F1 2016 - Brasil - O show de Max, o show na chuva.

Fernando Pessoa na pele de seu heterônimo Alberto Caeiro disse que não era o Tejo, o mais belo rio de Portugal, mas sim o rio que cortava a sua aldeia. Ou quase isto...
Interlagos, o atual, não é mais belo que o Interlagos que ainda teima em habitar nosso imaginário.  Aquele de quase oito quilômetros... Mas é mais belo que Abu Dhabis, Bakus e Bahreins com todas suas tecnologias e oscambau. Ouso dizer que é mais belo que Monza, que Spa também.
Por que? Porque está aqui no quintal de casa, praticamente...
Interlagos é maravilhoso.

A chuva, que é sempre uma variável possível em São Paulo, apareceu com força antes da largada. Molhou tanto que, meia hora antes do início, já tinha piloto fora da prova por ter batido o carro.
Grosjean fez o primeiro mico do domingo.
A expectativa era de largada com safety car, o que é sempre um desserviço à emoção.
Principalmente porque fechando a terceira fila e abrindo a quarta estavam pela ordem, Max Verstappen e Sebastian Vettel, os dois protagonistas das únicas emoções existentes na etapa mexicana.
A primeira fila ocupada pelos cones prateados não gerava expectativa nenhuma já que Nico tem o regulamento embaixo do braço não iria colocar nada em risco disputando curva com Hamilton.
Outra coisa a se prestar atenção, não só na largada, mas durante toda a prova era o comportamento de Felipe Massa em seu último grande prêmio do Brasil de F1 como piloto.
A largada chegou a ser atrasada em dez minutos para tentar evitar o safety, mas o tempo não ajudou e não teve jeito: largada tipo ferrorama, vagão atrás de vagão. Total anticlímax.

A tortura durou até a volta oito, quando o safety foi recolhido e tudo começou a valer de verdade.
E foi só valer que Verstapinho já mandou Kimi Raikkonen para o retiro dos pilotos idosos.
Antes da entrada do S do Senna já tinha despachado o velhinho.
Começava o show de Max.

Pena que pouco tempo depois, Ericsson rodou e bateu no mesmo ponto onde tinha batido Grosjean ates da largada. E pior: seu carro parou bem no acesso aos boxes e trouxe o safety car outra vez para a pista.
Quando finalmente saiu, Raikkonen rodou sozinho na reta de largada e se foi.... Talvez um pouco de preocupação de tomar outro passão do Verstapinho? Vai saber.
Safety de volta e junto, bandeira vermelha.
Alguns minutos depois a corrida voltou com o safety à frente, mas não durou sequer seis voltas. Bandeira vermelha novamente.
A situação de momento era Hamilton, Rosberg, Verstappen.
Para Felipe Nasr, que estava em sétimo estava sensacional.
Depois de mais um tempão, voltaram à pista com o safety... E só haviam sido corridas até ali vinte e nove voltas e já tínhamos duas horas desde a largada.
E na abertura da volta trinta e dois, valeu. E como em uma das largadas anteriores, Verstapinho jantou outro piloto, desta vez Nico Rosberg.
Verstappen é o piloto do dia, com certeza.
Na volta 44 o lance que poderia definir a corrida: Verstapinho, dos ponteiros é o primeiro a pôr pneus intermediários. Por conta de outra bandeira amarela, não rendeu nada.... Com outra troca – para voltar aos pneus de chuva forte – caiu para décimo sexto E aí começou o show.
Passando todo mundo de forma absolutamente fácil. Até Vettel sofreu nas mãos do moleque.
Com toda a má vontade em cima dele e ainda assim é possível dizer que é o piloto do ano. O melhor surgido nestes tempos tão bicudos para a categoria que anda tão engessada.
Viva Max.

Na volta 49 uma das histórias do GP teve fim com a batida de Felipe Massa na curva do Café.
Uma pena. Mas são coisas de corridas em piso molhado e o que se seguiu foi das cenas mais emocionantes da F1 nos últimos anos: Felipe foi ovacionado por todas as pessoas dentro do paddock em todas as equipes. Por força maior ou outras circunstâncias, nenhum outro piloto brasileiro teve tal despedida.  Valeu Felipe.

E por fim, venceu Lewis, mas com o segundo lugar, Nico colocou mais alguns dedos no título.
Segue para Abumdabe podendo ser terceiro colocado em caso de vitória de Lewis.
Não dá para não dizer: o GP do Brasil redimiu a categoria em emoção depois de pelo menos três GP´s de pura pasmaceira.
Interlagos é mais bonito mesmo que Monza, Spa... Interlagos é rio que corta nossa aldeia.
Interlagos é indispensável.

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Que corrida foi essa? Foi sensacional, daquelas que dá gosto de assistir. Aconteceu de tudo, e o show de Verstappen foi histórico. Valeu cada minuto.


Pena que a decisão tenha ficado para uma das piores pistas do calendário.

abs
Manu disse…
Corrida teve enrolação, muita tortura, mas teve bons momentos. Valeu mesmo que esperássemos por ela. Mas que as outras deveriam ser melhores, deveria.

Abs!
Anônimo disse…
Não vi nada disso. Chata. Tudo bem, aguaceiro, quer dizer, terreno fértil para Verstappadinho assim como para GH-3. Final de temprrada, Red Bull - e qualquer uma - faz render o investimento. Vai para galera... jornalistas, Verstappen ! Seria maravilhoso para Senna ou para Villeneuve pai. Ué ? Tô falando algo novo ?
Estava em Sampa. No Salão do Automóvel. Entre mercedocas V8 e Maybach V12.
https://www.mbusa.com/mercedes/vehicles/model/class-S/model-S600X
Lá, no stand da Mercedes, um telão com a corrida ao vivo. Óbvio que não assiste a corrida toda mas vi uma chatice tremenda. Logo depois, na gastronomia paulistana, um food truck da mortadela Brasil, boa pacas !, televisão ligada na corrida, paralização. Poucos assistiam, nem aí pro aguaçeiro. Bem, se a corrida fosse tudo isso que Marcelonso e você disseram, dentro de um Salão de automóvel, o que que aconteceria ? Um vai empolgando o outro e aí... Mais uma paralização.
As moças que posam ao lado do carro estavam tão solicitas. Na entrada, a fiat colocou uma muié de 2 metros ! Sim ! Modelo !
Fui tirar uma foto da MacMac F1 motor tádeOnda e, surpresa, uma super gata( mais baixinha que a muié da fiat...) me olhando, na foto. Olhei para ela e ela voltou, piscando o olho para mim ! Agradeci... Olhei pro lado, Suéllen, minha loba, estava de olho no civicão, piscando(ha...)pro novo tiozão da Honda. Adorei um F1 dois lugares deles. Lado a lado, não tandem. Olhei de novo para a gata, agora 'dis costas', ual. Aí se eu tivesse sozinho... Aquele piscar de olhos foi estranho. Sim, teve química. Agora, só na Nikon. Mas, que corrida ? Poucos acompanhando. Se fosse tão eletrizante assim, abandonariam o Salão para vê-la. Ora, apaixonados, a maioria. Tudo normal ! Chata. Muita água. Interchattos tem que ter chuva, sol. Sol, chuva. Muito sol ou muita chuva, um saquinho. Salão, sinceramente, chato. Ultimo salão que fui, muitos anos, peguei um ano bom e aí foi duca mas vale a pena ir. Os nems adoram. Entram nos Porsches rindo ! O carro, por 30 segundos, dele. Sem ligar a fera. Tem vários simuladores. tem um da estoquekkkkkars. Entrei na BMW para comprar uma camisa polo, talvez, em homenagem ao Zacarias. '250 reais', 'Prefiro o I8', respondi.
http://blog.caranddriver.com/wp-content/uploads/2014/05/2015-BMW-i8-PLACEMENT2-626x382.jpg
A menina não entendeu a piada do carioca.
Na GM, na saída, comprei uma camisa Corvette. 60 paus.
Tchau, Salão.
Corrida chata. Mas não vão perder o GP, não. Se tivessem o reúfeito Haddard para segundo mandato, perderiam.

OBS: se acham que é lorota. Atrás do stand da Mercedoca, sei lá por quê os nems mercedenses deixaram o bichinho lá, um 170d, uma gracinha, vermelho. O engraçado é que ele vem com 'sindelfingen karrosserie' como se aqui, antigamente, um carro, por exemplo, construído em pau grande, distrito de Duque de Caxias, saísse com Carroceria feita em Pau Grande'. Legal.
OBS: Na Mitsubischa foram mais legais. Tem um velhote muito bonitinho !
PX-33 4WD ! 4WD !

TRUMP !
Quer dizer, HAMILTON !


M.C.

Anônimo disse…
Não tinha notado no telhado do Zaca...
http://artastransplante.com.br/
Para ele ou para quem está a precisar.
Vi a ultrapassagem do 'Olha o meninu ui !'. Bacana. Em cima do mexicano Pererex Mex. Ali, acho que, no seco, deu... pro Alonso(?) certa vez. Claro que a dificuldade é muito maior com a pista seca mas o espanhol que narrava a ultrapassagem, no iútchuuube, gritava pior que gagálvão em dia de festa ! Se já é difícil com o pindoramense imaginem com aquele erpanióu ! 10 vezes pior ! E o Régi Nau de lá vai mais na onda que o daqui. Virou uma ultrapassagem de Piquet em cima do Senna em Hungahorroring. Gente, duas provas faltavam e uma já se foi. Muitos dali estão de saquinho cheio. Eu, se não estivesse disputando o cãopeonato ou até disputando, por que não ?, profissionalmente pilotaria daquele jeito, sabe ?
'Menos uma volta para Maldivas... Ou vou para Seychelles ? Bermudas, tô de saco cheio !','Tailândia, será que a comida é boa ? Comem cachorro lá ?'.
'Esse Riccardo me disse que tem umas australianas muito totosas, lá, em Albany. Imaginem, eu, campeão mundial... Mas eu quero ver o diabinho da Tâsmania ! Tão bonitinho...','Será que aqueles pontos em Pindorama, o BeBê vai me ajudar ? Vou acabar preso pelo Moro...', ' Acho que vou entrar, de sacanagi, no box só para sacanear o Francesco e o Paolo." Aê, macarronense chato. Chato é a mãe ? Vai tomá no... Dá para falar com o Vodka ?",'Se eu apertar esse botão proibidão aqui, quequi pode acontecê ? Seu Haas vai me matar',' Menos de uma volta para o final da temporrada. Vou fala con mi ingeniero " Aqueles japas canalhas ! Se é polla não andá olê olê olá, eu não chego láááááá ! No podium, ano que vem ! Ouviram ? Gagá ouviu ?"','Menos de uma volta para Courchevel. Vou encher a cara com umas gatas bem safadas... "Quêêê ? Eu, sonhando aqui e vem o... Manda o Vettelino pros quintos dos infernos ! Não quero falar com ele não !"','Aaaaahhh ! A Suéllen, quase nua, só a calcinha do biquíni, queimadinha de sol, em Fernando de Noronha...
Oba ! O Zé já levou meu iate prá lá ? Se não levou não vai voltar de Gol. Vai voltar a nado ! Ôpa, quase bati no Vettelino... Ih ! Juro que aquela muié de burca não é muié... Eu, hein ?'


M.C.



M.C.