F1 2017: Substitute

E o substituto do campeão foi escolhido.
Valteri Bottas vai ter a (in)grata missão de pilotar um dos carros mais desejados do grid nos últimos anos.
É certo que não se sabe se a supremacia vai continuar firme e forte como tem sido, mas apostar que ao menos será um dos carros protagonistas do ano não seria loucura.
Mas quem é o que esperar de Valteri Bottas e o porquê da Mercedes ter apostado nele?

O cara é finlandês. Portanto conterrâneo de Mika Hakkinen, Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen, mas por nunca ter vencido uma corrida na F1 não é possível dizer se também não deixa cair uma só gota do champanhe. O terceiro lugar é legal, mas não se compara a loucura de ganhar a corrida. Bebe-se bem mais no lugar mais alto do pódio.
Antes de chegar à F1, correu na GP3 séries e foi campeão pela Art Lotus.
Antes ainda, atuou em Charlie and the chocolate factory no papel de Augustus Gloop.

Em 2017 vai ser o companheiro de equipe do tetracampeão mundial Lewis Hamilton, aí está a dor e a delícia de ser piloto da Mercedes.
Se ao fim da temporada estiver à frente na classificação, terá se imposto com um piloto de ponta, se estiver atrás...
E Lewis é jogo duro, seja no braço, seja no jogo mental.
Sua briga com Nico foi tão intensa e tão ferrenha, que assim que ganhou um round, Nico pulou fora da categoria dizendo que: “...a vida é muito curta para ter que passar por tudo isto.’
Bottas não foi testado neste nível ainda.
Na F1 pilotou ao lado de Felipe Massa, que é bom piloto, mas é leal nas brigas. E sendo bem sincero, não lhe fez muita frente. E de Pastor Maldonado, que.... Que... Nada. Nada sobre Pastor Maldonado.
Nesta temporada corre sério risco de ser subjugado por Hamilton e acabar como a maioria aposta: um segundo piloto de luxo.
Um bom indício foi dado pela BBC quando informou – não oficialmente – que a duração de seu contrato é de um ano somente.
Mas este é um ano de incógnitas, logo, Valteri Bottas na Mercedes também é uma que só o decorrer do campeonato vai solucionar.
Particularmente, penso que é apenas um piloto limitado, nem tão bom e nem tão ruim, mas que com um carro de ponta, é sério candidato a vitórias.
Exatamente como a Mercedes gosta.

Comentários

Ricardo disse…

Torço para que ele nos surpreenda e seja mais do que isso. Pois se não for assim o campeonato vai ser insuportavelmente monótono.
Anônimo disse…
Ué, senhor Groo, se esqueceu do Kimi Vodka ? E do Keijo Rosberg ? O pai do penélope é sueco ou finlandês ? É sueco mas é finlandês. Procurei mas não me interessei pelas andanças dos avôs de Penélope que é alemão.
'Charlie and the chocolate factory', tititi, 'A Fantástica Fábrica de Chocolates', mister Groo. O meu filme favorito na infância, sniiiiffff !
Mas nunca fui muito fã de chocolates, só da mousse. Mas quando comi de maracujá, ferrô. Virou a Copersúcar da minha Lotus ! Só queria mousse de maracujá !
Gostei... tetracampeão ! Olha, se o cara não se impor( e não sei como), poderemos ter o primeiro campeão mundial ganhando TODAS as corridas e depois virando M.C. Lewiszinho. Sei não. Genial Hamilton pode fazer história e acabar com a F1 de vez.
Aaaaaah, não exagera ! GH-3 é parça. O motor ! O motor ! Depois do GP Japinha que chegou em terceiro, ganhou 4 corridas seguidas com Penélope brincando atrás. Êpa ! 'Segundando', queria dizer. Facinho, facinho ! Quem inventou está polla de 'facinho' ? Pega que nem chiclete ! Xiclétiiii. Ai.
Zacarias é mui leal ao bolso dele. Tá certo mas ainda quer prestígio e bobocas aceitam tendo Fittirato, Limão Azedo Veloz e Saudoso Tiozão como supercampeões.
Os carros mudarão. Estão dizendo que serão mais rápidos nas curvas. Pode aí, no novo carro, ter algum deslize da Mercedoca e as outras chegarem nela. 'Outras', leia-se, Ferrada( com o seu chatérrimo Vettelino ), MacMac( com Chattonso, o Fernando) e Rédibu e seu genial gênio esquecido ! O projetista Newey( com sua dupla satânica tendo o piloto sorriso, Ricardão e Olha o meninu, ui ! Olha o Meninu ui, ui, ui !, o Verstapadinho !)! E, claro, a Ruimlliams pode vir com um propulsor estalando de novim e carro produzido por prof. Xavier que essa 'transação maravilhosa' com Bottas saindo a peso de ouro voltando o segundão Zaca, baratin prá eles, ajudando o menino Lance Stroll, o Giro Lançado ! Ou Volta Rápida... que apelido desgraçado. Pode ser o nome dele mesmo, caramba.
Está parecendo corrida maluca.
Se fosse americano minha vida não seria assiiiimmmm ! Manuel ! Foi pro céu ! Tá tchi cambúúúú ! Manu é el ! Foi pro céééuuuu....
Mandava um roteiro prá hollywood. Topas, Mister Groo ? Só a Mística no teu colo, hein ? Hein ? Hein ? Toda azulzinha....



M.C.
Rubs disse…
Amiltinho ganha mais de 100 milhões de EUROS por ano e alguém acredita que é vai ser superado por um piloto com contrato de um ano? Bottinhas pode ganhar algumas - aquelas que Amiltinho for às festinhas do Neymar para ficar com loiras inglesas velhas e feiosas - mas não o campeonato.
Neste ano estou cantando Carmen, de Bizet, torcendo contra a Mercedes e a favor da Williams do Massarico. Será que vai rolar?
Aprendi uma importante lição com o Massarico: foa se a imagem.
Marcelonso disse…
Groo,

Não acredito que Bottas possa fazer frente a Hamilton. É muito bom piloto é verdade, mas deverá assumir o papel de segundão. Deverá vencer uma corrida aqui, outra ali...só isso.


abs
Anselmo Coyote disse…
Pensando aqui com as primas e bordões na longínqua temporada de 2014 quando do nada um canguru até então normal começou a dar voadoras num certo tetrapack, opsss, tretracampeão desferindo-lhe pesados cascudos no capacete com um soco inglês. Pobre tetrapack (vai ficar assim mesmo), fugiu feito louco para um horizonte vermelho que rapidamente ficou cinza chumbo antes da tempestade.
Abs.
PS. Rubs Cascata é só cascata mesmo.