F1 2017: A punição foi natural

Não se pode culpar a pista molhada e nem a primeira curva pelo strike na largada em Singapura.
A coisa toda começou a se dar ainda em linha reta bem antes da curva, portanto.
E não houve escorregada devido a agua.
Kimi veio com ação total para ultrapassar Max e Vettel.
Só não se sabe por onde, já que estava pelo lado de fora da curva que se aproximava.
Talvez por isto, tenha tentado antecipar a Max e colocar o carro a frente quando sua roda traseira toca a roda dianteira do Red Bull.
Há uma leve mudança de direção da Ferrari de Vettel e um movimento em reflexo de Max.
Um reflexo meio tardio, mas ainda assim reflexo.
Nem a mudança de Vettel, nem o reflexo de Max e nem a tentativa de ultrapassagem de Kimi pode ser considerada o momento chave para o strike e todos igualmente podem ser considerados.
Contraditório?
Acidentes são a conjunção dos detalhes em momentos precisos que, se isolados, não dariam em nada.
Neste caso, principalmente, pode-se dizer que foi um grande incidente de corrida.
Nada mais.

Talvez Vettel não precisasse mudar – ainda que levemente – sua trajetória.
Muito menos Raikkonen ir com tanta sede ao ataque antes da primeira curva.
Mesmo levando em consideração a dificuldade que é ultrapassar naquela pista, todos sabem que não se ganha corridas na largada, mas pode-se perde-las.
E tanto Kimi quanto – principalmente – Vettel acabaram por perder.
Pior para Vettel, que entregou de bandeja mais uma vitória para Lewis Hamilton e viu a vantagem do inglês aumentar.
Pior, viu sua (tecnicamente) última chance de vitória se esvair...  Agora, só com sorte, muita sorte.

Mas e Max?
Foi uma das vítimas.
Fez a largada possível, poderia brigar com Vettel mais à frente (ou não, se levarmos em consideração o desempenho da outra Red Bull de Ricciardo) e acabou alijado da corrida.
Assim como Alonso, que poderia ter feito – talvez – sua melhor corrida neste ano
Assim são corridas, assim são acidentes.
O bom nisto tudo é que a direção de prova entendeu e mesmo chamando os dois pilotos da Ferrari para uma conversa, não puniu ninguém.
Neste caso: a natureza puniu todo mundo....
Até quem não necessitava de punição.

Comentários

Fabiano disse…
Acho que pode se ganhar a corrida na largada, especialmente em pista em que a ultrapassagem é difícil. Mas mas concordo que todos os 3, de alguma maneira, contribuíram para o strike. Foi um grande acidente se corrida.
Anônimo disse…
Bom dia !
. Para ceguetas, recomendo 'Óticas do Povo, morô ? Rá raiiiiiii !'
Se não tem Óticas do Povo na sua cidade, por se tratar de empresa carioca, qualquer ótica serve. Antes, ir ao oftalmologista.
Caso o pobrema seje kbçadurice aguda, causada por lavagem cerebral esquerdóide( embaça tudo, até uma simples corrida de carros) posso colocar caqui novamente a largada. Não me custa nada.

https://www.youtube.com/watch?v=U2T1_VrTcoo

. Tem 'on board'.
. Quem vai para a direita, abrindo uma 'avenida' para Räikkönen, é o piloto da Red Bull, o jovem Verstappen ! Quem volta levemente para a esquerda, para cima da Ferrari de Räikkönen, é o mesmo piloto da Red Bull, o jovem Verstappen. Como Raikkonen iria lidar com a curva logo à frente, acho que um F1 possui freio fortíssimo e a tática ferrarista era esta mesma, frear tudo, fortemente e Vettel sair livre leve e solto liderando a corrida com ampla vantagem.
Uma leve mudança de direção de Vettel ? Tutádissacanaji. Jogou o carro mesmo, prá cima do Verstappen ! Só não contaram que o menino não sabe frear, só acelerar ! E se assustar. Tem que aprender com o Daniel Riccardo, o companheirão de equipe.
. Se todos são culpados, são. Mas o maior culpado ? 33,33333333% para cada um, não dá ! Muita tucanice encimadomurista para o meu gosto bolsonarista requintado. Isso é para zésmanés. Minha sentença !
60%, Verstappadi... Min Verstappen. 29% Vettel e 11% pro Raikkonen.
. É, se tratando de fórmula 1, mais uma regra. Bem politicamente correta. 'Não jogar o carro levemente, ou não, após largada, encima de outros pilotos( pode ter um maluco que jogue encima do público. E isso vale). Nem em Baku em bandeira amarela'. Não ! Pára ! Tira Baku.
. Boa, mais uma regra para a pá de cal na F1. ' Até a primeira curva, após largada, os F1 terão que ir no máximo à 150Km/h e no mínimo 120Km/h '.
. O Min, Vííííííííítima ???????? Meu Deus. Graças a Deus este politicamente correto onde em cabeças mais esponjosas faz lar está com os dias contados. tv é um inferno mesmo. Os caras mandam. E até em 'direção de prova' mandam. Fizeram isso com a democracia. Venezuela tem eleições democráticas, acreditem, por quê não colocar panos quentes em algo que seria bem cabeludo usando a direção de prova de esporte nem um pouquinho manipulado ? Diria 'levemente manipulado '? Ter um público com cérebro devidamente lavado e enxaguado que não acredita no que vê e sim no que os outros dizem ou até na própria mentira( para eles verdade) ajuda ! Veja o Cocorinthians ! O gol foi de braço mas, qualé, né ? Qual o pobrema ? Não acreditem ! Aquilo ali é um braço mas não foi no braço, entenderam ? O perna de pau erraria a cabeçada mas é do cocorinthians e precisa ser valorizado para uma possível venda futura... O menino é o futuro da F1.
Bom. Esta era de cinismo e hipocrisia está com os dias contados, graças a Deus.
Mais uma vez...

. https://www.youtube.com/watch?v=U2T1_VrTcoo

. Ou oftalmologista eeee Óticas do Povo, morô ? Rá raaaiiiiiii !

. E doses de Conservadorismo na veia.
Vai por mim, ajudará.



M.C.

Anônimo disse…
E Raikkonen, por incrível que pareça, se espreme entre o muro e o 'menino'. Vai para esquerda e, depois, reto.
Seguir a linha branca e faixa amarela que margeiam a pista. Tirem os olhos da Ferrari de Kimi... Preciso explicar tudo expricadinho ?
1:03 até 1:08 min.
'quando sua roda traseira toca a roda dianteira do Red Bull' seria necessário a Ferrari de Kimi ir para direita e ela não vai, senhor Groo....
. Mesmíssimo procedimento visual para Min Verstappen. Olho na linha branca e na faixa amarela. Faixa amarela...
Lembrei de um sambinha do ZéK Paigodinho...
. Eu quero presentear
A minha linda donzela
Não é prata nem é ouro
É uma coisa bem singela
Vou comprar uma faixa amarela...'.
Para a Red Bull de Min Verstappen. Mas o futuro é dele. Tá protegido.


M.C.
Magnum disse…
Como assim roda traseira do Kimi toca a dianteira do Verstappen??? De todos ali, o Kimi é o único que não fez a menor mudança de direção até o momento da batida. A roda dianteira do Verstappen é que tocou a do Kimi! O Kimi é quem tem menos culpa ali. E como assim Vettel mudar "levemente" sua trajetória?? Bom, aí tá na cara que é sarcasmo, né? Impossibilidade de falar mal do ex-garoto propaganda mesmo quando sabe que ele é que foi o grande afoito da história - em um momento em que tudo o que ele NÃO precisava era afoição...

Revendo vídeos de outras emissoras mundo afora, vejo que a grande maioria dos comentaristas (assim como eu) culparam o Vettel NA HORA. Exceto a Globo claro... E o Ron Groo...

(Mas agora todos (exceto o Ron Groo) concordam que foi acidente de corrida e que o Grande Burraldo da história foi o alemão (alguma novidade?))
Manu disse…
Um texto ou comentário mais coeso que este seu Ron, ainda não li nenhum. A maioria sequer chegou perto disso.

Abraços!
Anônimo disse…
Magnum. Talvez vc não leia os meus cocômentários mas li o seu.
Eu culpo Mini Verstappen.
O vídeo está aí mesmo para todos verem quem é o MAIS culpado na largada.
Então... 'Exceto a Globo claro... E o Ron Groo...' ... e eu.
Euzinho.


M.C.
Magnum disse…
Você.. Mas você quem, anônimo?? Hahaha

No meu comentário eu não disse que o Vettel fosse considerado o mais culpado AGORA depois de assistisda toda a enxurrada de vídeos e ângulos diferentes disponíveis...

Disse que ele é considerado o mais Burraldo nessa história... Um piloto que já larga com a corrida ganha (independente de quem faça a 1a curva na frente) fazer uma manobra arriscada dessas (apesar de limpa, como também já frisei no comentário anterior), ainda mais pra cima de um Verstappen (que vejo que vc tb conhece bem), tem que ser tachado de Burraldo mesmo! (ou qualquer outro termo equivalente que estejam usando por aí..)
Anônimo disse…
Somos os famosos 'Quem ?'.
Entendeu ? Anônimo Magnum.
Só digo o seguinte, anônimo Magnum. Quando escrever 'todos' tenha pelo menos a humildade de ler os outros comentários. Não generalize.
Putz...
Senhor Groo, tá difírciu. Agora, mais um com o reizinho na barriga e que se acha entendedor de F1. Veja só o cocômentário dele.
Põe a culpa no Vettelino ! Deve ser um bração daqueles.
Será que mando o vídeo de novo para esse anônimo com nick de arma e/ou policial detetive da tv ? Relógio( vagabundo...). HA ! Pode ser sorvete ! Pô, 'gostosão', o sorvete. O cara, sei não, não conheço nem quero conhecer, é metido a gostoso ! Vou mudar o meu nick ! Hoje, só prá ferrar com o Magnum e pôr água na boca da mulherada serei...

... o Sundae !
De Chocolate.
Com marshmallow.
Com cerejinha...

Sundae.


Magnum disse…
Ave Maria que estais no céu... "Põe a culpa no Vettel"... O problema aqui é dificuldade de interpretação de texto... Dificuldade de entender uma frase tão simples como:

"todos (exceto o Ron Groo) concordam que foi acidente de corrida"

Bom, mas aqui não é curso de redação... Segue o jogo.