Spa-Francorchamps 2008: A vitória de Felipe Massa

O GP da Bélgica sempre é pontuado por emoções.
Se não durante toda a corrida (ao menos para quem assiste, quem pilota é outra coisa...) sempre há momentos em que se prende a respiração por alguns instantes e quando se volta a puxar e expelir o ar, geralmente vem junto alguma frase do tipo: “pqpcaralho!”
2008 não foi diferente.
A classificação no sábado teve um Lewis Hamilton (McLaren) perfeito segurando a pole position com um tempo de 1.47:338 (mas chegou a andar em 1.46:088 no Q2) superando seu maior opositor até então e com quem brigaria pelo título até as últimas voltas do último GP daquele ano (Brasil, Interlagos, chuva melando a pista...) Felipe Massa. (Ferrari)
Na largada, um show de ousadia e arrojo de Kimi Raikkonen (Ferrari) que jantou todo mundo vindo de quarto e já rasgou a reta Kemmel ultrapassando Lewis de forma impiedosa para liderar a corrida.
Havia um outro finlandês naquele ano, Heikki Kovalainen (McLaren), mas deixa ele para lá.... Não vale a pena.

Os carros de times pequenos que faziam bonito em 2008 eram os Toro Rosso, então pilotados pelos Sebastiões.
Um deles acabou fazendo muito sucesso na categoria, um tal Vettel, o outro: Bourdais, é um dos grandes injustiçados da F1.
Grande piloto nerd, o único que sabia o valor de Pi.
Rubens Barrichello, então piloto da Honda (junto a Jenson Button) teve um desempenho ruim, como aliás, foi durante todo o ano. Muito por culpa da carroça horrível que a Honda fez para aquele ano e que culminou na última prova dando motivos para o pai de Jenson Button soltar sua famosa frase sobre o carro: “-Deixa queimar esta m..”.
Na Bélgica especificamente, Rubens colocou a culpa do mal desempenho no câmbio do carro.

Tudo estava mais ou menos sob controle até que nas últimas quatro ou cinco voltas aparece uma personagem muito comum em corridas ali penas Ardenas: a chuva.
Não o suficiente para encharcar a pista. E nem foi em todo o traçado que tem mais de sete quilômetros, mas melecou (é a palavra correta) grandes e importantes trechos.
E aí a brincadeira ficou realmente séria.
Lewis que há pouco havia dado uma bela escapada de pista, faz carga no finlandês da Ferrari e travam uma briga de gente grande, com toques, alguns “chega pra lá” de parte a parte que acabou com Raikkonen fora da pista acertando o muro ficando de uma prova em que merecia de verdade ganhar. Tanto pela largada perfeita, quanto pela briga sensacional com Lewis nas voltas finais.
Com isto, Hamilton cruzou a linha em primeiro lugar, subiu ao pódio, estourou a champanhe comemorando a vitória em um dos templos mais sagrados do automobilismo mundial.

O problema foi, algum tempo depois a direção de prova lhe aplicar uma punição de vinte e cinco segundos por ter cortado uma chicane na briga dom Raikkonen e com isto ter lhe cassado a glória belga.
E esta foi o primeiro e único triunfo de Felipe Massa na Bélgica...

Comentários

Manu disse…
Primeiro e único momento de Massa em Spa e tem gente que fala que foi ali que ele "fechou" o grande momento, e por isso ele teria merecido o título daquele ano. Ainda bem que opinião é só compartilhada e não imposta.

Ah! Foi muita frustração para uma só corrida pra mim na época ¬¬'

Abs!
Anônimo disse…
Bom diarde !
Adoro inventar.
Senhor Groo, tenho que consultar o You Tube já que sobre rilotos tenho uma facilidade imensa de esquecer as coisas. E, sobre este aí, parece que já andou dando umas pipocadas no treino de hoje.
Resuminho: saiu em 2°. Largou mal. Não gosta de água. Os rápidos se ferraram porque começou a chover e o Zacarias se deu bem na lentidão dele. Corridas era, pelo que vi, relembrando, pro Kimi, que bateu. Hamilton venceu mas foi penalizado porque cortou uma chicane na disputa com Kimi. Bom, agora me lembro. Bourdais está bem. Rico, nos EUA, Champ car(3 ou 4X campeão) e Indy. Já o Kova, sei não e tô com preguiça de procurar.
Êpa, maldade e desinformação detectada. Dá a entender, na era do You Tube, que GH-3 tirou o Vodka. Achou uma pocinha d'água e foi pro muro, o senhor Kimi. Sozinho, o finlandês. Registrado para a posteridade.
Bom, é isso. Bela foto de GH-3 !
9 anos atrás...

M.C

Anônimo disse…
Voltei !
Pensei, tomando o meu café arábica, ' por quê não damos um up grade no bloguinho do senhor Groo ?'.
Sim... 'damos'. Tô íntimo. tô em casa.
Pensei em...
- muié pelada ! a Manu não vai gostar. E a rádio patroa vai vir com objeto culinário contundente prá cima do senhor. O rolo de massa !
Toda mulher tem ! Até as empoderadas. A era do empoderamento...
A mulherada anda empodorada de mais ! Daqui à pouco, comem a gente !
Vira, seu safado ! Ai...
- Aviação ! Já têm milhares de blogs e um youtuber famosão e é mais complicada que F1. O que é um 'flaperon' ? E um APU ?
- Surf ! Não é a tua praia apesar de eu conhecer um surfista goiano muito bom. E se pega onda em rios mas é preciso ter um rio do tamanho do Amazonas para surfar uma pororoquinha mequetrefe qualquer. E tem muito jacaré. E não tem gatinhas nas margens. Mas o senhor nunca tocou no assunto 'surf ' mesmo tendo como um dos grupos de rock favoritos, seus, os 'the beach boys'. E já ter comprado o ingresso para o show do Jack Johnson que assistirá na turma do gargarejo. O Rubs me contou.
- UFOs ! Tem gente que acredita. Eu adoro as estórias de abduzidos por mulheres loiras dos zóião preto. Ter um filhinho intergalático ! Pior ser abduzido pelos anões verdes cabeçudos que são tarados ! Eles têm... eles têm... os... zóiãos pretos grandões também. São sádicos porque não têm piupius. Vem a gente e morrem de inveja aí nos abduzem. Empoderados ?
Mas eu não acredito nisso faz séculos. Só curto as estórias dos malucos.
- Wingsuit ! https://www.youtube.com/watch?v=10byeZV5jcc
Vai que o pessoal goste e adeus F1.
. Pénabola ? Não. Imburéci. Quer dizer, emburrece.
. Entonces, vendo o Doria com o pessoal do MBL, que tal polititica ?
Vamu detoná diveis, senhor Groo !
Vamu pulá ! Vamu pulá, vamu pulá, vamu pulá ! Ideologia, também. Vem misturado no pacote, não tem jeito.
A pimenta que faltava pro Blig !
. F1, música e polititica ! 2018 chegando...

Que tal ?


M.C.