veio para a F1 se sentar em um carro de ponta? Lewis?
Mas este iria para a McLaren de um jeito ou de outro, ganhando ou ficando no último lugar.
Ah... Tem o Grosjean que voltou de lá para a Lotus, mas sinceramente? What the fuck is Grosjean? What a hell is Lotus?

Vale a pena ser campeão da GP2 ultimamente?
De que adianta ficar uns tempos pagando para correr na GP2, ser campeão e ainda assim só ter vaga na Caterhan ou Marussia?
Se tiver, claro.
E também, levando um generoso pacote financeiro para que o time não “passe fome” durante o ano.
Com muita sorte - mas muita sorte mesmo - Force Índia, que, aliás, sobrevive sabe-se lá como.

Quer mais?
Sam Bird, aquele que pode este ano ser o campeão da bagaça parece que vai correr na Indy no ano que vem.
É... A Indy, aquela categoria que tem pistas com trilho de trem no meio, corrida em Houston, outras porcarias e vários manetões guiando.
Se tiver o mesmo nível do Grosjean, vai estar em casa.

O que é uma pena, a ideia da GP2 é muito boa: um vestibular para a F1.
Pena que foi transformada em um poço para prospecção não de bons pilotos, mas de pacotes financeiros para picaretas e suas cadeiras elétricas.

E uma última pergunta: não foi desta forma que foram aos poucos matando as categorias de base para formulas no Brasil?

Comentários

Vander Romanini disse…
Acho que a GP2 já nasceu fadada ao fracasso!!!
Se não fosse a paumolescência de hoje em dia, já pensou uma Fórmula 2 das antigas, hoje??
Com os macaco véio da F1 com a molecada num sábado antes de um GP??
Aí sim, hien???
Manu disse…
Ha ha![2]

Abs!
Anônimo disse…
É "quase isso mesmo" Ron. Mas eu acho que a categoria está indo pro buraco muito mais pela falta de oportunidades que existe na F1 moderna, onde pilotos compram seus lugares em cockpit do que pela falta de qualidade técnica dos garotos que estão lá. Alguns são bons mas não conseguem a grana pra dar o upgrade.
Rubs disse…
Ron, você pensa rápido, Buddy, e eu gosto de caras espertos.
A Indy é aquela categoria que tem trilhos atravessando a pista e trilhos na pista ou aquela cuja pista são trilhos de um autorama gigante. Ela foi inventada para atrair red necks - who love God and Guns - e fazer com que comprem toneladas de cerveja, snacks, hot dogs, maconha e munição calibres 44, 9 mm e 7.65. Quando a corrida é em Long Beach, todos vão à Disney local e na volta passam em Las Vegas. Todos os carros têm chassis Dallara e são hidramáticos. A equipe mais vencedora é apenas um modo de fazer propaganda para o filé mignon da empresa: a Penske Trucks and Transports.
Quanto à GP2, se vc desprezar nomes e pilotos, aposto que achará as corridas mais divertidas do que a F1.
Eu ando com muito medo da F1 falecer e ser velada no mesmo velório do Bernie.
Abs.
Ron Groo disse…
Rubs, não são os nomes e nem os pilotos, mas o que a categoria se tornou. Vencer o campeonato da GP2 hoje tanto faz. Se não for bom de grana não vai pra F1. E se for bom de grana, ainda assim só consegue lugar em fim de grid. Quanto a indy, bem... Nem red neck vê aquilo. Está em sexto lugar entre os esportes televisionados, atrás até do hockey e até do wwe, quem nem esporte é.
Rafael Schelb disse…
Eu acho que o problema não é da GP2 em si. É do automobilismo de monopostos, como um todo. O esporte foi se tornando cada vez mais dependente de pilotos pagantes, porque não consegue mais atrair patrocínios. Desde o início dos anos 2000, com a proibição da publicidade de cigarros, e as crises econômicas que vieram depois, que o cenário começou a se transformar. Dessa forma, as equipes de ponta começaram a achar que seria mais seguro, mais barato e mais rentável, investir em programas de desenvolvimento, do que buscar pilotos campeões em categorias de base. Não que a escolha passou a ser mais financeira do que esportiva, mas passou a ser, digamos, mais racional, do ponto-de-vista financeiro. Já as equipes pequenas, essas vendem cockpit desde "o início dos tempos", então não dá pra reclamar agora...

A título de curiosidade: A gente tem mania de "descascar" a GP2 e louvar a antiga e saudosa F3000, mas dos 20 campeões que a categoria teve, nenhum foi campeão da F1. O mais bem sucedido foi o Montoya, que foi 3º colocado em 2002 e 2003.