F1 2017 - Malásia: Um fim digno

A vida nunca pareceu tão fácil para Lewis Hamilton neste campeonato.
Liderando a tabela e largando na pole position ainda contava com a sorte de ter seu principal concorrente ao título largando na última posição.
Sem Vettel por perto para disputar a primeira curva, sua maior preocupação seria a outra Ferrari.
Mas eis que a sorte sorriu novamente e ao alinharem para a volta de instalação Kimi não está em seu lugar teria de largar dos boxes. Se largasse.
O último GP da Malásia parece não querer ver os carros vermelhos em boa posição.
Ao menos na largada.

Com isto tudo, Hamilton largou bem, manteve a ponta e ainda viu Daniel Riccardo escolher mal o traçado para a primeira curva e deixando que Bottas, que largou muito bem, lhe ganhasse a posição e de quebra segurasse um pouco o ímpeto de Max Verstappen.
Sem as Ferrari, as duas Red Bull eram os dois únicos carros com chance de melar o fim de semana da Mercedes. Mas com toda aquela sorte até ali, parecia que não aconteceria.
Mas aconteceu...
Na terceira volta Verstapinho atropela Hamilton e sua sorte e assume a ponta.
Na quinta é a vez de Ricciardo brigar de igual para igual com Bottas e assumir a terceira.

Lá atrás, Vettel escalou posições para já na terceira volta ser o decimo primeiro colocado, enquanto Kimi nem havia conseguido largar.
Com estratégia diferente, a Ferrari número cinco tentava diminuir o prejuízo em relação à corrida e ao campeonato. Mas para este a situação, que já era complicada, fica ainda pior sem chance de uma vitória.
Talvez por isto, Hamilton não tenha brigado de forma mais agressiva pela primeira posição com Max. E mais: tenha visto o holandês abrir oito segundos de vantagem até a volta quinze e a chegada gradual de Ricciardo.
A sorte inicial de Hamilton parecia ter sido trocada pelo bom senso de saber que não era necessário colocar a corrida em risco brigando com as Red Bull.

Vettel na volta 22 já era o quinto e teria pela frente a Mercedes de Bottas, que fora a bela largada, não havia tido motivos para comemorar no fim de semana.
Sem conseguir ultrapassar, a Ferrari mudou sua estratégia para os pneus e trouxe Vettel para os boxes antes de Bottas.
Funcionou.

Daí em diante a corrida fica modo de tensão e espera.
Com as diferenças entre os quatro primeiros se alterando, a ação em pista fica por conta só do pelotão intermediário.
Alonso brigando com Magnussen (e dando razão a Hulkemberg ao chamar Kevin de “idiota”) e Jolyon Palmer sendo apenas o que ele é: um motorista muito ruim que para a sorte do mundo, não dirige um Uber, ou um taxi...

Como ato final da prova, Vettel inicia a perseguição a Daniel Ricciardo para ganhar não somente a terceira posição e o direito de subir ao pódio na corrida mais complicada de seu ano, mas a manutenção de sua parte psicológica para manter a esperança de ainda brigar pelo título até o fim da temporada.
Chegar em terceiro daria o alento que o alemão precisa para continuar e ainda coloca alguma pressão sobre Hamilton que – provavelmente – não esperava ter Vettel ao seu lado no pódio tendo em vista tudo que aconteceu na classificação.
Só faltou combinar com Daniel Ricciardo.
Não é de hoje que digo que a Red Bull tem a melhor dupla de pilotos do grid.
Um, Max, agressivo, adepto do espetáculo e o outro, Daniel, cerebral, constante, seguro, mas não menos espetacular quando possível.
Por este motivo, a vitória de Max e o terceiro lugar de Riccardo é justo.
Se melhor fossem seus carros (e mais confiáveis, principalmente no caso de Max) a história do campeonato seria completamente outra.
O segundo lugar de Hamilton ficou de bom tamanho para a continuidade do campeonato, mas acende uma luz amarela sobre a dominância de seu time nas últimas provas do ano.
Se o azar abandonar a Ferrari, quem sabe não haverá emoção ainda?
Como último ato de um fim de semana com altos e baixos, na volta de retorno após a bandeirada, Vettel se enrosca com a Williams de Lance Stroll e tem a parte traseira de seu carro destruído, voltando para os boxes de carona na Sauber de Pascal Wehrlein.

E este foi o último GP da Malásia.
Vitória justa de Max, segundo lugar possível de Lewis e Ricciardo completando o pódio.
Ao menos eu sentirei saudades desta corrida.

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde !
E o celular toca.
.' Ralouuuu...'
.' A mandinga valeu '!
.' Quem fala ?'
.' SEBozinho, M.C. !'
.' É... maFIA trabalhou rápido e bem. Não era bem isso mas valeu. Uma ajuda ao investimento futuro sabia que surgiria mas não tão rápido como foi hoje. Não esperava umaa sacanagem tão sacana da Ferrari com o Kimi nem que GH-3 começasse tão cedo a turistiar pelas pistas do mundo até o fim da temporrada. Med- Verstapeen tem madrasta totosa e irmã bonitinha...'
.' O framengo das pistas, quer dizer, a Ferrari não faz isso, não, com os seus segundos pilo... com os seus pilotos !
.' Vettelino, por favor... Seria chato ter que dar passagem procê na pista, não ? Nós sabemos. Mas de quanto foi o prejú ?'
.' Que prejú ?'
.' Aquele lance, depois da bandeirada de chegada... do Lance ! Ligou pro Pai Nenen ?'
.' Ih, me esqueci ! Caramba...'
.' ... se não for o Verstasppadinho pode ser outro, mizifin. Deve ser coisa de 1 milhão de doletas como é o noime do boss seu... Arribabem, Empinabene, toma cuidado, meu rapaz...'
. 'Ainda tenho chance '!
.' Tem sim, acredite ! Fé ! máFIA e Ferrada, tudo a ver...'

. Boa tarde, senhor Groo ! Bela vitória do Med-Verstappen( foi promovido até segunda ordem). Emocionante... É, foi emocionante. Muito emocionante. Lê-lo ei.
. Ai, ai. como sempre, vê outra corrida. Tudo bem, torcer por GH-3, aqui, só eu mesmo.
Mas a ultrapassagem foi bonita. Sem brincadeira, são seis carros bãos. Largar em último, sendo piloto de um destes seis carros, e, tetracampeão, e, nervosinho, num traçado como o da Malásia, previsível.
. Não. Cê tá certo. A RBR tem os melhores pilotos do grid. Só falta dizer - e combinar com as outras equipas - que a Ferrari tem um tetracampeão e um campeão. Que a Mercedes tem um tricampeão com número de vitórias apenas atrás do Schumacher e com o mesmo número de poles. E a Red Bull tem os melhores pilotos do grid. Tá...
. Mas - fontes águas de Petrópolis - dizem que a RBR terá um super motor nos próximos anos ! Aston Martin. E que o chefe de equipe será o Bond, James Bond.
. Poxa, inverteu tudo. Dá uma olhadela, exato 1 ano atrás, do GP da Malária até o fim da temporada de 2016. Veja como o Penélope se comportou. Tirando o soneca do Bottas, que parece não querer ajudar, tudo indica que já temos um campeão salvo ocorrer algo muito louco ou... manipulado.
Mas a irmã do Med Versttapppen é bonita. E a madrasta é brasileira ! Bonita também. Não, é preciso dizer desta presença na F1. Nossa presença brasileira por lá já que o Zacarias anda tomando do Lança direto.
Não vi o Cristo Redentor no capacildis do GH-3. Vou telefonar prá ele, agorinha.
.' Rélou, GH-3 ? Aumentou a diferença ? É o que vale. Mandingas, mandingas ! Põe de volta o Cristo, mizifio... tão de olho em você e tão botando um monte de galinha preta em encruzilhadas, em várias cidades do país ! Não ! Não só aqui. Na Holanda ! Na Alemanha ! E, dizem, até na Finlândia ! Toma cuidado, GH-3 '.

HA !


M.C.
Rubs disse…
Ron Groo: "Como ato final da prova, Vettel inicia a perseguição a Daniel Ricciardo para ganhar não somente a terceira posição e o direito de subir ao pódio na corrida mais complicada de seu ano, mas a manutenção de sua parte psicológica para manter a esperança de ainda brigar pelo título até o fim da temporada.".
Já que Kimi foi retirado da frente, Vettel inicia a sua épica perseguição para manter íntegra a sua parte psicológica e manter a esperança de brigar. Mas, (1) perdeu a briga pelo terceiro lugar e o direito de fazer parte da festa; (2) perdeu a batalha psicológica; (3) perdeu a esperança de brigar; (4) como perdedor psicologicamente perturbado e sem qualquer esperança, Vettel perdeu a compostura, a cabeça, o próprio carro e protagonizou a batida mais bizarra da temporada.
Mas acho que não foi isso que vc quis dizer, né Ron?
Anônimo disse…
Boa tarde.

. Sou pelo direito do porte de arma. Não se deixem levar pelo blábláblá midiático esquerdóide. Um povo desarmado é um mar de rosas republicano e democrático que todo governo despótico sonha.... Povo mansinho. E, em Las Vegas, atendado terrorista e racista. Aqui e lá, rednecks. Apesar que escuto Sérgio Reis e Almir Sater( tem um toque blues maravilhoso...)
Quem é que gosta de Country Music, heeeiinnnnn ?
Thiaguinhos ? GH-3 vai muito com o amigo Nem-mar.
. A Catalunha quer se separar, então, que se separe, caramba ! Tô na onda porque quero ver Sun Paulu, Espírito de Porco Santo e Big River of South se separarem. Só tô dando pilha porque viro uma Dubai em poucas décadas se conseguirmos tirar todos os populistas tipo Freixo do Hell De Janeiro.
HA !

. Como a resposta do senhor Groo foi muito, muito clara - e 'seca' -, digo que algo de estranho surgiu vindo de curiosos iguais ao comentarista que agora escreve estas mal traçadas linhas. Pelo regulamento, antes e após corrida, os carros são pesados. Repetindo : Os carros são pesados ! Ou seja, são postos a prova da pesagem. Acredito que os pilotos también ! Quando ? O momento exato da pesagem do carros ? Não sei ! do pilotos, nós vemos, pelo menos, uma: após a corrida antes de tomar aquele gostoso guaraná. Os pilotos pesam depois da corrida, para verificar se foi respeitado o peso mínimo do veículo !E o carro tá sendo pesado sei lá onde. Arrá ! É por aí...
Com um simples detalhe na regra formulaúnica...
'Salvo se houver perda de algum componente...' e dá-lhe blábláblá e se quiserem correr atrás de mais informações corram ! Dô fé ! Ando mais católico do que nunca ultimamente. Sou um templário moderno em luta pelas tradições ocidentais.
. Vendo a batida mui estranha, novamente, depois da bandeirada de chegada, o menino Lança não tem CULPA DE NADA ! Prá que aquela velocidade toda e ainda tangenciando, Vettellino ? E o pobreminha na OUTRA Ferrada do Vodka, passa a ganhar um 'peso' extra no enlace de nós ferradinos.
Ou seria, passa a ter um 'peso' a menos ? Aí seria na ferrada do SEBozinho... xiiiiii ! Esta andando muito os Cavallinos derrampantes!
Um carro voando na pista e depois batendo. Outro, da mesma equipe, com problemas no motor, antes da largada ! Interesting !
https://www.youtube.com/watch?v=a3hlnpZIQNk
HA !
máFIA e Ferrada, tudo a ver.
O teatro da F1 prossegue com outros donos. Mas eu assisto. Sou masoquista.



M.C.