F1 2016 - Crônica do GP: Faltou talento para ser malandro

Não há nada de errado em ser sacana em disputa esportiva.
A tal malandragem também faz parte da coisa.
Se é legal do ponto de vista das regras é outra coisa...
Mas não há ser vivente (torcedor) que não passe um pano quando a sacanagem é feita pelo seu protegido.
Já quando é contra...

Tom Brady murchou bolas.  Foi pego, mas e daí?
Zico sempre foi bonzinho.... Se fu.
Paolo Rossi era safado e se não me engano foi até condenado por conta: foi campeão mundial.
Prost bate em Senna: se dá bem.
Senna bateu em Prost: se dá bem.
O francês teve proteção vinda de cima (Ballestre né?).
O brasileiro teve absolvição histórica, mas não deixou de ser sacanagem da parte dele.
Piquet azucrinava Mansell tanto que o inglês, que já não era grande coisa psicologicamente, saia do prumo com a facilidade de manteiga derretendo em pão quente.
Schumacher jogou Hill para fora: ganhou.
Schumacher jogou Jacques Deusmelivre para fora: perdeu.
Senna dava voltas lentas para atrapalhar pilotos rápidos na qualificação.
Nunca deu nada.
Schumacher parou de propósito na Saint Devote e atrapalhou Alonso.
Foi punido.
Alonso nunca foi pego. Mestre.

Tudo fez parte do jogo.
Os bons, os maus, os feios...
A diferença é que souberam fazer.
Muito bem ou muito mal.
De forma discreta ou escancarada, sendo pegos ou não.
Tiveram talento até para ser desonestos.
E com Nico na Áustria é bom dizer: fez feio, deu fail e saiu por baixo. Foi pego, punido em dez segundos, o que não muda seu quarto lugar, mas o deixa na posição de vilão.
Faltou talento até para ser desonesto.
crédito imagem: Go Gp Séries, do Marcão.

Comentários

Anônimo disse…
Cê se esqueceu da cotovelada do Pelé, magistral, no uruguaio que infernizava a vida do Rei na Copa de 70 !

. Do Galinho do reino do mau, não me lembro mas é sonso. Paolo Rossi, outro sonso, foi pego no primeiro escândalo da Loto, loteria italiana, não ? Senna... Vejo até hoje e acho que o francês não foi culpado. Se foi, foi de uma sutileza fantástica. Já o Senna foi até inconsequente, na temporrada seguinte. Poderia ter morrido ali, em Suzuka, e não em Imola. E levado o nariz torto junto. Posso dizer uma coisa ? O Mansell não tava nem aí pras macaquices do Piquet. Cheguei a esta conclusão quando os dois fizeram um anúncio para a Ford. Schumacher já estava em final de carreira e fez caquinha na Saint Devote..., foi malandro otário eeee o apelido dele éééé... Como anda o incrível Xumi ? Tem dois meses a última notícia que li e estava muito mal.
Assim como o Prost tinha a proteção do Balestre( dito pelo senhor Groo), Alonso era protegido pelo bancão SantoAndré. Hoje, se der uma de Schumacher, vai correr na Stoque KaKars sem Gagalvão narrando. Tem que saber perder, ô, Penélope ! Ali, era fazer a curva direitinho, e não esquerdinho, ir junto com o GH-3 até a três, meu fio. Lado a lado ! Cê tracionaria mais que o Hamilton. Lá, na curva três, se fosse fera e não afobadinho, sairia na frente ou um choque os dois sifú ou não seria tãããooo culpado.
Não, nunca pilotei um F1. Só em sonho. Muitos anos atrás. Lotus 1978. O F1 mais lindo de todos os tempos.
Sou só ixxxxpértu( não assim que carioca fala ? Eu rrrrecomeeendo).

http://pre03.deviantart.net/9894/th/pre/f/2016/017/f/7/lotus_78_cosworth_by_nancorocks-d9oah1d.jpg

Como dizia o Sued:' Sorry, periferia...'. HA !

E a Juno, hein ? Tá em Júpiter ! 'E eu com isso, M.C. ?', diria alguém, pensando pequeno, pensando em Dilmas e Cunhas, corrupção endêmica nas nossas medíocres vidas pindoramenses.
Bom, responderia: 'O espaço, a fronteira final... Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve'!

Não, não veremos Enterprises, então, se contente com a Juno, tá ? Ano passado, estava todo felizinho com a New Horizons em Plutão...



M.C.

Anônimo disse…
E o melhor de tudo ! A gente não paga ! Os americano, meu, é que pagam quase tudo !
Imaginem um Saci Pererê Primeiro( roubei do genial Chico Anísio. Gregório Duvivoé... Fábio Porchato... cruz credo....) sendo lançado daqui !
1,1 bilhão de dólares ? E os pixulecos do Lulalá ? E o do Cunha ?
E da Jandira ? E o do Suprassumo das Tramóias Fedentinas(STF) ? E do Sergin Lalau ? E o da rainha de bateria da escola de samba gaúcha... gaúcha ? E o incentivo fiscal da Lei Roubanet ? Tenho certeza que artistas engajados iriam querer entrar na boquinha interplanetária. De algum jeito, Chic Bu Ark de Paris ia querer o dele. O Berto Gil Berto para a filha, aquela cantora... como é o nome dela mesmo ? Para a causa dos ets pobres e desvalidos, uma ONG iria aparecer só para a coleta do dindin. O ET Esperança. De 100 reais, só 10 chegaria ao et. Melhor entregar na mão de um cinza, gente ! Ou de um marciano. Bom, et já foi vermelho, sabiam ? Coisas da guerra fria...
Ah, não ia ficar só nisso não. Errariam o alvo ! Iria pro sol, numa boa.
Põe 10 bilhões de dólares aí na nave que foi pro sol ao invés de Júpiter.
'Complexo de vira lata, M.C. '!
Diga algo que fizemos de bom nos últimos 20 anos( boa margem) e me calo. Faço melhor que o Chavez. Me calo mesmo. Nem uma barragem fizemos direito. E a Marina ? E a Marina ? Não estava brigando pelos bagres na Belo Monte ? Pô... E vai ter otário votando nela.

HA !


M.C.
Manu disse…
Que o tirar vantagem faz parte de muitos esportes, isso é inegável. Mas na maioria deles - e tomo como base os que vc citou - os envolvidos tinham (ou tem) muita habilidade correndo nas veias e fez (ou faz) coisas que encheu (ou enche) os olhos de quem é (e até de quem não é) fã dos caras. Resumindo: fizeram algumas malandragens, mas quem nunca? São feras.
Não acho que seja o caso incidente do GP da Áustria, que por sinal, não tendo envolvido um "fera", foi injusto. Mas vai mudar? Não. Já deram asas grandes demais para o inglês e cortar, agora, é impossível.

Abs!

Marcelonso disse…
Groo,

Rosberg entrou pelo cano, e o pior, quando fazia a sua melhor corrida. Errou na saída da curva 1 na última volta, deixando espaço na curva 2...

Foi uma manobra estúpida, não pensou, simplesmente agiu. O problema é que esse erro poderá custar o campeonato, pois no pior dos cenários deveria ter cruzado a linha de chegada na segunda posição. Já vimos piloto perder campeonato por meio ponto...


abs
Anônimo disse…
Paixão cega. Ou o ódio...
Ou deve ser fácil ser tricampeão mundial com 46 vitórias. Sei lá, deve ser fácil. Fera era o pai do Rosberg. Campeão com uma vitória. 5 vitórias na F1. Tô falando sério. Usou da cabeça, muita estratégia, dentro e fora da pista, e meteu o nome dele junto com as grandes feras. Não sou muito afeito a comparação por número de vitórias já que gosto mais da história das conquistas. Com aconteceu a coisa. Os títulos do tricampeão Piquet, meu ídolo, tremenda fera, são maiores, para mim, que os do Senna, do Schumacher e do próprio Hamilton. Juntos. 23 vitórias teve na F1. Todos, simplesmente, todos !, dificílimos sendo que o último título conquistado brigando contra a equipe toda ! Toda, tá, mas digamos, 90% da equipe. Williams. O torpedão da época era o carro da Williams. 'Vô tê molezinha', deve ter pensado. 1986, perdeu o título numa briga com o Leão que o malandro Prost, com a ajuda do campeão mundial e segundão, Keke, O Keijo, levou. 1987, pressão total, bateu carro ( vemos ele trocando a marcha, reduzindo, inutilmente. Senna também tentou) - https://www.youtube.com/watch?v=pLyAKkeA25Q -, viu a ceifadora de negro bem de pertinho, dando um olá, ficou doidão por uns tempos e foi campeão. Tri, na pressão. E, o que escrever sobre o amigão do Roscaberg ? O da foto, tomando sorvetinho ? As marcas no rosto do austríaco Lauda, para mim( novamente), lhe dão o título de maior piloto de todos os tempos ! 25 vitórias. Fangio ? 5 vezes campeão com 24 vitórias ! um assombro para a época mas não passou pelo que Lauda passou. Só um sequestro em Cuba com os barbudos idolatrando o sequestrado. Paipai já dizia: 'comunista gosta de grana e poder. Quando vê um rico e poderoso( Fangio e Mercedes - Argentina), fica todo mansinho'. Coisa do compatriota Tchê Dasvaras ?
Algo une todos os grandes campeões tirando Piquet e o título de 1983( ou 1981, vai a gosto do fã do limão azedo): Todos tinham o melhor carro ! Então, que a Ferrada, a Renô, a MacMac, a RédiBuuu tratem de fazer carros bons ! Esqueci de uma... ah, a Ruimlliams também !
É inegável que Hamilton é um grande piloto ! Fenomenal. Pô, Vettelino e Fofonso( ô, coitado...) estão lá, caramba. E, para quase terminar, muitas feras não conseguiram o título. Stirling Moss. Poxa. Fera e sem títulos ! Já o Hunt, tem até filme levantando a bola do saudoso mulherengo. Até o Thor virou ele ! O 'Batida' Hunt.
Agora mesmo, em outro esporte, uma fera está se despedindo da seleção porque não consegue simplesmente ganhar um título pelo país dele. Pressão. Eu, se fosse ele, ficaria na seleção e voltava para a Argentina. Fisco espanhol tá de olho nele e, parece, foi condenado. Não, lá, na Argentinha tem o Macri agora. A Viúva ladra está em apuros ! Viria para o Brasil e jogaria no Fluzãozinho. Torcida trankiiiila, trankiiiila. No Brasil, com STF( Suprassumo das Tramóias Fedentinas), tá limpo. Tudo phode.

Presentinho. Bateu saudosismo e, procurando pelo Moss, dei de cara com a imagem.

http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/t_k-bigpic/18n8s2a2klg2wjpg.jpg

Mata o véio !


HA !


M.C.
Anselmo Coyote disse…
Tadinho do Rosbiba.Tentou errado em cima do cara errado. Se saíssem os dois a culpa seria dele. O que o Hamilton fez é o que todo piloto deveria fazer. Alonso jogou o Massa pra fora na entrada dos boxes, Vettel jogou Kimi pra fora na primeira curva da primeira corrida que fizeram como companheiros e repetiu esse ano, fazendo a mesma coisa. Tudo certo até aqui (azar do Kimi que não fez como o Hamilton na última corrida). Mas, Vettel... sua tentativa de malandragem jogando a culpa no Kvyat foi ridículo. E acho que o russinho não gostou e na corrida seguinte pôs o alemãozinho malandro fail pra fora e dois totós magistrais. Se fu também - foi rebaixado.
Mas, blogueiro, chamar o Hamilton de cone é só pra fazer tipo mesmo.É ou não é? fale a verdade.
O Hamilton de hoje é o que todos prevíamos quando ele começou. Qdo acabasse o afobamento, a afoiteza e o açodamento se tornaria o melhor do grid. E se tornou.
Ah... mas com essa Mercedes bla bla bla. É verdade. Piloto sem carro não faz nada, assim como Alonso não fez nada na Ferrari a não ser uns brilharecos, como Vettel fez no ano passado.
Pensou que eu não ia falar do Kimi nesse aspecto? Então falo: foi o único que ganhou sem ter o carro melhor. Quando aos brilharecos nem vale a pena falar sobre quantos ele fez na McLaren (dois vices-campeonatos disputando com Schumacher e Alonso, para ficar só nesses), na Lotus depois de 2 anos aposentado (chegou a ganhar duas corridas e vários pódios).
Na Ferrari? Preliminarmente: é segundo piloto na rossa e como tal é sacaneado diuturnamente pelo Arrivabene, que não passa de um vendedor de cigarros, por dinastia e não por competência, diga-se, e que agora por ser italiano e patrocinador da Ferrari se tornou seu chefe de equipe. Mas mesmo assim nenhum segundo piloto fez o que ele faz e este ano está sentando a lapa na bunda do Vettel. Agora estão empatados, mas a maioria do tempo ele enrabou o alemão sem dó nem piedade. Resultado? Não vai dar em nada, porque nos últimos 37 anos a Ferrari só fez os melhores carros de 2000 a 2005, quando o alemão queixudo comandou aquela bagaça junto com o Todt.
Mas os carcamanos são sem vergonhas. Põem a culpa nos pilotos sem olhar o próprio umbigo. Qdo expulsaram o Kimi o substituíram pelo Alonso, que era considerado o melhor do grid. E no que deu? NADA ao cubo, a não ser os brilharecos, claro. Por quê? Ora, porque uma fábrica de refrigerantes com gosto de xixi de guaxinin faz carros melhores do que fábricas de carros como a Mercedes (de 2009 a 2014) e a Ferrari (de 2010 a 2013).
Fui. (meu comentário é melhor do que o post...muito melhor...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
Magnum disse…
Não se pode dizer que as pessoas não eram punidas antigamente por serem mais espertas. Não eram punidas porque as regras eram outras. Inclusive os adversários evitavam confronto com os Dick Vigaristas por saberem que não havia regra que os impedissem de fazer "chicken race" na pista. Simples assim.