Groo recomenda: Clipes do Foo Fighthers

A existência dos vídeos promocionais de músicas é anterior à criação do canal de música, a MTV.
Reza a lenda que por não poder ir a programas de televisão na quantidade em que era solicitado, o Queen fabricou “Bohemian Rhapsody” que – na opinião deles, e minha também – era uma peça que os substituiria com a qualidade e a novidade que sua música exalava.
 Vídeo clip, como ficou conhecido, já foi sinal de imagens desconexas e edição frenética.
Sim... Nos primórdios da MTV – que é sim responsável pela popularização, massificação e obrigatoriedade do vídeo na trajetória dos artistas – os clipes eram montes e montes de imagens cortadas de forma rápida e esquisita.
Também havia clipes com historinhas e/ou cenas de palco (mesmo a música sendo de estúdio), mas as bandas “da hora” optavam por diretores “modernos” que faziam aparentemente sempre a mesma coisa.
E assim caminhou a humanidade... Alguns faziam clipes melhores que as músicas, alguns acertavam nos dois e outros ainda só existiram por conta dos filminhos. Eis o grande demérito do formato e da TV especializada.
Tinha lixo de montão.

Mas na área dos que acertam (quase sempre) é preciso citar – com louvor – os Foo Fighters.
Dave Grohl e companhia raramente fazem um clipe mediano. Ruim nunca fizeram.
Dá para afirmar que é a melhor relação música/imagem da história da música.
Já teve de tudo: a choradeira de novela mexicana de Long Road to Ruin; o quase non sense de Learn to Fly; o freneticismo freak – com direito a participação do Lemmy – em White Limo; a pegada de filmes dos anos 80 de Everlong e muitos outros.
E sempre com os caras da banda em diversos papeis (quase sempre tem algum vestido de mulher e é hilário).

Mas o melhor, a master piece é sem dúvida o clip de Walk.
Decalcado no filme Falling Down (aqui Um dia de Fúria) com Michael Douglas, é cheio de referências e citações divertidas.
A aparição inscrição Coexist (com símbolos de um monte de religiões) em um adesivo logo abaixo da janela do carro onde um moleque mostra o dedo do meio me faz rir pensando em como devem ter ficado putos os fãs do U2.
E a música, claro, também é sensacional.
Enjoy it.

Comentários

Manu disse…
Não gosto do Foo Fighters, mas sempre parei para ver seus videos porque sim são sempre muito bons. Dos que vc não citou, "Low" com Jack Black é também divertido. Mas Walk é hilário, talvez seja mesmo o melhor deles.

Abs!