30 de set de 2016

Stand up padre

E ele era padre.
Mas não era qualquer padre, não...
Se era cantor?
“- Nunca! ” – Diria ele.
Tinha voz de taquara rachada, se bem que a Joelma do Calypso também, mas...
Padres cantores existem aos montes por aí, gravando cd´s; dvd´s; fazendo shows monstros com canções do Roberto Carlos e, principalmente: negando que são pop stars.

Ele não.
Se chegasse a condição que os padres cantores chegaram não iria renegar a fama.
“-Hipócritas é o que são! Se não quisessem fazer sucesso que ficassem dizendo missa em latim! ”. – É o que dizia sempre.

Mas se ele não era padre cantor, qual era seu talento?
Com o que queria ele alcançar o estrelato como os padres cantores?
Ele era um padre humorista.
Piadista, imitador e avesso ao politicamente correto.

Na opinião das carolas de sua paróquia era mesmo um sem vergonha de marca maior. Fanfarrão que em muito pouco diferia dos beberrões habitantes dos bares que circundavam a igreja, mas que só pisavam o terreno da paróquia em época de quermesse.
O curioso é que nem assim abandonavam a sacristia.

Era conhecido em sua Diocese, não mostravam nenhum tipo de reação a sua forma de conduzir sua comunidade e assim ia levando a vida e tocando em frente o que chamava de sua platéia.

Nem por conta de seu humor o numero de fiéis aumentava, porém também não diminuía.
Era mesmo como se tivesse um publico cativo.
Sempre com um gracejo, um chiste, dava conta do recado.
E o momento maior de sua arte, por assim dizer, sua piece d´resistance eram os sermões das missas dominicais, onde usava piadas de salão ou não para dar seu recado.

Dificilmente uma missa sua terminava sem que ao menos uma senhora ficasse com a maquiagem borrada, ou cavalheiro tivesse que afrouxar o cinto para poder rir com mais conforto.
Usava piadas de judeus para falar que a caridade era necessária.
Contava causos de caipira para ilustrar o excesso de malicia no mundo.
Dizia trocadilhos infames a torto e a direito para ilustrar suas falas sobre o apocalipse...

Chegou a fazer um sermão inteiro chamando o diabo de Dualib e o inferno de sucursal da Secretaria da Fazenda.
Claro que ofendeu muitos corintianos e alguns funcionários públicos, mas fez rir e pensar quem não era...
Afinal imaginava-se que o coisa ruim era mesmo uma espécie de ladrão e o inferno, bem.... Já o descreveram como uma repartição publica algumas vezes.

Pior foi quando resolveu fazer um sermão sobre arrogância, e usou para isto a metáfora dos argentinos com sua mania de grandeza.
Disse coisas como: “-Argentinos cometem suicídio pulando de cima do próprio ego. ” E completou com a clássica: “-Quer obter lucro? Compre um argentino pelo que ele vale e venda-o pelo que ele pensa que vale.”.

As risadas foram muitas, e apenas um pequeno grupo de estudantes de direito se ofendeu. Moradores em uma das pensões da cidade e grandes entusiastas de sua forma de pregar, incentivando inclusive.
Não é preciso explicar que eram argentinos e que procuraram as autoridades católicas da região para fazer uma queixa contra o padre piadista.

Uma bronca tremenda adveio disto junto a uma ordem para que nunca mais ilustrasse seus sermões com piadas ou trocadilhos.

Porém esta era sua vocação, este era seu meio de fazer o trabalho ao qual tinha se preparado. Era como respondia ao chamado, como ele próprio costumava dizer.
Engoliu calado o que tratou como uma traição do pequeno grupo de portenhos.
Não prometeu revanche e nem vingança, mas guardou para si a pequena derrota.

Um dia ao enveredar sobre o assunto da traição acabou por tropeçar em seus próprios sentimentos contraditórios e entrar novamente pelo caminho da ironia:

-Hoje iremos falar da Santa Ceia! Naquela noite, Jesus disse: “-O meu traidor está aqui na mesa. ”
E Pedro diz: “-Mestre, por acaso sou eu? ”.
”-Não, não é você Pedro. ” Diz Jesus. E então João prossegue: “- Mestre, serei eu? ”
 E Jesus diz: “- Não é você João. ”
Ouvindo os colegas perguntarem Judas Iscariotes, assustando diz: “- Mestre, por acaso soy yo? ”.

Não se sabe se foi por esta recaída que deixou ou foi convidado a deixar o sacerdócio, mas dizem que ainda é possível vê-lo nos sábados à noite, fazendo figurações em programas humorísticos enquanto espera sua própria redenção.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lá vem... Padre...

Tô dizeno ? Num gosta de música, todos religioso é atrasado ! Não adianta ! Música é coisa do Demo ! Só o canto gregoriano é algo fantástico ! E temos mais, grandes mestres da música clássica, a famosa 'erudita'( não, Erundina, não !), e tome blábláblá contra ! E copiam ! Na maior cara de pau ! Roqueiros copiam e ocês acreditam ! Sem contar que todo mundo mete o pau na religião católica, a Mandonna, lembram-se ?, e tem muito mais mas deixa prá lá. Joelma é gostotosona pacas. Nunca entendi o Chambinho. Aquela coisa, a bela e a... Fera, não. Aquilo é demais para ser 'fera' ! Poxa, venho dos tempos dinossauricos do Pepeu Gomes( cruz !) e Robertinho do Recife( credo !) e eram ridículos porém feras mas esse carinha aí é o filhote do demo com o cruz credo ! Bob Calos ! Sabia que tenho ouvido mais o pepé mais famoso de Pindorama ? Jesus Cristo eu estou aqui ! Mas a onda - pastor cantor - passou a não ser que você esteja lembrando para nós de Aparecida do Sul( Para mim é do Sul. Viajar para o sul e deparar-me com o 'norte', fica difícil !). Cheio de romeiros na estrada ! FÉ ! Como diz o esquerdóide ecobobo mas gente boa do país: 'Andá com fé eu vou. Que a fé não costuma faiá'.
Pára, senhor Groo. o latim é importantíssimo para você entender várias línguas, todas as latinas, dããããã..., eeeeee as estruturas das palavras. Pena que não consigo entender o latim. Só com aulas mesmo. A Igreja e os colégios suprimiram o latim e sabem quem sifúfú cheiroso, feito o Nengão contra o Palestino ? Nós, todos nós ! Mais uma grande colaboração da nova ordem esquerdóide mundial para a imbecilidade humana ocidental ! Também, a competição com os evangélicos se acirrou de tal forma que 'tchau, latim '! se fez necessário devido a 'democracia' e o esselente encino para as crasse menus privilejiadas. Mas que tem Paulo Freire o patrono da educassão pindoramense, é iço aí.
A estrutura da Igreja Católica( cê fala dela, não ? Não seria de mesquitas e do Islã, óóóóóóbvio. Ninguém tem coragem em meter o pau neles... Mais uma prova que a Igreja Católica, - e os cristãos, generalizando - hoje, é a mais democrática da religiões ! Longe... Ah, importantíssimo ! Não se meta a falar mal do Budismo ! Nem no Tibet. Nem do 'movimento', com um harekrisna ! Imagine aquele monte de gente correndo atrás de você cantando e pulando 'my sweet lord !'. Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada e George Harrison, faster, virão atrás de ocê também !). Digo que não existe padre piadista. Existe padre humorista. Mas são extremamente educados até porque a coisa pegaria pros lados do padreco metido a engraçado. Judeus ? Meu Deus, como um professor de história pode fazer mal a mente dos mais... mais abertos à besteiras. Um padre não faz piada de judeu no púlpito. Mesma coisa prum rabino, fazer piada de cristão. Só em círculos mais fechados nunca para um público. E ainda sobrou pro Papa ! Argentinhos... tititi.
Mas entendo. Um exemplo: 11,8% taxa de desemprego. Aumentou o número de desempregados. 12 milhões. Isso, dados do desgoverno. Aí você reza, reza, com toda a vontade porque você sabe que chegou bem próximo ou as trevas já te engoliram. Nada de bom acontece desde 2014. A culpa é dos ladrões, desde 2003, hipócritas ladrões, e dos protetores dos ladrões mas, aí, a 'mente brilhante' fica com raiva da luz, de Deus. Mais fácil, não ? Fazer o quê ? Uma boa que escutei: ' O crente tem medo das trevas. O ateu, da Luz'.


M.C.

Anônimo disse...

Me perdi na 'estrutura da Igreja Católica'. Nesta estrutura não cabe um padre assim como o seu. Seria um James Bond. Adoro James Bond e, sem dúvida, o melhor Bond é o Daniel Craig. O mesmo aconteceu com Batman. Eles são psicopatas. Heróis mas psicopatas. O olhar que Craig faz, meu Deus ! Azuis do inferno ! É um assassino ! Ian Fleming ficaria feliz. O Batman rompeu o ladinho bom dele. Como nos gibis americanos, está cada dia mais mau. Que que você quer de um menino que vê os pais serem mortos na sua frente mas sair pela cidade vestido de morcego, imagina em Sampa ! ' Lá está aquele exibido em cima do prédio do Banespa... Sempre na lua cheia, meu '!
Que que tem um padre com isso ? Se, no mundo real existissem Batman e James Bond, todos saberiam quem eles são ! Seguí-los não seria difícil. Um padre fazendo isso, de cara, para o público, só público bobo roqueiro do Iron Maiden para engolir e uma estrutura idiota como um show dos caras, infantilizando adultos, também ! Padres, meu Deus, para chegarem ao púlpito, estudam, estudam, estudam e estudam ! São extremamente inteligentes. Sabedoria em doses cavalares, man ! Incrível. Sabe o que eles lêem ?
E, existe perigo nisso ? Ôh !
Com é preciso ter cuidado com psiquiatras. Claro ! Padres pedófilos, padres sacanas que comem mulheres casadas que se jogam para eles, siiiimmmmm ! Padres homossexuais... Padres ladrões. Padres cínicos. Mas por serem extremamente inteligentes não se entregam facilmente como este aí do conto. Conto, tudo bem, mas sempre tem uma maldade e já notei que o senhor é contra a religião. A Católica é o alvo preferido, 100%. Mais fácil, e é, um pastor se 'entregar' já que a estrutura evangélica permite, com dinheiro, montar uma igreja e o que dizer para o público que ele presta os serviços. Só para ser mais chato. Pastor Martin Luther King. Pronto. É só procurar mas como é democrata, de esquerda, mais protegido ! Êpa ! Uma estrutura a proteger o mito ! A estrutura da Igreja católica, milenar, protege mas até certo ponto. Hoje, não mais. Mas, peraí, Itaguaí. Vejo isso, esse 'caminho', em outros lugares, em outros 'empreendimentos humanos'. Não existe piloto sacana, piloto pedófilo, piloto ladrão, piloto que come mulher de outro piloto ? Piloto homossexual ? Seja piloto de F1 ou de avião ? Na Vouquisvaguém não existirá engenheiro assim, chefe assim ? Até o Lullalibabá ! Mecânico, safado, no sindicato, cuidava das viúvas ! Músicos. Até uns tempo atrás, menina de 16 anos era 'comestível' hoje você vira pedófilo com direi ao Zé Tripé na cadeia só pra ocê !!! E com Boechattos da imprensa covarde em cima de você ! You're 16 (You're Beautiful And You're Mine), Xiiii, Ringo ! Seu pedófilo ! Um bítou ! Sweet Little Sixteen ! Mais um ! Chuck, chuck... Por isso te plagiaram !'Menina Linda', Renato e Seus Blue Caps, nossa, já foram presos ? Tudo atrás de novinha.... Mas as japonesas são safadas ! Aaaaah, se são ! Coitado dos japoneses. E, no Islã, homens de 35 anos podem casar com meninas de 13. Tudo bem ! It´s all right ! Ah, e os padre, muitos, são safados também ! Freud também ! Soube d'uma dele... Prendia um ricaça no divã. Não por sacanagem e sim por dindin ! Escreveu para um amigo que estava preocupado porque viajaria( viagens, naqueles tempos, demoravam meses) e estava preocupado que a cliente, com sua ausência, melhorasse.
Pensando bem, prefiro o teu padre, senhor Groo.


M.C.

Marcelonso disse...

Groo,

Aqui no sul, a invasão de argentinos quando o cambio é favorável a eles é grande. Pensa num povo chato e folgado.

abs

Rubs disse...

Desse eu me lembro bem, Ron. Raramente esqueço.
Lembro-me, também, de um estropício dizendo por aqui que todo italiano é mafioso.
Eu respondi dizendo que o santo Papa Francisco prova que isso é mentira, pois basta um único caso contrário para invalidar a afirmação universal de que todo italiano é mafioso. Você me corrigiu dizendo que o Papa é argentino.
Oras bolas! Pois se o Papa não é italiano, devia ser!