F1 2017: A F1 e os idiotas digitais

Há algum tempo atrás, Erasmo Carlos foi a um talk show e confessou sua frustração ao entrar finalmente para o mundo das redes sociais.
Disse ele, e com razão, que vindo do distante mundo dos anos sessenta, ainda imaginava que a relação do público com o artista ainda era de “puro amor”.
Era esta a impressão que tinha ao saber dos números de vendagem de discos, revistas em que fosse objeto de matéria e da idolatria ao aparecer em público naquela época.
A idolatria foi diminuindo ao passo que novos ídolos surgiam, mas mesmo num contexto muito menor, ainda era parado nas ruas, na porta dos shows, em supermercados e cercado de demonstrações respeitosas de carinho e afeto.
Ele era o artista e seu público gostava dele.
O respeitava.
Com a chegada e a popularização da internet, não teve outro caminho senão aderir as plataformas digitais e virtuais criando seu web site, perfis em redes sociais, aderindo a mídia eletrônica enfim...
Pensava ele que aquilo bastaria para manter minimamente seu público interessado em seu nome, sua carreira e sua obra.
Eis que algum gênio sugeriu que interagisse com os fãs e lá foi o Tremendão dar uma fiscalizada no que diziam sobre ele na grande rede.
“-Sou artista, ainda tenho meus fãs e apesar de já estar um tanto velho, não sou ultrapassado...” – disse ele ao entrevistador.
Mas quando abriu as caixas de comentários de seus perfis após uma aparição em um programa de TV (provavelmente o Altas Horas da rede Globo) quase teve uma sincope.
O nível de ódio, desinformação e maldade nas palavras que lia o surpreendiam muito e muito negativamente.
“-Bicho, aquilo foi me deixando mal, foi me deixando doente... Eu ainda tinha na mente que era um cara amado... Eu que nunca tinha aberto a boca para falar mal de ninguém, nem ofender. Até no meu livro eu tinha sido polido preocupado com isto...” – disse e completou – “-Teve um que escreveu: “”Rapaz, olha este Erasmo! Se ele erguer os braços Deus leva ele! Pqp como tá velho!””, me senti um intruso no mundo moderno...”.

Esta história é só para ilustrar que a aproximação da F1 com as plataformas e mídias digitais e sociais não é algo assim tão necessário.
Se hoje, quando esta inclusão ainda é restrita e até certo ponto pequena, já tem um monte de idiota falando e escrevendo besteira sem conhecimento de causa e com uma maldade quase absoluta, imagina quando entrar de solta neste mundo virtual.
Já imagino a quantidade absurdamente maior do que já temos de: “bom era no tempo do Senna”, “F1 é só carrinho dando volta”, “isto é coisa de playboy endinheirado”, “cadê os negros e as mulheres? ”, isto não é esporte” e outras pérolas que aparecerão.
E me preocupa mais ainda a importância que os novos gestores, tão preocupados em se aproximar disto tudo, darão a isto.

Comentários

joaoleopires disse…
Excelente texto, acredito que uma das formas de encorajar preconceitos e ódios é dar à alguém um computador ou celular com acesso à internet.
Atrás de uma tela, e muitas vezes de forma anônima, as pessoas acreditam que podem falar o que vier à telha e despejar as idioces e rancores.
Anônimo disse…
Senhor Groo...

. Não. Discordo. Erasmo viveu outros tempos que muita gente quer e insiste viver hoje como ele viveu décadas atrás. Tempo de só aprovação e 'não rejeição'. E, que discordava, rejeitava, era invejoso. A internet veio para acabar com isso. Existe o cara que escreve bem e é um burraldo. O tal analfabeto funcional. Erasmo escrevia letras fantásticas em que você não pode ir na onda do cara mas muitos foram. Pior, Erasmo tinha força sobre imenso público, digamos, de baixo nível educacional. Exemplo ? Me diga, senhor Groo. Quem tinha cabelos encaracolados no final dos anos 1960 ? Onde era o mundo tão distante em que o homem dos cabelos encaracolados AUTO-exilou-se ? 'Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma historia pra contar de um mundo tão distante. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, um soluço e a vontade de ficar mais um instante'.
Naqueles tempos, não tinha como criticá-los pelo simples fato que toda mídia esquerdista estava a favor deles. Hoje, o buraco é mais embaixo.
A maldade que foi feita com Tim Maia e Wilson Simonal eu não contarei... Até o Pasquim envolvido no caso do Simonal. Aí é que eu digo, tem muita gente que escreve bem mas só quer em troca afagos, aprovação. Biografias...
Um bom escritor, hoje, precisa se esforçar mais. F1, óbvio, muitos lerão e escreverão besteiras, os mais jovens, principalmente. Mas tem uma turma que vai além da paixão. Quer entender mais daquilo que foi um dia a sua paixão. Aí,na curiosidade, no conhecimento, a descoberta. É uma bosta que só deixa os malandros milhardários. Para mim, virou site pornô. Aquelas gostosas... a McLaren... Não deixo de dar umas olhadas. Continuando, se quem escreve só quer em troca, paixão, afagos e aprovação, vai ficar metendo o dedo no ùc e se rasgando ! No meio artístico está cheio de 'Erasmos'. Madona. Estava, bilionária, em cima de uma carro de som dizendo besteiras contra o Trump. Iria explodir a Casa Branca ! Falava para quem ? Apaixonados, histéricos que acreditam nela. F1, Massa de volta. Não seria melhor o Nasr ?
Vejamos. Um piloto com família. Mulher e filhos. Um piloto que nem sei ter namorada. Um piloto há mais de 10 anos na categoria. Outro, 2 anos. Oras, o senhor celebra a volta do Massa. Eu choro. Outro exemplo: O senhor acredita - com todos que entendem de F1, mesmo !, gente de dentro, dizendo que os engenheiros dominaram a F1 - que o Massa vai acertar o carro pro novato. Quer aprovação ? Terá. Tem a minha rejeição porque um dos maiores acertadores de carro... kkkkkk !, Alonso, ainda não acertou a McLaren... Por quê ? Então, troquem ! Botem o Hamilton de volta e a McLaren vai voar ! KKKKKK ! Rubens Barrichello, saído da Ferrari foi prá Honda... Grande acertador.
Hoje, vence quem enganar menos o público. Motivo ? ela mesma, INTERNET !
Esse papinho gostoso que temos quase sempre. Alguém lê e acha que o senhor está certo ou que eu estou certo, se por acaso 'me ler'. O senhor tem a vantagem do blog ser seu. Já foi grande avanço abrir novamente a área de comentários.

Para todos nós... Méééééé !
Pô, burro faz 'mé' ? Isso é bode. Cabra... Não sei fazer um burro.
Inch, inch ! Para todos nós.


M.C.
Anselmo Coyote disse…
É o seguinte, mano... Vou lhe tocar a real. Foi bom vc falar em cobrança da presença de negros e mulheres e tal. Já vou avisando que sou cotista. Quero um carro pra correr em uma equipe de ponta e quero ser primeiro piloto também, ganhando bem mais do que o segundo piloto, o dobro, mínimo. Qualquer coisa diferente disso é bullying e com certeza eu vou processar todo mundo. A Justiça existe é para isso, resolver essas questões importantíssimas. E que todos entupam a Justiça com coisas desse tipo. E Juiz é apenas um marajá que trabalha pouco e ganha muito, além de serem funcionários públicos em sentido amplo. Então, como todos os funcionários públicos não merecem nada. Devem trabalhar umas 18 horas por dia, receber uma mixaria (ou nada) e 80% das unidades jurisdicionais devem ser fechadas. E EU QUERO QUE O MEU PROCESSO SEJA RESOLVIDO RÁPIDO. RÁPIDO, ENTENDEU? E aproveite que eu estou calmo. FALEI.
FUI.
Rubs disse…
Erasmo é tremendão. Hoje, parece loucão. Peter Frampton, que também é carequinha, entendeu que precisa ser viral. Sacou que vai ter mais likes do que menos.
Bernie Ecclestone não entendeu a internet. Achou que fosse só rede social e que o cerne da aroeira é a TV convencional.
Ora, toda mídia social é um astronômico metadata, em tempo real. E ainda serve de instrumento para engenharia social. A primavera árabe e os mbl que o digam.
Mas a questão é outra: o Sr., seu Ron, nunca compartilhou nenhuma quiçassa, mesmo que com o valor de uma cibalena vencida, via streaming? Há quem diga que o capitalismo vai dar lugar, cada vez mais, a um sistema "streamlined", de bens compartilhados: uma sociedade de custo marginal zero. Isso, não sei. Mas sei que a F1 vai parar num streaming da ESPN e a gente vai ter de pagar via PayPal ou bitcoins. Bem, sempre podemos procurar na deep web ou em algum site russo.
Bernie não entende. Não é melancólico? Não é triste o fato de 55% dos brasileiros identificarem a internet com o Facebook, enquanto que somente 5% dos americanos, incluindo os caipiras que votam no Trump, fazem o mesmo?

Mas Ross Brawn vai chegar e por lei e ordem na casa. Todo mundo vai virar Barrica na linha de chegada. E é assim que tem que ser um verdadeiro árbitro, um juiz. Tem de defender a ordem natural, o Direito Natural, de quem deve ser naturalmente subordinado. A família, o negócio e a propriedade acima de tudo. O homem é o juiz da casa e a mulher deve ser submissa, cordata e ouvir calada. Há uma hierarquia natural nas relações. Isso está na Bíblia. Uniões homoafetivas são equivalentes ao bestialismo. É claro que F1 é coisa de homem. Por isso não tem de ouvir o público. Em vez disso, tem de manipular as opiniões nas redes.
Além disso, cotas são uma forma dos fracos usurparem o lugar dos capazes. A cada um o seu galardão, segundo o Direito Natural compatível com a teologia bíblica. Quem pode mais, tem de ter mais. No republicanismo o populacho não pode ter voz e o verdadeiro magistrado tem de ouvir somente a voz da Carta Magna.
É assim que tem de ser um juiz. Se o Sr. acha absurdo, leia o "Tratado de Direito Constitucional" de autoria do próximo ministro do STF.
Se o Sr refutá-lo, então eu o ouvirei.
Abs
Anônimo disse…
Senhor Rubs, tudo bem se quer vociferar suas esquerdices mas, calma lá.
Caipiras que votam no Trump. Pelo amor de Deus ! Ipanema está cheia de caipiras evangélicos pois na zona eleitoral do bairro mais moderno do Corrupetezão o 'bispo' ganhou ! Aliás, votei no Crivella. Sou um católico tremendão mas, agora, caipira evangélico ? Um 'nem' evangélico ? Ah, 'votei' no Trump. Nova York, toda, votou na Hillary ?
Para você, 'Clinton Cash'. Para ficar mais calmo.
. Senhor Rubs, leia mais sobre Conservadorismo. Pode doer mas, depois, ajudará a sarar de doença irresistível ! Esquerdopatice aguda. Estamos falando de algo que existe em você e em mim( tem um cara aqui que ainda acredito vir de Andrômeda...) que vem ANTES até da raça humana e isso não pode ser quebrado NUNCA ! Não terá teoria das tesouras que de jeito ! Falhará sempre ! A esquerda quer quebrar a família sabe por quê ? Você pode ser ultra qualificado, instruído, mas uma coisa você não tem mais do que seus pais. Experiência ! De vida. Isso eu estou pensando em pais 'não porra loucas' de esquerda. O núcleo familiar precisa sofrer fissão atrave´s dos filhos, isso a esquerda do freixo faz bem. O jovem livre para sofrer lavagem cerebral. E, adivinha quem adoraria isso también ? O Marketing ! Temos aí a união dos perversos de esquerda e os malucos belezas que adoram fazer a cabeça de milhões e milhões para vender e ficarem trilhadários ! Ué ? Todos os ptelhos têm marqueteiros envolvidos... Quem segura essa, a cabeça fresca dos jovens abobados e rebeldes ? Os Peters Grifings, os Hommer Simpsons, os Lineus ? Ah, chegamos aos homens, os pais. É importantíssima a presença do homem na casa. Óbvio, a esquerda, de todas as formas, reduz esta importância. Umas delas, cinema, tv, teatro. Só isso ? O homem é um boboca ! Fizeram tanto que, alemãs, no final de 2015, foram abusadas e estupradas por 'imigrantes' e nenhum alemão foi lá ajudá-las. Ué, um povo guerreiro( História, outra coisa que a esquerda quer destruir), que precisou defender filhos e mulheres de ataques bárbaros, sim..., uma das entradas para Europa, para os bárbaros, passava por terras germânicas saída dos Alpes... e ainda, os romanos respeitavam 'os povos do norte', como ia dizendo, um povo guerreiro, de uns anos para cá, ficou 'viado' ? Seria uma bela lavagem cerebral exercida por tvs, filmes, jornais, escolas, universidades ? Merkel é a direita mais esquerda vista na face da Terra ! Não me venha com nazismo. Por favor. Usaram sobre o povo para traumatiza-lo e assim anulá-lo. Fez parte, durante anos, da estratégia esquerdista. NAZI. Procurem o significado. Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Pronto. De 'direita'.
Continuando...
Anônimo disse…
Voltei...
Bíblia. Escrita há mais de 3 mil anos sendo que o Novo Testamento, quase 2 mil anos. Livro para poucos. Ler e saber interpretá-lo é para poucos.Não precisa só escrever bem, ser articulado. Interpretar a Bíblia é para poucos imagine para uma cabeça feita por professores de História do 2°grau e de faculdades esquerdóides ? Se for de faculdades de Direito e de Jornalismo então, xiiiii ! Aqui, piorou consideravelmente ! Óbvio, mais fácil para os corajosos baterem Nela do que no Corão, certo ? Mulher submissa e cordata não é com o Corão, certo ? É com a Bíblia ! Mas, oras, como estão os cristãos, em relação as mulheres e os muçulmanos em relação as suas ? Ih, agora acaba de passar uma boazuda à caminho de um solzinho na praia.... Nada de burca. Ual... que bunda ! Relações homoafetivas foi duca ! Politicamente corretíssima bem ao gosto da esquerda para atordoar os mais parvos. É natural, sabia ? O direito natural pode, sim, ser usado por gays, a favor dos gays ! Gayzismo, não ! Feminazis, não. Multiculturalismo, não.
Os cristãos estão bem a frente dos muçulmanos, não estão ? Ué ? A Bíblia pode condenar mas estamos em 2017 ! Ih, dois barbudinhos com shortinhos bem apertadinhos indo para a praia... Sorridentes, nucas duras. Bonitinhos. Não estão de mãos dadas. Bom, respeitam a maioria. Educados. Bacana. Cada um no seu quadrado ! Sacanagem, no quarto. Dá para ver isso na Arábia Saudita ou no Irão ? Ou em Cuba ? Não ataquemos os homens OCIDENTAIS. É necessário, homens ! Homens ! Um mundo de mulheres e de homossexuais( masculinos e femininos) não daria certo. Com já não está dando. Viva Trump ! Negócio e propriedade. Faz parte. O que seria melhor ? Um cara indo cagar na tua casa sem mais nem menos ? Quem é contra, leia, a fundo, Invidia. O que não pode é não ter concorrência. O que não pode é ter um ensino fraco para deixar o povo ignorante, sem capacidade de competir. o que não pode é ter tudo isso e mais corrupção, vinda da ESQUERDA ! Mendaz, diz uma coisa, faz outra ! Desde 1993, somos governados pela social democracia e pelo socialismo. Vá ao estatuto dos dois partidos, PSDB e PT ! Comboiados pelo PMDB ! Desde a redemocratização são eles que mandam e desmandam no país. Esquerda !
Faça o que eu digo, não o que faço.
Deixa a Bíblia em paz, senhor Rubs ou leia mais sobre ela, no caso, Catolicismo e seus santos. Tá.
Tem São Jorge mas tem Santo Agostinho, sabia ? Era bissexual.Aí, penso em parar de escrever mas tenho que me defender. Casos de abusos sexuais de padres. Pedófilos. Pergunto, sempre. Não haverá monge budista pedófilo ?
Uma perguntinha que faço e ninguém me respondem porque a cabeça é feita por jornalista de esquerda.

OBS: Conservadorismo, Costumes... Hábitos... coisas de antes dos Homens, da Humanidade...

https://www.youtube.com/watch?v=pCZeVTMEsik


Filosofia perene com águias da terra do Trump ! Dá ultima vez que vi, o filhotinho estava pequenininho ! E as águias, pássaros, vieram dos dinos ! Mas... quem não veio ? São nossos irmãos extintos ! Compartilhamos no cérebro muitas coisas deles ! Aliás, Carl Sagan disse: 'estrelas são nossas irmãs. Olha a raiva, senhor Rubs !



M.C.
Rubs disse…
Uai, M.C., obrigado pela concessão do seu tempo.
Esquerda e direita são conceitos relativos, assim como rápido e lento. Conheço bem o NT e já li o velho umas vezes. Conheço Agostinho e eu também deixo as coisas para amanhã. Sei como e quando o cânon bíblico foi estabelecido, 325 anos depois de Cristo. Sei que além dos 4 evangelhos existem ao menos outros 50. Gosto muito do evangelho de Tomé. Li o Corão de capa a capa. Na minha opinião subjetiva, é muito inferior do ponto de vista literário. A questão fundamental é a de que a interpretação de qualquer texto exige, necessariamente, uma hermenêutica humana, demasiado humana. Um congregado Mariano lê a bíblia do mesmo modo que um neo-pentecostal que passou pelo segundo batismo? O que é o cristianismo? Um sunita saudita, que proíbe a mulher de dirigir e julga que tem o direito de espancá-la, lê o Corão do mesmo modo que Jalāl-ad-Dīn Muhammad Rūmī? Quem pode dizer que a moral cristã é superior ou inferior à do budismo tibetano? Pouco me importa.
Estou me lixando para o Trump. Ele ganhou porque a Hillary é péssima e muito mentirosa. Assista a "Inside Job" e verá que Obama e Clinton foram candidatos de Wall Street.
Independentemente dessas questões insolúveis, faz diferença que diferentes tipos de radicais sejam ministros do STF, sejam eles membros da Opus Dei, da Maçonaria, da União do Vegetal, ou de uma sociedade gramsciana.
Numa coisa Bernie não envelheceu: a F1 é incompatível com a democracia. E a melhor maneira de fazer que um negócio desperte paixão é fazer dele um culto. O ronco dos motores aspirados fazia parte do culto.
Vamos canonizar o Bernie. Ele ainda vai fazer milagres.
Anselmo Coyote disse…
Rubs, uma coisinha só: o senhor não sabe é que o negócio é ferrar o negócio e exigir que o negócio funcione, mesmo ferrado. Isso é coisa republicana.
Abs.