Quem prostituiu o que? - ou - Vamos falar sobre a imagem de Senna

Aqui não é importante se o atual prefeito da capital do estado de São Paulo é marqueteiro (ele é) e nem se está fazendo um bom trabalho frente à prefeitura (os munícipes de lá que deem sua opinião).
Trata-se da apropriação da imagem do cara feita por fãs, gente pública e oportunistas vários.
Explico: durante a inauguração de uma praça, a irmã do piloto, Viviane Senna, fez um discurso inflamado dizendo que Senna era um trabalhador e que o prefeito da cidade era tão trabalhador quanto e que, nas palavras dela: “...João Dória é o novo Senna. ”
Foi a senha para que alguém levantasse uma bandeira com o tema de que o alcaide da cidade estava de provocação já que de posse da informação de que aquele era o início do “Maio Amarelo” (mês de alerta e conscientização sobre os perigos da alta velocidade no trânsito) resolveu nomear e inaugurar um lugar público com o nome de um “personagem que morreu por causa da velocidade”.
Imediatamente se iniciou uma gritaria nas redes sociais com a virulência de sempre por gente que conhece o trabalho e a biografia do piloto e por gente que sequer o viu pilotando ou leu o livro escrito por Ernesto Rodrigues.

Morreu por causa de velocidade? Sério? Um piloto de corridas?
Ora, ora... Temos um Xeroque Holmes aqui... Não que seja a regra, mas a probabilidade em sua época existia e não era pequena.
Por partes.
Primeiramente o que estava por trás do ato?
A oposição ferrenha e as vezes intolerante ao prefeito publicitário que aumentou a velocidade máxima nas avenidas marginais dos rios Tietê e Pinheiros que havia sido diminuída pelo prefeito anterior que era queridinho de alguns setores, mas muito mal na opinião publica.
Depois, a fala da irmã do piloto ligando a imagem de alguém tão importante para a auto estima do povo à um político de direita.

Pessoalmente também penso na medida como populista e oportunista e desnecessária, afinal, o número de acidentes havia caído e o fluxo de trânsito naquelas vias tinha sensível melhora, mas não importa, não é o mérito da redução/aumento o foco, mas a forma de como a imagem do piloto foi usada para contestá-la.
A praça, bem.... Foi construída para abrigar uma escultura no parque do Ibirapuera e que tem o piloto como tema e – logo – inaugurá-la durante uma efeméride (aniversário de morte) relacionada ao piloto acabava fazendo sentido.
crédito da imagem: Alexander Grünwald
O último quesito é até patético.
A imagem pertence a pessoa e com ela o vivente faz o que bem entender.
No caso do piloto, faz algum tempo já que ele está impedido de tomar decisões quanto ao que se faz com sua imagem e nome.
Cabe a empresa que ele próprio criou para gerencia-los e – por acaso – quem manda na empresa agora é a irmã que fez o discurso.
Logo, ela faz o que bem entender já que o próprio não vai reclamar.
Não bastasse, conta a biografia citada lá em cima que quando vivo, Senna tinha pendencias à direita e uma simpatia muito grande com o malufismo, não seria estranho que – se vivo – fosse eleitor e até cabo eleitoral do publicitário.
E se assim fosse? Seus fãs deixariam de imputar ao cara a pecha de “santo” ou amar as coisas incríveis que ele fez nas pistas? Haveria protestos? Execração?
Onde está a prostituição da imagem dita em um artigo muito discutido alguns dias atrás? E se há, quem prostituiu?
Tempos toscos estes...

Comentários

MárioSalustiano disse…
Ron

perfeita avaliação da situação, gostei bastante principalmente do último paragrafo, hoje cabe a irmã todas as decisões, para o bem e para o mal no que diz respeito a imagem de Senna

Na sanha de manter na imagem do irmão a aura de herói, ela toma muitas vezes medidas oportunistas e claramente ligadas aos fãs que nunca acompanharam de fato a careira de Senna
Acho que quem nos dá uma amostra do que teria acontecido com Ayrton Senna se estivesse vivo é o Romário.

"Velocidade nunca matou ninguém. Parar de repente, isto é o que te mata." Jeremy Clarkson
Anônimo disse…
senhor Groo,

. Irônica a resposta de Viviane. Com dois sentidos porque querem salvar os fabianos de bico longo, os tais tucanos da Lei de Imigração nefasta aos interesses de, nós, brasileiros, lançando o que resta à tucanalha( o senhor estava certo !), o prefeito de Sampa City. Será, sinceramente, um novo Senna. São trágicos estes lançamentos para 2018. Vai se espatifar contra o muro da democracia.
. Infelizmente, ou o senhor não entende patavinas de ideologia ou o senhor entende pouco. Ou o entende muito e assim, desinformando. O senhor Doria é tucano. É filiado ao PSDB. É amigo do governador, do ex-governador e ex-ministro( governos FHC e Temer)e senador. É amigo do ex-governador e senador mineiro ambos, os três - dizem alguns, os 4( o príncipe de Sorbonne) - enrolados com a Lava Jato. Fabian Society, berço da social democracia moderna. Lentos como tartaruga mas quando esta chega, 'morde forte'. Lema deles mas tem um lobo também. A revolução precisa ser lenta eeee vários empresários, banqueiros, artistas fazem parte da sociedade fabiana. Não tem nada a ver com DIREITA ! Sou de direita. Conservador. Votarei num direita, que agora, com a sua ajuda, está sendo jogado para a extrema direita para encaixar o Doria na direita. Aliás, façam, se for o plano, como os franceses. Lancem Doria de 'centro'. Auto estima de um povo, um culto a personalidade. Mesmo para os americanos um erro mas para um povo sofrido como o nosso, paupérrimo, trágico. Erro total de marquetingue mostrando que as elites( não sou de esquerda, Deus me livre de todas as ideologias !) não ligam a mínima para futebol, corridas, basquete, volei... estas baboseiras todas. Nunca, num maio... - o quê ? Outra babaquice -, iria ao túmulo de Sena falar uma tolice dessa. Morreu pela velocidade... outro boboca que escreveu isto. Estive 3X nas marginais dirigindo, ano passado. Uma merda ! Trânsito é que nem fluxo sanguíneo. Vai ordenar ? Mate o paciente. A velocidade do aterro do Flamengo sempre foi 90 km/h e malucos sempre aparecem. 50 km/h... Não está no limite e sim na PUNIÇÃO ! Nas estradas, bote 200 km/h, faixas para cada velocidade, como nas autobans. Monitoramento. Se fizer cagadinha, perde a carteirinha. Matou, for culpado, preso ! Um milhão para responder o processo em liberdade. Populismo foi do Raddard. Mas anúncios na tv, nas rádios e nas revistas, publicidade, todos gostam de bibi, né ?
. Senna, Renato Russo eram de Direita. Conservadores. Gênios, Renato mais 'estudioso', Senna mais capitalista, descobriram a falsidade do discurso de esquerda. Maluf é de direita, Doria, não. Não adianta colar, senhor Groo. Vejo ser esperteza, agora. 'Santo' é de esquerda.
E NAZI é de esquerda. NAtionalsoZIalistische Deutsche Arbeiterpartei. E a U.R.S.S aparelhou a Alemanha Nazista. Os dois monstros foram amiguinhos mas um traiu o outro. Que que tem isso a ver com Senna ou Doria ? Nada. Ou tudo. História. Coisa que esquerda não gosta.

M.C.
Anselmo Coyote disse…
Vc bebeu agua do vaso sanitário e ficou assim, né? rsrsrs.
Abç.
Anônimo disse…
. Se não me apagar, eu respondo o Coyote já que não é endereçada a gracinha para o senhor, Groo, porque a figura nunca vai contra o blogueiro. Não é para o Mário Salustiano que corroborou o que escreveu e muito menos para Julio Cezar Kronbauer, que foi sucinto.
. Mas, resposta rápida: dê a sua opinião, Coyote. Somos velhos parceiros de Blig e pouco 'conversamos'.
. Se bebi não me lembro. Geralmente são crianças que fazem isso com a canequinha deles. Jack Daniels number 7, ontem, após derrota do Fluzãozinho. Cowboy. Meio copo, primeiro, depois, mais meio copo. 300 ml. Merecia, não ? Vi um filme triste pacas, Manchester à Beira-Mar, pois gosto do ator que acabou levando o Oscar com os chatos dos framenguistas soltando fogos e gritando meeeeeeennngooooo nas minhas orelhas ! Se fosse o fluzãozinho, o campeão, a cidade estaria calma. Meu jogo é outro. Contra a esquerda, Coyote. Marxismo Cultural na veia desde 1964. Os militares se concentraram nos guerrilheiros e não nos professores, na época, das universidades. Hoje, chegaram ao ensino médio. psol tem um diretório acadêmico dentro do colégio mais tradicional do Brasil. O Pedro II. Tá dando merda.
. Só acho engraçado uma coisa. Como se pode ser de esquerda e adorar F1 ?
Por favor, me respondam. Conheço gente de esquerda, na boa, e F1 eles odeiam! Fácil entendimento e não precisa ter bebido água do vaso sanitário, não. Ícone do mais puro Capitalismo já que é esporte de 'riquinho'. Ter um kart, hoje, é para poucos. O Marcelonso pode dar uma aula e deve saber quanto custa a 'brincadeira'. Desvirtuam tudo, 'esporte individualista' e o diabo a quatro ! Não adianta chegar com a simples pergunta cheio de goró na cuca: 'mas se o mecânico ficar 20 segundos para pôr a polla da porca de um único pneu - aliás quem faz o pneu, o piloto? O cambio automático..., a biela do motor... O bico com as asas... - toda a equipe perde a corrida, inclusive o piloto só porque o mecânico vacilou'! Não obtenho resposta, nunca. Não dá para ser socialista, nem social democrata e gostar de F1 ! Ponto ! Só se você é de meia tigela. Aí, lá vem eles com argumentos lindos ! Ou você bebe água sanitária ou é um machista, estuprador, nazista ou fascista, pior, um homofóbico e misógino que não gosta de criança. Ser conservador é flórida.
. se é a maneira como escrevo, cheia de erros mas original e uso e abuso, conscientemente, da Lei Chacrinha.
. Gorete, meu amor, minha Minalba Premium sem gás. E os sais.


M.C.