Hot 5 do Groo: Filmes sobre música (parte 1)

Filmes que não são cinebiografias, mas que tem a música quase que como personagem de tão importante que é na trama.
Eis aqui os cinco (primeiros) preferidos da casa. O assunto ainda volta.
Deixe os seus nos comentários.

That thing you do! (The Wonders, o sonho não acabou) – 1996.

Dirigido por Tom Hanks, o filme mostra uma história muito corriqueira nos anos 60: garotos influenciados pela então nascente cena rock britânica capitaneada pelos Beatles montam suas bandas e algumas alcançam algum sucesso com uma ou outra música e logo depois se consome na fogueira das vaidades ou simplesmente não consegue reeditar o sucesso e some.
Aqui a história é recheada de “coincidências” como o dono da lojinha de discos que se empolga com a procura por uma música que ele não conhecia e acaba sendo um dos managers do grupo mais tarde (Brian Epstein feelings).
Inocente, mas divertido para caramba.

School of Rock (Escola do rock) – 2003.

Crianças montando grupos de rock por influência de um falso professor e descobrindo suas vocações e identidades por conta disto.
Jack Black é caricato como sempre, mas funciona muito bem como o falso professor do enredo.
O legal é saber que ele realmente tem este interesse e entusiasmo com o rock na vida real chegando até mesmo a ter sua própria banda (Tenacious D).
Nada muito profundo, mas chega a ser emocionante quando a molecada se apresenta na batalha das bandas e convence até os próprios pais.

High Fidelity (Alta Fidelidade) – 2000.

Baseado no livro homônimo de Nicky Hornby não tem como peça central uma banda, mas o gosto musical (muito bom por sinal) do protagonista Rob Gordon que tem o bizarro costume de organizar listas dos melhores e piores cinco de tudo em sua vida (melhores foras, melhores filmes, melhores beijos...).
Gordon é dono de uma loja de discos e seus funcionários são desajustados/fracassados que sonham com dias melhores enquanto escolhem para quem e como vão vender os discos da loja.
Com a trilha recheada de soul music, a cena final em que a banda criada por um dos funcionários da loja de Gordon (Jack Black, de novo) arrebenta em uma festa tocando uma versão de “Let´s get it on” de Marvin Gaye.
Fez pouco sucesso, mas é sensacional.

Almost Famous (Quase Famosos) 2000.

O personagem central da trama é um aspirante a jornalista musical: William Miller.
Na verdade, o personagem existiu e é o próprio Cameron Crowe (diretor do filme) que aos quinze anos escrevia para a revista Rolling Stone e acompanhou uma turnê da Allman Brothers Band.
A banda do filme – Stillwater – é um mix muito coeso e bem feito de grupos adorados por Crowe: Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e os próprios Allman Brothers.
Periga ser um dos melhores filmes sobre a cena roqueira dos anos 60/70 já feitos.
A cena dentro do ônibus em que banda, jornalista e groupies cantam Tinny Dancer de Elton John é maravilhosa.

The Boat that rocked (Os piratas do rock) – 2009.

Nos anos 60 a efervescia do rock era largamente ignorada pela BBC londrina, então um grupo de amigos Dj´s resolve montar uma rádio pirata para veicular as músicas que gostam e que pensam (acertadamente) ser o futuro da cultura jovem.
Vão para um navio em alto mar e de lá transmitem para vinte e cinco milhões de pessoas diariamente os rocks de Led Zeppelin, Cream, Deep Purple, Black Sabbath entre outros.
O final chega a ser surpreendente e a cena de um dos disc jockeys voltando à sala de transmissão inundada para buscar um disco que ele julga ser o mais importante de sua vida dá nó na garganta de quem realmente entende este negócio de amar música.

E está no ar o podcast mais sincero do planeta: Papo Motor!
Com Rafael Shelby (que já foi coroinha) e eu, discutimos um pouquinho sobre o jejum de vitórias brasileiras na F1. Ouve lá, comente ai, pergunte, xingue... Interaja.

Comentários

Manu disse…
Excelente lista!!! Sou grande fã de filmes e quando envolvem música então, fico mega feliz.
Assisti aos 4 primeiros, grandes escolhas. Mas não assisti ao "Piratas do Rock" Foi bom que tivesse colocado ele aqui pois já me lembrei que ainda não assisti e tratei de procurar um jeito de resolver isso hehehehe...
Os meus certamente seriam os mesmo, mas um extra: "Rock Star" que apesar e farofeiro, eu me divirto e gosto bastante (assim como o recente "Rock of Ages")

Ouvirei o episódio agora!
Vander Romanini disse…
Eu achei perfeita a lista!!!
Esqueci o nome, mas tem aquele filme que catapultou a cena grunge que foi bom pacarai!!!!
Assisti moleque no cinema!!
Anônimo disse…
Bom dia ! Que friiiio !
Estou vendo esquiadores descendo do Cristo Redentor e um urso polar nas areias de Copabacana. Bichinho interessante.


1º filme - Ótimo !
2° filme - meia bomba. Jack Black está sensacional na série 'The Brink' !, com Tim Robbins ! Sensacionais as mutretagens dos dois ! E gostei mais dele em 'Nacho Libre', do Jack... Tim Robbins, magnífico, em 'Um Sonho de Liberdade', com o genial Morgan Freeman mas não tem música. E dublando Kung Fu Panda o Jack é duca...
3º filme - Ótimo !
4° - Ótimo !
5° Não assisti. Obrigado pela dica. Ahhhh. Voltei, lembrei ! Ótimo !

Mas... Cadê Cadillac Records ? Muddy Waters, Chuck Berry, Little Walter and Etta James( Aaaaat Laaaaastttt...). Com participação especial dos Rolling Stones, novinhos... Neste filme mostra o plágio dos Beach Boys em Chuck Berry quando este estava preso. 'Ray... E Frank Valli jovem ? 'Jersey Boys'. ' Para bailar la bamba. Se necesita una poca de gracia. Una poca de gracia. Para mi y para ti. Ahí arriba, ahí arriba. Ahí arriba, ahí arriba. Por ti seré, por ti seré, por tí sere... Ritchie Valens ! Absurdo como ele morreu ! Baita azar ! A inveja do irmão mais velho... La Bamba ! E, sobre cubanos... The Mambo Kings ! 'Great Balls of Fire'!, com um bom Dennis Quaid. Muito difícil para ele retratar o Jerry Lee Lewis. Ficou um pouco caricato demais mas valeu.
Os Reis do Iê Iê Iê, senhor Groo, por favor ! É espetacular de tão ridículo que é ! John Lennon era ótimo ator ! HA ! E o Ringo melhor que Paul ? Sim ! Pelo menos atuando era melhor. E o George 'Faster' ? E os pulinhos ! E os pulinhos ! Mas, a cereja do bolo... Essa é imperdoável esquecer ! 'Em ritmo de aventura', com o nosso Bob Calos !

https://www.youtube.com/watch?v=VsfJaWic3Hc

https://www.youtube.com/watch?v=XPI-vfHZ4F8

Não... Passar de Helicóptero pelo túnel do Pasmado, hoje, sinceramente, é mais perigoso passar de carro por lá. Só a 100 por hora... HA ! E cantando em italiano ! E, no segundo clipe, e o pega ? E o pega ? Que carro ele rilotava ? O vilão deste filme foi o maior dos vilões brasileiros até o meu malvado favorito aparecer... Foi desbancado por Eduardo Cunha ! Que precisa ser preso, claaaaro(a muié zoiúda dele tá quase indo).
José Lewgoy !
O Rio era o Rio... É, acabou. Populismo...

Como anda o Shelby ? Quando foi a última vitória pindoramense na F1 ? Nem me lembro.

Fred foi embora ! Fred foi embora ! VIVA !

ôbeésse importantíssissimo: ÊPA ! Derrapou com as quatro, capotou afonsamente, diria, kubicamente, para lembrar do Canadá !
Como o senhor esqueceu do 'The Blue Brothers'?
Imperdoááááááááááável !
Tô de mau !


M.C.
Ron Groo disse…
Calma aí MC, tem mais vindo por ai
Anônimo disse…
Eu sou um rapidinho meio lerdinho, se sabe...
Problemas com a leitura. Não li 'Parte 1'
Saí lembrando dos filmes

Pinball Wizard... Por favor. 'Tommy', The Who !
Grease... HA !
Desenhos, Os Impossíveis !

https://www.youtube.com/watch?v=1puDO2JUxXs

Já estou de sacanagem. HA ! Mas todos influenciaram de algum modo gerações pelo gosto( bom ou ruim) pela música eee pela Olívia Newton John, que está uma senhora gata ! O John Trêsvoltas que é metido a cantar mas dança pacas ! Aquele filme 'Pulp Fiction', a trilha sonora...

https://www.youtube.com/watch?v=Y4cLmXml8O0

A guitarra, a bateria, com o trompete(?) meu Deus ! Simples ? Sei lá ! Para mim, fico todo arrepiado ! Agora entrou o piano ! Os caras eram incríveis !

Outro filme do Tarantino, mesmo não sendo de música, 'Reservoir Dogs', a trilha sonora, ual !

https://www.youtube.com/watch?v=anGYFI_hmII&index=2&list=PL16143ABFF88F1EA7

Rock flock of five ! Tô animado. É o efeito do café da Suéllen. Ainda...


Tinha uns cachorros peludos cantadores também na TV... tinha um sorridente !

Os Monkees ! HA ! I'm a Believer. Até o Shrek gosta ! Um ogro !


Até. Desculpe. Empolgação.


M.C.
eu sempre recomendo "This is Spinal Tap"
http://www.imdb.com/title/tt0088258/?ref_=nv_sr_1

Um documentário fictício sobre uma banda de metal bem caricata da cena dos anos 80. É muito engraçado e um dos "clássicos", Tonight We're Gonna Rock You Tonight, foi parar até no Guitar Hero.