29 de jun de 2017

F1 2017: Let the children play

A FIA confirmou que abriu uma nova investigação sobre o acidente/incidente/quebra pau entre Vettel e Hamilton no GP da Europa disputado em Baku.
A entidade máxima do automobilismo estuda até nova punição ao piloto alemão que pode ir de uma simples desclassificação daquela corrida até a suspensão de uma prova. Qualquer das punições beneficiaria Hamilton de forma fantástica, já que a punição durante a corrida, apesar de dura, acabou não surtindo efeito algum já que Lewis também teve de ir aos boxes para consertar o problema com seu encosto de cabeça.

A regra já é um bocado estúpida: deixar que o ponteiro controle a relargada em movimento é dar poder demais ao piloto em algo que ele não deveria ter.
Mais correto seria como em outras categorias onde a corrida só volta a valer após a passagem pela linha de chegada com bandeira verde sinalizando que está valendo.
Dá forma que é hoje, coisas escrotas como a frenagem exagerada e fora de local aplicada por Hamilton podem se repetir sem que nada lhe aconteça e quem vem atrás (sem ter muito o que fazer como no caso de Vettel), bater.

A reação do alemão foi exagerada sim.... Jogar um carro em cima de outro deliberadamente ainda que em baixa velocidade não é seguro e nem esportivo, mas qualquer um com sangue nas veias e apetite por vitórias teria a mesma reação no momento.

Uma nova investigação e possível punição sem que nem se avalie a conduta de Hamilton no episódio acaba ficando algo desproporcional e aparentemente tendencioso.
Acabaria colocando novamente a categoria sob suspeita de favorecimento e manipulação já que Vettel é o líder por uma margem não tão confortável, mas boa o suficiente se analisarmos as performances nas corridas até aqui.
E, assim como lembrou o jornalista Rafael Lopes da página Voando Baixo, é hora de se pensar também no torcedor ocasional, aquele que se interessou pela F1 (agora ou novamente...) em razão da briga/rivalidade entre Sebastian e Lewis.
Uma intervenção com mão pesada agora com certeza iria esfriar o interesse de muita gente.

Agora é hora de ver até onde a Liberty está disposta a dar uma nova cara à F1.
Saber se vai proteger seus interesses, protegendo também os dos fãs ou se vai ficar apenas na perfumaria com questões satélites à disputa.
Por que se for para ficar promovendo sentimentalismos baratos ou propondo que todas as equipes – pelo bem do show – façam a apresentação de seus carros em um único evento, melhor devolver tudo para o Bernie e deixar que ele faça o enterro da categoria quando se for.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah HA ! Arráááá...
. Se sair a JUSTA punição, só escreverei, de vez em quando, 'maFIA'.
Seria o fim da dupla do mal formulaúnica ?
. Ficaria só faltando CeBêÉfe-Framengo.
. Não é estúpida, não. É tradicional. Você, que só vê o ponteiro e o segundo colocados mas não vê o quarto e quinto colocados, o nono e o décimo colocados. A regra um 'bocado estúpida' serve para todos. Imagine a cagada sem ela. Não disse que os rebeldes sem calça da esquerda só querem fazer caquinha ? Rérérévolucionários polititicamente corretos. Então, todos quietinhos paradinhos, um atrás do outro ? Até o aquecimento de pneus, às vezes exagerado, também serve para sacanear o que vai atrás... O break test nas retas. Nesta regrinha, acabe com tudo. Melhor a relargada ser um novo grid. Todos paradinhos. Imagina o esquentadinho Vettelino. E as Reds Gloobs vão chiar com razão ! E o 'tempo' da tv ? E o Márcio Gracinha Família depois da corrida ? E o chatérrimo Esporte Espetacular ? E o jogo antes do macarrão da Mama ?
. Categorias ? Indy ? não. Veja, no oval, dá para ver a bandeira verde laááá de longe e no misto, olha só, ouça o 'green, green, green...'. https://www.youtube.com/watch?v=SQXg6jxWzdA
O Power já está acelerando e um mané atrás dele já faz uma ultrapassagem. Tudo ANTES da passagem da linha de chegada. Só um piloto cegueta, um Bobby Rahal sem óculos, não vê a bandeira verde.
E, OVAL, desculpe-me, mas o ponteiro já está acelerando beeeem antes da relargada. Não há ultrapassagem por questão da velocidade e a curva bem aberta e só no final da reta mas a preparação já se inicia antes da linha de chegada, muitos buscando o vácuo. Um já está lado a lado com o outro.
https://www.youtube.com/watch?v=55jb5S7gV2s
Como disse, já estão acelerando e sacaneando uns com os outros. Faz parte. Se não for na Indy, a princesa das categorias monopostos, qual categoria, senhor Groo ? Isso aí que escreveu, após a passagem pela linha de chegada, mais uma birra com GH-3.
. Óh, só ! '... coisas escrotas como a frenagem exagerada'. Mas o senhor venceu. Assistirei mais uma vez o imbróglio pilotino. A décima quarta vez ! Sou a advorato de GH-3, agora. Pela câmera on board da Mercedoca, se VÊ o pace car. A cagada vettelina é após a curva 15. Temos a retinha depois uma outra curva onde o SC( PC, CM... sei lá !) se aproxima, a 16. Depois, só chicotada no lombo dos cavalos ! Ué, pega o traçado do GP de Bakú assado, poxa vida maledeta ! Analise.
Parece, parece..., estar longe do carro madrinha e este pode ser um Mercedes V-10 que estava indo para o box mas não é páreo para um F1 em aceleração !
Continuando...

Anônimo disse...

... voltei.
https://www.youtube.com/watch?v=zP3WOVR1-YU
Neste vídeo, dá para ver o Safety Car no box(2:54) e Hamilton com tudo na reta. Imagine se ele não dá, após pedido, espaço pro Pace car entrar no box antes da luz verde, hein ? Passava de passagem por ele antes do SC sequer chegar na entrada dos boxes. SC na pista ! GH-3 passava, Vettel também mas... e o resto ? Um poderia morrer debaixo do CM. PC. SC ! Segurança, responsabilidade, contam. Entonces, GH-3 freou. Freou em lugar errado, pode ser mas não se justifica a babaquice do esquentadinho Vettel.
. Tá. Ali, poucos tem sangue de barata. Só um, pindoramense, mesmo assim, estava empolgando os incautos. Mas a penalidade por Vettel saiu barata !
. Estão julgando o DESTEMPERO de Vettel ! No futebol, seria um chute no joelho do jogador adversário e na frente do juiz após o lance paralisado devido um empurrão. Sendo o Vettel um Cristiano Ronaldo e Hamilton, um Messi! Bonito, não ?
. Rafael Lopes. É aberto o bloguinho ? Que o quê ! Vettel é fera. Poderá reverter só se, como eu notei mas poucos notaram, a Mercedes está ligeiramente mais rápida que a Ferrari em ritmo de corrida. E, também, notei que, na imprensa e comentários, mesmo o Instituto Ayrton Senna dando um capacete para Hamilton, de Hamilton ser torcedor fã número um de Senna na F1, muita gente daqui não gosta dele. Muuuiita ! Sem razão.
E, se tratando de um país de brancos, negros e mulatos, quase havendo paridade entre as 'raças', menos no sul do país, uau ! Estranho... E isso vem da imprensinha calhorda. Quem 'anima' é ela.
. Se passar barato para o Vettel é que é uma vergonha. Fez o que fez, abrirá uma 'jurisprudência' pois todos poderão fazer o mesm. E ainda ampliou a vantagem sobre Hamilton ! Eu teria dado 10 posições para Vettel. Na hora. Nada de 10 segundos. Poderia ganhar mas cairia para 11°.
. Se não fizesse a besteira, poderia estar, agora, reivindicando uma punição para Hamilton apesar de injusta ! Estava acelerando como um menininho de Kart. Um tetra campeão e É a Ferrari. Poderia colar. Hamilton não foi o primeiro a fazer e não será o último mesmo tendo o pedido para se afastar do SC. O que pega é que Vettel bobeou ! Não estava ligado na parada. Foi otário. Duplamente otário.


M.C.

Anselmo Coyote disse...

Kkkkkkk.... Ah, senhor Groo. Aceita que dói menos. Ou pelo menos vai prestar mais atenção em coisas básicas. Por exemplo, que o Hamilton não freou (apesar de que poderia ter freado). É o que diz a telemetria. Mas, vamos lá.


"A regra já é um bocado estúpida: deixar que o ponteiro controle a relargada em movimento é dar poder demais ao piloto em algo que ele não deveria ter.". Essa é a regra e como tal deve ser respeitada. Caso contrário, para quê regras?

"Mais correto seria como em outras categorias onde a corrida só volta a valer após a passagem pela linha de chegada com bandeira verde sinalizando que está valendo.". Aqui a vossa senhoria sugere uma regra. Que legal. Quem sugere desobediência a regras propondo regras...rsrsrs. E se é correto descumprir a regra anterior será correto descumprir esta também.

"Dá forma que é hoje, coisas escrotas como a frenagem exagerada e fora de local aplicada por Hamilton podem se repetir sem que nada lhe aconteça e quem vem atrás (sem ter muito o que fazer como no caso de Vettel), bater.". A telemetria mostrou que Hamilton não freou e a conclusão foi de que ele não infingiu regra alguma.

"A reação do alemão foi exagerada sim.... Jogar um carro em cima de outro deliberadamente ainda que em baixa velocidade não é seguro e nem esportivo, mas qualquer um com sangue nas veias e apetite por vitórias teria a mesma reação no momento.". Sim. Exagerada, antiesportiva, perigosa e em frontalmente contra a regra vigente. A regra diz para punir, senão não seria regra né.

"E, assim como lembrou o jornalista Rafael Lopes da página Voando Baixo, é hora de se pensar também no torcedor ocasional, aquele que se interessou pela F1 (agora ou novamente...) em razão da briga/rivalidade entre Sebastian e Lewis.". O jornalista tão preocupado com o torcedor (que fofinho ele) devia sugerir que o torcedor fosse ouvido (numa enquete, talvez) já que ele não fala pelo torcedor. Mas parece que ele gostaria mais que o ouvido fosse ele mesmo... rsrsrs. Ok, senhor jornalista, inconfesso torcedor... o senhor vale um votinho entre milhões votos.

É isso aí.

Puna exemplarmente quem desrespeitou a regra. Desclassificação em Baku e suspensão de uma corrida. A pena tem de ser pedagógica, ou seja, ensinar ao nervosinho que não controlar os nervos sai caro.

Aqueles 10s foram uma piadinha sem graça de comissários cagões com medo de contrariar a Ferrari e perder a boquinha.

Siga o jogo.

PS. P/quem parou de beber água de vaso: sob qual argumento o nervosinho pediria a punição do Hamilton se o negão agiu estritamente dentro das regras? Ah...sim. Com supedâneo (uiiii) no ius esperneandi ou porque o outro é negão?

Abs.

Anônimo disse...

Papa Léguas, aquele que te carca no deserto, sempre, e meu advorato, responderá por mim, Anselmo.

. 'senhor Coyote, bip-bip ! Entramos no reino do 'quem não chora não mama'!
Talvez o senhor não tenha entendido pois meu cliente é discípulo de Chacrinha.
Está mais para confundir, não para explicar. Estruturas fracas, como CeBeéFe, Supimpa Tribunal Fedemal, Cãogresso, zonas de baixo meretrício e máFIA - com fiscais zésmanés - estruturas assim sabendo chorar poderá mamar!
O "Se não fizesse a besteira, poderia estar, agora, reivindicando uma punição para Hamilton apesar de injusta"!, mal explicado, talvez, mas o cerne, o âmago da frase e da questão está no 'injusta'. Meu cliente comeu um 's', admite, culpando o maldito teclado. InjustaS, a reivindicação e a possível punição já que a máFIa poderia ter uma recaída com o choro injusto daquele alemão neurótico mais os representantes daquela fábrica automobilística( neuróticos também) que fica numa comuna italiana, na província de Módena, na região da Emília Romanha onde corri, muitos anos atrás. O senhor se recuperava de mais uma queda no abismo proporcionada pela sua eterna criatividade em construir artefatos que falham em me pegar. E assim teríamos uma punição injusta, diria, política injusta, somente isso, dada por uma máFIA( a estrutura sempre ) de quatro pela Ferrari. Lembrando que isso tudo numa suposição de um Vettelino calminho e após o final da corrida, ou seja, sem aquela cena lamentável ter existido. Mas aconteceu, então, como o senhor escreveu acima, a telemetria indica que GH-3 não freou e meu cliente, aqui ao meu lado, entendedor, pede que escreva,' freio motor, usando uma marcha inferior ou mesmo só tirando o pé do acelerador pois certamente estaria em primeira marcha '! Senhor Coyote, meu cliente entende demais do babado. E mais, desde que o senhor Groo lançou possível punição ao piloto Vettelino, até agora, nada.
Sem mais delongas, despeço-me do meu inteligente amigo porém um tanto atrapalhado nas finalizações de seus planos malignos em tentar me matar( e comer)'.


Papa Léguas ( The Road Runner).
Endereço do meu escritório. Warner Bros. Cartoons & DePatie-Freleng Enterprises, CA.

Anônimo disse...

IH ! Não respondeu.
Não sabe brincar...


M.C.