F1 2016: Regras confusas para fãs e jornalistas esquisofrênicos

Quando a equipe Mercedes avisou Nico Rosberg para que pulasse a sexta marcha no GP inglês entrou em cena pela primeira vez a regra da ajuda ao piloto pelo rádio.
A punição ao alemãozinho gerou um fenômeno curioso entre os fãs: a conversão ao espanholismo político.
Durante um bom tempo quase a totalidade dos torcedores e fãs da categoria era completamente contra as ajudas dadas aos pilotos pelo rádio.
Fossem as dicas de como configurar o carro visando economia de combustível, problemas eletrônicos, fossem as famigeradas ajudas com ordens de equipe mandando inverter posição.
Mas bastou que fosse implantada uma regra e que ela fosse posta em prática (ainda que de forma um tanto confusa e demorada) para que os mesmos que eram a favor de punições nestes casos ficassem totalmente contra.
Lembrou muito a piada sobre os espanhóis que dizem: Hay gobierno? Soy contra.

Do nada os pilotos que eram garotos mimados e incapazes de entender a dinâmica de uma corrida ou o comportamento dos carros durante a prova passaram a ser os “coitados” que tem a obrigação árdua e injusta de conhecer o equipamento que usam e tirar deles a melhor performance ou estragar o carro tentando.
Os mesmos fãs que choravam pelo fim da imprevisibilidade nas corridas (quebras mais notadamente) passaram a bradar que - sem as ajudas - os carros poderiam quebrar e isto prejudicaria a corrida.
Sério.
Dizia-se que os carros eram pilotados por meros apertadores de botão, agora dizem que é extremamente complicado apertar estes botões e virar o volante sem a ajuda dos zelosos engenheiros nos pitwalls.
A regra é confusa? Sim...É.
Carece de uma melhor forma de interpretação e utilização, bem como punição definida e imposta com mais rapidez. Claro.
Mas deixar sem uma regra que regulamente isto é que não pode.
Deixar com que o piloto não tenha nenhuma preocupação com o próprio equipamento durante o trem de corrida, recebendo dicas até sobre qual marcha usar em determinado ponto da pista é ridículo.
E neste balaio encaixa-se também a regra dos track limits.
Quando havia grama e brita a punição era natural e imediata, sem elas, tem que haver observação se o carro passa com mais da metade de seu corpo fora da pista. Demanda tempo e cuidado. Com os sensores usados na Hungria a coisa fica um pouco menos difícil e justa, mas já estavam lá os cagadores de regra de plantão para detonar.
Este povo anseia por uma F1 que não existe mais, que ficou nos anos 70 e 80 como tudo que era daqueles tempos também ficou.
A F1 de agora, século XXI é esta e para que fique um pouco mais justa é necessário se fazer restrições seja com sensores de track limits ou com proibição de ajuda pelo rádio.
O desafio é ser arrojado, rápido e corajoso dentro do limite das regras.
Ou a cosia vai ficar tão asséptica que dentro em breve não será necessário sequer piloto dentro do carro. Os nerds que criam e constroem os carros os pilotarão de entro dos boxes sentados em suas confortáveis cadeiras estofadas.

P.S. Puniram o outro piloto da McLaren no GP da Hungria com um drive through, logo depois, piloto e equipe voltaram a incorrer no mesmo ponto (pedal indo fundo demais e equipe dizendo o que deveria ser feito) e não houve mais nenhum tipo de punição e sequer o assunto foi ao ar nas transmissões.
Prova cabal de que ninguém, mas ninguém mesmo, nem a direção de prova liga para o Button.

Comentários

Anônimo disse…
Mais da Hungria: A asinha que abre e fecha. Já havia visto seu Alonso com asinha bem aberta, no finado GP da Coreia do Sul, na reta( não no retão), sem carro algum à frente dele, dificultando a passagem de um qualquer que já não me lembro quem era. Assistia a corrida pelo SporTViu num 'horário alternativo', vulgo 'replay'.
O narrador da corrida, chato como todos, foi pego de surpresa e o blalabla costumeiro e hipnotizante( não para mim, estou livre ! Livre !) transformou-se em um Bocca della Verità pedindo ajuda ao entendedor do momento das coisas formulaúnicas. O comentarista( O E.M.C.F.), chato como todos, aquele Kiko Gavalganti, enrolou enrolou porque todos nós sabemos: é proibido abrir a asinha que abre e fecha sem um torpedo um segundinho à frente !
Bom, nesta última corrida, um dos pilotos da Ferrari - não me lembro se o Vodka ou o Vettelino - fez a mesmíssima coisa e o blalablazeiro de plantão, no lugar do seu Gagalvão( este o verdadeiro Bão ! Estamos mal, muito mal), se distraiu e virou um boquinha de la veritá, fazendo a mesmíssima coisa que o parceiro do Sportviu, 6 anos atrás, fez e chamou o E.M.F.C. mor ! E Regi Nau da Proa saiu se engasgando todo e com voz de ' não tenho nada a ver com isso, esqueçamos o acontecimento' , se enrolou porque todos nós, otários, sabemos: é proibido abrir a polla da asinha que abre e fecha se não tiver um carro à frente, 1 segundo à frente, certo ? Regras... Já vi acontecer em outras corridas, quando o controlador do camera men da bobeira( vi em Riddick ! Necromongers ! Os caras controlavam uns ! Adoro o Riddick ! Vin Diesel... Bem roquenrou ! Só que não tem roquenrou. Vá entender...).
Não dá para ter mais paixão por nada. Por favor, não quero transformar a vida de alguém numa chatice. Eu mesmo vejo corridas mas a verdadeira inconveniente de todos os esportes, hoje em dia, é que podem ser manipulados. E são ! Entenderam ou não ? Fui claro, oi ou vivo ? Estou meio encafifado com uma coisa, no Pénabola. NemMar vivia dibrando 6, 9, 12 jogadores( o time todo mais o gandula) por aqui. No futebol espanhol ficou mais difícil ? Pior, seu juiz, os bandeirolas e próprios jogadores( seja do seu time ou não), às vezes, atrapalham, não ? Frederico tinha uns acessos de fúria e era expulso. E, porque as novas atrizes não fazem aquelas pornochanchadas maneiras dos anos 1980 ? Ué ? Muito boa( e põe boa nisso) atriz fez. Publicidade ! Dá grana ! A Stock KKKKKKKKKKArs tá na mira da Lava Jato ?
. Bolão do atentado ? Dias de agosto... marcar o dia que.... Que porcaria é esta ???? A Vila Olímpica já é um atentado promovido contra os atretas pelo grupo terrorista PTMDB comandado pelo réufeito Nervosinho e onde temos o horrível Lulallibabá como um Deus do Roubo ! Seu braço direito é a Síndrome brasileira, Dilmaquiavélica - que nunca roubou nada. Tá... - e o esquerdo, o safado e nefasto Sergin Lalau que comprou todo mundo por aqui menos eu e a minha vizinha, dona Filerminda ! Bom, ela é síndica.
Tudo bem. Não mandaram recado. Monique, shopping Olímpia e perto do memorial dos atletas israelenses mortos em 1972. Nice lembra, de noite, Copabacana...
Mas 'bolão do atentado' é muita mendacidade ! Imaginação bastante perversa e muuuuito elástica dessa gente ! Coisa de paulistano... Ou niteroiense.
Schadenfreude elevada a décima potência !
Senhor Groo, estou de partida para Itajái !


M.C.
Anônimo disse…
... asinha que abre e fecha: menos de ou até 1 segundo à frente. Ou seja: 60 segundos. 1 minuto e 1 segundo - ou décimos acima - não abre a porcaria. F1, meu. Corrija para mim, senhor Groo, os jovens incautos, lendo toda a sabedoria que escrevi, ficarão em dúvida. Obrigado.



M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Tempo bom era quando o feeling do piloto podia mudar e muito a configuração do carro. Hoje, está tudo pronto.

Basta o cara sentar a bunda, ser rápido e não errar durante 70 voltas.


abs
Anônimo disse…
Xi, disse quase tudo. O pobrema vem depois de sentar a bunda. Ser rápido e não errar durante 70 voltinhas.... 70 voltinhas. E até antes de sentar a bunda ! Imprensa. A imprensa. Amigos da onça como o Gagalvão e Regi Nau da Proa só que britânicos, alemães, italianos e franceses ! Os americanos são até gente boa. Me querem na NASCAR. Eu, hein ? Só vou para Indy morando em Miami. E se o Trump vencer ! Torcida amiga mas que, de repente, quer te matar, principalmente a da Ferrada mas não deve ser diferente com a Mercedoca. Então, a torcida está amiga. E tem a torcida do Vodka ! ce não tem ideia como ela é grande ! Bom, ele é um gatinho(ui...) mas não fala. Nestes anos todos, só 'oi', só 'tchau'. No pódio: 'boa, cara'.'Vou para a Finlândia'. ' Voltei da Finlândia'. 'Vou encher a cara. Quer ir comigo ?' Fui. Ficou 3 horas calado vendo uma stripper. E é pão duro ! Nem uma moedinha no cofrinho da moça. E tem torcida ! A torcida do Penélope ! Não viu na Áustria ? São mordedores... A do Afonso anda meio calminha ultimamente. O toro de Las Astúrias anda meio calminho. Não sei por quê, né não ? Ué ? Abandonei o barco de Woking na hora certa. Ele quis ir prá lá. Mutcha grana e não tá fazendo nada. Tudo, hoje, é coisa de engenheiro. E eles estão meus amiguinhos. Umas amigas, aqui, outras ali, muita festa e os nerds ficam calminhos mas isso custa grana ! Falando em amigas... E a minha Nicole ? A Nicole, fazendo beicinho porque tem um monte de muié querendo estar no lugar dela, não por eu ser gostoso mas, sim, por ser famoso e gastoso. Intrigas boxianas como o meu malvado favorito Lick Nauda sob comando do sonso do Totó Lobinho me matam. E ainda tem o Penélope que se acha ! E acha ser um grande piloto ! E o corretor de imóveis querendo que me roubar ? Aliás, já roubou. Aquela mansão custou 40 milhões de libras ! Tô vendendo agora e só consigo, com o mercado em alta, 20 milhões de libras ! E é a Madona, aquela bruxa feia que tá dizendo ' pegar ou largar... ' !
Farei um aparição no vídeo dela com o Justin Bibba ! Uma quase tetracampeão mundiaaaaaauuuu ! E aí venderei umas bugigangas como brinquinhos de orelha, cordões de ouro, uns chapéus de MC para aliviar o prejú. E o avião que custou 10% mais porque deixei a negociação com um mano amigo meu ? 'Amigo'... Aliás, as duas negociações ! Casa, avião e Iate. Três ! Meu Deus, o iate ! Amigo de infância. Bem que achei estranho ele saindo de Rolls da minha festa. Só andava de Mini do mister Bean. Disse que o Rolls era alugado e eu acreditei.
E mais ! O blogs... Aaaaah, os blogs.
E ainda tenho que sentar a bunda neste treco e acelerar e não errar por 70 voltinhas ! O Rato é que está certo. Vou entrar na dele. Pegar e não devolver e dizer que fali !

Cê fechou o bloguinho, Marcelonso ?


HA !


M.C.
fabehr disse…
boa Groo, gostei do post. Tem um monte de "fã" de F1 q gosta de criticar, e só... Temos coisas a melhorar? Óbvio, mas com Bernie e sua turma no poder, forget about it...