F1 2016 - Crônica do GP - O rádio, o motivo, a punição e os passos para trás

Rosberg travou uma luta digna contra Max Verstappen pela segunda posição na corrida britânica.
Venceu.
Ainda que Max tenha dito no rádio que havia um problema com o equilíbrio traseiro do carro (e só depois disto que Nico passou), devemos louvar o esforço e insistência do alemãozinho em brigar para ultrapassar.
Vá lá que toda vez que tirou o carro de trás da Red Bull fez pelo lado errado e era facilmente bloqueado, mas brigou. Tentou e acabou premiado.
Só que sorte é que nem grana alta: não é para todos.
Logo Nico começava a perder velocidade quando alcançava a sétima marcha.
Foi avisado pelo rádio para que não usasse aquela marcha, que a pulasse rápido e assim conseguiria manter o ritmo e a posição.
Eis seu azar.... Foi avisado.

Antes da prova Charlie Whiting havia deixado claro que nenhuma, NENHUMA, ajuda aos pilotos pelo rádio seria aceita.
A Mercedes aparentemente faltou ao briefing ou ignorou-o por completo acreditando na máxima de que equipe dominante nunca é punida.
A atitude foi colocada sob investigação para depois da prova e resultou em uma punição de dez segundos acrescida ao tempo final do cone#6. Assim, Max recuperou os pontos pela segunda posição.
Justo?
Sim e não.
Justo pelo aviso e pela cagada deliberada.
Aparentemente a Mercedes pensou-se em salvar alguns pontos para o alemão mesmo sabendo de uma provável punição em detrimento de um enrosco definitivo na sétima marcha em provável abandono que geraria um prejuízo ainda maior.
Se foi isto, foi um prejuízo estimado genial do time.

Mas injusto com os fãs da categoria que esperaram por quatro horas e meia para saber a classificação final da corrida.
Injusto com Max que fez o melhor trabalho do fim de semana e merecia o segundo lugar mais alto do pódio como prêmio após a infração do time alemão.
Injusto com um monte de gente que teve de fazer adendo a seus textos por conta de uma demora sem sentido – já que o aviso da punição foi dado antes da largada caso ocorresse a infração – na divulgação do resultado.

É por estes detalhes tacanhos e modorrentos que a audiência vai caindo, que os autódromos vão ficando ano a ano mais vazios.
Regras mais simples e de efeito mais rápido ajudariam no entendimento e na leitura das provas. Também atrairia mais gente para ver.
Depois de uma corrida tão boa, não era necessário este anticlímax.
É a F1 dando um passo para a frente e dois para trás.
De novo

Comentários

Manu disse…
Acho que foi injusto duas vezes: Rosberg lutou pela posição e a punição dele, doeu para ele, pois para a Mercedes, foi irrelevante. Lá no GP de Baku Hamilton suplicou pela ajuda no rádio e não teve. Dessa vez, a Mercedes não pestanejou porque sabia que isso prejudicaria o Rosberg. Se fosse Hamilton eles teriam ficado quietos como da outra vez, e ele estaria ainda em segundo.

Esses caras estão abrindo a vala mais fundo para a categoria.

Abs!
Anônimo disse…
Estavam pedindo, após insistência dele, do Nico, para pular da 6ª para 8ª( lá, em Silverstone, se utiliza a oitava ?), outros dizem que estava travando a sétima então não tinha a oitava. Num F1, seria hilário, mas, a oitava seria uma marcha de 'economia' ? Sinceramente, já são marchas de 'velocidade', da 5ª, 6ª para cima, e não de força, se é que me entendem. Sei lá, acho que não faria muita falta num torpedão mercedoquês... só na caça ao GH-três( quase rima). É, também acho. Vai que besta force e tchau o cambio e ele fique só com a terceira marcha. Todos nós sabemos que somente um, um !, um piloto conseguiu tal façanha ! Correr e ganhar, só com a terceira marcha num circuito com duas retas muito boas( uma curva reta mas é só seguir o traçado e vira reta). Não foi isso ? Em BetweenLakes ! Meu ingrês anda uma merda...
Penalidade justa pro Penólope. Ué, não entendi. Injusto com o Max ? Ué, ele chegou em 2º. Gente que escreveu ? Tamo falano de F1 e não da Juno. E se fosse a nave espacial, neguin taria tirando onda em cima dos estadunidenses, quer dizer, dos ianques ! Não, dos americanos !
Ah, tá fazendo muito mimimi, senhor Groo.
Sinceramente, os autódromos estão ficando mais vazios ? Aqui...
Automobilismo rima com 'granismo', 'dindismo'. Todas as corridas, em autódromos tradicionais - mesmo os mutilados -, povo com cultura automobilística nas veias e com poder aquisitivo bom - e turistas também- tem comparecido. A F1 está chata, está, verdade, mas vai muito da Rede Esgoto de Televisão que está em guerra com tio Bernie e quase perdendo o GP daqui. Nós adoramos heróis e heróis como Zaca não dá, né ? Japão tem herói na F1 ? Mas o GP de lá vive cheio de olhos puxadinhos... Muito da Honda, também, não posso me esquecer. E é o mais importante. A equipe, o motor e não só quem conta é quem pilota. O orgulho não está só no homem e sim numa equipe, quem sabe fazer. Daí que teria orgulho do Gurgel V8 turbo. Ou, quem sabe, o motor G8 no FR-18 (FittiRato modelo 18). Com pneus Tropical ! Após os devaneios molequechatteanos, o que anda acontecendo com o automobilismo brasileiro ? Gagálvão, no Galos X Galinhos( Portugalo, ô, pá ! Os símbolos são os mesmos), tecia loas as maravilhas do futebol ! Nunca ouvi da boca dele isto até porque em todos os esportes temos um resumo da vida... Vou filosofar ! ' Tudo é nada e nada é tudo ' ! Pensou que iria falar como o saudoso Tim, né ? Esquecia o blábládor mais importante da gálixa que os filhotes são pilotos por iniciativa dele mesmo !
Estão a nos manipular, gajo, por motivos e$cu$os, numa época que a F1 começa a ressurgir. As corridas estão, pelo incrível que pareça, melhores este ano. Falta muito para chegarmos aos anos 1980 mas estamos vendo o fim do fundo do poço formulaúnico. Para voltar a ser o que era, a Ferrari ou a McLaren( ou Red Bull, Renault ou Williams) precisam chegar na Mercedes. Se duas dessas aí que citei chegarem na Mercedoca, nos próximos dois anos, o ódio da Blogo à F1 se intensificará porque perderá a F1 no momento de ressurgimento da categoria ! Veja: Sábado teve futebol. Domingo também. Segunda, ontem, teve ! Hoje terá e amanhã terá. Quinta, claro ! Sexta ? Segunda divisão com o Vascão ! Pronto semana do circo futebol para um irritado povo com as coisas públicas porém um ignorante apaixonado almoçando e jantando bola a semana inteira !
Por quê Hamilton não faz sucesso no país mais mulato do planeta, heeeeiiiiiiinnnnn ? Porque não temos jogadores de Golfe ? Por que o bicampeonato na categoria principal do Surf mundial a imprensa daqui deu pouco destaque ? Olhe para a terra arrasada da Venezuela ou os países africanos( aliás, por quê Kyalami não volta ? Apartheid acabou faz décadas !).
Populism... Isso ! Lá, também !

Olha só o que eu achei...

https://www.youtube.com/watch?v=MHEGMK2cCns

Portanto, discordo do senhor e da moça em cima de mim( êpa !) vai que um apareça ! A F1 está melhorando. O Brasil é que está piorando mas isso não é surpresa para ninguém, não ?

M.C.
Anônimo disse…
Sorte é que nem grana alta: não é para todos.
Sendo o salário de Nico quase 17 mi de Euros neste ano, pode-se dizer que ele já tem a sorte.
Ricardo disse…
Incrível não é o piloto dizer que ganhou com a terceira marcha em...Interlagos. incrível haver pessoas que ainda acreditam nisso.
Marcelonso disse…
Groo,

Essa regra é estúpida, complica demais as coisas. A F-1 precisa de simplicidade.


abs